Educação > Universidades suspendem concursos e até pagamento de gratificações após ofício do MEC Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Myrian Elizabeth Dauer

    Pagamos até para os professores terem filhos? Essa eu não sabia... O brasileiro médio é a pessoa mais generosa no mundo, mesmo que não saiba! Enquanto isso muitas famílias não tem dinheiro pra comprar carne para os pp filhos.

    Responda
  2. Fabio FL

    Enquanto isso, "Servidores do Senado foram agraciados por ato de Davi Alcolumbre (DEM-AP), no último dia 12, estendendo a permanência de filhos e enteados como dependentes do plano de saúde dos atuais 24 anos para 33 anos [...]. Na Câmara, os 33 anos valem desde 2016". Na ala militar, "Orçamento destina R$ 4,7 bi de vantagens para militares [...] Montante em 2020 será destinado a benefícios instituídos na reforma previdenciária da carreira". E vamos, assim, deseducando ainda mais a nação.

    Responda
  3. Fabio FL

    As redes federais de ensino são uma barreira àqueles que querem embolsar grana grossa para atender à demanda hoje coberta, com qualidade, pelas Universidades e Institutos federais. Passar esse atendimento para as instituições privadas resultará em precarização do ensino enquanto aumenta a rentabilidade dos grupos privados. O jogo é pesado, mas é preciso defender as duas redes federais de educação. Representam a maior parte do que de temos de ensino e pesquisa de qualidade no país.

    Responda
  4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Uma desgraça! Um governo, representado por seu ministro(sic) que odeia a educação, a ciência, a pesquisa, a cultura...pobre Brasil!

    Responda
  5. Carla Lins

    A todos da educação que contribuíram pra esse tipo de gestão dou os meus parabéns!!! Vcs se superaram.

    Responda
  6. CARLOS ALBERTO DARIANI

    As Universidades Federais não podem usar a "autonomia universitária", para tentar esconder sua contínua ineficiência na gestão dos recursos públicos colocados à sua disposição. A UNB, por exemplo tinha em 2018 a quantidade de 2.627 docentes e a falta de 80 não pode causar prejuízo a matéria quer fazer parecer que há uma estratégia deliberada do governo em prejudicar as universidades. O que há de fato é a má gestão das Universidades Publicas, é só comparar os numeros.

    Responda
    1. Luiz Marcos Lima Jorge

      Eu acho que você tem que comprovar esta ineficiência.....

    2. Raphael Tarso

      Legal Carlos, tem muitos professores né? Vamos pegar um de química para dar aula de história, ou um de letras para dar aula de medicina. Afinal, tem bastante professor, que falta podem fazer 80, né?

  7. reinaldo senna

    na ânsia de atacar o ministro da educação, o jornal ludibria os leitores com informações falsas e distorcidas sobre a questão... Fake news pura. O caso é simples. O congresso reduziu o orçamento do MEC. O ministério não pode fazer mais "novos" gastos e precisa se adequar ao valor do orçamento fixado pelo congresso. Alguns reitores esquerdistas aproveitaram para tentar sabotar o governo e o Brasil. E o jornal tenta se vingar do governo, que fechou as torneiras do dinheiro público para a imprensa.

    Responda
    1. Luiz Marcos Lima Jorge

      Uma coisa é defender o indenfensável...outra é a cegueira de que não quer ver

  8. vicente oliveira

    Que o ministro não vale 1 conto todo mundo sabe,que o bozzo quer destruir a educação e a ciencia idem, mas que tem de acabar esta verdadeira arvore de natal cheia de penduricalhos do funcionalismo publico inclusive das universidades tem,o sujeito tem tanto de salario depois vem uma penca de auxilios e complementações que as vezes supera o salario.ai a pobre viuva da banania não aguenta.

    Responda
  9. Cristiano Jesus

    A universidade coloca o Brasil entre os 10 mais importantes do mundo para a ciência e possui renome internacional. Os diplomas de muitas universidades são validados automaticamente na Europa, sem precisar passar por avaliação. Quem fala em mamata só pode fazê-lo por má fé e ignorância, porque aceita sem pudor os privilégios desses que estão destruindo o país. A autoconfiança que o imb.ecil ganhou nos último anos para falar tantas asn.eiras sem constrangimentos é impressionante.

