Opinião > Sob ataque, aos 99 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

  1. Jose Roberto X de Oliveira

    Foi um passo. Já não é de hoje que eles estão cooptando agentes de segurança. Tudo dominado. Golpe? Não ainda. Caçar comunista e achincalhar o povão inclusive o evangélico que vota no que o Pastor indica. Aqui vai ser cada um por si em breve. Vai dar certo?

    Responda
  2. Cleusson Filho

    Todo esse show de horrores, está sendo abençoado e apoiado pelas Igrejas Evangélicas. Chegaram todos ao fundo do poço da moralidade, decência e civilidade.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Este show de horrores é patrocinado por alguma igreja evangélica? Claro que não, são apenas os costumes de hoje, muitos apoiados pelos inteligentinhos de plantão.

    2. Marisa Coan

      Este show de horrores é patrocinado por alguma igreja evangélica? Claro que não, são apenas os costumes de hoje, muitos apoiados pelos inteligentinhos de plantão.

    3. Marisa Coan

      Cleusson, então me permita dar a minha versão do que é falta de moralidade, decência e civilidade. Nenhuma igreja dessas a que vc chama de evangélicas, prega a falta de qualquer das coisas a q vc se refere em seu texto, isso eu te garanto! Fundo do poço,por exemplo, chegamos com os chamados bailes funks. Ali há degradação,com meninas de 11 anos se oferecendo a homens, onde as drogas e o álcool imperam e a lei é não ter lei .

    4. Cleusson Filho

      Devagar por que Marisa? É fake news o que escrevi? Vou te dizer mais: apoiaram e continuam apoiando. Um desafio para vc: me mostre se há excessões...

    5. Marisa Coan

      Mais devagar, Cleusson, mais devagar.

  3. Cleusson Filho

    Todo esse show de horrores, está sendo abençoado e apoiado pelas Igrejas Evangélicas. Chegaram todos ao fundo do poço da moralidade, decência e civilidade.

    Responda
  4. Marcio de Mattos

    Parabéns à Folha por quase um século de contribuição para a democratização da informação. Outrossim, os ataques que até aqui sofreu só fazem justificar sua causa como guardiã do jornalismo sério.

    Responda
  5. Amarildo Caetano

    Ditadores não permanecerão,viva a Folha ,viva a democracia.Na próxima vez o povo saberá definir o que é fake news e impugnará os farsantes na urna.

    Responda
  6. Alexander Barbierato

    Já é hora da mídia, incluo aqui a Folha de SP, em fazer valer as instituições democráticas. Já é hora de dar um basta nas posturas inadequadas do Presidente e seus Ministros. Porque se prestar a dar ibope ao um despreparado? Parem de exigir que outros façam mea culpa se, a imprensa não admite que ajudou a eleger esta casta de desqualificados. A sociedade que se indigna tem o dever de se unir e varrer estes desvios de conduta para fora do Brasil

    Responda
  7. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Sinto muito, sinto por mim e não por vocês FSP. Vocês chocaram o ovo da serpente. Desejo que esse jornal pelego seja fechado, falido. Que as mídias eletrônicas enterrem o que vocês fizetam contra o Brasil e o povo brasileiro. Vocês destruiram o país e agora estão sendo atacados pela cria. Boa sorte!

    Responda
  8. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Tudo certo, mas a Folha não insistia que o PT representava uma ameaça à democracia tão grande quanto esse es.cro.to que está aí? E o Paulo AI-5 Guedes, vai ser convenientemente poupado? Então a Folha achava que uma vez eleito ele mudaria? Aos 64 anos ele mudaria? Qualquer coisa menos o PT, não é esse o lema?

    Responda
  9. Lucas Santos

    O editorial é bom, incisivo, vai direto ao ponto, mas está repleto de cinismo de quem continua andando de mãos dadas com o desmonte de Paulo Guedes e de quem só clama por punição ao Presidente após ele ter encampado campanha contra sua jornalista de destaque.

    Responda
  10. Alfredo Azevedo

    Corretíssima a análise e posicionamento da Folha, desse momento perigoso pelo qual o Brasil e suas instituições, ora transitam. Ficaria mais perfeito ainda, se fosse feita uma auto-crítica, admitindo que este importante veículo de comunicação, junto a outros grandes da imprensa tiveram, em momento decisivo, forte participação na gestação desse monstro que hoje a todos apavora. Nem por isso deixa de ser oportuno esse alerta diante dos absurdos que estamos a assistir. Parabéns, Folha!

