Opinião > O bonde das empregadas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Parabéns, Jairo. Força!!! Gostei da maneira como o texto foi escrito. Isso me ajuda muito nas provas de concursos.

    Responda
  2. LUCIANA MARIA SANCHES

    Sinto muito :-(

    Responda
  3. Maria Lopes

    Fiquei com raiva lendo o que lhe aconteceu; e asco pensando no sujeito e nas duas mulheres que fazem e riem do que fizeram e riram. Pelo manos acabamos de ver com a ficção de país de gente gentil e cordial. O que tem saído das sombras é de assustar e enojar.

    Responda
  4. José Bernardo

    Parabéns, Jairo. Com certeza eu reagiria de forma bem menos civilizada que a sua. Com seu belo texto, você certamente contribui bem mais para que esse estado de coisas mude do que se tivesse apenas reagido na hora, e é bem provável que, dado o contexto, e sem testemunhas isentas e idoneas, você acabasse responsabilizado; et pourtant...

    Responda
  5. João Antonio Telles

    Que texto forte e extremamente bem escrito. Jairo, você não precisa frequentar ambientes deste tipo, com pessoas nojentas como vc descreve. Um dia, tudo isso há de acabar.

    Responda
  6. Geísa Chagas

    Triste do país em que não reconhece sua própria história! Dessa forma, fatos terríveis e inaceitáveis ocorrem, como o narrado nesta coluna. Parabéns, seu texto é maravilhoso, falou tudo!!!

    Responda
  7. neli faria

    Infelizmente, ainda tem gente que acha que no Brasil não existe preconceito. O senhor deveria ter feito um escândalo. Doméstica? Consegui pegar no escaninho de minha memória: minha defunta mãe, então viva, com 403/45 ,por aí), foi empregada doméstica na Casa da Dona Ida, em Cornélio Procópio. Ela não conheceu a Disney, mas, a Filha conheceu a Disney Tóquio....Meu menoscabo abissal a todos os preconceituosos . E esse guedes? Maningue desprezo.

    Responda
  8. Jose Roberto X de Oliveira

    Jairo, já fiquei revoltado com essa história. Não sou ne.gro. Fico pensando no i.mbecil e dá vontade de ba.ter no sujeito ou pior dar o aço.ite nele já que ele é um F.D.P cruel. O pior é que muitas vezes não temos tempo pra nada e um cret.ino desses pode estudar e aprender a lu.tar e achar que pode fazer isso sem consequências.

    Responda
  9. MARCOS FERNANDO DAUNER

    discriminação não é privilégio .Basta estar vestido de bermuda e chinelo . Há alguns anos, ao querer entrar numa agência prime do banco onde sou correntista há quase 40 anos, para tirar um extrato, o guarda me barrou a entrada . Depois que telefonei para a ouvidoria em SP e esclareci a situação, quase vieram me buscar em casa, de carro ! Quase morri de rir !

    Responda
    1. neli faria

      Ah? Isso? sempre fui barrada..

    2. Marilene Salette Momm

      Você está se escutando, filisteu? Ele relatou uma situação em que arrumado passou por algo muito pior que você passou de bermuda. E mesmo assim sua história é sobrevalorada: vou como branco de chinelo há anos em jogos de futebol e o segurança revista quem, senão o negro ao lado que está mais bem vestido que eu? Tenha empatia, caro liliputiano.

  10. MARCIA Carvalho

    Pois é ... e quando a gente vê (eu vi) empregadas domésticas apoiando raivosamente o impeachment de Dilma, aquela mesma que fez aprovar a lei que reconheceu os direitos trabalhistas das domésticas .. a gente fica sem saber o que pensar nem sentir... será que esta classe trabalhadora está acordando?

    Responda
  11. Devanir A Merengué

    Belo texto! Nenhuma novidade para os negros que são humilhados diariamente. Nem para as mulheres ameaçadas, nem para gays, lésbicas e trans que estão todo o tempo na mira dos perversos. Que gente horrível

    Responda
  12. Adriana Maccacchero

    Parabéns pelo artigo. Um soco na boca do estômago. Quem fala em "mimimi" nunca foi objeto de preconceito. Muito fácil depreciar e julgar o que o outro sofre.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      É verdade. Só sabe o que é preconceito, aquele que sofre na pele.

  13. Diva Negri

    Excelente texto! Mas não é só negro que é discriminado...o branco pobre também o é. Eu já senti na pele a vergonha de ser olhada de cima para baixo porque não estava com vestido de cetim!

    Responda
  14. Anísio de Souza Chaves

    A fala de Guedes referindo-se às empregadas domésticas foi, sem dúvida, para atingir uma classe que acendeu no governo Lula, pois de forma inequívoca diminuiu, com políticas de governo, a enorme desigualdade existente em nossa sociedade. Isso é insuportável para essa classe dominante que faz parte do governo do Bozo.

    Responda
    1. Rogerio De Rezende Gonzalez

      Insuportável também para o eleitorado do Bozo.

  15. Amarildo Caetano

    A mentalidade, racista, fascista, maldita escravocrata contínua no Brasil. Parabéns pelo texto. Disse muitas verdades em poucas linhas.

    Responda
  16. Ana Junqueira Pessoa

    Que história triste... Parabéns pela coragem em se expor. Não podemos recuar nem 1 milímetro.

    Responda
  17. Tatiane Cristina Apda Penha

    Amei! Descreve muito bem a realidade de muitos.

    Responda
  18. Mérope Bernacchi

    Texto porrada na boca do estômago!

    Responda
  19. benjamim picado

    tiro certeiro e justo. apenas pra lembrar que o real destinatário da senha do tchuchuca é mesmo essa classe média que sufragou o chefinho dele. é mais uma lição que fica registrada para que essa gente eremilda fique mais esperta quando estiver na frente de uma urna eletrônica.

    Responda
  20. MARIA ALVES

    Belo texto. Por favor, escreva mais.

    Responda
  21. Ayer Campos

    É isso, Jairo, Casa Grande e Senzala muito presentes em 'nóis'...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.