    Responda
  10. Waldo Assahi

    Grana pra milicada não falta.

    Responda
  11. NELSON PRADO ROCCHI

    Acabou a mamata e a mamação. Produtividade em pesquisas e publicações aceitas em revistas de renome internacional são aves raras. A Folha poderia fazer uma reportagem sobre pesquisas significativas e publicações aceitas.

    Responda
    1. NELSON PRADO ROCCHI

      Médico. Primeiro lugar na USP. Residência USA. Fellow por 2 anos USA. QI 186. Línguas: português, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão.

    2. Luís Costa

      Comentário nascido da mais completa ignorância...esse governo destruindo a universidade e a educação públicas brasileiras, com um ministro da educação que é a encarnação da ignorância e ainda tem gente sem noção defendendo isso, são as milícias eletrônicas. O Brasil se escancarou como o império da boçalidade.

    3. FRANCISCO RAMOS

      Seu comentário é típico de quem não conhece as Universidades Federais e adora opinar sem fundamento nenhum.

    4. Aderbal Silva Aguiar Junior

      Seu comentário é muito fofo. Parece uma criança falando do que não sabe. Deve ter estudado em uma destas Uniesquinas, onde o professor tem muita experiência, apenas passar o que está no livro para slides durante aaaaaaaanos. Hahahahahha seu recalcado, não tem mais volta pra ti. Fica aí se remoendo.

    5. Erica Luciana de Souza Silva

      Seu comentário demonstra q nem seguir as publicações vc segue e nem sabe as descobertas q a pesquisa brasileira faz. Sabia q o maior estudo de genoma do mundo é feito nas universidades brasileiras, entre tantos outros. Tenho uma amiga de biologia q estava na pesquisa da Carlos Chagas. O governo não apoiou. Veio uma universidade americana e levou a moça e suas estudos embora. Agora ela está lá desenvolvendo as ideias dela para serem usadas nós EUA. E isso tá acontecendo com muitos pesquisadores.

  12. NELSON PRADO ROCCHI

    Acabou a mamata e a mamação. Produtividade em pesquisas e publicações aceitas em revistas de renome internacional são aves raras. A Folha poderia fazer uma reportagem sobre pesquisas significativas e publicações aceitas.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Nunca pisou em uma Federal, amigo?

  13. reinaldo senna

    sugiro ao jornal fabricar uma matéria escandalosa questionando o congresso por ter reduzido o orçamento do MEC... Entrevistar os deputados e senadores envolvidos... Mas, o jornal tem interesse em fazer jornalismo de verdade?

    Responda
    1. Maurício Serra

      Esse congresso é de direita e apoia 100% as reformas neo-liberais. Sugiro ao jornal fazer jornalismo de verdade e mostrar como esse câncer direitista neo-liberal está destruindo o Brasil. E vc apóia, não é mesmo, Mario? Até parece que vc discordou do congresso! Bolsonarista gado ataca o congresso até mesmo quando concorda com ele!

  14. reinaldo senna

    observem a desonestidade do jornal.. Em nenhum momento houve o questionamento porque o congresso reduziu o orçamento do MEC... Não há interesse em publicar notícias honestas à população.. Trata-se de uma campanha deliberada de desinformação ao povo brasileiro, tentando atingir o governo com notícias falsas e distorcidas... Lamentável.

    Responda
    1. Erica Luciana de Souza Silva

      Mario, concordaria com vc em número e grau se a tal torneira TB fosse fechada no judiciário, no parlamento e para os militares. Vc já viu q em em 10 anos os militares nunca tiveram tantos benefícios e aumentos? Viu TB q o pupilo do Onix gastou 90.000 em diárias de hotel? Aonde será mesmo q está torneira está aberta? Fico TB pensando em todo o dinheiro q o MEC recebeu da lava-jato. O q farão com ele já q a educação básica TB está parada e o Fundeb em vias de ser extinto.

  15. reinaldo senna

    a questão é muito simples... O congresso reduziu o orçamento do MEC. O ministério então fez os ajustes necessários, como se faz em qualquer organização séria no mundo. O jornal aproveitou para fabricar uma matéria completamente distorcida, como vingança, por terem sido fechadas as torneiras do dinheiro público ao jornal... Reitores esquerdistas aproveitaram o embalo para sabotar... Mas, podem se dar mal... Vamos aguardar.

