Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Waldo Assahi

    Campanhas sobre sexo seguro são muito mais eficazes do que pregar abstinência. A carne é fraca, a camisinha, não.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Waldo, me permita um momento de cinismo: quando a mãe de um jovem quer um neto de qualquer maneira, ela fura as camisinhas (novela da globo)...

  2. dorival fernando chiossi forni

    Genial!

    Responda
  3. Carolina Figueiredo

    Ninguém pensa em anticoncepcional como medida de prevenção da gravidez e também da prevenção da gravidez que provem de estupro?

    Responda
    1. Said Ahmed

      E o aborto da gravidez decorrente de estrupro, neste governo é permitido? Pergunte pro Bundé...

  4. Eduardo Roxo Nobre

    Pondé tem razão!!! Viva Pondé !

    Responda
    1. Said Ahmed

      Olavo tem razão!!! Viva Olavo !

  5. Márcia Meireles

    Dessa vez Pondé escreveu muita besteira, a sexualidade é natural, os hormônios "gritam" na juventude, abstinência é uma caminho sem noção. Texto machista, conservador, desinformado, tosco. A gravidez na adolescência é um problema que se resolve com educação e informação como em qualquer país desenvolvido.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Carolina: já passou um dia inteiro numa favela? É necessário conhecer a realidade por outros ângulos para conseguir a respostapaa a sua pergunta.

    2. Carolina Figueiredo

      Nunca entendi o porque de não levar a filha no ginecologista para tomar anticoncepcional,para que ela previna a gravidez e a gravidez por estupro ? Com o anticoncepcional, ela aprende e entende melhor a dinâmica hormonal do corpo dela, além de poder manter seu desenvolvimento sexual, como aprende que tem maior controle do corpo e da escolha de ter filhos quando quiser.

  6. Tersio Gorrasi

    Qual a solução então para a gravidez indesejada, especialmente para as classes menos favorecidas?

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Especialmente para as classes menos favorecidas só resta mesmo utilizar, somente, o vaso traseiro.

  7. Carolina Figueiredo

    Psicanálise nossa de cada dia nós daí hoje,amém!

    Responda
  8. Raimundo Carvalho

    No mundo real, novinhas evangélicas dão com muito mais facilidade que as novinhas comunistas. Sabe por quê? A primeira é um serzinho frágil e dependente; e a segunda, não. É forte, autônoma e sabe o que quer.

    Responda
  9. Daniel Dias Damasceno

    Até que enfim um artigo que levam as pessoas que só ouvem o contrário sobre o tema a uma reflexão. Meninos não engravidam. Parabéns Pondé ótima reflexão. Atualmente as familias estão ficando perdidas, pois a mídia no geral só sabe mostrar um lado da moeda e criticar com o afinco o outro lado. E assim criam um ambiente de fobia a quem pensa diferente.

    Responda
  10. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Acho que o Pondé tá indo longe demais em vincular sua 'luta' contra os 'inteligentinhos' com métodos de prevenção à gravidez precoce. Não tem nada a ver uma coisa com a outra, a questão deve ser ligada a métodos já testados e comprovados como mais eficientes, ou seja, ciência e não análise comportamental de classes/religiões.

    Responda
  11. Juan Barros

    Pondé conseguiu se superar, ao escrever um artigo tão medíocre, tanto em pensamentos quanto em qualquer lógica, bom senso, conhecimento de fatos, estudos, CIÊNCIA.. enfim, ele se revela um filósofo pior daqueles de botequim: aquele que fala por achismos, fala por preconceitos claros e visíveis, fala pelos cotovelos... sem nada que preste, falar. Deplorável, mas pelo menos a Folha aqui não pode ser acusada de cercear o espaço para a direita - e por consequencia, para os ignóbeis.....

    Responda
  12. JOAO CAMILO garbinatto neto

    Ok, o colunista fala de abstinência sexual, porém, se não li errado, essa abstinência é para as mulheres (são elas que engravidam, conforme o autor). Não vi a abstinência ser usada como recurso para os homens. Claro, não são eles que terão que carregar o filho 9 meses na barriga. Não são eles que terão que criar, cuidar, educar, dar amor, carinho. Não são eles que deixarão de estudar. Antes de falarmos de abstinência sexual como recurso para um problema social, vamos discutir o problema real.

