Opinião > Polarização americana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cassio Silveira

    Poderia os EUA (maior potência capitalista) eleger um presidente de caráter socialista? Sim. As desigualdades socioeconômicas nos países “desenvolvidos”, atingem, sobretudo, com mais brutalidade e força os nossos irmãos do norte. Cerca de 2% da população estadunidense detém mais de 40% da renda, dando espaço à retóricas de caráter social como do Sanders. “Acredito” que nossos irmãos anglo-americanos devem eleger Sanders, caso o mesmo vença o pleito do partido Democrata.

    Responda
  2. José M Nagamine Filho

    A polarização não é necessariamente ruim, Hillary Clinton também representava a elite econômica americana, como Bloomberg, então elegeram aquele que fazia isso com mais convicção. Bernie Sanders sabe que deve mostrar claramente uma proposta de combate às desigualdades e defesa do bem-estar social, é a afirmação das diferenças, que nunca são muitas, que levará os Democratas à vitória na eleição.

    Responda
  3. eli moura

    obama e clinton tem que entrar no palco para virar este jogo seja lá qual for a escolha democrata. Tao ruim quanto Trump seria Blomberg, mas as chances são pequenas. A coisa deve ficar entre Biden e Sanders. Sanders não e um radical de esquerda mas se comporta como um radical político. O ótimo é inimigo mortal do bom. Se Sanders não se abrir pode levar os democratas a derrota sem sequer ser do partido. É hora de evitar o mau maior: Tramp.

    Responda
  4. Gilnario Barros Saraiva

    Uma possível polarização nas eleições americanas é mais uma característica do desequilíbrio social e econômico. O populismo simplista de Trump gera impactos inicialmente aceitáveis, mas precisa ser pensado a médio e longo prazo, pelas consequências do preço a ser pago no futuro. O essencial é o Brasil não seguir exemplos populistas.

    Responda
  5. Dea maria Kowalski

    Estaria a Folha comparando Sanders a Trump, como a midia faz aqui no Brasil tentando comparar Lula a Bolsonaro? A diferenca eh enorme entre os ultimos, Lula eh um social democrata e Bolsonaro um fascista de extrema direita. A mesma coisa se da com os norte americanos.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Se o Sanders for indicado, o único vencedor nessa história será o Putin, pois num confronto direto com a máquina de triturar do Trump, o Sanders não tem chance. O único senão seria uma desaceleração brusca da economia, algo improvável. Os Democratas estão num beco sem saída, pois se recusam a admitir que o último governo do partido, baseado no carisma do Obama, deixou um legado negativo. Reside aí a força do Trump, que talvez pelos motivos errados, faz o que o Obama não conseguiu.

    Responda
  7. ANTONIO FERREIRA DE CARVALHO

    As Eleições Presidenciais americanas seriam um bom modelo a ser implantado no Brasil. Isso evitaria a corrida final que temos a cada quatro anos, num só dia, quando todos os eleitores comparecem para votar. Esse nosso modelo "Mega-Sena da Virada" proporciona estratégias como "boca de urna", voto de cabrecho, etc. Difundido um procedimento eleitoral em distintas etapas, o sistema tornar-se-ia bem mais seguro e voto menos suscetivel de manipulação.

    Responda
  8. eli moura

    A ascenção do sanders, um radical de esquerda para a cultura política americana, um centrista a esquerda para a cultura politica européia, é uma mensagem de que parte da população se sente desprotegida no atual cenário econômico americano. Com cerca de 37 % na economia informal, com baixas rendas, sendo a maioria jovens e minorias étnicas, sanders está vocalizando esta insatisfação. Mas dificilmente conseguirá bater o representante dosatanás republicano é preciso uma visão mais pragmática.

    Responda
  9. Sergio Saraiva

    Folha paranoica combatendo a ascensão de Lula... nos EEUU.

    Responda
  10. Evandro Botteon

    Sanders, radical? poxa vida Folha. parece que não aprende mesmo. Radical é um autocrata.

    Responda
  11. Gustavo Carvalho

    E existe alguma forma de evitar a desigualdade de renda sem passar por medidas intervencionistas? O que o editorialista sugere? Que radicalizar o capitalismo sem freios trará mais igualdade?

    Responda
    1. EDUARDO BASTOS

      O capitalismo sem freios é infinitamente melhor do que com intervenções. Infinitamente.

    2. EDUARDO BASTOS

      O capitalismo sem freios é infinitamente melhor do que com intervenções. Infinitamente.

  12. Carlos Gomes Fernandes

    teste

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.