    Responda
    1. Carla Lins

      Não vê a chuva de processos e mais prejuízos? Pense um pouquinho antes de falar fakes idi otice news.

    2. Julio Neves

      Deixa te explicar uma coisa sobre "qualquer organização séria". Exemplo: se um funcionário de universidade tiver um filho, ele não receberá o auxílio pré-escola, porque trata-se de um gasto novo. Então a ordem do MEC foi para reitores descumprirem a lei. Num país sério o ministro tentaria com a fazenda e o congresso para resolver isso ao invés de colocar seus comandados contra a lei. Qual o resultado? Criar dívida pro governo (ou melhor, eu e você) pagarmos com juros mais tarde.

  16. Erica Luciana de Souza Silva

    Mario, não é fake News não. Eu sou professora federal e tudo q está posto na matéria está TB no ofício q nos foi entregue semana passada. Eu termino meu doutorado esse ano e se esse ofício vigorar, trabalharei com o meu título, mas recebendo como mestre. E o q mais me intriga é q tais cortes só serão na Educação. O restante, tudo na santa paz. É a demonização das instituições de educação e da figura do professor.

    Responda
    1. Brites Delane Gomes dos Santos

      Não só do professor, né. Os Taes TB entram no bolo. É a drmonização dos servidores em educação.

  17. reinaldo senna

    um jornal honesto mostraria o ofício do MEC aos leitores... Porém, se isso for feito, vai ficar clara a desonestidade da matéria... E também vai ficar clara as posturas desonestas dos dirigentes das universidades... Todos trabalhando para sabotar o governo e o Brasil. Lamentável.

    Responda
    1. Marisa Oliveira

      Caro Mário, sou de uma das instituições citadas que tomou ao pé da letra a determinação do MEC. Não é fake e estamos vendo que o senhor ministro, junto com o governo, estão conseguindo o que propuseram: acabar com as ifes.

  18. reinaldo senna

    matéria completamente distorcida, verdadeira fake news... É o jornal em sua intensa campanha diária de desinformação da população. E isso tudo é porque foram fechadas as torneiras do dinheiro público ao jornal. Credibilidade zero.

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Credibilidade zero é o que sai defecado dos seus dedos e o que esse desgoverno diz (e sempre se contradiz).

    2. João Antonio Telles

      Que paspalhices vcê nos traz!

    3. Valter Martins

      Em que mundo de fantasia vives?

  19. MALCOM RODRIGUES

    Maurizio Ferrante: há algumas razões para professores e alunos não estarem (ainda) saindo às ruas - talvez, algumas destas razões sejam as mesmas pelas quais você também não saiu. O que posso dizer, com benefício da prova, é que está ocorrendo uma perseguição em diferentes frentes e de diversos modos. Não me refiro apenas ao desmonte das Universidades, mas também, e sobremaneira, ao assédio, ao terrorismo, aos processos, uma verdadeira caça às bruxas àqueles que se opõem ao fascismo.

    Responda
  20. Daniel Liaz

    Mãos a obra! Tá na hora da gente começar a ir para a rua!

    Responda
  21. MALCOM RODRIGUES

    Se me permite, uma resposta ao comentário de Marcelo Bondioli, ali embaixo (o comentário de Diego não merece atenção): professores precisam assumir cargos administrativos (coordenações de área, departamento, comissões etc.), realizar projetos de pesquisa, projetos de extensão, orientar alunos de graduação e/ou pós, participar de reuniões, preparar aulas e cursos, participar de eventos, apresentar trabalhos e conferências; isso sem contar, evidentemente, as aulas, provas, correções de trabalhos.

    Responda
  22. Diego Belato

    Dia 18 de Março tem paralisação? Kkkk! Professores universitários são sociopatas que vivem no próprio mundinho. Onde eles estavam quando cortaram as bolsas de PG ? Nas manifestações com certeza não! Agora que chegou neles o corte, eu só lamento kkk! Problema é deles.

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Diego Belato o bozominion desinformado.