    Responda
  13. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    Esse cara dedica a carreira toda ao ressentimento que sente por todo mundo que ele julga ser mais burro que ele. Não surpreende estar goz ando com as ações deste governo de ressentidos.

    Responda
  14. Iago M Zulu

    Pondé é uma exceção no meio da mediocridade quase unânime entre os colunistas deste jornal.

    Responda
    1. Said Ahmed

      E você é uma exceção entre os leitores inteligentes deste jornal...

    2. Juan Barros

      Pelo contrário, ao escrever um artigo tão medíocre, tanto em pensamentos quanto em qualquer lógica, bom senso, conhecimento de fatos, estudos, CIÊNCIA.. enfim, ele se autodecreta um filósofo pior daqueles de botequim: aquele que fala por achismos, fala por preconceitos claros e visíveis, fala pelos cotovelos... sem nada que preste, falar. Deplorável, mas pelo menos a Folha aqui não pode ser acusada de cercear o espaço para a direita - e por consequencia, para os ignóbeis.....

    3. Victor Henriques

      Imagino que você creia piamente que sua filha (ou irmã, ou sobrinha) foi convencida, graças ao governo, a deixar de transar rsrs. Bom carnaval!

  15. Luiz Candido Borges

    O Pondé desistiu de vez de qualquer proposta de fazer do Brasil um lugar pelo menos razoável e está disposto a apoiar qualquer coisa que mantenha os miseráveis sob controle. Para o controle das pulsões que podem "dar ruim", a solução é a solução Evangélica; uma das mais fortes, a sexual, que resulta na multiplicação dos miseráveis, repressão, devidamente travestido de abstinência. Há muito que o Pondé demonstra grande simpatia pelos evangélicos, abstraindo completamente a picaretagem dos "neos".

    Responda
    1. Said Ahmed

      Bem observado Luiz. Vai chegar um dia que os evangélicos vão pregar o uso de burcas pelas mulheres.

  16. Fernando Cesar Miranda

    A religião não impediu os escândalos de pedofilia na igreja católica. A religião não impediu a própria ministra Damares de ser violentada pelos pastores de sua igreja em sua própria casa. Ao tentar transformar uma visão religiosa em uma politica de estado a ministra ignora a sua própria história e a realidade do pais onde adolescentes são violadas em suas casas por pessoas próximas: pais, padrastos, tios e vizinhos. Ao mirar na gravidez, mira na consequência não na causa.

    Responda
  17. Victor Henriques

    Saia do armário, Pondé, e pare de viver da caridade de quem te detesta.

    Responda
  18. wilson kfouri

    Só falta o " inteligentinho" Pondé achar que a Terra é plana,que o comunismo é de esquerda,que o triângulo é quase uma reta e que é possível fazer retrospectiva do futuro..

    Responda
    1. wilson kfouri

      Errata: quis...

    2. wilson kfouri

      Errata: quis,olha o espírito maligno do Weintraub de novo..

    3. wilson kfouri

      Agradeço a correção Ahmed: quiz falar " nazismo de esquerda" mais baixou o espírito maligno do Weintraub em mim é provocou o engano...

    4. JORGE ANTONIO MERCANTI

      É perfeitamente possível acreditar no evolucionismo, que a Terra é redonda e que orbita em torno do Sol, que o homem já esteve na Lua, que o nazismo é de direita, ser ateu e acreditar que não é necessário ter relações sexuais assim que se atinja a puberdade. São assuntos totalmente desconexos que os "inteligentinhos" misturam para tentar emplacar as suas opiniões.

    5. Said Ahmed

      Wilson, acho que você quis dizer nazismo de esquerda. O comunismo é de esquerda e eu acredito num comunismo reformado.