    Responda
    1. Alfredo Azevedo

      Ao Ricardo. Por óbvio, concordamos em parte. Mas, convenhamos: o "sentimento anti petista" não foi filho do vento, nem nasceu por geração espontânea. A Folha foi uma das bocas, que assopraram as brasas que hoje se transformaram nas perigosas labaredas, que a todos assustam. Equívocos de estratégias, não justificam o silêncio na gestação do monstro.

    2. Ricardo Ferreira

      Vários "entes" tem culpa do atual desastre, além da imprensa, também o PT, que insistiu na candidatura Lula, mesmo sabendo ser inviável, e quando viu (tarde) a M que estava fazendo, ainda insistiu com Haddad isolando Ciro, e jogando no colo do Bozo a vitoria, pois o sentimento anti-mpetista era óbvio e predominante.

  11. FRANCISCO DE ASSIS

    A Folha está correta em criticar a postura de Bolsonaro em relação à imprensa e à própria democracia. Mas é bom lembrar que a mesma Folha colocou lenha na fogueira que levou ao golpe contra Dilma Rousseff, inclusive sugerindo, em editorial de capa, que a presidenta renunciasse. Tudo a que estamos assistindo hoje é, em grande parte, reflexo daquela infeliz manobra. Falta à imprensa fazer o mea culpa e assumir sua parcela de responsabilidade na situação insustentável que o Brasil vive hoje.

    Responda
    1. Glaucia Maria Bon

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. neli faria

      Ainda falando em Golpe? Dilma caiu por um processo legítimo: impeachment. O marqueteiro cria uma tese e os fanáticos pelo lula batem o bumbo!Cumprimente lula: elegeu os 2 piores presidentes da História.Dilma e bozo.Invés de experientes, fundadores do PT(Marta, Tarso,Olívio),ungiu a inexperiente.Em 2018:pensou em seu projeto de poder, jogou o Brasil no abismo.Deveria pensar no País e coligado com Meirelles, Geraldo,Ciro.A Responsabilidade é do Lula:duas vezes.Pensa só em seu projeto de Poder!

  12. Marcio Abreu

    Esse editorial deveria passar em letras garrafais em comercial de horário nobre na TV. Os ataques dele sempre repercutem muito mais que a defesa que suas vítimas fazem.

    Responda
  13. Maurício Serra

    Percebi que no editorial a Folha enumera os insultos, mas convenientemente esqueceu dos insultos desferidos por Paulo Guedes contra os servidores públicos e as domésticas. Curioso, não? Nesse caso, a Folha finge que não vê e continua apoiando os planos neo-liberais de Paulo Guedes. O apoio é irrestrito. A direita brasileira faz o mesmo: finge que não vê os insultos do Bozo à imprensa.

    Responda
    1. neli faria

      Também notei isso. Faltou o Editorial apontar que esse é o Pior Ministério da História, salvante uns 2 civis e os militares,tirante um. Paulo Guedes faz aquilo para badalar o chefe. Todo incompetente badala o chefe para não perder o emprego. Aprendi isso desde meus 15 anos de idade, quando comecei a trabalhar. E, desculpe-me, esse bolsonaro jamais foi de Direita. Sempre foi oportunista!

  14. EDSON CARLOS MOROTTI

    Até o Governo Temer existia um controle grande sobre o que um Presidente podia fazer. Agora não existe mais. O que está ocorrendo com nossas instituições de controle? Onde estão o TCU, MP, Congresso Nacional, STF? Até a AGU que orientava o Presidente a seguir o caminho da legalidade e da ética agora defende esse cidadão desqualificado e seus ministros incompetentes. Tempos estranhos ...

    Responda
  15. Maurício Serra

    Eu acho que a imprensa precisa começar a se defender. A folha deveria responder na mesma moeda, e nada melhor que o humor para isso. Charges são veículos perfeitos. Que tal uma charge do Bozo pagando um "bola gato" para o Trump e tentando dizer, com a boca cheia, que a repórter queria dar o furo? Eu estamparia a primeira página inteira do jornal com uma charge dessas!

