Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. André Silva de Oliveira

    Em Hong Kong, a população já se rebelou contra o regime chinês, caro Hélio. Você agora vai fazer coro com a turma iliberal!? Não combina com você, pense bem, caro Hélio.

    Responda
  2. Igor Cornelsen

    Os chineses acham que o seu sitema de seleção de líderes, desde as cidades, províncias e a nação, é superior ao modelo democrático. Ninguém sobe no partido se não teve uma boa gestão anterior. Líderes escolhidos democraticamente realmente não tem sido grande coisa, não precisamos nem falar do nosso país, basta ver quem é o presidente eleito nos EUA. Singapura, país de maior renda per cápita do mundo não é uma democracia, e sua população não demanda eleições. A exceção é Hong Kong.

    Responda
  3. Said Ahmed

    As chamadas democracias iliberais ou democracias de fachada (fachismo), me fazem pensar que os chineses fazem escola, não estão mais sós. Quando as principais nações estiverem sob o fachismo, haverá um novo consenso de Washington, levando as demais aderirem ao fachismo. O status quo muda gradualmente. Interessante que existe um livro que aponta isso, o título é Democracy in Chains. Bem que Hélio podia ler e comentar.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    O historiador Yuval Harari define democracia como algo mais relacionado com sentimentos do que com preferências racionais e o sistema democrático está baseado em confiar nesses sentimentos, mesmo quando eles possam ser incorretos, ineficientes ou fora de moda. Na China o bem comum é mais importante do que as liberdades individuais e o desenvolvimento nacional é mais importante do que direitos políticos. A China é considerada por muitos como a ditadura perfeita, já os EUA elegeram o Trump.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      E os brasileiros, sejam eles, pobres, ricos, incultos ou de vasta cultura, elegeram e apoiam em tudo que faz, essa ex-cre-cen-cia que nos governa, ou seja, Bolsonaro.

  5. marcos andrade moraes

    Texto burro. Quem foi que disse que ser avançado é ser potência? A URSS já foi ( duplo sentido). MAM

    Responda
  6. Herculano JR 70

    A China desenvolvida e pra poucos. Voltada pro mercado externo fazendo Dumping Cambial, ja enfrenta problemas com Eua, breve Europa. É pais de M obra barata, portanto pobre, poluido, cala as pessoas. Um pais de pobres e ignorantes, por isso a tirania, ainda. Campo pra desenvolvimento de doencas exoticas

    Responda
  7. Neber Fava

    Fácil entender porque as previsões dos "especialistas" não se concretizam: Dizer que a China aderiu ao capitalismo na década de 70, porque permitiu livre mercado e empresas privadas, é como dizer que a Europa aderiu ao socialismo na década de 50 , quando criou empresas públicas e passou a intervir na economia.

    Responda