Luiz Felipe Pondé > Abstinência sexual Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
A iniciação precoce na vida sexual independente da classe social é uma verdadeira roleta russa, mas como sempre quem sai com a vida marcada “ negativamente ”de qualquer forma é sempre a população mais vulnerável ( no caso de gravidez, uma solução o aborto não? ). Mas como resistir ao espetáculo da cultura de massa, principalmente para esse público... Sorte dos poucos que tem famÃlia, orientação, religião para lidar com esses assuntos... Mas na sua maioria, é a lei da selva...
Sabe um pouco de tudo...quem lê,pode pensar que cursou medicina até o fim(com isso passa uma falsa ideia de conhecimento na área). O contrato dele deve acabar logo, tomara. Os mesmos "inteligentinhos", "descoladinhos", "politicamente corretos" e não muda o discurso. Filósofo de meia tigela!Chato demais!
alguém tem q avisar esse ómi cis, velho, decadente, retrógrado, arrogante e péssimo escritor q alguns meninos tem va gina e podem engravidar sim, mesmo q ele não queira reconhecer, e q chato é ele.
Folha esse senhor na tv cultura comentando, aliás, ele só vai pra lá, já era um Mala. Agora escrevendo nonsense. A Folha deveria contratar o Tiririca ficaria melhor para comentar algo a respeito de uma pessoa do nivel da Ministra
Cara, como você é chato e arrogante! Por que apenas não comenta o que acha sem agredir os outros? Isso é insegurança!
É porque ele comete a falácia clássica de negar o outro primeiro para poder se afirmar. Você é um lixo, logo eu sou bom! Viu, é assim que ele funciona. Agride, agride, para agradar quem o paga no privado...A Damares tem em parte razão! O que significa em filosofia, quase razão? respondo não ter razão...Ou tem, ou não tem. A questão das polÃticas públicas, vide Drauzio Varela não é mencionada... OPS! Ele vai ter um cargo na saúde!
Que texto ruim... disse nada, depois nada disse. TÃpico "vai e escreve qualquer coisa"
Vc leu o último parágrafo?
Definitivamente, não acredito que Damares seja mais influente que Greta e Frozen. Pondé é incrivelmente sarcástico.
Excelente reflexão. Não e fácil nadar contra a maré.
O Olavo de Carvalho já pode ser substituÃdo.
Apenas informas ao ilustre, pero no mucho, articulista, que o adiamento do ingresso na vida sexual é estatisticamente inócuo para adiar a gravidez precoce onde ela é altamente prevalente ( onde não é, é pior ainda). Os motivos são muitos, mas a fuga da famÃlia que oprime é uma causa frequente, ou a mudança do status social de filha para mãe. Não se pode ignorar isso e pregar a abstinência com cunho estritamente religioso ( ou não).
Os inteligentinhos de esquerda e as antinhas da direita. Nunca o Pondé vai se refimir e escrever algo que presta? O cara é tão incompetente, fraco, nunca passa num concurso numa universidade federal, nunca será respeitado enquanto intelectual e deposita seu fracasso nos pretensos esquerdistas. Blá blá blá.
Pondé as vezes consegue se encaixar em ambas categorias, como hoje!
Discordo. Será que só Universidade Federal tem o poder de dizer quem é competente? Quem falou essa mentira? Pondé é um excelente articulista e se incomoda alguns, paciência. Merece meu respeito como cidadão, e quem é que define quem é "intelectual"?
Como cada famÃlia cuida dos seus filhos é uma coisa. Como o Estado lida com a questão da sexualidade é outra coisa. Pondé faz um desserviço ao dar qualquer tipo de crédito a estupidez de Damares e seus colaboradores (Pondé se tornou um deles). Como vamos ensinar aos jovens da necessidade de sexo seguro, sem o suporte da Escola? Vamos lembrar que nem toda criança vai estar numa famÃlia estruturada capaz de orientá-la adequadamente. Todos os paÃses desenvolvidos oferecem Educação Sexual na Escola.
