Luiz Felipe Pondé > O materialismo histórico de Jesus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muitos brasileiros também tem nostalgia da ditadura militar brasileira, que de boazinha não teve nada,sem saber que o fato de tipos como Lula e Bolsonaro serem presidentes é culpa da ditadura, que acabou com os intelectuais existentes e com o desenvolvimento de novos. Um bando de Inteligentinhos frutos da ditadura!
Eis ai o nosso filosofo gourmet : craque em reinterpretar pratos com clichês repaginados para proporcionar a tal “experiencia’ oferecida pelo consumo aviltante do kapital O trecho do evangelismo ser agente da historia e´ impagavel e acepipe para os porcos que o insen sam Pobres dos universitários que o tem como “mestre” .....
Pondé gênio! Sempre!!!! Vamos parar de ficar reclamando e vamos produzir pessoal! Só não elogio mais porque sei que ele nem lê isso aqui... Quem aguenta?
Sempre achei que o Pondé era mesmo um (Pondé), ermeneuticamente falando, claro. Hoje, meu achismo evoluiu para quase certeza, ao término da leitura desse manual para entender o marxismo e o neopentecostalismo atual. Mas o cara é corajoso. Fala por exemplo, em fim do "materialismo moral da URSS e da China" ; como seria isso "ermeneuticamente" é óbvio, montado pelas mãos de um fabricante de panegÃricos das belezas morais do capitalismo ocidental? Enfim: Pondé como Pondé. Ermeneuticamente!
Alguns leitores estão sempre reclamando da FSP que dá espaço para esse ou aquele no Jornal, essas pessoas só se interessam por aqueles que dizem o que querem ouvir/ler. Bem democrático!
Claro Pondé, você usou a falácia do argumentum verbosium: a tentativa de esmagar os envolvidos pelo discurso prolixo, apresentando um enorme volume de material. Superficialmente o argumento parece plausÃvel e bem pesquisado, mas é tão trabalhoso desembaraçar e verificar cada fato comprobatório que pode acabar por ser aceito sem ser sontestado.
Só lembraria ao judeu Pondé que o judeu Jesus é considerado Messias pelos cristãos,que veio à Terra para salvar a humanidade e com Deus e o EspÃrito Santo forma a SantÃssima Trinfade. Para judeus ,como o Pondé ,Jesus é um impostor pois o consideram um falso Messias..
Errata: SantÃssima Trindade...
Concordo que o texto é meio confuso. O que salva são algumas frases de efeito que de certa forma são uma delÃcia ouvir. Mas pode melhorar. Além disso o tema é muito complexo pra ser abordado num espaço tão exÃguo de coluna.
Péssimo. Texto confuso e carente de argumentos sólidos. Pondé cada dia que passa se mostra mais prolixo e menos interessante. No passado foi muito melhor.
Que sujeito chato!!! Textões e mais textões batendo na esquerda. Por que essa fixação? Por que não filosofar sobre o pesadelo que estamos vivendo desde Janeiro de 2019, este, sim, muito mais vivo e danoso que a esquerda semimorta? Será que é porque é um dos responsáveis pela eleição do Bozo, mas não quer dar o braço a torcer?
Texto muito bom. Só discordo de um ponto: os evangélicos não são vendedores do combo "Jesus/felicidade". A venda quem faz é aquela meia dúzia de espertalhões que jamais levaram Jesus a sério. Os pobres evangélicos são meros compradores. Eles acreditam na ficção e a transformam numa realidade paralela, que os levaria ao reino dos céus. Não deixa de ser uma crença no absurdo, mas certamente é um peso que só os fará afundar depois de mortos. E aà nada mais haverá de importar.
Pondé se acha o inteligentão, mas seus texto são pedantes, prolixos e arrogantes. Como a FSP é plural, ela mantém esse pseudo filósofo .
Flávio, há diferença entre filósofo e professor pedante de filosofia que você, nefelibata, não tem capacidade de ver.
Concordando ou não com o articulista, ele é sim um grande filósofo. Pseudo é o seu comentário...super profundo e inteligentão, só que não.
Você divagou, e muito mal, o tempo todo sobre Marx e concluiu com os evangélicos e seu empoderamento aos pobres!?! Quisera eu saber o que se passa em seus pensamentos para entender sua lógica, inexistente.
Muito bom Pondé !
Pondé estava meio de fogo quando escreveu esse texto. Creio que ele compara a esquerda atual com os idealistas que Marx estava tirando sarro. Na história do peso seria a ideia do peso que faz alguém afundar. A esquerda caviar acredita na ideia da igualdade, da polÃtica identitária e da diversidade por cotas que é um idealismo infantil/mamador ocidental que a China fincada na realidade desmente e esmaga. E que aqui o grupo que enxerga a realidade são os evangélicos que querem progredir na vida.
