-
Ricardo Knudsen
Ridículo q o autor renda graças à ditadura chinesa, q na verdade é a causa da rápida proliferação da doença. Foi o autoritarismo e a falta de transparência da ditadura chinesa que atrasaram as medidas preventivas no estágio inicial, algo fatal em epidemias q se propagam exponencialmente. A Itália sofre agora do mesmo infortúnio, mas a democracia não impediu que regiões fossem isoladas rapidamente. Ao contrário, a reação democrática de informar rapidamente a população está salvando muitas vidas.
-
Wagner Santos
Qualquer um que já fez um trabalho científico, sabe que os dados são em grande parte tratados sem o devido rigor, talvez por uma filosofia de exigência de resultados favoráveis ( para captar financiamentos), mais do que descrição precisa de fenômenos. Passei por isso no meu doutorado, que contribuiu para corrigir dados excessivamente otimistas sobre um fenômeno bioquímico. Na época que publiquei, eu era o errado e improdutivo. Paradoxalmente, os que falsearam dados ainda recebem mais!
-
Vladimir Micheletti
A censura da folha tem-me impedido de escrever certas palavras mas não diz quais - É verdade. Que falta faz a leitura (e compreensão, é claro) de Á. V. P, Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica, Paz e Terra, 1979. Deveria ser leitura obrigatória. (Quais palavras a censura quer impedir?)
-
Wagner Santos
Aprenda com seus erros. Premissa básica da ciência e da vida.
-
-
Marcelo Almeida
Isso é uma realidade que pesquisadores com formação exclusiva nas ciências produtivas têm dificuldade em perceber pois falta-lhes a formação teórica sobre a importância da segurança epistemológica na ciência. Já cansei de encontrar pesquisadores da área das ciências aplicadas (principalmente relacionadas às biomédicas, engenharias e afins) que não sabem a responsabilidade política e cultural de sua profissão, vêem a si mesmos como operários e não como alicerces da ciência.
-
Cristiano Jesus
É importante considerar que a excessiva racionalização para facilitar processos complexos até mesmo com equacionamento de métricas para pontuar aspectos subjetivos como validade e relevância leva a problemas como produtivismo, fraudes, e cooperações ilícitas (você cita meu artigo e eu cito o seu), e por aí vai. Não há atalhos para o trabalho bem feito.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.