    Responda
    1. Maurício Serra

      Haha. Apoio do povo? Não tem nem 30% de apoio. E não ouvi ninguém - ninguém - do povo dizendo que a economia está melhor. Só quem acha isso são banqueiros e mega empresários que estão recebendo mais privilégios.

    2. Francisco Gugé

      Já responde. Todos os dias acusam Bolsonaro de homofóbico, misógino, machista, racista, etc.. Bolsonaro que foi eleito com 57 milhões de votos, sem dever nada à imprensa, dá o troco. Na verdade é uma guerra. Quem fala o quer ouve o que não quer. É um toma lá da cá, que a imprensa "left-wing" não estava acostumada. Pessoalmente, acho que a população está gostando da economia, e enxergando que os ataques a Bolsonaro, são "falta de agrado" . Ele tem o apoio do povo. vamos ver no que vai dar!!

  16. Rafael dos Santos Freitas

    Agora embalem seu bebê.

    Responda
  17. Adriano Ferreira

    O congresso tem que agir, paralisar tudo. Não podemos aguentar isso mais três anos.

    Responda
  18. EDSON ALVES

    Não é o primeiro "presidente" a reagir a meios de comunicação, de esquerda e de direita, mas ainda bem que temos imprensa livre, é por isso que temos que brigar, quanto ao Bozo, nem acho que seja contra instituição, acho que é i d i ot @ mesmo, sempre foi!

    Responda
  19. Alexandre Miquelino Levanteze

    Estamos juntos nesta luta contra o fascismo miliciano que tomou conta do planalto, é pular o Carnaval com alegria e em paz, exercer a cidadania e resistência que temos de sobra, pra quem viveu 24 anos de ditadura militar não vai ser esse projeto de escroque que vai tirar a nossa crença no futuro.

    Responda
  20. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Se tivessem apoiado o #elenão, teriam ao menos a consciência civil de não terem colaborado para uma das páginas mais dramáticas da nossa história! Bolsonaro não (como termina o texto) deve ser a luta para barrar suas aberrações e evitar sua permanência no Planalto!

    Responda
  21. osvaldo missiato

    Bom dia, Folha.Amanhã vai ser outro dia!

    Responda
    1. neli faria

      Será? Tenho dúvidas, porque ele Madurou o Poder. Explico-me: encheu de militares o ministério. Venezuelou, pois! Deus abandonou o Brasil!

  22. Paulo Roberto Schlichting

    Editorial maiúsculo! Categórico! Reação justa e necessária contra os ataques do infame mandatário. Persevere Folha. Cerco sem tréguas à essa desqualificada e desclassificada figura.

    Responda
  23. Joeli Aparecida Weber Camargo

    Bolsonaro é o bobo da corte, o paspalhão que está lá para diversão geral. O grande problema é o tal do Guedes, este sim merece atenção, é o cancer deste desgoverno que vai corroendo as estruturas que poderiam garantir um futuro melhor aos brasileiros. É o agente neoliberal aqui implantado com empreitada definida baseada em teorias que levaram o Chile à completa falência social.

    Responda
  24. RICARDO JOSE PICCOLO

    A Folha também deseja o melhor dos mundos (para a elite). Uma política neoliberal como no Chile com um presidente menos patético. Mas, como diz aquela música: "Você não pode ter tudo o que quer".

    Responda
  25. Henrique Cavalleiro

    O artigo é ótimo...mas ao mesmo tempo hi.pócrita. A Folha ajudou a fomentar a vitória de bozo. Também considero o PT uma mer.da, com graves erros cometidos, mas qualquer pessoa que defenda o processo civilizatório, seja de centro esquerda, centro direita, alto, baixo....enfim, com um mínimo de bom senso e caráter sabia que não só Haddad, mas qualquer um (até o Cabo Daciolo), era menos ruim do que a desgra.ça que hoje envergonha o país.

    Responda
  26. Antonio Dias

    Agora que a barbárie está chegando a porta da imprensa, é que ela está se dando conta do ovo da serpente que ela chocou. Triste.

    Responda
  27. Denise Arlete Machado

    Coragem,Folha!E obrigada por tudo!

