Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edson sete

    Numa empresa como essa que você trabalha se também fosse funcional provavelmente metade já estaria na fila do desemprego pra receber auxílio desemprego

    Responda
  2. Samuel Gueiros Jr

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. edson sete

      Perfeito seu comentário Samuel, Agora Numa empresa como essa que você trabalha se também fosse funcional provavelmente metade já estaria na fila do desemprego pra receber auxílio desemprego

    2. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

      E você quem é, pra acusar assim?

    3. Stefano Domingues Stival

      Abstenha-se de dizer a s n e i r a s.

    4. Maurício Serra

      Esse daí ataca a jornalista pois ela é competente e apresentou as provas da reportagem, deixando evidente que a testemunha mentiu na cpi. Mas o gado jamais admitirá que a jornalista estava certa!

    5. marcos andrade moraes

      Mentira. MAM

  3. francisco xavier de azaredo neto

    O esgoto chegou ao poder não agora e sim 01/01/2019. Foram eleitos por uma classe média para lá de retrógrada. É verdade, um dia esse pesadelo passará, mas levará, ainda, um bom tempo e o estrago será muito grande(enfraquecimento das instituições e eliminação de conquista sociais). Preocupante é o autor do texto dizer que o ´´jornalismo profissional bem-feito PROVAVELMENTE permanecerá.``

    Responda
  4. wilson kfouri

    Esse" falso brilhante" prometeu reduzir o déficit público em 1 ano e depois de 6 meses já estava pedindo crédito bilionário para o Congresso pra evitar pedaladas fiscais. O ano de 2019 fechou com um déficit de 90 bilhões de reais e só não atingiu 130 bilhões de reais porque a Petrobrás pagou 30 bilhões de reais e a China 10 bilhões de reais por dreito de exploração em áreas do pré-sal. O que esperar de um inepto que não sabia que o orçamento da União para 2019 tinha que ser aprovado em 2018.

    Responda
  5. ricardo fernandes

    se guedes estivesse trabalhando em uma empresa privada, já estaria no olho da rua, pois tudo o que faz é queimar a imagem da empresa. mas como é um parasita...

    Responda
  6. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

    Não. Guedes é péssimo para as classes pobre, média e até média-alta do Brasil. Se formos pensar na elite financista dos Bancos, porém, aí ele será considerado excelente!

    Responda
  7. eli moura

    "é verdade que no último ano a paisagem economica melhorou", para quem cara palida? guedes é o rei nu, o da roupa com tecido sem igual dos tecelões (liberais de mercado, mentirosos conservadores), que só os sábios veem. Financistas ovacionam, federações de comércio e industria fazem eventos, presidente da camara e senado (sei lá os nomes) aprovam reformas, mas a empregada doméstica grita o rei tem um bundãomucho. Ele é uma mentira,só isto.

    Responda
  8. João Braga

    Se Guedes é bom? Resposta: não. Ele é Ótimo! Luta para tirar o pais do atraso petista.

    Responda
    1. Vera Oliveira

      João Braga, se não fores um robô, algum profissional pago para elogiar o bolsonarismo e/ou um capitalista parça do "posto Ipiranga", realmente é um desafio, para a psicologia e a psicanálise, compreender os porquês da servidão voluntária do chamado "cidadão comum" em relação a seus algozes.

    2. Stefano Domingues Stival

      Ui! Gente, que rapazinho apaixonado pelo Guedes!

    3. João Braga

      Napoleao, parece que voce vive em outro planeta. A Dilma deixou o pais quebrado, com risco Brasil elevado, 14 milhoes de desempregados, enorme desequilíbrio nas contas publicas, aparelhamento do estado, inchado e ineficiente, com PIB negativo....e por aí vai... Não tem sido facil consertar essa desgraça. Voces petistas esquecem rapido da incompetência e corrupção.