  19. Romero Lima

    Outra solução seria voltar ao cinto de castidade medieval.Ao contrário do que se diz e querem convencer aos mal informados,os jovens então usando preservativos distribuídos gratuitamente na rede pública. Qualquer rapaz anda com a camisinha na carteira. O que querem imesmo é impedir o prazer do sexo. .

    Responda
  20. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Concordo que tudo seria mais fácil se houvesse Educação com E maiúsculo Mas depois de 16 anos de poder com esta educação de quinta implantada pelos petistas no Brasil é preciso mesmo de uma solução emergencial até que tenhamos de volta uma Educação pra todos que possa finalmente ser chamada deste nome. Esta turma nos deixou milhões de adolescentes deseducadas solteiras grávidas sem condições de sustentos que vão ter que penar sozinhas pela sobrevivência .

    Responda
    1. Said Ahmed

      Não assisti a nenhuma aula de educação sexual no período do PT, mas assisti quando era estudante na ditadura, e me lembro que era uma zoeira total... os educadores, ao invés de abordar o que é essencial (responsabilidades e prevenções) peferiram começar pelo estudo das anatomias! Foi tanta gozação que me lembro até hoje de gente falando em capô de fusca, pastéis que batem palma, toquinhos e preguiçosos que não saem de casa... e tem gente que acreditou na mamadeira de piroca!!

    2. MARCIA Carvalho

      Meu senhor, vc acha mesmo que a educação de quinta foi implantada pelos petistas? Quantos anos o senhor tem? Esta forma de pensar só se justificaria se o senhor tivesse menos de 25. Se tiver mais de 25 anos, a explicação é ignorância ou má fé.

    3. Sandra Losa

      É, a culpa é do PT. Antes nem havia educação aqui. Começou com o Lula. Não, não. Minto. Havia sim e era excelente. Aí veio o PT convertendo professores em comunistas e incitando as garotas adolescentes à gravidez precoce. Agora o Weintraub vai nos salvar com esmero e competência....

  21. Junior Carvalho

    Que raciocínio raso Pondé. Ainda que a igreja evangélica salve vidas, aqui estamos falando de politica de Estado, que deveria se basear em conhecimento, em ciência. Uma politica publica deve se preocupar em proteger, em levar aos menos favorecidos condições, o ideal no seculo que vivemos é discutir, ensinar sobre sexo, sobre proteção, sobre métodos, não vir com a idiotice de pregar abstinência. Mas enfim, não vivemos mais num país que pensa, estamos nas mãos dos ressentidos.

    Responda
  22. Antonio Sabino

    No texto, Pondé afirma que a igreja evangélica pode "salvar" a menina de engravidar do traficante de 15 anos. Por quê não salva, então, o menino de se tornar traficante? Ah! É melhor ter os traficantes do lado da igreja evangélica, pra dominar a região e afugentar os "descrentes". Pondé, como és ignorante...!

    Responda
  23. MARCIA Carvalho

    É um ponto de vista que se respeita .

    Responda
  24. Elcio Sartori

    A questão da abstinência na esfera pública não passa pela "moral", "família" ou "religião" como o articulista quer fazer crer. É uma questão de onde direcionar os escassos recursos públicos. E nesse campo é comprovado que só a difusão de métodos anticoncepcionais funciona.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO HORTA PEREIRA

      Puro sofisma: os recursos públicos não são uma bala de prata, um tiro certeiro para qualquer problema. As políticas públicas são plurais para um mesmo problema e a reação à proposta da Ministra é preconceito rasteiro...

  25. Sandra Losa

    De qualquer modo, glória a Deus. Já mandou o currículo p/ o Bolsonaro, irmão Pondé?

    Responda
  26. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Honestamente , gostei do texto . Sou "idoso" sic ,aposentado, 2 cursos superiores completos , casado, filha casada , não sou evangélico (sou "protestante", na linguagem brasileira ), assinante da "Foice de SP" há décadas ... gostei do texto ! Parabéns !

    Responda
  27. Sandra Losa

    Com esse texto, Pondé acabou de revelar-se o 'inteligentinho' de que tanto debocha. Com termos batidos, infantis e depreciativos, desqualifica todos que dele divergem. É só recalque.

