Celso Rocha de Barros > A Lava Jato tem coragem de defender a democracia que lhes deu tudo? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. wilson kfouri

    Moro é lacaio de miliciano psicopata...

    Responda
  2. Borges DJ

    Esses garotos não primam pela democracia porque não sabem o que é viver em regime autoritário. Queriam fama e dinheiro. Perderam o interesse na causa quando o STF tomou os 2,5 bilhões que lhes renderiam o triunfo e a fundação Dallagnol.

    Responda
  3. Diógenes Francisco

    Excelente texto Celso! Além do Queiroz, cadê o Dellagnol ? Cadê os Procuradores da LJ? Será que continuam submissos ao ex-juiz e hoje ministro? Será que perderam seu compromisso com a Democracia?

    Responda
  4. Helio Marcengo

    Muito estranho esse texto. Nao me parece atribuicao da Lava Jato interferir nas babaquices do Bozo. O exelente trabalho da LJ veio engrandecer o Povo brasileiro, cansado da corru p ÇAO e no aos procuradores e juizes. O comentarista da a entender que a LJ nao lhe pretence tambem. Raciocinio equivocado. Ou, de repente, a LJ lhe fez algum mal,prendeu algum amigo ou idolo seu.

    Responda
    1. Claudia medugno

      Leia novamente. É necessário compreender o texto.

  5. Silas Barros Ribeiro

    Belo texto ! Apoiado ! Há muitos que pensam da mesma forma e se preocupam com a deterioração do ambiente democrático por iniciativa do Executivo.

    Responda
    1. Ary oliveira Oliveira

      Comentario ridiculo. A turma do legislativo em sua maioria que esta enroscada com denuncias e condenaçoes e e' o executivo o responsavel pela deterioraçao do ambiente democratico?

    2. Ary oliveira Oliveira

      Comentario ridiculo. A turma do legislativo em sua maioria que esta enroscada com denuncias e condenaçoes e e' o executivo o responsavel pela deterioraçao do ambiente democratico?

  6. roberto oliveira melo filho

    Tenho notado que este comentarista, como outros, também de outros veículos, têm apelado para o menos provável. Depois das denúncias da Vaza-Jato, em que eles, todos, questionaram não o conteúdo nada republicano das conversas, mas a invasão, obtenção e publicização dos diálogos, houve um silêncio estratégico, para não ser colocados em xeque. Achar que os "senhores", e esqueceu-se, não sei se de propósito, do ex-juiz, hoje ministro, vão sair em defesa da democracia, é perder a realidade dos fatos

    Responda
  7. Luciana de Castro Santos Dias

    Excelente texto! Ainda tento acreditar que a Lava Jato e o Juiz Sérgio Moro estavam do lado certo, mas a cada dia que passa me convenço realmente de que se tornaram joguetes sem moral nenhuma e que estão cada dia mais fazendo com que pessoas sensatas se arrependam de tê-los apoiado.

    Responda
  8. Jesse G

    Cidadãos comuns, homens de bem, trabalhadores, contribuintes, eleitores conscientes que votaram, não votaram ou invalidaram os seus votos em nosso permanente processo eleitoral, estamos todos perdidos, desamparados e desesperançados. Não há nenhuma instituição funcionando no sentido de proteger e promover as pessoas.

    Responda
  9. Mario Silveira

    Alhos com Bugalhos .

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Não tem o que responder, né?

  10. Daniel Liaz

    Praticamente todos os comentários contrários ao texto não tocam uma vez sequer nos argumentos. Parecem apenas pré adolescentes atacando o argumentador, e ainda com trolagem de dar vergonha alheia. Pq será que não estou nada surpreso em constatar isso?

    Responda
  11. Daniel Liaz

    Muito bom texto! Mesmo não sendo o objeto primeiro da coluna, poderia ter dado um pouco de destaque, numa mais que necessária auto crítica, à postura irresponsável da imprensa que tb contribuiu, e muito, para essa escalada autoritaria.

    Responda
  12. PAULO TAUFI MALUF JR

    A operação Lava a Jato foi criada para, com base no desbaratamento de uma súcia de doleiros, investigar e incriminar aqueles envolvidos no gigantesco esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que deixou exangue a Petrobras. Através dela chegou-se a mais de centena de condenações de empresários e políticos enredados no escândalo sem precedentes. A força tarefa não tem atribuições para interferir na briga do presidente como uma jornalista.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Mas não foram uma nem duas vezes que esses justiceiros fizeram declarações públicas de cunho político. Um deles inclusive era um político miliciano disfarçado de juiz. Agora resolveram para com isso? Se calaram? Curioso não?! Além do que, vc ter se "esquecido" desses fatos pode dar a impressão de que vc é cínico.

