Ilustríssima > Até quando 'chicagadas' de Guedes vão ser argumento para conformismo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luciene Costa de Castro

    Falta caráter ao país para escorraçar essas pessoas.

    Responda
  2. Francisco Henrique Dias

    Até quando vou aguentar esse jornal?

    Responda
  3. Bianca Moreira

    Parabéns pelo texto!

    Responda
  4. benjamim picado

    barbeito é, na verdade, um carnavalesco: se, de um lado, isto explica o teor quase lisérgico de suas manifestações, por outro, não o equipara a um joãosinho trinta. muito pelo contrário. saudações devidamente momescas.

    Responda
  5. Ricardo Knudsen

    O teto de gastos e as reformas trabalhista e da previdência não entregam o q prometeram pq as promessas eram baseadas em mentiras. Mentiras q foram ativamente apoiadas pela Folha, por seus editorialistas, colunistas e jornalistas. Até fraude encobriram. A democracia está em risco, por muitas causas: do fascismo bolsonarista, ao descompromisso da grande imprensa com a verdade factual.

    Responda
    1. Renilson Júnior

      Sim, há inclusive pesquisas apontando como o jornalismo brasileiro foi se financeirizando a partir da década de 1980. A grande imprensa reserva grande espaço e apoio aos agentes do mercado financeiro em seus jornais, revistas e sites em detrimento de outras vozes da sociedade. A Folha e o restante da grande imprensa, com sua elevada participação nesse mesmo mercado financeiro, têm interesses bastante claros e muitas vezes trabalham contra uma sociedade democrática e plural.

  6. maria do carmo britto

    Afinal, alguem tem que patrocinar o crescimento da economia americana....alguma criança pobre e magra tem que patrocinar as bochechas rosadas....não é assim que o neo liberalismo vê o Brasil, como um almoxarifado para ser predado, sem sequer levar em consideração seu povo desempregado e seus idosos aposentados ?! O economista sabe que a equação tem que fechar zero.

    Responda
  7. maria do carmo britto

    Estamos retrocedendo em todos os aspectos, andando prá trás em alta velocidade !!

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Espero que se confirme. Muda Brasil!

  8. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Resposta/pergunta : Quando os pe-thebas vão fazer a tão necessária Auto-crítica ?

    Responda
    1. benjamim picado

      eremildos como barbeito não se rendem nunca, jamais retrocedem...

    2. Maurício Serra

      Vcs governaram o país desastradamente por 500 anos e nunca vi uma única autocrítica. Quando vão pedir desculpas por colocar facistas e neonazistas no poder? Quando vão pedir desculpas por construir uma sociedade baseada em racismo estrutural e mão de obra barata semi-escrava?

  9. Emerson Luis de Moraes

    Enquanto escrevo o dólar vai a R$ 4,34. Não vejo destaque de capa, não vejo escândalos, não ouço comentários nas reuniões, nem nos restaurantes, nem no café, não vejo pessoas gritando nos postos de combustível e nem pessoas batendo panelas. A massa brasileira realmente é conduzida, não conduz. O cenário é muito parecido na Alemanha nos anos 30. A casta financista/empresarial cerraram fileiras com o desgoverno miliciano e assim vamos todos até o amargo final.

    Responda
  10. neli faria

    Percebi que esse guedes está perdido quando xingou a elegante Brigitte para badalar o bolsonaro. Quem é competente não é ao chefe subserviente. Lamentável o Brasil ter sido jogado no abismo. Que Deus se apiede do povo brasileiro e nos livre dessa gente.

    Responda
  11. Joeli Aparecida Weber Camargo

    Nenhuma surpresa. Este cidadão , rentista por natureza, nunca produziu nada nesta vida, exceto a exploração alheia.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Serafim, o Guedes é investigado por fraudar os fundos de pensão.

    2. Serafim dos Anjos Castro Neto

      É muito interessante o articulista falar q a reforma da previdência ainda não resultou em nada. Ele espertamente esquece de comentar q a mesma somente foi promulgada no final de Dezembro/19, ou seja, a vigência efetiva dela é tão curta q não daria para já ter qualquer efeito. Mas isso nunca poderá ser surpresa, uma vez q a esquerda jamais considera as dimensões econômicas e mesmo matemáticas das coisas. Para a esquerda inútil, economia não é matéria de ciência, mas sempre questão de opinião.