Luiz felipe Ponde, estranho você ainda estar escrevendo coluna na folha de SP, aonde somente o Reinaldo Azevedo (Descoladinho e Inteligentinho) , e outros militantes Esquerdista escrevem. Obs- Genial , exuberante sua coluna " Abstinência sexual"
Simplesmente, brilhante!
No fantástico mundo de Pondé não há camisinha nem pÃlula. Neste planeta da insaninade não vive ninguém do mundo civilizado, onde a taxa de natalidade baixa já é um problema, e não por motivada por religião A ou B. No território confuso do pensador confuso, usar diminutivo é sinônimo de ser bacaninha, mas obviamente é falta do que dizer. Lá habitam dois tipos de gente: a esquerda e sua prole digna de pornochanchada e os filhos adolescentes de evangélicos assistindo a novelas da Record. Tristeza.
Acredito que ele foi sarcástico, pois é impossÃvel já se obter resultados positivos só diante das falas da Damares. Não acredito que ela tenha tanta influência assim sobre as adolescentes. A Damares nem tem os poderes legais da Frozen! E nem parece com a Greta.
não se está falando de adulto não.
Fico admirada como um filósofo possa escrever algo tão preconceituoso, no estilo segurem suas cabritas pois meu bode está solto.
Apesar de me dar arrepios ao ver pastores creio que ao tirar crentes de vÃcios acabam ajudando o fiel. Claro que isso não sai de graça e o dinheiro da pinga vai pro bolso do pastor. Já a abstinência tem suas virtudes mas deveria vir acompanhada de educação sexual, que esses pastores não querem. Um erro, pois não tem nada mais broxante do que uma aula dessas, que ao explicar o órgão sexual feminino tira 90% da graça.
Eu acredito que qualquer idéia, ou medida, ou algo que ajude nossas adolescentes, são muito bem vindas. A menina engravida, o carinha não assume de jeito maneira a paternidade, a criança sofre. Já na adolescência, vai partir pro banditismo, Ódio, revolta,rancor. Pronto. Temos um psicopata completo e em ponto de bala, tinindo. Quem vai pagar essa conta?
O artigo é tão óbvio que chega a ser excelecente.
Pondé é neotucano...
Luiz Felipe Pondé morava na Bélgica até pouco tempo atras. Logo, desafio ele realizar esse discurso pseudo intelectual conservador nas periferias das grandes cidades e dizer aos jovens desempregados, sem qualquer apoio estatal e cultural e dizer - Não transem, esperem o prÃncipe e princesa encantada do capitalismo 2.0 Se abstinência fosse solução, as igrejas evangélicas não teriam adultério, fornicação e gravidez na adolescência. Basta a ir em uma e veja com seus olhos.
Que artigo mais retrógrado e preconceituoso! Retrógrado porque defende uma ideia da idade média, que é a abstinência sexual como forma de não engravidar. E a conquista da liberdade sexual que a partir dos anos 60 a sociedade conseguiu? Joga no lixo? E preconceituoso porque prega a abstinência apenas para as classes pobres como forma de controle da natalidade. Quem se diz professor e filósofo devia defender a educação sexual e o uso da camisinha, para o controle da natalidade!
Abstinência sexual não pode e não deve ser uma polÃtica pública. Muita irresponsabilidade. Precisa estudar mais. Esse pseudomoralismo conservador aliado a um fundamentalismo religioso não é o caminho para evitar a gravidez precoce. As pessoas mais pobres têm o direito do prazer sexual, com consciência das suas consequências , através da educação sexual nas escolas, campanhas públicas de prevenção de DST e gravidez, além da orientação da famÃlia.
Pondé, vc é mané....
Sim .Abster-se de sexo não engravida. Só que é preciso combinar com os jovens e seus hormônios em altas taxas. E as polÃticas públicas contra DST(s) devem ser para todos os grupos da sociedade. Me parece que, para o colunista, é só transformar o paÃs em uma teocracia evangélica que acaba-se com as DST(s) e a gravidez indesejada. A respeito da Damares vir a ser a candidata a presidência (e esse horror já passou pela minha cabeça), só posso dizer: Deus nos acuda!
