Ilustrada > Meninos da capa de 'Clube da Esquina' processam Milton, Lô e EMI por imagem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há um fato concreto: a foto foi tirada e colocada no belÃssimo álbum de Milton. Se fosse autorizada, não há que se falar. Teria de ter sido. Os músicos e as empresas envolvidas deveriam ter se preocupado com isso. Acho que a situação pede um acordo e um pagamento. Não exatamente o que pleiteiam os dois homens. Não creio na ideia de prescrição, quando o prejudicado, sobretudo sendo criança, não tem consciência de que sua imagem seria usada comercialmente. Que paguem todos uma parte.
Quanta hipocrisia....90% de nós também iriamos querer uma graninha se tivéssemos uma oportunidade dessas.... O Advogado pediu R$500mil já pensando em um acordo de R$100mil, que é algo que o Milton e gravadoras podem pagar. Pois paguem e saiam por cima
Qual o problema ? Qual foi o dano que eles sofreram ? Porque tanto vitimismo ? Quanto os "adevogados" estão ganhando ?
Eu sei disso Juliana... Acho que os meninos não foram explorados e suas imagens não foi usadas para prejudica-los. E se colocassem dois bonecos ou uma tarja preta no rosto de cada um. Além disso, nem tudo que está na Constuição é justo ou é cumprido... Abs
existe algo na Constituição chamado "direito de imagem".
o primeiro aspecto a ser ressaltado é que os acusados se defendem por meio da prescrição, não porque seus atos à época fossem ilegais ou imorais. então, quem tirou a foto e explorou o direito de imagem das crianças agiu errado e deveria, em vez de usar um argumento desses, em ter um pouco de vergonha na cara e ajudá-los. em segundo lugar, é bom rever o periodo da prescrição. não ocorre prescrição enquanto a pessoa for incapaz, o que era o caso dos dois.
brasil de sem empregos e oportunidades gerando oportunistas e parasitas via Lei de Gerson para se acomodar em vez de procurar trabalho.
Tudo bem expor sua imagem em um produto sem sua autorização?
Tá. Nem tão ao céu, nem tão à terra. Que eles merecem receber algo, é claro. é a imagem deles. E receber corrigido. Ok. Mas os caras também alegarem danos morais se ficaram 40 anos sem nem saber que eram capa de disco... Que dano é esse? Foram vÃtimas de bullying na infância? Adivogado devia ter arrumado uma outra história.
A lei de direitos autorais 9.610 é de 1998. Não retroage. A lei anterior que disciplinava era a lei 5.988 de 1973 e em seu artigo 131 determinava prazo prescricional de 5 anos da data da violação. No Brasil há muito malandro pra pouca praça.
A Lei 9.610 dos Direitos Autorais é bem clara: O Direito Autoral é irrevogável e irretratável. Isto não tem vencimento e só passa para a guarda do Estado (paÃs de origem do autor – Direito Público), após 70 anos da morte do autor, se não houver herdeiros ou sucessores. Assim, os direitos autorais seriam entre de ambos os fotografados e o fotógrafo. Cessão de direitos autorais contempla pagamentos. O uso indevido foi da capa e não das músicas. (perito judicial).
Não se aplica a legislação do Código civil, cuja alteração já se deu em vários casos. Direito de Imagem, Literário, ArtÃstico e Fotográfico não seguem a mesma interpretação. Por todo o exposto, o direito que aqui discutimos é claramente abrangido pelo instituto do direito adquirido, devendo, por conseguinte, ser protegido tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei de Introdução ao Código Civil. Logo, acolher matéria de prescrição no mérito da demanda, seria violar o art 102 e a Lei 9.610.
Você "esqueceu" de colocar o ano da lei 9.610: 1998. A lei anterior de 1973 dispunha prazo prescricional de 5 anos. Tem muito malandro pra pouca praça nesse Brasil.
Tô só lendo e observando a hipocrisia caracterÃstica do cidadão médio deste paÃs. Uma vez inconscientes de que estampariam um PRODUTO fonográfico (pois o material gráfico é elemento de um produto comercializável, e não da obra fonográfica), e tendo este vendo milhões de unidades, há sim uma reparação a ser cumprida. Não se trata de oportunismo. No tempo das vacas gordas, gravadoras fizeram o que bem quiseram e violações como a presente foram diversas.
A prescrição para eles começou com a maioridade. Caso se tratasse de direito real, seria de 20 anos a contar do dia em que fizeram 18. Ou seja, o direito caducou. A obra prima permanece uma criança. Caro sr. advogado, desista desta empreitada, pare de iludir esses cidadãos.
Diante a miséria o individuo tenta tirar até leite de pedra. Triste paÃs que não investe em educação e diminui as desigualdades...se tivessem se tornado pessoas formadas, ganhando razoavelmente bem, teriam o prazer de divulgar de graça uma obra prima como é esse disco.
Tonho e Cacau merecem algum $$. Não sei quanto, é questão de negociar. Coisa que os gananciosos do outro lado não querem nem ouvir falar e aplicam o famoso jogo do empurra. A foto original é maravilhosa e a tirada 40 anos depois é um espetáculo também! São super complementares!
A cara do Brasil é o oportunismo e a cara de pau.
O ser humano e sua "incrÃvel" vontade de colher o que não plantou...
Uma pena que advogados mal intencionados se aproveitem de pessoas humildes e sem instrução como o Tonho e o Cacau para se darem bem. Se ambos tinham algum direito sobre a imagem, infelizmente prescreveu, e os artistas que fizeram esse álbum maravilhoso, nada tem a ver com isso...
bem que ate recebam se direito tive ,mas o interessante é saber quem é o oportunista que esta por tras disso
Esse LP é um dos melhores de todos os tempos. Não tem pra Sargent Peppers ou The Wall. Acho que esses garotos (hoje homens maduros) deveriam receber uma graninha, pois essa capa é maravilhosa e faz parte da memória afetiva de todos os fãs do Clube da Esquina.