    Responda
  28. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Lamento o que a Folha está passando, porem ela, e toda a imprensa estão colhendo exatamente o que plantaram. Jair Bolsonaro sempre bradou sos quatro ventos todos os seu “valores”. Mas qualquer coisa era melhor que o PT, não era? Taí. O qualquer coisa assumiu a Presidência.

    Responda
  29. Alan Moacir Ferraz

    A presidência e o cargo de presidente chega ao rés do chão. Cada vez rasteja mais. Até quando o país aguenta.

    Responda
  30. Barbara Maidel

    O texto está ótimo (o único deslize foi não ter mencionado que Guedes, o queridinho do "mercado", também defendeu o AI-5), mas a imagem que o ilustra é ainda melhor: um presidente da República com cara de comediante chulé, decadente, soltando seu bordão pueril e ultrapassado em algum programa no pior estilo A Praça É Nossa. Dificilmente a Folha poderia ter escolhido uma imagem que melhor sintetizasse o quão ridículas, patéticas, nojentas e desprezíveis são as falas desse homem.

    Responda
  31. eli moura

    a melhor resposta sobre as agressões a jornalista, seria a Folha expor todo o histórico profissional dela, ontem ouvi, na televisão, sobre suas atuações em caso do Ebola, passando pelo Talibã, cobertura das eleiçoes de Obama e muito outros. Isto seria um fortíssimo cala boca em quem não tem história para criticar. Porque a Folha não respondeu desta forma? Este presidente e os seus filhos que história tem para criticar outros?

    Responda
  32. Milton Cesar Matos de Quadros

    Em 99 anos a Folha deveria ter aprendido a não apoiar militares em uma democracia. Se foi pela promessa de crescimento econômico, mais segurança e mais educação, o que seriam pilares desse governo, saibam que é insofismável que este governo está entregando estagnação econômica, na segurança o ministro tem parente sequestrado e o único ministro que funciona como o presidente quer é o da educação, destruindo-a.

    Responda
    1. wagner walmir

      p

  33. Geimison Falcão

    Parabéns pela bravura Folha de SP, por não ser conivente com estes tempos terríveis em que vivemos. E mais uma vez, como sempre, a FIESP flerta com o autoritarismo.

    Responda
  34. Fernando josé dos Santos

    Uma coisa estou percebendo, que o Congresso Nacional e nem o Ministério Público não estão se manifestando devidamente, pois são os representantes do povo e defensores da Constituição Federal e da Democracia! Estão com medo?Porque eu já estou com medo até de escrever esse comentário.Loucos colocando louco, alguma coisa precisa ser feita antes que seja tarde.

    Responda
    1. José Bernardo

      E o decoro e impessoalidade inerentes ao cargo, Sr., não foram violados?

    2. rubens Roberto Habitzreuter

      A constituição não foi ofendida por isto não precisa de defesa. Imprensa não representa nenhum poder na república. Não confundamos liberdade e expressão com anarquia jornalística.,

  35. MARIO THOMAS GARFIAS

    Quando o mundo (e a FSP) considerava que o modelo neoliberal “de sucesso” do Chile era o exemplo a ser seguido, surge o movimento (“estallido”) popular que deixa o modelo ao descoberto. Acorda FSP antes de que seja tarde. O governo brasileiro é Guedes-Bolsonaro, não só Bolsonaro nem só Guedes. A implantação do modelo Guedes terá (como está tendo) sua consequência necessária: a implantação de um regime totalitário. O esquecimento deste “pequeno” detalhe já está costando muito caro ao Brasil.

    Responda
  36. ana maria marques

    Parabéns pelo aniversário e artigo muito esclarecedor. E, também, por colocar à disposição dos assinantes este espaço onde, atualmente, precisamos externar toda a indignação com os acontecimentos nefastos que nos assolam todos os dias.

    Responda
  37. MARIO THOMAS GARFIAS

    Criticar Bolsonaro e apoiar Guedes é a contradição que a FSP não conseguiu enxergar. Apoiar as posições ultra neoliberais impulsionadas por Guedes, que vão no sentido de aumentar ao extremo as desigualdades, e se insurgir contra os ataques reiterados à institucionalidade por parte do Bolsonaro, é não entender que uma pressupõe à outra. Guedes sabe pela sua experiência como membro da equipe econômica do Pinochet, no Chile, que seus planos só podem ser implementados num regime de exceção.

