Educação > Impacto de cortes de bolsas da Capes foi maior no Nordeste   Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. JOAO CARLOS MORENO

    Fake News é isto: o Sudeste perdeu 2.882 bolsas, e o Nordeste perdeu 2.063 bolsas, segundo a própria Folha. Mas ela coloca em manchete que o Nordeste perdeu mais, ou teve mais impacto, que é um sofisma para atacar o Ministério da Educação e o Governo Bolsonaro, buscando criar atritos entre o Nordeste e o Governo Federal. Normal, em se tratando de Folha de S.Paulo.

    Responda
  2. Avelino De Freitas Neto

    Os comentários agressivos dos patrulheiros esquerdistas na web explicam o porquê da Folha de S Paulo se mostrar tão biltre. Ela tem público pra aplaudir sua permanente lacração. Mas ainda assim, é preferível ser atacado na web pelos seus órfãos a ser governado pelos ladroagem que perdeu as eleições em 2018.

    Responda
  3. nair odete de campos

    "MEC gastou R$ 2,5 milhões em publicidade de carteira estudantil prestes a caducar" - pra isso tem dinheiro, ministro incompetente.

    Responda
  4. Hudson Neves

    o governo bolsonaro está destruindo a educação superior no Brasil.

    Responda
  5. Alexandre Miquelino Levanteze

    Estamos vivendo um momento terrível na educação deste país, o governo deliberadamente age para desmantelar o que já existe de bom e implementar absurdos da cabeça doentia deste ministro com o aval do chefe da milícia que se instalou no planalto, a hora exige de professores, alunos e pais resistência, perseverança, enfrentar todas as adversidades com esperança que em 2022 possamos retomar novamente o rumo da educação deste país ,mas infelizmente por mais 2 anos ,10 meses e 12 dias será massacre.

    Responda
  6. reinaldo senna

    tenham vergonha na cara... Divulguem qual o percentual entre as áreas.. Fabricar uma matéria destacando a análise apenas a cursos "dos sonhos" da população é uma desonestidade jornalística... Matéria imprestável. Petra fez escola.

    Responda
    1. H de Carvalho

      O senhor Mário mais uma vez tentando defender o indefensável!

    2. Fernando de Carvalho Pires

      Não há necessidade de percentuais. Toda a sociedade assiste, entristecida, ao desmonte da educação promovida por essa dupla de idiotas (Bolsonaro e Abraham). Eu, como cidadão consciente, tenho a certeza de que, a curto prazo, o país entrará em colapso. E esses cortes é um sinal do apocalipse brasileira que está por vir.

  7. reinaldo senna

    matéria completamente fabricada, tendenciosa e ordinária... Faz parte da intensa campanha de desinformação da população promovida pelo jornal. Isso tudo é apenas porque as torneiras do dinheiro público foram fechadas ao jornal...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      E pra variar está aí o Sr. Armário zurrando e dando coices no jornal que ele não larga de jeito nenhum.

  8. Antônio João da da Silva

    Uma era obscurantista, (x) guiados por com um guru de formação medíocre, dá nisso. Só em se ter um guru é uma coisa terrível, a Ãndia tem milhões de gurus e é um atraso só, imagina um!!? E um equivocado, ele confunde a era do pensamento iluminista com cultura marxista. A ideologia marxista que foi um subconjunto desse pensamento iluminista é uma teoria em agonia, mas o guru e seus pupilos nem sabem disso, nem o que isso significa.

    Responda
  9. Hudson Neves

    diante de uma matéria bem embasada como essa, tem cidadão que se presta a fazer troça. incapaz de raciocinar sobre impactos que essa decisão desastrosa desse governo fedoren.to é capaz de produzir.

    Responda
  10. Avelino De Freitas Neto

    Reportagens da Folha são sempre longas e cheia de histogramas pra parecer que são sérias.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Se fosse só não entender já seria triste. Mas ele ainda se dá ao direito de ficar acusando, caluniando...enfim, distribuindo seus coices a torta e a direita

    2. H de Carvalho

      Deve ser porque o senhor Avelino não sabe ler gráficos e histogramas. É parte da parcela significativa da população brasileira que padece do péssimo sistema educacional ofertado pelo nosso governo e que agora vem recebendo o tiro de misericórdia na testa.

