UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Braz

    Com as medidas danosas, o governo já espantou o investimento externo q tanto a econimia brasileira precisa pra crescer, entao agora é so esperar a economia ficar patinando e a barriga doer de fome pra escolher um dos vários crimes de responsabilidades ja cometidos e abrir impeachment.

    Responda
  2. Marcus AYRES

    Discursinho ideológico barato. Chamem a alma mais honesta do país para fazer coro....

    Responda
  3. José Augusto Bernabé

    Fique tranquilo Janio Num jardim, – disse – há o tempo de cultivar. Há a primavera e o verão outra vez. Enquanto as raízes não forem arrancadas tudo está bem e terminará bem. – (O Videota-Kosinsky) (Sr. Chauncey Gardiner – Muito além do Jardim

    Responda
  4. benjamim picado

    se eremildos mugem furiosamente nessa área de comentários, é porque o articulista tocou-lhes os nervos - ou seja, acertou em algo de fundo e verdadeiro sobre o qual tais hildebrandos, marios, zé leais e quejandos não ousam falar abertamente em seus convescotes (mas que que lhe dõem decerto lá no resto daquilo que um dia ousaram chamar de "consciência").

    Responda
  5. Mauro Costa

    O verdadeiro problema do governo de Bolsonaro não é sua grosseria, sua misoginia, ou mesmo seu caráter corrompido. É a sua função como instrumento dos homens ricos do país e do exterior e seu flagrante desinteresse em tornar a vida melhor para a grande parte dos brasileiros que vivem apenas de salário ou de bico em bico.

    Responda
  6. Elcio Mattos Bahia

    Isto não passa perto de uma texto jornalístico, ou uma crônica, é um delírio! De vez em quando, fazer um consulta com um bom psiquiatra, é salutar. Bom se conectar com a realidade!

    Responda
    1. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Nada delirante. Brilhante, agudo e esclarecedor. A obviedade do nosso curso para o abismo está toda aqui, sem adjetivos. Apenas fatos.

  7. Edvaldo Marques da Silva

    Excelente Jânio de Freitas!!!!

    Responda
  8. Rogério de Mendonça Lima

    O grande problema dos artigos do escrevinho, é que mesmo misturando, alhos, bugalhos, meias verdades e até verdades cabeludas, tudo é inócuo, sem crédito para o leitor não encabrestado ideológicamente. O escrevinho, no passado, em situações tão graves ou mais para o país, se omitiu de alinhavar a verdade em seus escritos publicados. No máximo tecia uma avaliação parcial e ideológica. Ficou patente a perda da credibilidade, como analista político.

    Responda
    1. Luís SA

      A credibilidade é relativa. Apesar de sua escrita pretender-se empolada, só traz bobagens. Olavo de Carvalho, por exemplo, tem mais de 30 anos que só escreve coisas que não deveriam ilustrar uma papel higiênico usado e no entanto desfruta de credibilidade entre olavóides e bolsolóides. Portanto use seu tempo para escrever algo socialmente útil. Ou se junte ao Olavo de Carvalho.

    2. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Tudo o que ele fala aqui, de tão óbvio, tão claro e evidente, lhe escapa ao raciocínio. Nem precisa criticar o articulista, ele relata a verdade mais evidente: estamos à beira de uma crise institucional. E aqui não há nenhum outro culpado, nao adianta querer colocar a culpa no petê iu no cid, aqui o golpista é aquele que foi eleito para destruir a democracia.

  9. Roberto Xavier de Castro

    Fora Bozo! Fora Família maluca! Hospício neles!

    Responda
  10. Ivonesio Leite de Souza Leite de Souza

    Pena que seu texto não esteja em destaque na Folha. Brilhante e um alerta. Junto com os artigos de Angela e Antonio Prata, compõe um alento contra a barbarie institucional. Quando a Folha vai parar de fazer média com um "centro" golpista, tentando achar a tal 3º via. Romper com a mídia que fez de conta que o monstro não vinha, é um desafio. Patricia Campos nos mostrou a intriseca maneira nova de conquistar votos. É hora de agir contra o arbitrio se aliando a quem de fato enfrenta.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Há que apoiar as reações da Folha contra a barbárie, tendo sempre em vista que aqui o pluralismo não chega ao PSOL.

