Luiz Felipe Pondé > Abstinência sexual Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Se eu fosse socialista ia chorar de raiva todo dia lendo o Pondé
Nunca li tanta bobagem. Não tem o que escrever? Passa
Essa ministra não passa de uma inútil. É até óbvio que meninas adolescentes não devam engravidar, mas apenas pregar abstinência é inútil, equipara-se a pedir para o ladrão não roubar. Essas crianças e adolescentes precisam de orientação, esclarecimento e não palavras vazias de uma demagoga inútil.
A OMS considera que a gravidez precoce é um dos principais fatores que colabora para manter as pessoas na pobreza. Isso porque ela interfere com a educação das meninas pobres, ou seja, corta-lhes a única chance de melhorar de vida. Complicações advindas da gravidez precoce são consideradas a principal causa de morte de meninas entre 15-19 anos de acordo com a OMS. A questão nem é a abstinência sexual, mas a utilização de meios para evitar a concepção. Nem é ideologia, mas saúde pública.
Olá Cloves, apenas um comentário relacionado a informação de que a principal causa de morte de meninas de 15-19 anos no mundo/OMS são as complicações da gestação. Aqui no Brasil, em 2017 por exemplo, as causas externas, isto é, acidentes e violência são oito vezes maiores e as complicações da gravidez de 15 a 19 anos são a 6ª causa em frequência, atrás de neoplasias, doenças circulatórias e outras para as meninas. São dados de estatÃsticas vitais do Datasus.
Muito bom Cloves, é uma das ocasiões que concordo com você. Só faltou incluir como evitar o estupro (vide o que acontece na India), que também é fator de gravidez indesejada. Abstinência sexual é pregada pelas religiões desde não sei quando e nunca funcionou, não sei porque levantar este assunto.
Pondé, é namoro ou amizade com o Bozo? Ou o ódio ao PT é suficiente para forjar tudo que tem nesta cabecinha de Olavo de Carvalho. Ideologia mata. Pergunte ao Stalin e ao Fidel Castro.
Enquanto evangélicos têm tido sucesso em incluir e - por que não? - salvar, Anittas da vida ajudam a sexualizar as jovens menos favorecidas.
Concordo a princÃpio, quanto à irresponsabilidade moral de muitos (falta de inteligência, talvez), mas o tema é muto amplo e possue muits variáveis.
Como sempre apoiadores de atos deste governo mostram suas asinhas nazistas, no caso abertamente apoiando eugenia. O articulista canta os benefÃcios de não deixar pobres se reproduzirem quase no primeiro parágrafo. E mesmo se decidissemos apoiar uma versão menos racista do argumento, apoiando a abstinência de ricas e pobres de maneira igual, as experiências nos EUA demonstram que não funciona. Eles já fazem isso e têm uma das maiores taxas de gravidez na adolescência da ocde
É um tal de inteligentinho bem nascido, descolado da zona sul blá blá blá... é uma espécie de ideia fixa desse articulista, se mostrar descolado dos "inteligentinhos" que se espremer no Divã sai alguma barbaridade. Ademais, pobre pra ele só tem saÃda se for evangélico, do contrário crime, envolvimento com drogas, gravidez precoce.
Ele é uma Ratinho (o apresentador) diplomado.
Clichês de negação não deixam de serem clichês. A sexualidade precoce sempre me pareceu algo danoso ao desenvolvimento da pessoa. A reprodução em massa de nossa miséria, violência e o machismo daquele tipo que faz e foge da raia, certamente decorre da sexualidade precoce. Mas não se pode omitir que nesse caldo o que nunca faltou foi religião, incluindo evangélicos, que tem justamente nas periferias seu maior rebanho, a décadas.
Acho que vendo os comentários aqui e o artigo do Pondé perpetuamos uma disputada do certo e do errado, de maneira polarizada . Por isso precisamos focar em alguns fatos que todos concordam : gravidez na adolescência é um problema ; gravidez só acontece através do ato sexual ; há diversas maneiras de se evitar gravidez ; precisamos olhar para situação deste problema e discutir soluções ; Esse assunto é polêmico! o autor é divertido !
muito bem. MAM
Moço, o paÃs não se divide em descoladinhos e pobres evangélicos. Seu texto é horrÃvel, feito na bolha em que o senhor vive. Argumento fraco, só pega carona na polarização , estimula essa triste condição e coloca para meninas uma responsabilidade desigual diante do desejo. Educação e informação ainda são os melhores instrumentos. Acho que sua intenção é só causar mesmo. Patético!
Pondé é bom! Mas, neste texto, como em tantos outros, falha ao necessitar do ataque cheio de diminutivos depreciativos para esconder sua falta de razão. A insistência na depreciação do outro diz muito mais sobre o próprio Pondé do que sobre os "inteligentinhos" e "descolados".
É. Descoladinhos ou não, o que se prega é a abstinência da mulher. Os homens seguem fumando seus charutos e decidindo suas vidas e abandonando filhos indesejados. O artigo quis mais ofender um grupo do que defender a "tradicional familia hipócrita brasileira"...
Maria Helena, você acertou na mosca!
Palmas, Palmas, Palmas. O melhor do Pondé é que ele é corajoso e não tem medo de desafiar e bater sem piedade nos "inteligentinhos" que abundam neste jornal. Vida longa ao careca mais amado do Brasil!
Creio que você enxerga o debate como uma luta entre gladiadores, requer muita coragem. Este tipo de visão contribui para aplacar o debate, ao invés de motiva-lo. E com o debate fora de cena, o que se vê são agressões e lacrações de lado a lado. E la nave va...