    3. Hudson Neves

      Avelino: comentário fedoren.to. apoiador de margi.nal miliciano.

    4. Pierre Laville

      Isso. Vai procurar o Queiroz...

  11. Andre Baldoni

    Até quando os brasileiros vão apoiar esta tragédia de governo? Deus nos acuda!

    Responda
  12. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Nordestinos, vocês aprenderão da pior forma, pela dor, de parcela dessa população ter apoiado esse governo. Como pôde vocês caírem na ladainha da extrema direita ?

    Responda
  13. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Engenharia ? , Educação ? , Medicina ? isto serve para que ? isto é coisa de país atrasado - Coréia do Sul, Finlândia, Holanda etc . O importante é investir em faculdades de Teologia, para formar "pastores" sic , ou arrumar emprego para milicos aposentados .... Parabéns aos 57 milhões de brasileiros que optaram por isso ...

    Responda
  14. Marli Moras Garcia

    Fora, Abraham Weintraub, está destruindo a nossa já precária Educação. Por que as instituições não funcionam para punir quem está no entorno de Bolsonaro? Como está a situação de Fabio Wajngarten, que recebe, por meio de uma empresa da qual é sócio, dinheiro de emissoras de TV e de agências de publicidade contratadas pela própria secretaria, ministérios e estatais do governo Jair Bolsonaro? Cadê o Queiroz? Que país é este?

    Responda
    1. Guilherme Pereira

      Um governo que investe no atraso é a única avaliação possível. Além de cortar, prejudica mais as engenharias, a educação e a medicina. Embora sejam importantes todas as áreas do conhecimentos, estas estão entre as que têm impactos mais imediatos sobre o desenvolvimento. Até quando soferemos com este ministro.

  15. Flausino Lucas Spindola

    Sou prof. de Cálculo p/ alunos de Engenharia na UFMA. Ficou comprovado que, aquele papo do início do ano passado de atacar as humanas, a Filosofia, era balela retórica para conseguir atingir as federais: é mt fácil usar o discurso da improdutividade das humanidades (falso, pq meus colegas de Humanas são mt estudiosos e produtivos). Agora, temos dados concretos: gráficos. A Eng, Med, carro chefe do desenv. são os mais atingidos. Enganados??? Parabéns Folha pela análise elucidativa!

    Responda
  16. Dartagnan Santos

    Perfeitamente de acordo com o racismo explícito do desgoverno. Mas não nos enganemos: qualquer estudante, professor, pesquisador ou educador é ODIADO pelo desgoverno Bozo. Este só gosta de seu gado, o qual trata aos pontapés e é aplaudido.

    Responda
  17. Waldo Assahi

    Isto faz parte do projeto "nada para os paraíbas" do atual desgoverno.

    Responda
  18. Pierre Laville

    Proximo passo: queima de livros em público.

    Responda
  19. Saulo Melo Costa

    Os reflexos no futuro desses cortes e reduções serão terríveis para o desenvolvimento de nossa ciência.

    Responda
  20. wilson kfouri

    Governo corrupto e incompetente ,comandado por um miliciano psicopata que nomeou um superministro da Economia escravocrata e um ministro da Educação ignorante.

    Responda
  21. Caio Franco

    Trabalho em um programa nota 3. Perdemos 6 bolsas do total de 9.

    Responda
  22. noel neves

    O ministro da Deseducação da "Gestão" Bolsonaro além de ser ignorante de papel passado ainda é nazista! Membro da "Gestapo" de Bolsonaro que exclui os pobres e as minorias!

    Responda
  23. Silvio da Costa Pereira

    Folha, faltou mostrar um dado relevante: as áreas mais atingidas pelos cortes em numeros relativos; isso daria uma boa ideia de quais áreas são mais atingidas, independente de quantas bolsas ela possuía.

    Responda
  24. Vicente Soares

    O ataque à ciência é um projeto desse governo. Um absurdo sem tamanho. O que não consigo entender é o Congresso Nacional aceitar esses absurdos. São cúmplices desse projeto esquizofrênico?