    2. Andréia Chaieb

      Bem colocado Ivanesio! A questão que se coloca é: a Folha será suficientemente corajosa para enfrentar a dura verdade ou vai ceder, mais uma vez, à voz sombria do Capital??

    3. Andréia Chaieb

      Bem colocado Ivanesio! A questão que se coloca é: a Folha será suficientemente corajosa para enfrentar a dura verdade ou vai ceder, mais uma vez, à voz sombria do Capital??

  11. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Socorro, o obscurantismo tomou conta do País.

    Responda
  12. Maria Ines Polotto

    Obrigada pelos comentários lúcidos e de quem tem experiência! Estamos entregues a ratos ordinários!

    Responda
  13. Maria Ines Polotto

    Obrigada pelos comentários lúcidos e de quem tem experiência! Estamos entregues a ratos ordinários!

    Responda
  14. Maria Ines Polotto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. luiz augusto pessoa nogueira

    Mais uma vez o comentário de Sampaio, aparentemente em defesa desse desastre a que chamamos de governo, ataca o mensageiro, ao invés da mensagem, em típica demonstração de quem não tem argumentos.

    Responda
  16. José Luiz Magalhães de Freitas

    Parabéns Jânio de Freitas pela clareza, sensatez, coragem e compromisso com a verdade

    Responda
  17. reinaldo senna

    esse escrevinhador deve ser o único caso na raça humana em que a velhice não melhorou a pessoa... Dá pena de ler seus textos. Um amontoado de ressentimentos misturados com tolices que apenas servem para comprovar o grave estado de confusão mental em que se encontra... Que final de vida triste.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Dentre aqueles que foi dado viver estes tempos bicudos, com alguma lucidez, duvido que haja quem esteja mais feliz com a situação do país do que já esteve em qualquer outro momento da vida, tenha a idade que tiver. Não acredito que haja alguém que possa ter antecipado o nível de miséria abj... (auto censura) a que fomos capazes de descer.

    2. Ayer Campos

      Como é triste a ignorância cheia de convicções.. "O fervor (agressivo) apenas se faz necessário quando se trata de sustentar uma opinião que é duvidosa ou demonstravelmente falsa" (B. Russell). "A convicção produz atrevimento; a reflexão, vagar" (Péricles). .

  18. Eldo Fernando da Silva

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Rodolfo Maia

      Sentiu a dor da verdade, né? Negação é um dos primeiros sintomas psíquicos. A aceitação um dia chega... É o famoso aceita que dói menos.

    2. Daniel Liaz

      Enfim: a pergunta que não quer calar não precisava bem ser feita, se tivermos um minimo de honestidade intelectual

    3. Daniel Liaz

      Estavam, entre outros, aqui nesse jornal, fazendo várias matéria por dia de crítica e denúncia contra o PT, além de dar apoio desmedido e irresponsável pros desmandos da República de Curitiba

  19. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Bolsonaro esperto. Despiu o figurino de ser Presidente da Republica e está construindo seu fan clube. O que seria dos meios de comunicação se não fosse Bolsonaro. “Você sabe da última, não do papagaio, mas do Bolsonaro”. É o que se houve. Bom ator. Será? A conferir. Cuidado!

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Sobre o devir. Livrarias fechando. A commedia dell'arte é uma forma de teatro popular que aparece no século XV, na Itália. Bolsonaro retoma no Brasil ao despir o figurino de ser um Presidente da República. E La Nave Va. Braudel usou como metáfora. De uma sociedade decadente. Retratado no filme de Fellini. Brasil. Resultado de uma eleição geral!?!?!

  20. Andréia Chaieb

    Infelizmente as vozes sensatas não tiveram destaque suficiente, inclusive pela Folha. Tais medidas danosas são consequência da fragmentação da mídia e de outros setores pró Capital, iludidos de que as sombras do núcleo biruta seriam iluminadas pela virtuosa área econômica de Guedes! Tal cegueira, incendiada pelo nefasto Neoliberalismo precisa ser reconhecida, traduzida e exaltada pela mídia! Aguardamos às reparações devidas!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Pior ainda que de virtuoso o Ypiranga não tem nada

  21. Daniel Liaz

    Jânio, a extrema qualidade desta coluna (que segue a regra das demais) fica provada pela quantidade de gado atacando sua pessoa sem tratar do seu texto em si. Parabéns!