    Responda
  28. Maria Fernanda Monzo Luporini

    Que fase do Brasil, que pena dos nossos filhos!!

    Responda
  29. Cassio Silveira

    Apesar de discordar politicamente do colunista, gosto de suas críticas. Sobretudo, quando direcionada à "playbozada uspiana e pucquiana" (à esquerda e à direita), pois, este grupo se enxerga como os detentores do saber e das teorias das resoluções socias deste país, sem saberem na prática o cotidiano e os fenômenos sociais das periferias.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Eu estudei na PUC-SP, com obrigatoriedade de dois semestres de teologia, e nem assim me considero de direita... pelo contrário, eu lanchava os "mauricinhos".

  30. Maria Lopes

    Pondé resolveu que clichês substituem ideias. Que artigo medí o cre. A começar pelo fato de não mencionar o mais importante: educação. E a educação de meninos também. A responsabilidade dos homens que engravidam mulheres e abandonam. Procurando cargos no governo? Artigo indigno de um filósofo.

    Responda
  31. Victor Mussumeci

    Talvez a forma que o sr. Pondé tenha exposto sua opinião tenha me horrorizado mais que a opinião em si. Assim como a ministra, que não apresenta absolutamente nenhuma solução para as questões sociais relativas a gravidez prematura, o sr. Pondé apenas ataca a oposição, o que ele chama de "descoladinho", desviando completamente o foco. Cadê a ajuda em si? Cadê as políticas sociais? Acham que uma menina de 13 anos grávida dá a mínima para o que um "descoladinho" ou um pseudofilósofo pensam?

    Responda
    1. Victor Mussumeci

      "A ministra Damares tem razão." Não me surpreenderia agora ver numa próxima coluna dele a frase "Olavo tem razão."

  32. Said Ahmed

    O que Pondé chama de preconceito eu chamo de discordância. Primeiro, os evangélicos são muito diversificados, são inúmeros ramos, correntes, denominações. Por exemplo, eu gostaria que ele assistisse uma hora de pregação de Agenor Duque e sua mulher para depois comentar a respeito. Muitos evangélicos rejeitam vacinas e tratamentos médicos, acreditando que somente a deus cabe a cura. E ajudam a espalhar fake news. Outros preferem ver o filho morrer a permitir uma transfusão de sangue (continua...)

    Responda
    1. Said Ahmed

      educação sexual realista, focando principalmente nas consequências: doenças, gravidez e responsabilidades. Outros temas como anatomias, orientação, preconceito, etc, também devem ser abordados, objetivamente.

    2. Said Ahmed

      transforma-la, da mesma maneira que um alcólotra só se habilita para a cura quando admite que é alcólotra. Existem muitos temas ligados à religião, não temos aqui espaço nem tempo para continuar. Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce imprudente são de fato problemas graves e ninguém deveria ignora-los, existem várias soluções, a abstinência é válida mas é a menos razoavel (creio que Pondé não tem filhos e desconhece o alvoroço hormonal típica da puberdade), melhor é (continua...)

    3. Said Ahmed

      terreno da filosofia. Pela lógica, as elucubrações pastorais são rejeitas sem delongas. Além disso, a interpretação fundamentalista cria um muro de falácias para se defender. Este muro é formado por todo tipo de falácias (terra plana, criacionismo, design inteligente, homem e dinossauros conviveram na mesma época, etc), tudo planejado para rebater os fatos científicos que incomodam. Enfim, religião não é avanço, é atraso. Avanço é aceitar a realidade, sem isso não é possível (continua...)

    4. Said Ahmed

      cada vez mais terreno. Pela interpretação fundamentalista, fantasias são fatos e ponto final. Se a pessoa acredita que o mundo foi de fato criado em sete dias, ela acredita em qualquer coisa irreal. A mesma pessoa vai aceitar literalmente todas as fantasias que estão na bíblia e também aquelas inventadas pelos padres e pastores. Se a pessoa passa décadas neste processo de fundir real e irreal, como ela pode pensar corretamente? O filósofo pode esclarecer isso, a lógica pertence ao (continua...)

