Hélio Schwartsman > O que querem os democratas? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Comparação esdrúxula, até porque a principal caracterÃstica de Bolsonaro (ataque e aversão aos valores civilizacionais) não é compartilhada por Bernie Sanders.
Meu pai morou cinco anos nos Estados Unidos. (1917 a 1922). Depois já no Brasil, dizem que quando perguntado como era a prática polÃtica lá, respondia: Cá e lá más fadas há.
Acorda, um perfil igual ao de Trump tem chances? A grande questão na esquerda e centro esquerda após 89 foi repetir polÃticas neoliberais e conservadoras. O eleitor preferiu o original.
Toda a centro direita brasileira inclusive a imprensa torcendo pela derrota de Sanders porque sabe que se ele ganhar desmonta todo o esquema da pequena burguesia que vigora a seculos.
Bernie é produto do fracasso da globalização defendida e cunhada na literatura anglo-saxônica, só que, ao contrário de Trump, é um produto da esquerda, alimentado pela crise de 2008 e vitaminado pela juventude sem perspectivas de uma vida melhor que tiveram seus pais. A questão é, até onde poderá ir, num paÃs que vem alimentando a xenofobia como bandeira do estado, mesmo que seja para desviar dos problemas e enganar incautos!
No Império Romano do Ocidente em plena decadência, cercado pelos bárbaros e infiltrado nas fronteiras alguns imperadores tentaram conter os bárbaros e outros se submetiam. O Império Americano já está sendo invadido. Trump quer bloquear a invasão e Sanders já aceitou a submissão. Trump não conseguirá conter a invasão nos novos bárbaros aliados com os antigos escravos. A Igreja Católica e o Império Americano estão desmoronando. A China venceu.
Texto inútil para tentar explicar a nova derrota do partido democrático. Os comentários mostram que certos assinantes precisam estudar o processo polÃtico norte-americano.
Boa coluna. Trata-se de Batman vs Joker. E a população americana gosta de matar o Batman. Bloomberg fala a verdade e tenta unir o partido para derrotar o inimigo maior, mas todos seus colegas o atacam. Ego é maior do que o Bem comum. Não acho que esta postura egoÃsta do povo americano vá continuar. Se o Bloomberg mirar o Sanders em seu bombardeio, deve conseguir abrir o espaço que precisa nos próximos meses. Não quis fazer isto no inÃcio p não dividir o partido. O povo não lhe deu escolha.
Bom comentário Eduardo. Muitos olham apenas para o painel econômico para tirar suas conclusões erradas de que "tudo vai bem". Mas os donos do poder estão olhando mais para a realidade social e vendo coisas que a maioria não enxerga (uma nova cepa de donos do poder se aproxima), a tal ponto que eles próprios se dispõem a intervir no jogo, o que é uma novidade. Se Bloomberg passar, teremos "Duelo de Titãs" ao invés de "Batman vs Joker".
Se a polÃtica de segurança deu resultados, e de fato deu, não importa se foi considerada racista por meia dúzia de perdedores. E por outro lado, policiamento ostensivo nada tem a ver com letalidade.
a "imprensa" brasileira deve continuar ludibriando os leitores e apoiando e fabricando matéria favoráveis a Bernie Sanders.. Assim a vitória arrasadora de Trump será mais saborosa.
O problema é que uma reeleição de Trump seria desastrosa. Os democratas possuem uma responsabilidade perante o paÃs.
A responsabilidade principal é do eleitor. A responsabilidade subsidiária é dos partidos democrata e republicano, principalmente dos republicanos. Não devemos culpar as vÃtimas.
As eleições dos EUA podem reproduzir as últimas eleições britânicas. Um bufão conservador contra o socialista Bernie Sanders. Se for isto o resultado pode ser o mesmo, a esquerda ser fragorosamente derrotada. As propostas de Sanders não cabem na pacacidade do estado americano de se financiar responsavelmente. Socialismo nos EUA ou no Reino Unido não convence.
Concordo que nos EUA "não convence"; UK já teve governos social democratas. Mas pelo andar da carruagem e da visÃvel deterioração da polÃtica nestes paÃses, parece inevitável que o dia de acertos de contas está cada vez mais próximo. Até a uberização tem seus limites. Antes, os donos do poder compravam seus candidatos e bancavam suas campanhas. A nova situação deve ser grave, a ponto em que eles próprios se candidatam e bancam suas campanhas.
Go Bernie!
Bloomberg seria um sossego. Pois tanto ele como Trump, prestigiam as Pessoas que gostam de empreender e trabalhar. Sanders e o mimimi de que o Cidadão pode ficar lerdo no seu canto, pois o Estado vai tomar conta do tudo, não empolga a maioria do Povo Americano. Ainda bem, pois ele iria enfraquecer a economia de um dos grandes compradores de nossos produtos.
Se os democratas tivessem juÃzo colocariam Bloomberg como candidato à Presidente e Hillary Clinton como candidata a Vice.
E Trump tuitaria "Look, crooked Hillary is the one behind Bloomberg!! Jail the two!!". E ganharia do mesmo jeito que ganhou em 2016.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O que querem os democratas? Voltar
Comente este texto