    Responda
    1. Janilo Santos

      Concordo totalmente com o comentário de Mário T. Garfias. Mas o sonho da dupla Bolsonaro-Guedes, assim como o da extrema direita, é estabelecer um regime de exceção no Brasil. Então, a atuação de jornais como a Folha e de jornalistas competentes, é fundamental para barrar esse sonho nefasto.

    2. José Bernardo

      Apoio ao que o editorial expressa é imperativo para quem minimamente preza decência e respeito; mas concordo inteiramente com sua ressalva.

  38. Márcia Alves Ferreira

    Já passou da hora de Bolsonaro ser afastado. É ignorante, não respeita o cargo que ocupa, nem as mulheres deste pais. Só se preocupa com o bem estar de sua família. Governar para ele é aparecer em igrejas, festividades, estádios e redes sociais; trabalhar, que é bom, nada!

    Responda
  39. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Muito bom o editorial da Folha hoje. Mas estão provando do próprio veneno por apoiar o golpe contra a Dilma e a democracia brasileira.

    Responda
  40. Sérgio Pombo

    Os petroleiros já mostraram o caminho, devemos apenas segui-lo e esse bando cai fora!

    Responda
  41. John Damião de Souza dias

    Parabéns pelos 99 anos. Quanto ao presidente, ele é só mais um chucro de língua solta. Onde estão os juristas, os Miguéis reali, e outros? O negócio é esperar, e ver o país sangrar e tentar minimizar danos

    Responda
  42. João Fernando Zogheib F de Souza

    Se aventuraram no oba oba impeachmista e agora que pariram Matheus não o querem criar. A imprensa golpista acusa o golpe.

    Responda
  43. Roseli Santana

    Até que enfim a Folha tomou uma posição digna de seus 100 anos. Precisamos urgentemente parar essa cor ja que tomou o poder, não podemos mais admitir essas ameaças à nossa democracia. Impeachment já. Precisamos ir à luta antes que seja tarde demais, já passou da hora de tomarmos uma atitude!!

    Responda
    1. PAULO ROGERIO BORGES DA COSTA

      Aguenta Bolsonaro,querem a volta da corrupção,da roubalheira,mas o povo esta com você.

  44. Joás Santiago Silva

    Grupo Folha, você está apanhando ainda é pouco. Sob o seu apoio, empenho e cegueira, garantias democráticas foram violadas desde o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. O jornal e os seus meios de comunicação foram empregados com vergonhosa e pública displicência para propagar as mentiras e ilegalidades da Lava Jato. O Grupo Folha é parte fundamental da violação do regime democrático. Cabe autocrítica. Tardia, que não adianta muito, mas cabe.

    Responda
    1. Consuelo Rodrigues da Silva

      Concordo.

  45. Jesus evangelista Almeida

    Bolsonaro é desqualificado pra exercer a presidência da República.

    Responda
  46. João Antonio Telles

    Tudo já está muito planejado com os militares e Bolsonaro faz tudo de propósito porque não quer ser presidente . Já sei o fim desse filme: Bolsonaro sofre impeachment e os militares assumem, com Mourão. Trocar três por meia dúzia !

    Responda
  47. Henrique Rodrigues

    Até agora a folha sempre pareceu estar satisfeita com o semiparlamentarismo que se instituiu com a chegada de Bolsonaro ao planalto. Parece que é com esse pouco que o jornal se satisfaz

    Responda
  48. Luís Costa Jr

    Excelente reflexão do jornal, quiçá transmite o que muitos ex-defensores libertos da mitologia lusoamericana não conseguem expressar. Com base no editorial deixo a questão: Como e quando será a resposta da instituição "povo brasileiro" diante dessa maquinaria de imbecilidades?

    Responda
    1. wagner da silva bento

      Quando? Nas urnas, em Novembro de 2022. Vai ficar em dúvida entre o atual Presidente e o Ministro Moro, que terá o meu voto.

  49. Nelson Goulart

    Não penso que haja método. Ele não age com vistas a administrar uma sequência de causa e efeito. Seria necessário um engendramento que lhe escapa. A mim parece somente ignorância extrema.

    Responda
  50. Danilo BAROSSI CURY

    Tudo isso para camuflar a armação da jornalista?

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Você precisa se benzer, urgentemente. Corra!

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.