E que os evangélicos querendo pagar o dÃzimo para progredir na vida - e não ir para o idealizado ParaÃso - estão pondo em prática o materialismo histórico e como falam muito em Jesus, esse materialismo histórico seria de Jesus. Os católicos pregando a igualdade, a pobreza, o pecado do lucro e da ambição material e prometendo o ParaÃso estariam fazendo o idealismo de Jesus. Jesus que nunca existiu não estaria pregando nada só fascinando o Ocidente como uma ilustração perfeita do Complexo de Édipo
"Poxa... Vou começar a escrever una textos com pouca coerência, titulo chamativo e conteúdo superficial pra publicar e pagar de intelectual."M
O materialismo histórico de Jesus. Do tÃtulo mesmo, só tratou nas linhas finais para criticar num chute de "três dedos" o cristianismo (e nem sou cristão), como sempre faz. A crÃtica que faz de Marx é tão primária que nem merece resposta, pois o trata como um imbecil, como se Marx confundisse peso com a ideia de peso. No mais, o confuso de sempre.
O materialismo histórico de Jesus é encontrado apenas no tÃtulo. Um dos artigos mais estapafúrdios que já li, indo de nada a lugar algum, passando por equÃvocos enormes no caminho!
As empresas, ops, quero dizer, as igrejas evangélicas vendem a ilusão do quanto mais dinheiro no bolso do pastor, mais felicidade para si. Isso não é revolucionário. É picaretagem de grosso calibre.
Ponde, Weber descreveu muito bem a questão do capitalismo e religião em sua obra: a ética protestante e o espÃrito do capitalismo de 1905-20, pena que vc não o levou em consideração, portanto, sua coluna ficou precária de argumentos e sobretudo não sistemática.
Lá vem o Pondé "bater o ponto" na sua profissão de anti-comunista mambembe, sempre aproveitando o ensejo para exercer sua fixação, falar mal dos "inteligentinhos" e, desde algum tempo, falar bem dos evangélicos, sua nova paixão. Para ele, o pessoal da pregação reacionária e do dÃzimo (no mÃnimo) inventou um "capitalismo dos pobres". Na verdade, é uma nova forma da velha exploração, vendendo carÃssimo a ilusão da prosperidade em vida e a salvação no pós-morte. A Igreja fazia melhor a segunda part
Mas só de não ser comunista, convenhamos, ja é MARAVILHOSO.
DifÃcil compreender como a Folha de São Paulo paga por um texto tão mal escrito. Não consegui entender pela leitura do texto a correlação de onde ele parte, o peso na água, com o “onde” quer chegar, empoderamento dos pobres. Sinceramente, texto sem pé nem cabeça.
Filósofo que só fala da roubalheira do PT e esquece do seu bolso da direita e do centro que sempre mamaram nas tetas da viúva.
Pra quê filosofar tanto para ficar claro que é direitona?
Texto sofrÃvel que não chega a lugar algum e sequer tem começo, meio e fim como qualquer texto decente que se preze
Boa.Pondé é uma ilha de inteligência e lucidez no mar de mediocridade quase unânime dos colunistas da folha.
Como?
Resumindo e com todo o respeito, acho que o Sr. L. Felipe Pondé virou evangélico... Só pode ser... Lamentável a sua "hermenêutica"... kkkk
Lamento informar que esse sofrÃvel texto, de um graduando tateando no escuro, se refere a teoria marxista (sempre inacabada) e na continuação tenta miseravelmente escrever sobre a teoria marxiana, esse deslize elementar de não saber a diferença entre teoria marxista e marxiana acabava entregando o autor, mostra que não domina o básico daquilo que tenta redigir. E só pra constar, o capitalismo só conseguiu tirar milhões de pessoas da miséria ao jogar bilhões em seu lugar. Abraço.
Pondé ficou até as 5 da matina vendo o desfile das escolas de samba, lembrando, ao longe, o que é a felicidade de verdade. Quando despertou de seu transe, se lembrou que precisa entregar à s 5:05 o texto de sua coluna. Crente em sua esperteza e loquacidade frÃvola, preparou-o à s 5:04. Às 5:05 estava na tela do editor. Este, entre confuso e desesperado, disse: Dane-se. Ninguém se importa mesmo... O resultado acabamos de ler...
kkk, muito bom se isso for verdade, me fez lembrar John Perry em sua "arte da procrastinação".