    Responda
  22. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Platão acusava a democracia de ser retórica argumentativa e demagógica. Ele tinha toda a razão. Essa crítica de modo algum justifica uma defesa da tirania ou totalitarismo. Devem, sim, nos deixar atentos para tagarelice. Protágoras venceu Platão: a democracia é sofista. E as inúmeras consequências desse fato nem sempre são contempladas na reflexão pública”. Pondé.

    Responda
  23. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Platão acusava a democracia de ser retórica argumentativa e demagógica. Ele tinha toda a razão. Essa crítica de modo algum justifica uma defesa da tirania ou totalitarismo. Devem, sim, nos deixar atentos para tagarelice. Protágoras venceu Platão: a democracia é sofista. E as inúmeras consequências desse fato nem sempre são contempladas na reflexão pública”. Pondé.

    Responda
  24. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O colunista, como disse a dilma, fez o diabo pra ganhar a eleição. Perdeu. Agora está fazendo o diabo pra denegrir o Presidente e seus ministros.Está perdendo de novo. Ninguém mais acredita neste colunista, a não ser petistas e seus puxadinhos que perderam a boquinha.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Estão levando de 7 a 1, o que significa que a grande maioria está lendo e concordando com a análise do Mestre. Será que os 33% que votaram "branco e nulo" vão continuar se abstendo perante a 'fábrica de fazer pobres'?

    2. Andréia Chaieb

      Joaquim, não sou petista e não perdi puxadinho nenhum, sou cidadã preocupada com a cegueira coletiva que atropelou o Brasil. Exponha aqui, usando argumentos, o que há de bom no desgoverno do miliciano Bolsonaro. Grata.

  25. Antônio Carlos de Paula

    Jânio como sempre genial em seus artigos! Parabéns.

    Responda
  26. Jose Roberto X de Oliveira

    Com exceções a Fernando Henrique e a Lula os outros presidentes são ruins mesmo. Ver Bolsonaros no Poder é como assistir a W.alking De.ad. Militares, Evangélicos Pentecostais, ideológos b.obos e empresariado/agronegócio ganan.ciosos todos vão a loucura.

    Responda
  27. flavio pedrett

    Façam uma pesquisa apenas com bolsonaristas nao evangelicos(tangidos pelos pastores como gado) e vamos constatar estarrecidos que a esmagadora maioria voltaria a votar nele novamente. Meu culpa, nem pensar pq seria o mesmo que declarar-se enganado. Nosso pais adoeceu e não se deu conta.

    Responda
  28. WILSON FILHO

    Infelizmente, o jornalista que escreve à coluna não é sério, e seu alvo são os militantes da ala que esteve 13 anos no poder, e alguns professores que nao pagam a FDS. Paciência.

    Responda
  29. Plinio Góes Filho

    Isenção jornalística da Folha só é comparável às certezas que Jânio tem. Mas ambos se completam. Na coluna de 26/08/18, Jânio achava antidemocrática a distribuição dos tempos de TV, mas se Bolsonaro fosse derrotado estaria ok. Em 13/10/19, esse gênio da raça defendeu a ilegalidade da eleição porque a Patrícia, um ano antes, havia demonstrado o uso de disparos em massa contra o PT, via Bolsonaro. Na semana passada a CPMI das Fake News desmascarou Patrícia e a certeza de Jânio. Fora!

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Olá João, poderias dizer onde fui ofensiva? Minhas colocações são baseadas em fatos, se vc discorda fique à vontade para expôr a sua opinião. E vcs ainda falam que a esquerda é cheia de mimimis, a pessoa faz uma crítica e o Bolsolavista toma como ofensa kkk. Pior é o nível de projeção dessa turma de extrema direita! Só lembrando, vcs apoiam tortura, ditadura e estão ligados às milícias, mas nós das esquerdas que somos ofensivos...

