Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Silvio Costa

    A essas crianças está reservada a lata de lixo da história, onde farão companhia ao Plínio Salgado, dentre outros...

    Responda
  2. Herbert Luiz Braga Ferreira

    MBL? O horror, o horror, o horror...

    Responda
  3. Daniel Liaz

    Perfeito. Não só inteligente e honesto , mas tb bonito o texto

    Responda
  4. Paulo Cezar Souza

    Houve um farsante, agitador, terrorista e socialista há uns 2.000 anos na Galiléia. Ele fazia truques baratos fingindo transformar água em vinho, multiplicar pães e peixes, curar doenças e até ressuscitar os mortos. Ele pregava que todos os homens eram iguais sob o seu Deus e que só o amor e o perdão aos inimigos abria as chaves do Céu. Mal chegou em Jerusalém e fez terrorismo: entrou no Templo e destruiu o comércio de lá. Um va-ga-bun-do!. Felizmente ele foi preso, condenado e crucificado...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Muito bem lembrado

  5. Leonardo Gama

    Se fazem de direita limpinha e bem educada, mas são uns boçais. Esperar o que de um movimento que iniciou sua carreira apoiando Eduardo Cunha?

    Responda
  6. Rodrigo Costa

    Temos de fazer valer a lei sem suspeição, principalmente nesses casos. Deveriam ser multados de forma exemplar na Lei que proíbe esse tipo de discurso de ódio, vendendo de forma explícita fake news. Mas temos até quem faz pesca ilegam em área de proteção com foto e tudo o mais sendo excluído de multa, e a mesma pessoa defende milciano condenado bem como torturador condenaos, dentro e fora do país. Futuro será sombrio se a verdadeira Lei não for rapidamente colocada em prática.

    Responda
  7. Ricardo Candido de Araujo

    Adoraria perguntar a estes meninos qual a opinião deles sobre Menachem Begin... Sabendo que ele foi primeiro-ministro de Israel duas vezes, fez a paz com o Egito, mas teve participação direta num atentado a bomba que matou 92 pessoas! Esse eles justificariam? Sou capaz de apostar que sim.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Me veio a mente Yitzhak Shamir, que foi lider do Lehi e também primeiro-ministro de Israel duas vezes.

  8. Gustavo Carvalho

    Nenhuma surpresa. A tática do MBL sempre foi a de atuar como abutres e de aparecer mordendo os calcanhares de figuras muito maiores que aquele agrupamento risível. Em qualquer momento histórico mais são, sequer teriam conseguido alguma atenção. Mas nesses anos estranhos, conseguem até eleger congressistas, infelizmente ajudados por espaços como o que a Folha abriu para aquela figura minúscula do Kataguiri.

    Responda
  9. Wagner Santos

    Mandela foi um gigante que me inspirou em minha juventude, como aquele que conseguiu fazer a transição do apartheid para a democracia e um estado de direito sem um banho de sangue. Ele não apenas falava, mas fazia. Lembrando que o regime sul-africano de discriminação era extremamente violento e que a resistência armada seria plenamente justificável ( tiranos sempre chama quem se opões a eles de terroristas) . MBL: aspirantes de tirania!

    Responda
  10. Maria Lopes

    Que ótimo texto. A maior figura humana, o maior estadista do século 20. Esse MBL é de gente muito inculta e oportunista.

    Responda
  11. Antônio Carlos de Paula

    Esse MBl cheira esgoto!

    Responda
    1. Wagner Santos

      Cheiram porque são isso! O M e o B sugerem algo que enche o L de latrina.

  12. elcio matos

    Não adianta, para os bolsominions, como esse pessoal do MBL, eles só acreditam nas verdades de heróis tipo Brilhante Ustra.

    Responda
  13. Mateus Borges

    Que texto! Obrigado Thiago!

    Responda
  14. JOSE CAMPOS

    As pessoas inteligentes deveriam "cancelar" o MBL.

    Responda
  15. José Fernando Marques

    Belo texto, Amparo. E concordo com Maria Lygia: os "garotos" do MBL não querem se curar da adolescência tardia. São reacionários de fraldas. Fazem nas calças.

    Responda
  16. Bergson Guimarães

    Ontem assisti vídeos do Brasil Paralelo, em que os ataques recorrentes são contra a memória  obra de Paulo Freire. Chama atenção que essa articulação, liberal, de direita, que se organiza de uma forma virulenta, sempre tenha como linha o ataque violento a alguém. Alguma obra construída ou uma história. São poucos os debates de ideias e projetos, formando uma dialética de ódio e falsidade. Como vimos no uso do depoimento do "Sr. Hans River" no senado.

    Responda
  17. eli moura

    A Inglaterra ao lado da Holanda carregam o peso histórico do desumano regime do apartheid. Ao lado do Parliament House em Londres, tem um jardim, com estátuas de grandes herois como Churchill Almirante Nelson...e Nelson Mandela. O que é MBL? Poderia ser acrônimo de movimentodabostalançada no ventilador sem sair da frente?

    Responda
  18. Lygia Barros

    Kim Kataguiri é apenas um menininho mimado e ignorante !!

    Responda
  19. CARLOS MARCHESANO

    N O J O do MBL.