  13. Andréia Chaieb

    "A imprensa brasileira fez tudo, tudo o que os senhores quiseram. Fez até demais." Infelizmente imprensa e Ministério Público apoiaram o que está aí, pois na época acreditavam que o Capital venceria a delinquência dos Bolsonaro. Sendo assim, ficaram misturados ao desgoverno. A cultura Neoliberal que prega tal individualismo, competitividade e destruição engoliu o mundo!

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Exatamente Andréia. Esse "demais" foi um demais e tanto. Praticamente esqueceram o jornalismo pra virarem torcedores fanáticos!

  14. ricardo fernandes

    todos os governantes são contra a democracia e todos no brasil tentaram silenciar a imprensa. uns, os militares, conseguiram, os demais tentaram, inclusive o PT, que chegou a elaborar uma nova lei de censura. é evidente que os militares, agora ou antes, são a pior coisa que pode acontecer no país, desde sempre, mas os governos civis também nunca foram essas maravilhas, inclusive pressionando jornais a demitir jornalistas. distribuição de verba protetiva o PT também fez.

    Responda
    1. Ary oliveira Oliveira

      Daniel. Faca me o favor. Existe Respeito a democracia quando NAO se respeita o dinheiro publico????

    2. Daniel Liaz

      ....não gosto do PT e tenho ojeriza ao Lula. Mas não posso por isso abandonar a verdade: de todas as coisas ruins que o PT fez, há algo que ele foi completa excessão na história do pais: o respeito à democracia

    3. Daniel Liaz

      Qual lei de censura amigão? Qual? Desafio vc a apresentar! Qto a leis e a políticas de fato, e por pior que seja o PT, foi só nesse período que tivemos verdadeira independência e autonomia das instituições, uma série de leis dentransparencia e contra corrupção, que a imprensa (inclusive a Folha) criticava diuturnamente o governo e não era nem boicotado por isso, nem comprado pra calar a boca.

  15. Rogério de Mendonça Lima

    Sr. Celso, chor umingar é feio e pat ético, o MP brasileiro sabe bem de seus deveres. Tem o apoio da maioria silhenciosa, maioria que escolheu desta vez a direita para governar, como escolheu democraticamente em 2002 um esquerda, que nunca foi esquerda. Os arroubos da direita são iguais aos arroubos da qua drilha trav estida de pseuda esquerda. Nossa democracia está com seus pesos e contra pesos em dia. O MP não é uma ma tilha que se ass anha, como le sos mili tantes ideo lógicos. Respeite-se.

    Responda
    1. Claudia medugno

      Leia novamente com mais cuidado. Compreender o texto é importante.

  16. marcos andrade moraes

    uau, os ptralhas leem e escrevem por celso de barros... MAM

    Responda
    1. Claudia medugno

      Petralha? Não, gostei do texto porque li com muita atenção.

  17. marcos andrade moraes

    Celso de Barros tem coragem de agradecer à democracia que lhe deu tudo? Ah, não foi a democracia, mas Lula e Dilma, que lhe deram emprego no BC para ele passar anos defendendo o PT no seu blog NPTO que ele veiculava na hora do trabalho. MAM

    Responda
  18. Antonio Catigero Oliveira

    O fato é que diversas instituições, públicas e privadas, lideradas e atiçadas pela mídia tradicional, usaram a abrangência democrática, mais uma vez, para destituir um governo que ouvia e preocupava-se com a Democracia e com a Base da sociedade, que ascendia. Não venha dizer que a mídia, desses coronéis fantasiados de "liberais", foi usada por esses agentes públicos prepotentes e totalitários.A mídia golpista jogou gasolina para apagar a fogueira das vaidades dessas corporações. Deu no que deu.

    Responda
  19. JORGE EDUARDO CASSANI

    Prezado Celso, lamento mas.....seu artigo se assemelha ao choro de uma viúva. Suas lágrimas não redimirão o beneplácito da imprensa com essa monstruosidade em andamento. A História já registrou o lava-jatismo da grande imprensa. Muito se fala em mea culpa do PT, com razão, mas aguardo também o mea culpa da imprensa

    Responda
  20. Ayer Campos

    Desconfio que esta exortação pela decência vai cair em ouvidos moucos. Só mesmo quando a fábrica de fazer pobres insinuar que quer acabar com férias de 60 dias, adicional de férias em dobro e penduricalhos remuneratórios 'extrateto', aí sim, o signo legitimador da 'defesa da democracia' será invocado com ardor. Pensemos, por ex., na desvinculação dos salários do MP em relação aos ministros do STF: um oceano de 'equidade', 'justiça', "Estado de Direito' e 'democracia' inundaria e esfera pública!