Que texto, heim!? Mexe e remexe e não diz nada. Acho que o “filósofo” fugiu das aulas de lógica aristotélica. Ao invés de derramar-se em preconceitos e generalizações, porque Pondé não cuida de construir um argumento decente para ligar o dado apresentado de diminuição da atividade sexual com o projeto evangélico de abstinência. Mas tudo aqui é só nuvem de fumaça de charuto e ar blasé. Quando se dissipa você vê que não tem nada a ver (puxa, acho que fiz dois versos bacanas). Pondé, meu muso!
Que artigo horrÃvel. Parece que foi escrito à s pressas.
Na minha adolescência escolhi esperar. Estava certo da minha decisão. Mudei de ideia rapidinho quando fiquei sozinho com a namorada e sentimos um negócio no corpo que parecia engolir a razão. Para nossa sorte, havia uma camisinha na minha bolsa para uma eventual mudança de ideia. Meus pais sempre me ensinaram a suspeitar um pouquinho das minhas convicções e estar preparado para surpresas. Adolescentes transam e não é de hoje. Informação é necessária, mas não retém pulsão nem esperma.
Pondé é aquele q diz q “a pros ti tuta é a primeira vocação de toda mulher”, declaração q é praticamente um convite ao assédio e ao estupro, como sabe qquer um q criou uma filha e viveu em nossa sociedade misógena. Soa hipócrita, portanto, sua preocupação com as adolescentes, q para ele são pros titu tas naturais.
Quanto preconceito... É pobre então tem que ser evangélico se não descamba para o crime ou para engravidar cedo? Meninos não engravidam mas pegam doença, a camisinha está aà pra quê? Por que a Folha dá espaço pra essa gente?!
Porque ele não escreve só sobre isso. Porque ele tem eleitores que gostam; porque não se vive apenas do que concordamos. MAM
Pois é... Não entendo a Folha dar espaço para esse senhor. É lamentável!
Pondé agora virou porta-voz do obscurantismo. Defender o indefensável de um governo com articuladores de pensamento tão medieval como esse é de se perguntar. A que nÃvel um filósofo precisa desacreditar de suas convicções para se nivelar á um governo rastaquera desses?
Pondé apenas vocifera algumas palavras aqui e ali contra o que ele chama de "descoladinho", mas não baseia suas afirmações em nenhum estudo, assim como Damares também não o faz. Faz sentido o alinhamento com esse governo oientado a achismos e a visÃvel e preocupante desconexão com a Ciência.
Pondé cada dia pior: ter relação sexual é uma atividade natural de todos os animais... Pobres ou ricos, eu venho de famÃlia pobre e meus pais sempre me ensinaram o uso do preservativo! Camisinha está aà pra quê? Agora, rico pode ser filósofo ateu, pobre tem que ser ignorante evangélico?
Quanta bobagem, Pondé! Abstenha-se, você, de escrever.
O problema dos evangélicos não está no rebanho, mas sim no seus pastores, que estão cada vez mais milionários, extorquindo exatamente o rebanho, que não consegue enxergar a extorsão. Basta assistir a um programa evangélico na TV. E o mais incrÃvel: ninguém reage, nem a sociedade nem o Estado!
Damares deve ter visto Pondé na goiabeira, tendo um chilique de inteligentinho!
Esse tom raivoso do Pondé, pode até combinar com os tempos polarizados de hoje, mas passa longe do bom senso e de um discurso que , sobre qualquer tema polêmico, deveria ser mais agregador. Essa caracterÃstica dele, definitivamente não o favorece. Pode até agradar certa ala de comportamento do momento, mas não agrega quase nada.
Sr. Pondé deveria se abster de comer sua ração diariamente. Fazer uma greve de fome fatal e nos deixar livres para sermos “inteligentinhos” e privados dos seus pensamentos “brilhantes”. Talvez as “igrejas” de Damares e os “colégios de milicos” de Bozo dessem melhor resultado na questão da gravidez precoce se informassem ao invés de castrar e mentir. Melhoraria muito também se as universidades formassem mais intelectuais e menos palpiteiros como o Sr. Pondé.
Acho que a questão toda era ter a pregação da abstinência como única polÃtica pública para evitar a gravidez na adolescência. Mas mais uma vez o filósofo finge não entender o problema para poder massacrar à queles de quem não gosta.
Quanto preconceito.
Pondé pondera de forma interessante e inteligente. A dúvida sempre paira de que forma essa abstinência será pregada. Quem viver, verá !
Estou na dúvida se o articulista usa talheres nas suas refeições, que brilhante, vamos então combater o uso de drogas com a abstinência também, o tráfico, falando para não traficarem, vamos combater os homicÃdios falando para as pessoas pararem de se matar, vamos combater os roubos falando para não roubarem. Com a diferença de que nestes casos estão sociopatias envolvidas, e no caso da gravidez está envolvido o sexo e seus hormônios, ato natural e necessário, inclusive para a preservação da espé
Pondé une a cultura, o bom humor, a critica com sutileza e principalmente bom senso nas suas observações. Foge dos radicalismos " eu odeio a classe média", tem uma visão moderna do mundo, nao se perde em ideologias ultrapassados travestidas de moderninhas, e que nao deram certo em lugar nenhum. Tem coragem para ser discordante desse pensamento único e delirante que predomina em grandes áreas de nossas universidades principalmente nos cursos de ciências humanas. Parabéns!
Visão moderna de mundo? Pregando fundamentalismo religioso? É pra rir?
Sutileza ? Aonde?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Abstinência sexual Voltar
Comente este texto