  12. Eduardo Giuliani

    Dinastia da Bozolândia é um dos governos mais medíocres que tivemos em nossa história. Ganha da Biruta, talvez ganhe do Temer e do Collor, e chegue no nível médio do FHC com 2,4% de crescimento médio. Vergonha perto do Pixuleco (4,1%), do Itamar (5%) e dos Militares, de GV e JK, e também de toda a República Velha (4,1%). É Idade Média com religiões, ideologias e terra plana. Ideologia liberal inepta sem inclusão social.

    Responda
    1. neli faria

      ele está ao lado da dilma em mediocridade.

  13. José M Leal

    "Chica.gadas". Tentei escrever a palavra grafando igual ao colunista da Folha e nao consegui publicar, por ser linguagem impropria para o site. Somente a FSP e seu pupilo pertencem à Casta privilegiada que possui o direito de ser baixa, vulgar e escatológica contra seus desfetos. Para eles não há ética nem limites.

    Responda
    1. José M Leal

      Gueller e Picado, tentar desqualificar meus argumentos me chamando de Joselito e Josecito revela despreparo, arrogância e desrespeito. É presunção de uma superioridade intelectual que ambos deixam claro que nao têm. Igualam-se em vulgaridade e baixeza ao autor da coluna, que rotulou as medidas do ministro Paulo Guedes como "chica.gadas". Patéticos, ambos.

    2. benjamim picado

      joselito, vc. poderia tentar um concurso para entrar na folha: com os vastos conhecimentos que vc. desfila sobre a prática do jornalismo (por exemplo, quando não considera a diferença entre "cobertura" e "opinião", ou entre "notícia" e "editoria"), acho que terias grandes chance de conseguir esse posto e brindar-nos com todo seu vocabulário nesse espaço, com propriedade. vai, malandro!!!

    3. Carlos Gueller

      Josecito, vc não sabe o que fala. Ataca os outros com suposições e fantasias que estão só na sua cabecinha. Nem sou militante da FSP, com quem tive e tenho diferenças, nem fico patrulhando ninguém. E defendo o jornalismo crítico até quando não coincide com minhas ideias. Seu problema é não conseguir ter argumentos para as evidências do autoritarismo fascista desse governo. Não é necessário pertencer a nenhum grupo político para ver isso, simplesmente defender valores democráticos. Passe bem

    4. José M Leal

      Você deve ser militante da FSP, um desses ferozes "watchdogs" que patrulham o site neutralizando opiniões desfavoráveis ao Jornal, não, Gueller?

    5. José M Leal

      Gueller, rotular esse Governo de fascista é entendimento seu e do seu grupo político, as saudosas viúvas da República do Pixuleco. A sua justificativa para banalizar o grotesco, imoral e baixo nível de jornalismo caracterizado nessa manchete, apontando erros dos outros, retrata a sua deformidade moral e relativismo ético: "Nada há de errado, pois eles fazem pior do que eu fiz".

    6. Carlos Gueller

      Para vc a ética tem um alcance um tanto limitado. Se escandaliza por uma palavra chula enquanto parece aprovar um governo de milicianos que promovem queima de arquivo de antigos parças, censura e ataques contra artistas e intelectuais, insultos e violência contra jornalistas, aparelhamento e desmonte das instituições de controle oficiais, militarização da educação, criminalização de opositores, etc. Chica.gadas não, fascismo, sim.

  14. Mario Silveira

    A moeda Argentina já perdeu 33,5 % do seu valor esse ano .

    Responda
  15. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    benjamim, benjamim, o Brasil não parou e não pára no tempo, benjamim. Você pedirá desculpas aqui nos "comentários" ? Lave bem a boca, benjamim.

    Responda
    1. benjamim picado

      quod erat demonstrandum.

  16. benjamim picado

    o marco antonio barbeito mais abaixo é a prova viva do severo desvio de atenção de alguns leitores desta folha - especialmente aqueles que somente conseguem argumentar perguntando "e o PT, então?". nível cognitivo e emocional de crianças de 5 anos. haja ritalin!!!