    Responda
  25. RINALDO SOUZA COELHO

    Controverso. Mas bolsas não são para alunos, são para instituições. Os alunos, nesse caso, servem aos interesses dos centros de pesquisa que por sua vez seguem um direcionamento do gestor, no caso o governo. De fato esse governo fixa seu viés numa educação de resultados, o que direciona suas ações. Certo ou errado é outra coisa, mas gestão se faz com indicadores e direção de onde se quer ir. Sabemos onde queremos chegar? Alguma vez soubemos?

    Responda
    1. CARLOS RODRIGUES

      Teu argumento faria sentido se ele não tivesse diminuído a oferta de bolsas mas redirecionado as bolsas, que faltavam ser usadas pelos alunos, para outras áreas. A mera diminuição de oferta infere o nível de preocupação do governo em relação aos cuidados com a pesquisa científica neste país.

  26. Fatima Marinho

    Weintraub o exterminador do futuro em ação. Manter todos na ingnorancia e acabar com a ciência nacional para comprar dos gringos, essa é a meta.

    Responda
  27. Rafael Zaccaron

    Quem vem aqui bater palma falar que está certo cortar em educação, esqueceu as regalias mantidas para os militares? Enquanto a maioria dos outros países investe pesado em educação a gente mira no período feudal. Tá Serto.

    Responda
  28. Luís Rangel

    Justo

    Responda
  29. Marcos Serra

    O governo está fazendo o dever de casa. Com uma situação dramática nas contas públicas herdada de governos anteriores e diferentemente do que era feito, busca-se gastar dentro da disponibilidade de recursos evitando-se o aumento da dívida. Mesmo assim, ela vem aumentando apesar de com menor intensidade. Para tal, deve-se estabelecer critérios. O ponto de corte é justíssimo.Atende a qualidade e meritocracia dos cursos. Seria correto financiar um curso fraco em detrimento de outro com melhor nota?

    Responda
    1. niemeyer franco

      "... situação dramática nas contas públicas herdadas...". É o governo Bolsonaro e seus adeptos terceirizando a incapacidade de governar. Guedes disse que iria zerar o déficit público em um ano. Não explicou qual ano, só pra lembrar.

    2. YURI FRANCIS PIFFER

      Com uma leitura menos superficial você verá que 1043 bolsas cortadas eram de programas com nota 5. Ou não conheces a realidade da pesquisa brasileira, ou faz vista grossa.

    3. Fatima Marinho

      Bua bua bua, snif snif, a Dilma quebrou o Brasil, bua bua bua, agora os incompententes não querem governar, São incompententes para tudo até para executar o dinheiro do Fundeb, para executar o dinheiro que receberam do fundo da LavaJato, receberam 2 bilhões e não gastaram. O Lula é feio bua bua bua, , o Weintraub é um meio ministro, só faz cortes e piada. Cortam bolsas de 1500 reais para o Guedes viajar com as diárias para a casa dele no Rio. Vc tem muito porque chorar Serra, chora mesmo...

    4. Erondina Frederico

      É falta de estratégia e visão cortar bolsas de pesquisa em momentos de crise. Vários países dd primeiro mundo aumentam os investimentos no setor em tempos difíceis porque sabem que o crescimento do país depende de desenvolvimento científico e tecnológico. Enquantam cortam bolsas de mestrado de 1500 reais, cadê o corte nos benefícios do legislativo e do judiciário? Milhares de reais em auxílio moradia e creche pra quem tem casa e dinheiro pra pagar a educação dos filhos.

    5. Rafael Zaccaron

      Seria, Marcos. Como está escrito na própria reportagem, é surreal comparar um programa de pós da Unicamp que é super tradicional com um programa da Unila que foi criado recentemente. Certas regiões do país não tinham programa de pós até pouco tempo. É uma questão de desenvolvimento regional e apostar por alguns anos em possibilidades. O governo corta na carne em tudo, menos nas aposentadoria dos militares. Não é mesmo? Então é injusto sim!

  30. Paulo Aguiar

    É o velho revanchismo de um aloprado que ainda não descobriu que é um Estadista, e creio que seu QI nunca atingirá esta percepção. Prefere manter o país num clima de hostilidade, confronto e divisão. Parasita

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.