    2. Erica Luciana de Souza Silva

      Diego, não sei aonde vc vive, mas em todas as manifestações eu, professora federal, e todos os colegas q conheço estávamos nas ruas lutando contra os cortes na educação. É uma pena q nos comentários não dê bpara postarmos fotos. Vá procurar a verdade rapaz!

    3. Raimundo Carvalho

      Fizemos manifestação sim.Tanto que o governo voltou atrás e devolveu as bolsas dos programas bem avaliados pela Capes. Pela sua conversinha, dá pra perceber que você não é da Resistência. Por que esse rancor e essa inveja contra os professores . Se ao menos você invejasse um juiz ou auditor fiscal, vá lá.

    4. Daniel Liaz

      Do que que vc tá falando amigo?

  23. Matheus Teodoro Silva Filho

    Nação que não investe na educação não tem futuro. Educação não é despesa.

    Responda
  24. Waldo Assahi

    É uma armadilha para os reitores, um modo de colocá-los em uma situação onde, façam o que fizerem, estarão contrariando uma norma, ficando sujeitos a sanções. Jogo baixo e sujo. O ódio que estes fascistas têm da educação é assustador. A justiça, para variar, terá que impedir este absurdo.

    Responda
  25. jalber camilo

    Parabéns eleitores brasileiros por colocarem esse povo aí na direção do MEC... com as universidades paradas quero ver onde o pobre de direita vai conseguir vacinas e remetidos contra doenças tropicais no custo quero seu bolso quase sempre vazio pode pegar.

    Responda
  26. Naasson Alcantara Jr

    Simplesmente desolador. Um ministro da educação que é inimigo da educação.

    Responda
  27. benjamim picado

    temos um contador no MEC - e que me desculpem os contadores.

    Responda
  28. Rodrigo Monteiro

    Covardia é como se chama

    Responda
  29. Vicente Soares

    O MEC parece um carro desgovernado na contramão. Todo dia tem um atropelo!

    Responda
  30. Vicente Soares

    O MEC parece um carro desgovernado na contramão. Todo dia tem um atropelo!

    Responda
  31. Cristina Dias

    É o caos!

    Responda
  32. Marcelo Santana

    Agora é sério. Imagine um país que o pouco que investe é em agricultura, agora imagina que suas maiores e mais rentáveis empresas são bancos, pra fechar o povo que vale a pena nesse país talvez não seja nem 10% da população. Pra que então educação, engenheiros, médicos, enfermeiros , professores e cientistas?

    Responda
  33. Marcelo Santana

    Isto é o Brasil rumo a sua eterna vocação, ser o celeiro do mundo. Calma aí...no celeiro tem capim né, tem vaca né, ah sim tambem tem burro pra caramba. 57 mi deles.

    Responda
  34. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Mais um movimento desse desgoverno para tornar-se um novo Porto Rico. Yes, Nós venderemos bananas

    Responda
  35. Mateus Sá

    E assim, a cegueira que elegeu Bolsonaro é reforçada com a omissão de recursos para o conhecimento.

    Responda
  36. Maurizio Ferrante

    Mas o que professores e alunos estão fazendo? Dormindo? Anos atrás faziam greve por qualquer ninharia, e agora que é sério ficam calados?

    Responda
    1. Brites Delane Gomes dos Santos

      Pois é. Fizeram greve na época de Lula e Dilma, e agora são chamados de Comunistas, idiotas úteis e tudo mais....

    2. Marcelo Bondioli

      As aulas só começam depois do Carnaval.

  37. Eduardo Westphal

    Uma nação sem ensino público é uma nação sem projeto de país. Mais uma clara medida de destruição entreguista fantasiada de nacionalismo. Não consigo entender como tantas pessoas estão entrando nessa jornada obscura.

    Responda
  38. Carlos Gonçalves

    Medida sem precedentes ou bases legais e claramente provocativa, no sentido de desestabilizar o funcionamento das instituições federais de ensino. Ultrajante o modo como um setor tão estratégico ao país é tratado.

    Responda
  39. Claudio L Rocha

    Isso é a direita no poder, certo..,Educação so para aqueles de sempre, desde que o Pais foi descoberto.

    Responda
    1. Naasson Alcantara Jr

      Não é mais questão de direita ou esquerda... são psicopatas administrando uma das áreas mais importantes de uma nação.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.