SofrÃvel !
Ponde, a complexidade da realidade brasileira não é tão fácil de explicar, pois os poderes agem em conjunto para se manterem onde estão (religião, polÃtica, mÃdia, economia, conhecimento e poder paralelo) se você analisar profundamente verá que a maioria da população mundial é tida como consumidores, consomem o que os poderes elencados acima determinam. P.s se vc conseguir escapar que seja apenas de um deles, peço que me ensine.
E a espécie humana foi decaindo como jamais havia sido previsto. Só teorias distantes da realidade da vida. Enfim o liberto da divida externa dos anos 1980 caiu de novo com o montante de 5,5 trilhões de reais constituÃda pelos governos anteriores que travou tudo. Precarização e dificuldades caem nos braços de todos nós e os sabichões fazendo turismo pelo mundo, gastando o butim. Legislativo e Judiciário em festa perene.
Lá vem o Ponde falar da “esquerda”, seu fetiche favorito. Vou pagar meus boletos que eu ganho mais.
Esse vulgo Pondé se julga um arauto da cultura. Quem é ele para criticar o pensamento de Marx e dizer que a esquerda (PT) sonha com um Shopping? O falso filósofo não passa de um doente mental considerando que todos são idiotas e apenas ele o esperto. E o pior é que ainda pagam para essa múmia ficar enchendo os espaços de baboseiras.
Jesus foi teocrata. Pregou que o Reino de Deus seria instalado na Terra. Deus governaria o mundo através do Messias. A instalação do Governo Divino era iminente , mas não aconteceu até ontem, dia 23 Fev.
Como o Sr. Pondé imponderável, mas que gosto de ler, escreveu, hoje é segunda-feira de Carnaval, então vamos ao Samba do Afrodescendente chapado e parafraseemos o velho Carlos Marx, no caso, INRI, que teria dito ou escrito em aramaico quando viu onde tinha chegado as suas pregações: Eu não sou cristão, católico ou evangélico. Credo em Cruz, pé de pato bangalô três vezes. E arrematou: Ãi de vós escribas, fariseus e mercadores do tempo!
Parabéns Ponde, como sempre uma análise lucida, colocando o PT como vanguarda. Vanguarda do atraso, com idéias que nao deram certo em lugar nenhum. Estão na contramão.
Arauto do atraso pra dizer o mÃnimo. Arauto da corrupcão desmedida, da arrogância sem limites, da falta de auto crÃtica, e de tudo que todos sabemos que aconteceu. Vai além da compreensão humana alguém defender aqueles monstros.
Se o sr. gostou tanto assim do texto, alguma está errada com ele!
Eis alguém que entendeu o texto. Parabéns, minoria. Explica o que ele pretendeu dizer?
Não tenho certeza de que o peso na metáfora de Marx seja bem a economia de mercado. Ao que consta, “A ideologia alemã” era uma crÃtica generalizada ao idealismo germânico, que abraçava a teoria de que as ideias moldavam a realidade, e não o contrário. Seja como for, justiça seja feita: não é só a esquerda que nega a realidade se refugiando no mundo das ideias. A direita populista também insiste em negar fatos reais, como o aquecimento global e a infiltração de milÃcias no Estado.
Então fica uma verdade assombrosa: quando a economia chega pela porta da frente tudo vira mercadoria e a Fé ,com sua irmã"dignidade", pulam pela janela para fora. Triste destino existêncial humano moderno. Rico na fartura material ,mas pobre na espiritual. Parabéns Mestre Pondé.
PONDÉ, O VERÃSSIMO DA EXTREMA DIREITA. Qual é o armário do Pondé? MAM
Gostei da definição de Carnaval.
Bem que a "Esquerda Cultural" poderia criar também um "Shopping dos Direitos Humanos" só para si, seria a materialização do "Museu das Novas Idéias". Tá certa a China, como dar de comer a 1,5 milhão de bocas sem envolver todo mundo no processo? Não cabe essa história de Direitos Humanos pois é uma nova história, a de "Direitos á Sobrevivência."
Como a Folha da espaço para um senhor como este? Como alguém consegue falar tanta insanidade e ser chamado de intelectual? Os evangélicos não são em nada revolucionários, apenas reproduzem um paÃs mergulhado na ignorância, manipulação e na falta de qualidade de um sistema de educação eficiente e de um Estado incapaz de coibir a violência protegendo o povo e entregar o que deve! Nestas condições, fica fácil enriquecer vendendo o céu para os desafortunados (a maioria do povo o é!).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O materialismo histórico de Jesus Voltar
Comente este texto