Opinião > Planalto militar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rogério Ramos

    Se não fosse o regime militar, poderíamos nos ter se transformado numa China. Durante os 20 anos felizes com os militares, o azar destruiu a nossa economia e a desigualdade disparou, mas prefiro viver num Haiti do que Cuba. Go Trump!

    Responda
    1. JOAO BATISTA DA SILVA

      O azar destruiu nossa economia. Pelo visto, incompetência mudou de nome.

  2. Vitoria Machado

    Praças de pré (cabos e soldados) não podem votar conforme regimento interno. O resto pode votar e não podem ser votados. Cabe ao Poder Executivo nomear os militares que possam a vir ocupar os cargos. Mas colocar militares incompetentes como aconteceu na ditadura militar para governar o pais já e uma forma de ditadura e tirania, visto que os mesmos não tem vida pública e saíram de dentro de quarteis que ensinam antigas lições de morrer pela pátria e viver sem razão.

    Responda
  3. Vitoria Machado

    O primeiro general a assumir a Casa Civil depois de Golbery, que comandava a linha dura da ditadura militar. O Bozo é a Maria Batalhão que se vê o fim de seu governo derrotado e só não entregou os pontos ainda porque tem que imunidade politica para não ser julgado pela justiça comum.

    Responda
  4. romulo paiva

    Não são de direita, apenas lutaram contra os comunistas e evitaram a ditadura Comunista que assassinou milhões de inocentes no mundo e geraram miséria. Os militares são patriotas, honestos e empenhados. Se além disto tem o perfil adequado, é uma boa opção.

    Responda
  5. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Essa presença maciça de militares no Planalto é um alerta do capitão reformado aos oponentes: estou blindado militarmente. Qualquer movimento do Congresso deve ser pensado duas vezes. Posso contrariar a Constituição como eu quiser porque daqui ninguém me tira. As armas falam mais alto que qualquer lei ou argumento jurídico. Meu filho já deu o recado: apenas um cabo e um soldado fecham o STF. Querem mais?

    Responda
  6. Bernardo Pereira

    O Brasil deveria renunciar para sempre à guerra, como fez o Japão, e acabar com o serviço militar, entregando a defesa do seu território aos Estados Unidos. O objetivo do Guedes não é economizar? O Brasil não precisa de militares. Acabe com isso logo!

    Responda
  7. Bernardo Pereira

    No Brasil tem sempre alguém mamando. Agora os militares são a bola da vez, com aposentadoria especial e plano de carreira de primeiríssimo mundo. A reforma da previdência só melhorou a situação deles. Será que ao chamar de parasitas os servidores Guedes se referia aos militares? Gostaria de perguntar isso ao ministro falastrão.

    Responda
  8. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Militares e milicianos no poder, pobre Brasil!

    Responda
  9. marcos teixeira de souza

    Hugo Chávez era coronel do exército. Não gostava de articulação política. Era populista. Vejam em que a Venezuela se tornou.

    Responda
  10. Paulo Roberto Schlichting

    Acerta o editorial em apontar o risco de politização dos militares. Um aspecto que pode ser considerado sensível, e que pode ou não se constituir estabilizador, é o de que a caserna se apresenta como fiadora das ações do governo. Pende sobre nossas cabeças a questão: para o bem e (ou) para o mal?

    Responda
  11. Sandro Carvalho

    Militares compõem as Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica -, instituições do estado, permanentes; logo, não podem compor governo algum, pois estes são transitórios e frutos de ideologias - se o governo cai em descrédito, as Forças Armadas também caem se tomam parte nele. Militares foram preparados para a defesa do país, não para governar - governar é atribuição de civis.

    Responda
  12. Maria Ines Polotto

    Lugar de militar e no quartel ou de pijamas em casa! Desgoverno fascista incompetente!