Só não pode, junto com a campanha pela abstinência, negligenciar o ensino e oferta de métodos anticoncepcionais e de proteção contra as doenças sexualmente transmissÃveis.
O Pondé sabe de tudo: de parto de raposa a unha encravada, passando por dessalinização da água do joelho.
O texto do Ponde é muito chato de ler. Recalcado. Pouco criativo. Parece esnobe e arrogante. Mas, no final, entendi o que é ser um inteligentinho....é ser que nem o Ponde. Acha que sabe tudo e é melhor que todos.
Pondé dando uma de descoladinho, pra variar...
quem não deu ,damares, Quando"filosofo pondé tre pou com a damares na goiabeira,até os bichos de goiaba fugiram quando viram estas duas trepeças juntas em atos e ideais.
Pondé tanto luta contra "os inteligentinhos" que ele mesmo se revela um burrinho.
Pondé se aproveita de um rebolado retórico para justificar o injustificável. Isso é comum, na época do Plano Collor, toda ciência econômica já prévia o desastre, mas os Pondés da época partiram pra defesa do Plano sem saber (ou preferindo ignorar) a ciência. Com o desenvolver da história verdades são reveladas e as peças se ajeitam no tabuleiro, peças como Pondé,(bajuladores em geral) tendem a ficar de fora do tabuleiro da história. Desaparecer.
Pondé (só pra variar) surfa na onda dos conservadores reacionários. Aqui, de forma irresponsável, usa um assunto sério como as polÃticas públicas para prevenção de DST e gravidez precoce de crianças e jovens para ficar destilando seu ódio contra desafetos ideológicos. E saliento que faz isso de forma irresponsável. Em seu texto Pondé se esquece completamente de citar a vasta evidência cientÃfica de que "abstinência sexual" como politica pública simplesmente não funciona. É só moralismo mesmo!
Pondé gosta de Provocar, e Sabe muito bem onde Cutucar! Rarararaaaaaaaaaaaaaaaaááááá!
celso biten curto esse rarara histerico,é causado pela abstnenencia sexual ou neuronal?
Credo, que texto ridÃculo. Pobreza de argumentos.
Não, senhor Pondé, abstinência sexual não é polÃtica de Estado!
A questão é que a "inteligentinha" tem acesso à informação, cultura e por recurso privado entendeu que engravidar cedo é mal negócio. O que faz um evangélico não transar antes do casamento é a ideia de pecado, culpa e tentações do diabo. A dúvida que paira é: como abstinência vai ser polÃtica de Estado? A Damares vai dar para todos acesso à toda cultura e oportunidades que a "inteligentinha" teve ou vai fazer "geral" ver Jesus subindo a goiabeira?
Realmente é MAU negócio.
Já estou acostumado à s conclusões absurdas do Pondé, porém q análise de fontes e informações costumava ser ok. Aqui vemos que até isso desandou. Do texto não se salva nem a piada no inÃcio, que é carona.
E a primeira vez que leio essa criatura, não leio mais; dispensável tanta besteira, generalização e degradação do próximo para provar seu ponto de vista.
Interessante que a sexualidade aqui é debatida não como algo que deva envolver algum planejamento (até afeto?), mas quase como uma imposição natural, ou seja, parte acredita que nenhum adolescente consegue "se segurar", foram reduzidos a bichos e infelizes se não fizerem sexo. Jovens no geral sofrem se vivendo uma sexualidade completamente solta.Levar jovens a raciocinar sobre as consequências de exercê-la é o mÃnimo.Abstinente ou não!Só explicar o sexo e dar camisinhas, etc. não educa.
Imagino quanto dano era causado porque as pessoas evitavam o sexo quando não existiam anticoncepcionais, então... rsrs. No meu entender, o que causa danos maiores é virar adolescente grávida(o) ou pegar doenças. Ninguém aqui questiona que sexo é algo natural e que faz parte da vida, nem prega abstinência forçada de ninguém, mas orientação. Leia novamente! Tudo bem quanto ao "inteligentinha"! Não me ofende, não! E vc é livre para pensar/falar assim! Abs.