    Responda
  20. EDSON CARLOS MOROTTI

    Vivemos hoje no Brasil o momento da ignorância. O governo Bolsonaro trouxe consigo todo o ódio que estava escondido nos calabouços da internet. Essas pessoas tem voz agora, porque seu mestre faz o mesmo em suas entrevistas, ao vivo e nas redes. Falam e gritam barbaridades, ofensas e nada mais os amedronta. Estamos vivendo o horror do obscurantismo e do sectarismo. E os "homens de bem" dizem que isso é democracia e liberdade de expressão. Até alto membro do executivo fazendo vídeo fascista teve.

    Responda
  21. Abdalah P Rahal

    Grande Mandela.Que descanse em PAZ

    Responda
  22. João Evangelista Belém

    Somente pessoas de má fé, sem nenhum conhecimento histórico, e que tenha ojeriza por direitos humanos poderia chamar Nelson Mandela de terrorista. Chamar Mandela de terrorista, equivale a chamar de terrorista um negro que, na época da escravidão, sabotava os interesses de seu "senhor". Acredito que, com exceção dos escravagistas brancos da África do Sul, ninguém, jamais, se referiu a esse grande líder, que uniu a África do Sul, de terrorista.

    Responda
  23. Rodrigo di Lorenzi da Silva

    Poucos mencionam que o julgamento de Mandela ocorreu em um tribunal independente, com observadores internacionais e que o próprio acusado assumiu ter cometido todos os crimes do qual fora acusado (eram mais de 190) incluindo a colocação de bombas em locais públicos (não apenas em locais estratégicos sem vítimas civis como alardeiam muitos).

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Das duas uma: Está usando substâncias que não deveria usar ou está deixando de usar substâncias que deveria estar usando... Também pode ser apenas mais um exemplar daquela famosa expressão de Umberto Eco.

    2. elcio matos

      Sério, de onde vc tirou essa informação? Do bozo-fakenews?

    3. João Evangelista Belém

      Mentira, Rodrigo. O julgamento de Mandela não teve nada de observadores internacionais e, muito menos, um tribunal independente. Seu comentário é sem noção, pois, achar que um negro tivesse um julgamento independente, na África do Sul, no auge do apartheid, é não ter conhecimento histórico algum.

  24. Rodrigo di Lorenzi da Silva

    Se alguém duvida do termo terrorista para mandela, pesquise atentados a bomba do CNA liderado por mandela antes da sua prisão.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Leia o artigo de novo. Leia a história da época. Use seus neurônios. Difícil de entender quem não sinta admiração por uma figura da grandeza do Mandela. Deve ser do MBL - ah bom.

  25. Rodrigo di Lorenzi da Silva

    Que texto mais pacífico, ouço até violinos. O "jornalista/cronista" não teria nada a dizer sobre as perseguições bárbaras que os brancos sofrem hoje na África do Sul do mesmo CNA do terrorista mandela.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Te fazer uma perguntinha, auauzinha do MBL... Considerando seu enorme "conhecimento histórico" (me segurando para não rir...), qual a sua opinião sobre o ex-primeiro-ministro de Israel Menachem Begin?

    2. Maria Lopes

      Não seja ridículo.

    3. Matheus Muradas

      Haja paciência com Rodrigos da vida...

  26. Rodrigo di Lorenzi da Silva

    Esteve 27 anos preso por liderar um grupo terrorista. Implantou ou iniciou um governo socialista que está destruíndo a África do Sul. E tornando a vida de brancos impossível.

    Responda
  27. Rodrigo di Lorenzi da Silva

    Porque mandela esteve preso por 27 anos? Nos anos 80, víamos aquelas imagens de um vovô simpático, suave, elegante com um sorriso no rosto. "Cara legal!" Fizeram filmes, documentários, livros e muuuuuito jornal e revistas, era só elogios e sorrisos. A África do Sul se tornou um inferno socialista e eu me lembrei dos 27 anos presos. Porque?????? Resposta, assassinatos de civis brancos e negros, filiação ao partido comunista, roubos........

    Responda
    1. Said Ahmed

      acho que vc fumou crack misturado com breu... nos anos 80 não circulavam imagens do Mandiba por ele estava preso e o apartheid não permitia a circulação da imagem dele... o resto que vc escreveu é tão cracolândia que nem dá para comentar.... pffff

    2. marcos gomes

      Rodrigo da Silva acho que anda bebendo agua de rede de esgoto esta totalmente fora do normal!!!!

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Cara... Crack realmente "frita" os neurônios... Como consegue dizer tanta bobagem?

  28. Rodrigo Ribeiro

    Não sei o por quê, mas lembrei do Mamãe falei com os punhinhos para cima na Assembleia Legislativa. Alguém assim, nunca verá no Mandela alguém além de um terrorista. E é bom que seja assim.

    Responda
  29. alexandre almeida

    O mbl não entende palavras, com eles deve-se usar algo mais, digamos, contundente (no sentido de causar contusão).

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Não deveria rir, mas eu ri... Se bem que uma boa e velha vara de marmelo no lombo de "garoto" mimada e sem noção não faz mal não. Ou no mínimo um bullying corretivo.

  30. Cristiano Jesus

    Quando extremistas ganham voz qualquer oposição é taxada de terrorista. É uma tática para ganhar no grito o poder, e o pior que é mais eficiente quanto mais aguda é uma crise. As pessoas afetadas se agarram a pensamentos binários e rasos e acham que resolverão alguma coisa com avacalhação e desmonte.

    Responda