    4. João Braga

      Napoleao, parece que voce vive em outro planeta. A Dilma deixou o pais quebrado, com risco Brasil elevado, 14 milhoes de desempregados, enorme desequilíbrio nas contas publicas, aparelhamento do estado, inchado e ineficiente, com PIB negativo....e por aí vai... Não tem sido facil consertar essa desgraça. Voces petistas esquecem rapido da incompetência e corrupção.

    5. Maurício Serra

      O Guedes é tão bom que está pior que o Temer em ano de greve de caminhoneiros!

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É tão bom que produziu um pibinho de 0,89% em 2019! Já se foram 3 anos desde o golpe e de reformas neoliberais mas a economia teima em não reagir. Mas não era só tirar a Dilma que as expectativas positivas a fariam decolar?

    7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É tão bom que produziu um pibinho de0,89% em 2019!

    8. Napoleão Cesar Carneiro

      Meu amigo, o que vc chama de " atraso petista", é o que esse desgoverno está fazendo. Veja se não houvesse perseguição ao Presidente Lula nos julgamentos do Moro, e se não tivessem dado o golpe, para afastar Presidente Dilma, o Lula seria reeleito. Na eleição de 2018 O dono do poder , bem como sua família não seriam eleitos, e vem o Guedes dizer que no valor que está o dólar R$ 4,38 que as empregadas domesticas irão à Disney. Isso é um absurdo!!!!. Agora, pq o Bozo está nomeando militares?

  9. Bernardo Pereira

    Não é de se espantar que o ministro defenda o AI-5. Em seu viés autoritário, deseja escolher até o destino de férias das domésticas. Ninguém merece!

    Responda
  10. Maria Fernanda Monzo Luporini

    P.I.B de M.E.N.OS de 1% em 20.19. Ma.is?

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Os petistas acreditam numa retórica: houve "górpi" é a Dilma era uma presidente excelente, porém sacaneada pelo Congresso. Ora, quem acabou colocando o Eduardo Cunha como presidente da Câmara foi o PT, pela intransigência em compor com os demais partidos. O desastre na economia é culpa do PT, bem como a eleição do Bozo. Se o PT não fizer um mês culpa é lançar candidato em 2022, reelege o Bozo.

    2. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Cláudia, em 2015/16 não deixaram a Dilma governar. Nenhuma proposta do governo foi aprovada e, pra piorar, eram pautas bombas atrás de pautas bombas aprovadas, todas aumentando gastos e praticamente forçando as pedaladas fiscais.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Freire aí embaixo só conta os anos ruins e mesmo assim não leva em conta a sabotagem de que a Dilma foi vítima por parte do Congresso para viabilizar o golpe. Por que não menciona os anos Lula e até mesmo o primeiro mandato da Dilma? Nada parecido com os anos de reformas neoliberais anti pobres.

    4. Roberto Freire

      É ruim, mas...pra quem viveu -4 e -6 com a Dilma, chega a ser um alívio. O pt foi tão ruim que, infelizmente, abaixou nosso padrão por inteiro.

    5. Roberto Freire

      É ruim, mas...pra quem viveu -4 e -6 com a Dilma, chega a ser um alívio. O pt foi tão ruim que, infelizmente, abaixou nosso padrão por inteiro.

    6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      corrigindo : Claudia Ferolla.

    7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Já esqueceu do pós- Dilma? 2014 PIB 0,50%. 2015 PIB -3,55% . 2016 PIB -3,31%. Reclamando do quê? Da difícil saída de uma recessão ou do programa liberal- reformista do Guedes?.../Claudia Ferlla

  11. maria do carmo britto

    Hélio, você sempre preciso e elegante. Não é para qualquer leitor a interpretação dos seus textos maravilhosos. Parabéns !

    Responda
  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O hélio passa pano, como sempre O esgoto não chegou ao governo, ele eh o próprio , desde o começo. Enquanto atinge o povão, o barnabé, e os trabalhadores em geral, "até que o Guedes não eh tão ruim"! , Quando a água suja bateu na classe de jornalistas , aí o hélio "acordou"!!!