Denise, você já leu alguma coisa sobre "incels"? Tem filhos? Abstinência é uma repressão voluntária que pode causar danos mentais. Além disso, se imposta pelos pais ou seja lá quem for, como saber se o adolescente não está pulando o muro. Você é inteligentinha, segundo o Pondé...
neste ramo de negocios tem de tudo que é jeito,de karnal a pondé de cortela a safatle um monte de sabidões,mas todos eles tem um problema ,são "filosofos" sem tempo para longas reflexões e estudos,já que todos eles tem uma rotina de trabalhador braçal,escrevem trocentas colunas de abobrinhas para jornais,adoram mostrar sapiencia fast food na televisão ,fazem não sei quantas palestras por semana ,são professores tem de(ou deveriam )dar aulas,fazer pesquisas,escrever algo alem de textos como esse
Pensei que os textos confusos de Ponde derivassem de alguma dificuldade de transpor ideias para o papel. Vejo que me enganei, ele tem dificuldade de raciocinio mesmo. É óbvio que a abstinência seria muito salutar, porém não dá o resultado pretendido e não deve prevalecer sobre outras polÃticas de prevenção à doenças e gravidez prematura. Isto é, priorizar a abstinência como programa de governo é inócuo e, portanto, gasto desnecessário.
Aposto que Felipe Pondé não acredita nos absurdos que fala. Seu objetivo é só causar e ganhar audiência. Ele é só mais uma versão dos inteligentinhos de que tanto fala.
Curioso como o Pondé tem a mesma conversa há anos. Parece que o universo vocabular dele gira em torno de falar sobre os "descoladinhos e inteligentinhos". Será que essa fixação se originou a partir de uma certa frustração por ter sido apartado na academia? Não sei, mas é, no mÃnimo, curioso. Algum antropólogo poderia pegar esse case como objeto de estudo, faria um bem danado à ciência.
IncrÃvel como o senhor usa de palavras difÃceis e metáforas poéticas para defender uma polÃtica pública tão rasa, sem efeitos a longo prazo e que não combate os reais problemas da sexualização juvenil.
Gostaria que algum psicanalista comentasse se abstinência forçada por longos perÃodos se transforma em repressão, e se esta repressão (caso exista) contribui para crimes de pedofilia e estupro.
Sei que monges medievais, ficaram loucos.
Respondendo à sua pergunta : Eu cresci em uma favela em Belo Horizonte. É claro que isso aconteceu tem vinte anos. As favelas de 20 anos atrás eram diferentes. Mas muita coisa não mudou.
Também gostaria que algum evangélico comentasse se a mastur.bação é pecado, ou pode servir como válvula de escape. (mastur.bação = pecado segundo o algoritmo moderador da Folha, anti-inteligência artificial)
Texto de um professor universitário que, intencionalmente, ignora a abordagem cientÃfica da questão visando apenas provocar polêmica e “fazer barulho” para valorização do espaço midiático do próprio articulista.
A Igreja Católica do RS tenteou recentemente implantar um Projeto de Controle de Natalidade que, em linha gerais, falava a mesma coisa, aqui em S.Paulo tentaram também, começado pela Cracolândia, em ambos os casos os "descoladinhos" do PT caÃram de páu. Ora, você tem razão, o fato é que "Fêmea" gera Filhos e Macho não, esse só cobre, gostam os "generistas" ou não e como a Base da Piramide o numero de Humanos é muito maior, teremos em pouco tempo uma Legião de perdidos devidamente "fabricados".
Que bichos você cria? Porque a linguagem que usa...céus, casa um que aparece.
Putz... a Igreja Católica do RS deve ser muitÃssima atrasada, pois a Igreja Católica do Vaticano vem pregando a abstinência sexual, sem resultados, há vários séculos. Tudo que se proÃbe gera curiosidade e interesse.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Abstinência sexual Voltar
Comente este texto