    5. Said Ahmed

      ... pensamento e fator de doenças mentais. O livre pensamento é impedido pelos dogmas da religião. Dentro das igrejas só cabe obediência, jamais o questionamento. Giordano Bruno pagou com a vida por questionar. Impedir o pensamento é atraso de vida. Também são fatores de doenças mentais. A interpretação alegórica da bíblia é aceitável. Nela existe um arcabouço enorme de fantasias, que devem ser tratadas como fantasias, nada mais. Mas a interpretação fundamentalista está ganhando (continua...)

    6. Said Ahmed

      A TV aberta, o Ytube estão cheios de pregadores charlatães, só o Pondé não assiste. Eu sou ateu como o Pondé, e assisto, senão como poderia critica-los? Quem enche a boca para dizer que "quem não vive para servir (ao senhor) não serve para viver" está dizendo o que? Que somente os fiéis tem direito a viver e que o resto deve ser eliminado? Quando Pondé diz que "Religiões são ferramentas poderosas de organização da vida" eu digo que são um atraso de vida, são um bloqueio ao livre (continua...)

  33. José Cardoso

    "A ministra Damares pode vir a ser a segunda presidenta". Não dá ideia...

    Responda
  34. Paulo Ribeiro

    Pondé, se tudo continuar dando errado e o Dória for eleito presidente, você quer ser ministro dele? Acho que você tá cavando uma vaga. Esse discurso que mistura falso liberalismo com tentativa reacionarismo supostamente ligth é a cara do Dória. Toma vergonha, rapaz...

    Responda
  35. Luigi Bravio

    Muito bom Pondé!

    Responda
  36. edilson borges

    eu sabia que não devia perder tempo lendo a coluna desse cara, mas o título era chamativo. de onde menos se espera é que não sai nada mesmo.

    Responda
  37. JORGE ANTONIO MERCANTI

    Excelente artigo. Destaco a coragem de enfrentar os "progressistas". Não é necessária nenhuma pesquisa científica para corroborar o óbvio expresso pelo Pondé. Mas, os comentários anteriores apenas refletem a polarização que assola o Brasil.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Creio que você enxerga o debate como uma luta entre gladiadores, requer muita coragem. Este tipo de visão contribui para aplacar o debate, ao invés de motiva-lo. E com o debate fora de cena, o que se vê são agressões e lacrações de lado a lado. E la nave va...

  38. Pablo Fonseca

    "...Entretanto, diante da falência generalizada do Estado brasileiro, a cultura evangélica tem salvado vidas". Sutil você ter trocado "religião" por "Cultura". A Cultura Evangélica realmente está prosperando. Mas não como uma religião que "cultiva e colhe" a solidariedade, a humildade e a compaixão (Produto cristão demodê) mas como algo que dá forma aos anseios autoritários, excludentes, xenófobos e cada vez mais consumistas de uma população ignorante, dócil e útil economicamente.

    Responda
  39. wilson kfouri

    Pondé é o " inteligentinho" que ,disfarçadamente,apoia o governo do miliciano psicopata e figuras " inteligentinhas" como Damares,Weintraub et caterva. Não seria interessante ,ao invés de impor a castidade por decreto, imitar países civilizados e ensinar educação sexual nas escolas?

    Responda
  40. Julia Fontanella

    "meninas engravidam e meninos, não", sério? Não sabia que as meninas eram capazes de partenogênese? Meninos e homens engravidam as meninas, muitas vezes sem o consentimento. Meninas engravidam para ganhar "status" de mulher e se livrarem da repressão sexual, da qual já sofrem por demasia. Um preço muito caro para manter uma pseudo moral, que só existe para elas.

    Responda
  41. osvaldo missiato

    Não entendei a rejeição da folha?

    Responda
  42. osvaldo missiato

    Parabéns, senhor Pondé! Sexo precisa de responsabilidade.O fato é que sobra tudo para a mulher.As meninas precisam se cuidar e não se iludirem com sexo fácil.É fundamental que elas se protejam . Como? Educação , educação.Gostaria que um dia o Senhor escrevesse sobre o fato de sobrar tudo para as mulheres, no sentido de homem não engravidar.OK?