    2. Daniel Liaz

      Adreia: qto ao João, não precisa nem perguntar. É mal intencionado mesmo! Daqueles que, mesmo tendo os fatos esfregados na fuça, ainda se vale de completa desonestidade intelectual para negar a realidade e caluniar os outros

    3. João Braga

      Andreia, nao ofenda quem tem opinião diversa da sua, depoe contra voce mesma, e isso é tipico dos mor tadelas que existem por aqui para agredir o governo. Voce nao faz parte desse grupo, eu espero.

    4. Andréia Chaieb

      A CPI desmascarou Patrícia? Não entendi... A eleição foi ilegal sim! Vc está cego para as manipulações aqui, Trump, Brexit? Acorda Plínio! Vc é ingênuo ou mal intencionado?

    5. Ney Fernando

      E sobre o assunto da coluna (o envolvimento dos bolsonaros com milicianos), nada a dizer nem a negar?

  30. Plinio Góes Filho

    Isenção jornalística da Folha só é comparável às certezas que Jânio tem. Mas ambos se completam. Na coluna de 26/08/18, Jânio achava antidemocrática a distribuição dos tempos de TV, mas se Bolsonaro fosse derrotado estaria ok. Em 13/10/19, esse gênio da raça defendeu a ilegalidade da eleição porque a Patrícia, um ano antes, havia demonstrado o uso de disparos em massa contra o PT, via Bolsonaro. Na semana passada a CPMI das Fake News desmascarou Patrícia e a certeza de Jânio. Fora!

    Responda
  31. Agricio de Jesus Silveira

    Depois que li e reli o artigo desse grandioso jornalista cheguei a seguinte conclusão: o senhor é sem dúvida a nossa luz nesta noite escura que estamos vivendo. Parabéns!!!

    Responda
  32. João Larizzatti

    Gostei da análise. Fico pensando se parte do militares não gostariam de um impeachment. Ficariam livres do lunático e seríamos governados por um general; mais tranquilo e "civilizado.

    Responda
  33. adel eddine

    Todos meus colegas de profissão defendem, com unhas e dentes, tanto o presidente quanto o otimo momento economico que vivemos ( inflacao baixa, selic pequena, bolsa recordista, incorrupção e por aí vai) , tal qual os 57 milhoes inarrependidos. Mas ja com os pés na candidatura televisiva/midiatica morista . A ver...

    Responda
    1. Said Ahmed

      Vocês "médicos" precisam de tratamento, urgente.

  34. José Bernardo

    Excelente, como sempre, Janio. E o vaticínio da primeira frase parece correto, infelizmente.

    Responda
  35. Angelo Batista Goulart

    O capitão presidente Jair Bolsonaro é apenas as consequências da operação anti-democratica ,iniciada pelo o então candidato derrotado Aécio Neves e seu partido PSDB, depois os vários atores , impressa ,o vice Temer golpista ,os movimentos patrocinados por forças externas do Brasil e com sua maior agente nessa empreitada a Rede globo!Agora não há nenhuma novidade ! temos um protofascista a nos Governar ! e um pais que caminha rapidamente para um estado miserável e ditatorial

    Responda
  36. João Braga

    Janio, tenho dito e repetido a pessoas que como você se incomodam com a presença de generais honestos, competentes e patriotas no entorno do capitão; é saudade.... Saudades do Geddel Vieira Lima, Lobão, Palloci, Ze Dirceu, Jáder Barbalho, Renan Calheiros, e outros ilustres. Parece que na época nao havia tanto patrulhamento e indignação.

    Responda
    1. João Braga

      Ayer, quem esta chegando é a turminha supostamente paga pelo partido do mais honesto, para fazer oposição sistemática ao governo. Aceita que dói menos, o presidiario corrupto nao volta, lamento.

    2. Ayer Campos

      Bolsonaristas graníticos (não graúdos) começam a chegar...

    3. Fatima Marinho

      Até agora não há general que tenha mostrado competência para qualquer coisa. Sentam ou ficam perolados, mas o que estão fazendo mesmo?