    Responda
  21. JOSE CAMPOS

    O texto admite que a imprensa se deixou convenientemente usar pela "lava jato" que de democrata nunca teve nada. Uma Democracia não tortura com prisão temporária para que se fale o que se quer ouvir. A imprensa gestou o atual governo.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Max, será que não criticam a "lava jato" por que elegeu e depois foi "servir" o Bolsonaro?

  22. Said Ahmed

    No caso do mensalão, quem foi pego em flagrante foi Roberto Jefferson, com video de Maurício Marinho recebendo propina. O resto é disse que disse e a imprensa, MPF, STF embarcaram com tudo, criando o ambiente para a jegaiada de 2013 e a Lava Jato em 2014. E no caso do petrolão, o PT acabou pagando a conta dos seus aliados corruptos (P-MDB et caterva). Nem presidencialismo nem parlamentarismo apresentam soluções para a tal governabilidade. No Brasil todos jogam truco, mas ninguem joga xadrez.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Concordo com quase tudo, Ahmed, mas faltou uma 'coisinha': o fato da 'lambuzagem' da cúpula do PT... (a expressão, atribuída ao então secretário-geral da Presidência, por sinal denota um fiapo de autocomiseração, pois se refere à sentença completa: "Quem nunca comeu melado...")

  23. RICARDO VON HOHENDORFF

    Brilhante !

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Para mim é mais um texto de "Madalena arrependida".

  24. Eduardo Giuliani

    Coluna de covarde. Mistura Bozolândia com Tenentismo. Foi o Tenentismo que construiu o Brasil, que sempre brigou contras as oligarquias ilícitas e defendeu a democratização do país, dentro do possível (1922-1984). Bozo é uma anomalia, um estelionato eleitoral, usando a imagem militar de ordem e progresso. Ele vive na Idade Média com as oligarquias que detonam nosso país: financeira (do comentarista), agronegócio, servidores e sacerdócio. Só covarde critica militar neste país.

    Responda
  25. Dea maria Kowalski

    Ministerio Publico e judiciario estao infestados de fascistas e nazistas. Se consideram uma casta superior. Eh ingenuidade esperar alguma reacao dessas classes. A mesma coisa acontece com os medicos.

    Responda
  26. BRUNO JOSE FORTES

    Caro Celso, o ego jamais permitiria um mea culpa pelos procuradores.

    Responda
  27. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Moro e cia. são uma farsa! Moro e Dallagnol principalmente têm um projeto pessoal de poder e de vantagens! Arrasaram com a nossa democracia, nossa Constituição, enfim, nosso Estado Democrático de Direito pelos quais não têm o menor apreço!

    Responda
  28. Paulo da Silva batista

    A impresa se calou com os ataques sofrido pelo PT e a oposição, pegaram a mecha de comunista, PT não feito só de ladrão,o PT e a oposição são feito pela mesma massa de bolo que são feito os demais partido sem exceção.qual força política pode combater isso que está posto sem ajuda do PT e dos demais partido de oposição?o tiro saiu pela Culatra!

    Responda
  29. José Bernardo

    Prezado Celso, pela lógica de seu raciocínio, correta, é o mínimo que teriam de fazer; por tudo o que veio depois, contudo, muito provavelmente não o farão: de resto, não está claro se a defesa da democracia figurava na exposição de motivos para as ações deles...

    Responda
  30. Amarildo Caetano

    Quem disse estes justiceiros queriam democracia caro colunista,queriam chegar ao poder através da democracia e depois estrangular ela como estão fazendo ao perseguir a imprensa e jornalistas.A extrema direita odeia a democracia.

    Responda
  31. JOAO dos Reis

    Tivemos uma operação chamada Lava Jato, mas também uma Vaza Jato, que o articulista esqueceu de nomear - e essa desmascarou a primeira operação.

    Responda
    1. Said Ahmed

      a Vaza Jato não alterou o caráter do Macarthismo Tupiniquim, eles ainda se consideram acima da lei e da CF. Pequenos deuses em seus gabinetes tramando o destino de seus desafetos.

  32. marcos teixeira de souza

    Pelo menos nesse governo não temos um Roberto Jeferson dono de ministério, nem Lobão, Sarney, Eduardo Braga, e outras rapo.sas que acabaram com o Brasil.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Pranciskus: sem falar naquilo que está oculto e irá emergir (ex.: comissões milionárias na Secom)

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Temos Salles, condenado em 1a. instância, Onyx com cx 2 perdoada, amigo Queiroz das rachadinhas, laranjal do Ministro do Turismo protegido, explosão de gastos em cartão corporativo, sucateamento das universidades federais, sucateamento do SUS, funcionários fantasmas, miliciano condecorado, miliciano amigo e miliciano vizinho, fiscalização do Ibama desmontada, cientista do IPEA demitido por mostrar verdades amazônicas, políticas sociais estranguladas. Imprensa perseguida. Destruir o Brasil?