    Responda
  13. Herculano JR 70

    Não vejo mal nenhum em q haja pessoas no governo cuja profissão é militar. Acho tambem, perfeitamente normal q se Bolsonaro vem da caserna conheça pessoas que possa avaliar derivado de seu meio e relação. O fato de ter militares no poder ña diz q o pais esta militarizado. ñ conhecemos a profissão da maioria dos deputados ou ministros, porque agora essa distinção? Ou perseguição. Talvez haja uma maioria de advogados no congresso o q ñ o faz filial da Oab

    Responda
    1. Ademar Adams

      Se os militares que aceitam se submeter às ordens de um tenentezinho golpista que ameaçou explodir uma adutora, tiverem a cabeça pensante igual a do chefe...meu Deus! Pobre Brasil.

  14. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Os militares são também cidadãos e com seus direitos. Desde que competentes tecnicamente na área em que atuam, o que se pode aferir pelos resultados, qual o problema de sua participação no governo democraticamente eleito? Cabe ao Presidente da República a composição de seu governo, e os militares integram as opções disponíveis e, diga-se de passagem, confiáveis, no momento político atual que o país atravessa.

    Responda
    1. Vitoria Machado

      Praças de pré (cabos e soldados) não podem votar conforme regimento interno. O resto pode votar e não podem ser votados. Cabe ao Poder Executivo nomear os militares que possam a vir ocupar os cargos. Mas colocar militares incompetentes como aconteceu na ditadura militar para governar o pais já e uma forma de ditadura e tirania, visto que os mesmos não tem vida pública e saíram de dentro de quarteis que ensinam antigas lições de morrer pela pátria e viver sem razão.

  15. Maurizio Ferrante

    Acho divertido ver generais vestindo Aquela roupa de guerra (tem um nome técnico que não sei, fadiga, ou coisa semelhante). Se a última guerra foi a do Paraguai, creio que pijamas seriam mais adequados

    Responda
  16. José Alves

    Pelo jeito que o artigo trata os militares até parece que são cidadãos de segunda classe. A maioria dos militares tem grande espírito de patriotismo e só querem o bem do Brasil.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Seu comentário até parece de alguém que desconhece a história do país, com as tradicionais intervenções (desastrosas) do Exército na vida política do país. Ao contrário de uma boa república bananeira, eu preferiria nossos militares gastando energia com conhecimentos militares.

  17. Erasmo Moraes

    Presença pesada e exagerada de Generais no Planalto , porque , vocês queriam Políticos Corruptos ?

    Responda
  18. Cloves Oliveira

    Minhas restrições sobre a presença excessiva de militares no governo tem razões contrárias às da maioria. Os militares Brasileiros são rotulados de direita porque se insurgiram contra a tentativa de parte da esquerda de transformar o país numa imensa Cuba. Mas a verdade é que eles não são de direita, mas de esquerda. São nacionalistas ao ponto do nativismo; são isolacionistas por natureza; e muitos acreditam que o Brasil pode se desenvolver pelos próprios esforços. Globalização é oportunidade.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Santa mãe, o que é isso?! Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk

    2. Paulo Roberto Schlichting

      Haja paciência! Que estultice!

  19. José Oliveira

    O pior é isso, privilégios para as carreiras e investimentos militares. Entretanto, área social piora. Como teremos um Brasil melhor assim? Heim? Criar uma nova Coreia do norte?

    Responda
  20. José Cardoso

    Deveria haver uma espécie de quarentena. Só depois de 2 anos após passar para a reserva (por exemplo), um ex-militar poderia ocupar cargos civis na administração. Um militar da ativa só ocuparia cargos ligados à carreira.

    Responda
  21. Marcos Serra

    A FSP quando não tem o que falar, busca fantasias para criticar o governo ou tentar criar um clima de animosidade entre o mesmo. Não é difícil admitir que os militares que integram a atual equipe do governo, escolhidos por suas competências, comprometimentos e integridade, lá estão apenas como cidadãos desejosos do melhor para o Brasil sem outros interesses como partidos, influências ou ganhos financeiros. O Planalto não é um quartel. Os guardas ficam na rampa. Será tão difícil entender isso?

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      "Integridade": íntegros são aqueles que não questionam o "passado" miliciano do presidenteco e seus piolhos. Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Difícil de entender é o fato de que, em época de arrocho geral, os militares tenham ganhado aumento substancial nos soldos e expansão de dotações orçamentárias em suas áreas, enquanto se projeta corte de salários de servidores civis e efetivam-se cortes no orcamento da Saude e Educação.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.