Opinião > O projeto do governo que libera a mineração em terras indígenas é adequado? SIM Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Leite Leite

    Na minha opinião o governo deveria construir escolas técnicas agrícolas para formar agricultores especializados em agricultura orgânica para os índios ocupar suas áreas desmatadas e evitar a entrada do agro-negocio. Construir escolas de formação de farmacêuticos para ensinar os índios a produzir remédios e cosméticos com as vegetação medicinal. Tem que levar desenvolvimento para tirar o povo da pobreza e evitar o assistencialismo.

    Responda
  2. RICARDO JOSE PICCOLO

    `Pode ser adequado para os empresários do ramo da mineração, como o que escreveu o artigo acima, assim como ao Presidente e seus cupinchas. De resto, é um despropósito. Será que esses empresários e, também os ruralistas, não pensam no futuro de seus próprios netos e bisnetos?

    Responda
  3. Ricardo Ferreira

    Sabemos historicamente o tipo de ocupação que se faz na Amazônia. Ocupação ilegal e predatória, onde se há algum tipo de riqueza gerado, isso não é visto com a população local. Liberar áreas de proteção à exploração, só contribuirá para se degradar ainda mais o rico bioma local, bem como aumentar os conflitos de terras. Obviamente, com a lógica excludente bolsonariana é que não conseguiremos progresso algum, além do risco de sermos retaliados pelos países desenvolvidos.

    Responda
  4. Roberto Carneiro

    O argumento ilustra a falácia da “falsa dicotomia”. Não, senhor lobista. A opção não é trocar a exploração ilegal pela exploração “legal”. Isso é trocar bandidos ilegais por bandidos legalizados. A opção é não explorar nada e deixar a natureza em paz! Arrumem outro lugar para ganhar dinheiro destruindo.

    Responda
  5. josé Roberto de Menezes

    Mais Brasil para os brasileiros. A pobreza e baixa qualidade de vida dos índios brasileiros demonstram que o modelo atual necessita de correções. O desperdício de benefícios sociais, que pode ser obtidos com o uso racional dos recursos naturais nos mais 100 milhões de hectares de terras. Exige mudanças.

    Responda
  6. Márcia Meireles

    Que lero lero. O articulista não cita uma única vez a necessidade de consulta aos indígenas prevista na Constituição. Proliferação de garimpos ilegais, Mariana e Brumadinho mostram qual é o verdadeiro rosto do setor de mineração brasileiro.

    Responda
  7. Rodolfo Coelho

    Para diminuir as estatísticas de assassinato, bastaria regularizar. Curioso que quem defende é justamente o setor de mineração. Por que não dão continuidade à extração do ouro em Serra Pelada?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.