  33. João Braga

    Pior que a mentira, é a meia verdade. O articulista no interesse da sua teoria por vezes abusa do exagero outras vezes da omissão e faz a sua (in)verdade. Vivi 64, Ustra de certo modo foi uma escolha da população que amplamente apoiava os militares contra os terroristas favoraveis a implantar uma ditadura de esquerda. E por aí vai...

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Mas qual dificuldade de entender João Braga, se vc só está repetindo a já batida pós verdade ressuscitada pelos olavistas?!

    2. João Braga

      Daniel voce nao entendeu ou não quis entender. Eu era lider estudantil, corri de cassetetes. Hoje vejo que fomos usados por gente que queria implantar uma ditadura de esquerda. A população satisfeita exibia slogans " Brasil, ame-o ou deixe". Escolheu um lado. País crescia 10% ao ano. Tortura foi excessao. Nunca fui fascista, apenas deixei de ser usado.

    3. João Braga

      Daniel voce nao entendeu ou não quis entender. Eu era lider estudantil, corri de cassetetes, levei "safanoes" abordado pelo DOPS, queimavamos bandeiras americanas, gritavamos contra o acordo MEC-USAID. Hoje vejo que fomos usados por gente que queria implantar uma ditadura de esquerda. A população satisfeita exibia slogans " Brasil, ame-o ou deixe". Escolheu um lado. País crescia 10% ao ano. Tortura foi excessao. Nunca fui fascista, apenas deixei de ser usado.

    4. Daniel Liaz

      Esse João não conhece o limite do ridhiculo. Se vc, fascistao, apoiou o Ustras, PF, não generalize essa excrescência particular para a populacao em geral!

    5. Andréia Chaieb

      Sou obrigada a concordar, em parte, com as colocações do João. Venho tendo embates difíceis com os que, apesar de tudo, ainda apoiam o desgoverno. O ódio ao diferente (nesse caso às esquerdas) é capaz de tudo. A irracionalidade que tomou conta do povo é capaz de tudo, é isso que estou vendo, petrificada e triste, mas é o que vejo por uma grande parcela de pessoas...

    6. Ayer Campos

      Frequento este espaço há um bom tempo; não tinha deparado com afirmação tão leviana quanto esta sobre o suposto "apoio da população à tortura". O escapismo verbal com a fórmula ambígua "de certo modo" só revela que o comentarista destila suas frustrações e ressentimentos, com total desprezo em relação à verdade factual. Nem todos os 37% dos adultos que votaram em Bolsonaro são "de certa forma" coniventes com a tortura: há muita gente decente entre eles...

    7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Como ousa dizer uma coisa dessas? A inspiração certamente vem do seu mito!

    8. marilza abrahão

      Ustra jamais foi escolha dos brasileiros, viveu nos porões do D O P S e da Operação O B A N!

    9. marilza abrahão

      A população brasileira, pelo menos sua maior parcela, jamais apoiou Ustra! O que acontecia nos porões da ditadura só chegou até ela após o fracasso dos governos ditatoriais e pela coragem dos que a ela se opuseram! Tortura era de conhecimento dos que orbitavam entorno do DOPS, da Operação OBAN! Uma coisa foi apoiar a luta contra a esquerda, outra apoiar a tor tura e a mor te dos adversários, desejo que, hoje, parece retornar com força.

  34. José Manoel Martins

    A imprensa tambem impulsionou os kkkk em palestras e outras rsrsrs a mais.

    Responda
  35. Wilson Souza

    Pelo que estou vendo, não foi só a Dilma que sofreu um golpe, a imprensa brasileira também. Sou muito solidário e condeno os ataques sofridos não só pela jornalista da Folha, mas a todos jornalistas, mas com referencia ao MPF, principalmente os da Lava Jato, vocês da imprensa se deslumbraram com eles e deixaram de lado o racionalismo tão necessário a um órgão de tamanha importância. Lamento, mas vocês caíram num conto do vigário!

    Responda
    1. Ayer Campos

      Muito do entusiasmo conivente da imprensa se deveu a uma concerto de interesses empresariais anti-PT, mas não podemos esquecer que muitos jornalistas do campo 'progressista' embarcaram nessa por imersão numa melancolia profunda ("os lambuzados nos trairam..".). Caberá aqui invocar o ditado lusitano: "Depois de mim virá quem de mim bom fará"?

    2. João Braga

      Lavajato é um marco na história brasileira, onde a corrupção tornou-se parte do cotidiano, e a impunidade seu maior incentivo, principalmente entre grandes empresários e governantes. A grande midia serve ao país, mas infelizmente e principalmente aos seus próprios interesses. É o que estamos vendo nesse patrulhamento e embate com o governo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.