    Responda
  13. Lineu Saboia

    Guedes é ótimo. Foi ele e sua equipe competente que promoveram a reforma da Previdência, que originalmente era mais radical mas que o Congresso trabalhou para desidratá-la defendendo a corporação. Agora Guedes trabalha nas Reformas Tributária e a Administrativa. Somente o governo Bolsonaro teve peito de enfrentar as corporações, os partidos de esquerda e o PT que sempre mantiveram o país no atraso. Parabéns Guedes! Estamos no caminho certo, economia de mercado sem estado. Muda Brasil !

    Responda
  14. Jove Bernardes

    Respondendo diretamente à pergunta do título: não, não é bom. Ele não sabe calar-se quando deveria nem dizer corretamente o que deve. Está para a Economia como Alonso esteve para a F1: um gênio boquirroto que nunca está no lugar certo fazendo o que deve ser feito.

    Responda
  15. Luiz Candido Borges

    O artigo é claro ao dizer que "o esgoto chegou ao poder", "Num governo funcional, Guedes talvez já estivesse no olho da rua" e vários outros deméritos como "hesitação e falta de prioridade". O que falta para o Hélio concluir que o Guedes não é bom, ele é péssimo? Deve ser a profunda afinidade "liberal" entre os dois, que no Brasil se resume em dar um verniz ao velho escravismo. A "opus magnum" é a reforma da previdência, que garante a miséria dos trabalhadores quando (e se) se aposentarem.

    Responda
  16. Cloves Oliveira

    O Ministério da Economia é uma instituição ciclópica composta do antigo Ministério da Fazenda, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Uma avaliação justa do Ministro deveria incluir todas essas áreas e não apenas seu desempenho nas reformas. Rui Barbosa foi nosso primeiro Ministro da Fazenda e o seu legado foi controvertido culminando com a moratória de 1898. É torcer para que no conjunto da obra o Guedes desempenhe pelo menos melhor que o Rui.

    Responda
  17. Ayer Campos

    Atribuir ares melhores ao arrocho fiscal via previdência é uma 'licença poética' de Hélio em homenagem a um tropo epistêmico muito caro ao articulista< a busca da racionalidade. Resta inquirir se a degradação das rendas de pobres e remediados funciona (é 'funcional'). Guedes, com seu rosário de sordidez e desaire moral, fica simplesmente porque faz um trabalho su jo que porventura outros pajés menos chica gões se recusem a executar.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Óóótimo comentário. Mas veja, se não encarecemos pelo mesmo tropo epistêmico de Hélio o que será de nós? Deveras não se nega que o estada carece de reformas na direção liberal. O que não quer dizer ultraliberalismo de manual ou o simples transplante de experiências mal sucedidas (Chile). Enquanto a pauta reformista estiver de pé, Guedes estará blindado pelo mercado. É desse ente amoral que provém o sórdido 'desire'.

  18. Bernardo Pereira

    Alguém viu nos jornais o quanto ganha a "turminha" do Guedes, que trabalha no ministério da economia? E os concursados, inclusive os que ganham pouco, são parasitas? E as domésticas só podem viajar para onde o ministro determinar? É o fim da picada! Mande esse cara para o Chile! De lá nunca deveria ter saído.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      O que é isso, rapaz? Os chilenos não merecem essa coisa. Mande ele pro inferno, se Satan aceitar.

  19. RICARDO JOSE PICCOLO

    Como diziam antigamente, esse Guedes é "bom de bico".

    Responda
  20. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Estas posturas vacilantes e intimidadas (precisam ser contundentes) em relação a esse desgoverno têm possibilitado sua desenvoltura tosca e autoritária. Estamos governados por militares e amigo de milicianos! Salve-se quem puder! Democracia em desmaio!

    Responda
  21. J J D Santos

    Talvez sim, mas calado. O principal problema desse governo, alem de quadros mai-formados, é falar demais. E nao é só falar demais, é falar besteiras oriundas das entranhas do preconceito, do racismo, do nazismo, etc. Todo o li xo que minha geração quer ficar bem longe varios membros desse governo, de gasta ecomicamente elevada, vomite todos os dias sobre a população, incluindo aquela que votou neles pelo od io.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Discordo. O principal pb desse governo é ser composto quase exclusivamente por incompetentes mau caracteres

  22. Paulo Roberto Schlichting

    Simples e certeiro. O ciclo econômico por inércia traria alguma expansão nos indicadores de curto prazo. Quanto ao resto, os bolsonaros e arredores, cerco sem tréguas.