Até pagaria para sair nessa capa... Se tivessem pedido: Posso tirar uma foto com vocês ? E tivessem pago um salgado com refrigerante ? Ou até mesmo se os pais tivessem dado ordem por escrito ? Qual a diferença ?
As gravadoras e os artistas poderiam propor um acordo, justamente pelo valor que a capa trouxe ao disco, ilustrando e trazendo um universo visual pra quem escuta o disco
DifÃcil acreditar que a foto foi usada sem permissão em capa de disco. Também cresci e tenho esse disco maravilhoso em vinil, mas o que foi feito não foi correto.
O direito de imagem deles prescreveu, FIM.
Até eu pensei, e comentava-se que eram Milton e Lô na capa. Naquela época não havia esse negócio de direito de imagem, os 500 mil é por conta do advogado, eles vão receber 10 mil e vão ficar satisfeitos. Para o bem ou para o mal.
Sempre tem esperto. Os caras fizeram uma foto há 40 anos e acham que foi isso que vendeu o disco. Na época nem se falava em direito de imagem.
O Brasil, paÃs de iletrados, forma muito mais advogados do que precisa. Aà dá nisto. Um advogado oportunista e incompetente colocando minhocas na cabeça de pessoas humildes e sem instrução
Independente de qualquer juÃzo moral sobre os personagens envolvidos, o direito à própria imagem é inalienável, ainda mais em se tratando de menores de idade. Não há nenhuma ilegalidade no ato de fotografar pessoas em lufares públicos. O erro começa no momento em que se toma a decisão de utilizar a imagem como embalagem de um produto industrial e comercial sem conversar com os responsáveis pelos objetos da imagem.
miltão, cade vc ? nao espere que A b ou C se manideste a favor destes dois irmãos...comece com vc !!!
Se colocasse um pepino como capa desse LP, o pepino seria eternizado. Se deixassem a capa em branco, o branco seria eternizado. Esse senhores deveriam se ajoelhar e agradecer todos os dias a Deus por serem associados a essa obra. É muita ganância acreditar que a mera foto da capa componha canções.
Justamente por me colocar no lugar deles fico indignado. Se Jesus operasse milagres, é capaz de o curado hoje entrar na justiça e pedir danos morais porque ele não queria ser curado. Esses senhores tem que ser gratos. Dinheiro jamais será tudo.
Rafael, se coloque no lugar deles ...por um mero instante...
viajaram por muitos paises - conheceram muitas pessoas legais- comprara,venderam casas carros ..comeram beberam do melhor...e não fazem um pool de $ p ajudar esses dois irmãos ? onde esta o lado de cidadão e principalmente Artista ? ajudem, e serão retribuidos pelo Cosmo !
Lembra muito o caso do Fio Maravilha processando o Jorge Ben. Pessoas aleatórias, ignorantes, mal orientadas, com quase nenhum talento que foram eternizadas sem fazer praticamente nada por merecer. Não aceitam a graça e a sorte de serem eternizadas pela arte - ainda com o melhor LP da MPB.
Pensei igual, Rafael.
nao façam como aquele jogador de futebol q rejeitou propria filha... afinal esta capa é uma filha de vcs !!! por favor, reconheçam que os dois senhores merecem e precisam !
caatores e gravadoras deveriam fazer uma vaquinha e pagar os 500 mil p eles...merecemmmme ..afial ganharam muito $$$$ em cima desta imagem pra lá de iconica !!! paguem e continuem vivendo felizes !
Este disco marcou minha adolescência, e a ideia era realmente que os dois meninos seriam ou representariam o Milton e o Lo. Se a foto fosse tirada de mim, eu seria eternamente grato por ter sido eternizado numa obra tão bela da MPB. No caso dos meninos, não houve qualquer dano, muito pelo contrário. Direito de imagem? Onde nós fomos parar?
Com certeza tudo será resolvido de forma inteligente, ou seja, rapidamente.
Desculpem-me. Eu errei. O LP é realmente de 1972. O que eu ganhei é do ano de 1977. Milton Nascimento canta em Inglês. Clove and Cinamom.
Interessante... Eu só fui conhecer esta capa de disco no LP lançado em 1977. Ganhei de presente de Aniversário do meu primo. Sempre me pego cantando Cravo e Canela. Junho de 1977.
Pelamor !
Puxa, que mancada, Milton e Lô Borges. Sou apaixonado por esse disco, mas há um resquÃcio de ma fé nessa capa aÃ. A capa é linda, mas se aproveitar de pessoas humildes e não lhes retribuir de maneira justa, é nojento. Por uma questão ética e humana, eles deveriam receber algo sim. Afinal, gravadora e cantores e compositores ganharam muito dinheiro com esse disco. #NegociaBituca
Com todo respeito. São oportunistas. Querem tirar vantagem da situação e estão sendo iludidos. Nenhum dano moral existe, mas ganância desmesurada. Ser pobre e humilde não torna a pessoa automaticamente proba.
De fato. Produz uma música tão bonita, em letra e melodia, e na vida real age desta forma com os irmãos mais vulneráveis.... repulsivo.
Eu achei a história engraçada
Déjà Vu...
Eles e o advogado estão a fim de se arrumar . . .
Eles nem querem muito. Pelo menos negociassem. É justo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Meninos da capa de 'Clube da Esquina' processam Milton, Lô e EMI por imagem Voltar
Comente este texto