    Responda
  43. marcos andrade moraes

    A Folha deveria veicular quais são as palavras que ela não gosta; censura nessa fase da vida é covardia. MAM

    Responda
  44. marcos andrade moraes

    artigo horroroso, ainda mais para quem entrevistou caio prado e arrasou com os evangélicos com a concordância de Pondé. 1º, o que significa precoce, grana no caixa? 2º inteligentinho é pior que teocrata? 3º, no século XXI a religião foi poderosa ferramenta de organização da vida; hoje é tremendo obstáculo ainda mais a evangélica. 4º O Estado estar falido não pode ser justificativa pra anta em questão determinar abstinência. MAM

    Responda
  45. Diva Negri

    Sabe o que eu acho Pondé? educação para todos, educação para todos, educação para todos. Ricos, pobres, índio, favelados, milionários, enfim todos os brasileiros.

    Responda
  46. Gerson Luiz

    Essa campanha pela abstinência sexual leva a não falarmos sobre sexo nas escolas e casas, pq para esse governo educação sexual é estímulo sexual. O que leva a desinformação. O que leva ao sexo escondido, pq é proibido falar de sexo. O que leva a gravidez precoce, e pior, à doenças sexualmente transmissíveis que poderiam ser evitadas com educação sexual. E por fim, o que leva a quase que total ineficiência e prejuízo social dessa campanha pela abstinência sexual. Esse é meu ponto.

    Responda
  47. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Pondé, creio que todos concordamos que gravidez precoce não bom. Todos concordamos também que o desejo sexual inicia-se logo na menarca, aproximadamente aos 12 anos. E o desejo, meu caro, é grande. É forte! Então, pregar a abstinência como única forma de política pública contra gravidez e doenças infecciosas é, ao meu ver (inteligentinho) vai levar essa garotada a fazer sexo escondido. E aí, não precisa dizer quais as consequências disso né.

    Responda
  48. Marco A Moreira

    Concordando ou não com o articulista , o artigo é muito bom e nos leva a reflexão. Infelizmente, hoje tudo se resume: apoio o presidente ou o ex. Logo, muito dos comentários se tornam partidários. A questão a ser analisada é: a abstinência é possível? Sendo, melhora as condições das moças da periferia? Simples assim.

    Responda
    1. Fabrício Souza Libório

      O texto é um é muito ruim, pois não tem argumentos para sustentar a tese de que abstinencia na adolescencia como política de estado funciona. Tudo que eles faz é ofender quem pensa diferente. Puro ressentimento. Tenho pena de quem não consegue enxergar como esse texto é raso. Talvez algumas pessoas estejam tão acostumadas com fundamentalismo religioso que não se importam com argumentos e nem sabem mais reconhecer a presença ou falta deles.

    2. Said Ahmed

      Gostei do seu comentário Marco, é importante provocar o pensamento e o debate, e isso pelo menos o Pondé consegue. Pelo histórico, as religiões pregam a abstinência sem sucesso desde longa data. Creio que é possível sim, para uma porção muito restrita e disciplinada, 0,0000...% da população, o que torna a proposta de Damares ineficaz do ponto de políticas de saúde pública. Porque discutir isso ao invés daquilo? A resposta é: porque Damares é influenciada pelo evangelismo leviano e deletério.

    3. Felipe Araújo Braga

      Que absurdo! Abstinência? Ter relação sexual é uma parte natural da vida... Se nenhum garoto ou garota for sexualmente abusado, terá sim interesse em sexo durante sua adolescência, por que não usar preservativo? Quanto fundamentalismo!

  49. Hercilio Silva

    Acho que devemos lembrar aos religiosos o livro do Genesis na Bibilia. Adão comeu a maçã, nem Deus controlou o que supostos religiosos querem controlar.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Parabéns Hercílio, o melhor comentário.

  50. Everardo Vieira Gouvêa

    Só retórica, nada científico.

    Responda