    Responda
    1. benjamim picado

      o comentário de ferolla oferta outro exemplo da desfuncionalidade argumentativa generalizada e demonstrada por muitas das reações a esta coluna (que, de passagem, foi muito mal escrita, aspecto sobejamente ignorado pelos sabujos por aqui). trata-se do "diversionismo", que consiste em cobrar do passado aquilo que prefere-se não pagar no presente - como se os pecados da esquerda absolvem a regressão mental da direita. ou então, tal como infante de 5 anos, "se ele fez, eu também posso". tá osso!!!

    2. Carlos Gueller

      O Sr. Ferolla se indigna com a corrupção, mas o fascismo explícito não lhe move um fio de cabelo. É mais: parece falar o mesmo que na Europa dos anos 30. Na Itália e na Alemanha usaram os mesmos argumentos para instalar o fascismo e o nazismo. Mas a história não se repete exatamente igual: hoje o desgoverno daqui tem como modelo a Hungria, onde o governo domina os outros poderes e todos os órgãos de controle e promove o ódio aos imigrantes. É isso que a familícia quer implementar aqui.

    3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Tem muita gente que não sofre de amnésia, aquele esquecimento que denota a incapacidade da memória de lembrar ou relembrar de fatos que marcaram os 13 anos do partido no poder e o que entregaram: um país em frangalhos, um líder preso por corrupção, uma presidente meio 'détraqué' e seu impeachment. Questão de legado, realidade que nada tem a ver com nível cognitivo. Já o esquecimento proposital indica o quê? Inteligência ou manifestação de casuísmo submisso? .../Claudia Ferolla.

  17. Wagner Castro

    Como crescer sem consumo interno decente? Como ter consumo interno sem empregos decentes? Como ter empregos decentes com a uberização do mercado de trabalho incentivado pelo Pato Amarelo da Avenida Paulista e os generais geriátricos vestidos de verde-amarelo? Como tomar o rumo diverso do que está aí com o principal corretor do mercado financeiro, Paulo Guedes, o vulgar-liberal preferido de Merval Pereira e Paulo Sadenberg, à frente da economia? Como ter desenvolvimento sustentável com Bolsonaro?

    Responda
  18. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Mamãe eu quero, Mamãe eu quero, Mamãe eu quero mamar ! Dá um "mensalão", Dá um "mensalão", Dá um "Mensalão" pro pt não chorar...

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Já postou seus nazicomentários na matéria do miliciano assassinado para queima de arquivo? Como bom sabujo desse governo esdrúxulo, você deveria defender a família querida (ou qua.drilha). Quanto a essa musiquinha "criativa" você deve cantá-la fervorosamente enquanto estiver marchando na frente da estátua da havan com uma bandeirinha amarela enfiada no fiofó.

    2. Juliana Ribeiro

      E vc só queria uma Kopenhagem para lavar o dinheiro público que receberia ilegalmente, né. Aí, tudo bem. Vale até não chorar em público pela traição ao amigão miliciano que homenageou anos atrás. Para os amigos favores, para os inimigos a lei.

  19. Ivan Zacharauskas

    Chamem já a Ministra Damares para dar umas palmadinhas no bumbum desse menino mal educado Eduardo! Quem sabe precise levar também uma chupeta ou mamadeira...

    Responda
  20. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Roberto Jefferson e a mãe das Chica-gha-dhas ! Na Folha de São Paulo de Hoje(12/02/2020) . Imperdível !

    Responda
  21. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Na série "Entrevistas Históricas" da Folha de são Paulo de hoje, 12/02/2020, tem aquela com o Roberto Jefferson falando do Mensalão-pe-theba. Imperdível ! A mãe das Chicha-gha-dhas !

    Responda
  22. João Braga

    "Empresariado decadente da pauista", representa o maior parque industrial da América Latina. Guedes em um ano recuperou parte considerável do estrago da corrupção e incompetência de 14 anos de desgoverno. A crítica tem que ter alguma consistência.....senao vira achismo sem fundamento.

    Responda
    1. João Braga

      Se voce nao concorda com a corrupção e incompetência petista voce é logo taxado de fascista. Chega ser cômico, todos eles tem modelo de comportamento parecido, sao agressivos e intolerantes. Ha muito suspeito que sejam pagos....o que ficou conhecido como mor tadelas.