    Responda
  23. José Cardoso

    No atacado ele é bom. Mas no varejo tanto ele como todos nós somos falhos e até ridículos. Como dizia o Hegel, ninguém é herói para seu criado. Porque o cotidiano do herói nunca é tão heróico assim.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Talvez para os patrões de PG o heroísmo que interessa esteja envolto em papel su jo, com ou sem sordidez moral.

  24. Nelson de Paula

    Talvez e provavelmente nem a reforma da previdência, com seu lado recessivo, seja tão positiva,

    Responda
  25. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    O cidadão aprende sempre um pouco de Brasil com cada presidente que elege. Uns mais outros menos. Depende de vários fatores naturalmente. Mais o humor da imprensa e seus interesses próprios pesam substancialmente. Realmente vivemos em uma republica das bananas e dos bananas. Pudera. Livrarias fechando!!!

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Com Lula, FHC, muito. Com Temer o cidadão aprendeu uma coisa. Lembrou bastante a canção do Chico. A Gení. Com este agora! É o próprio professor desta Republica das bananas. A imprensa está tontinha.

  26. marilza abrahão

    De todos os pontos de vista possíveis só existe mesmo aquele que coloca sobre os ombros dos trabalhadores a responsabilidade pelo sucesso ou não da economia: sao eles quem perdem direitos sociais, são eles quem morrem pelas pelos tiros da segurança mal administrada, são eles cujas casas rodam morro abaixo, quem se espremem nos ônibus e metros lotados! Sempre são eles que pagam pelo conforto do topo da pirâmide social....

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      O triste da historia da vida humana associada , segundo Guerreiro Ramos, sempre foi assim. Pudera. Em contra partida: Livrarias fechando nestes "brasis". E La Nave Va! Fellini, um sábio. Retratou em seu filme uma sociedade em decadência.

  27. Paulo César de Oliveira

    Hélio num dia ruim. Guedes e sua equipe é uma das melhores de todos os tempos e o ministro tem o pequeno defeito de ser sincero e falar a verdade, em detrimento de declarações mais políticas. Abertura da economia tem de ser precedida de reforma tributária e alívio na legislação trabalhista para não matar a industria nacional. As privatizações dependem em parte do Congresso e seguem um rito burocrático que reduz a velocidade de processo. Bem que o Salim Mattar gostaria de mais rapidez.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Que história é essa de "pequeno defeito de ser sincero e falar a verdade"? Não percebeu que é este, justamente, o problema do governo Bolsonaro? É justamente sob este "pequeno defeito" que, sob a manta da "autenticidade", esconde-se o fraco sem freios na língua, o grosso, o selvagem, que acha que é com chute na porta e rompantes que se resolvem as coisas. Isto é apenas ignorância.

    2. jose carlos toledo junior

      Para o Brasil competir com China e Índia daqui uns 20 anos vamos ter que passar a política de 10 filhos por casal de brasileiros neste momento. Os brasileiros devem nascer na condição legal de semi-escravos. Nem EUA competem com 3 bilhões de miseráveis trabalhando por comida e água. Liberalismo talvez funcionasse entre 6 tribos amigáveis de no máximo 200 indivíduos que praticassem escambo. Não passa de uma utopia que não é praticada nem em 10% dos seus conceitos em nenhum pais do mundo.

    3. João Braga

      Perfeito Paulo Cesar, se os petistas nao entenderem, podemos desenhar....Em tempo Guedes é otimo !!!

    4. Nilton da Luz Santos

      "Contra a estupidez, até os Deuses lutam em vão." Schiller.

    5. Matheus de Oliveira Melo

      Gado obediente, sempre passando o pano.