    2. Carlos Gueller

      Recuperou o que, meu filho? Vcs estão dando apoio a um governo de fascistas explícitos: barbárie em todos os níveis. E teu queridinho Guedes não escapa à lógica: reivindica o AI 5, chama os servidores de parasitas. Um nostálgico do Pinochet que a Fiesp aplaude. O Skaf quer virar dirigente do partido de extrema direita do facínora mor e ainda é rejeitado pelos fanáticos. Esse é o representante mor da elite empresarial paulista.

    3. Joaquim Salomão

      Recuperou po.rra nenhuma. Conversinha mole de fascistoide.

  23. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

    Quem estiver no Rio, vá ver a exposição "Alguns eram vizinhos", no Centro Cultural da Justiça Federal. Mostra como muitas pessoas "esclarecidas" fizeram vista grossa e até apoiaram os desmandos do nazismo em ascenção porque a economia alemã parecia estar crescendo ou porque "os comunistas eram piores" (onde já ouvi argumentos semelhantes?).

    Responda
  24. LUIZ LEAL

    Artigo muito elucidativo. Mostra que aos poucos vai ficando claro que o tal de liberalismo econômico do Guedes, fundamental para a eleição do Bolsonaro, é apenas um instrumento dos donos do dinheiro para perpetuar, e até aprofundar o abismo social nesse país. Não foi por outro motivo que o "mercado" abraçou essa candidatura catastrófica e a vendeu aos incautos, o que resultou nessa eleição desastrosa para o país.

    Responda
  25. Nelson Kao

    Muito bom artigo!

    Responda
  26. Antonio Carlos Marques Braga de Yparraguirre

    No final, quando tudo der errado e perdermos mais alguns anos preciosos estagnados, vão falar que a culpa foi dos governos anteriores... o tempo passa, o discurso lindo aumenta, mas a realidade dura bate a porta, diariamente!

    Responda
  27. Luiza David

    Chica gadas hahahahaha Vou aderir

    Responda
    1. Aderbal Silva Aguiar Junior

      Hahahahaha muito boa mesmo, já tuitei

  28. wagner da silva bento

    Bom era o Mantega...

    Responda
  29. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Até que tudo esteja funcionando a pleno vapor ( falta pouco ). Afinal, o Brasil nunca esteve tão bem e em tão bons trilhares. Dá-lhe Guedes ! Unidos e coesos .

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Quem está a pleno vapor é o nazifascismo. Falando nisso, você já lambeu sua suástica hoje?

    2. Fernando Monteiro

      Explique, de forma objetiva, o que está a "pleno vapor". Os índices são piores que os da época do temer. E não venha me falar do casino ibovespa...

  30. CLÃ UDIO DE BARROS PINHEIRO

    " Até quando 'chicagadas' de Guedes vão ser argumento para conformismo? É esse o título da matéria ? Então, vamos deixar tudo como está para ver como é que fica.

    Responda
  31. Ayer Campos

    As 'chi ca gadas' do tchu tchu ca (ou do posto Ipiranga, dependendo da ótica) já não em ganam mais ninguém - nem aos seus patronos. Daí ser intrigante a asserção de Marcos de que PG a princípio "mereceria apoio"... (se não fosse o contexto). "Quase sete décadas depois de Gudin, os liberais voltam a comandar a economia. O apego a um fiscalismo dogmático e a um quantitativismo anacrônico pode levá-los, mais uma vez, a voltar para casa mais cedo do que se imagina".(Lara Resende)

    Responda
    1. Ayer Campos

      As patranhas e 'ideias-zumbis' do neoliberalismo econômico estão mortas na teoria econômica pelo menos desde a publicação, em 1944, do clássico de Karl Polanyi "A Grande Transformação". Quem se interessar por entender os esforços patéticos das classes dominantes para nos empurrar goela abaixo o impérito do mercado: "Fred Block and Margaret R. Somers. The Power of Market Fundamentalism: Karl Polanyi's Critique. Harvard University Press, 2014. Manda quem pode, obedece quem ,,,

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.