Mariliz Pereira Jorge > E a oposição? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A situação tem 100% da grande mÃdia. Isso dificulta muito o trabalho da oposição e a articulista parece ignorar isso.
Bolha não, Mariliz. Estão presos no espelho de Narciso. É só ler alguns comentários. É por isso que o Lula repete como um papagaio que o PT não fará autocrÃtica, quem quiser criticar, que critique. Nos anos 70 fui apresentado aos conceitos de vanguarda do proletariado, massa atrasada e centralismo democrático. Seria comovente se não fosse tão grave. Sou-te solidário. Vais apanhar muito por causa desta ótima coluna.
A articulista me parece estar desinformada com o trabalho que a oposição fez, por exemplo, no tal pacote anti-crime de Sérgio Moro. A oposição também deixou a reforma da previdência menos ruim. A articulista ou é desinformada, ou não percebe que a oposição deve ter lá 1/5 da câmara. O que fazer com tão pouco? Criticar é fácil e o texto não propMe nada, apenas aponta o dedo. No máximo elogia Flávio Dino por este ter conversado com Luciano Huck rs. Que perda de tempo..
Creio que a maior bolha do nosso paÃs se chama mÃdia neoliberal, da qual vc faz parte! Importante cobrar da oposição, mas será que podemos negar o poder da mÃdia na eleição deste desgoverno? Faltou conhecimento, visão de futuro e coragem por parte de vcs. É bem cômodo e fácil apontar o dedo para os outros! Façam uma auto crÃtica.
Desculpa Alexandre, mas achei teus "argumentos" bem fracos. As investigações em relação à corrupção iniciaram há uns 11 anos no Brasil e foram facilitadas pelo próprio PT. Portanto desconheces o sistema corrupto entranhado na sociedade desde sempre. A manipulação da extrema direita com sua bandeiro hipócrita anticorrupção é histórica! Sempre foi a forma de alcançarem o poder, procure ler mais e ampliar a sua visão de mundo.
Vc preferia a corrupção institucionalizada pelos progressistas que progrediram para roubar o paÃs. Vê se cresce e tira a camisa do Che Guevara usando iPhone último modelo. Não seja ridÃculo com bandeirinhas de adolescente.
Flávio Dino a cada dia que passa está mais parecido com o Sarney. Com sua voz monótona e enjoada fala e não diz nada. Nunca condenou a roubalheira do PT e tem horror em dialogar objetivamente sobre os assuntos candentes. Tem voz e atitudes lânguidas.
Essa esquerda "do nós contra eles" joga na ponta direita.
Os tucanos (como essa colunista) tentaram destruir o PT de todas as formas. Não conseguiram, mas o enfraqueceram bastante e entregaram o paÃs para estes hunos que aà estão. Agora que estão se sentindo ameaçados, reclamam que o PT (enfraquecido) não faz nada na oposição. Por que ela não faz? Por que Doria, Huck e FHC não fazem?
Bem, Mariliz Pereira Jorge, quando a farsa do impedimento de Dilma Rousseff estava em curso estes partidos a quem você pede que o PT se una agora estavam ao lado da imprensa, a senhora incluÃda, contando a lorota do partido mais corrupto da história deste paÃs e endossando as arbitrariedades ilegais da turma de Curitiba. No segundo turno em 2018, quando ninguém poderia dizer que não sabia o que a eleição de bolsonaro poderia representar, FHC e tantos outros lavaram as mãos.
Muita cara de pau da jornalista em pedir iniciativa da esquerda. Seria mais coerente uma auto crÃtica da folha de são paulo, junto com a grande imprensa, sobre seu papel para o estado de caos que se instalou. Ou vocês pensam que Bolsonaro, a extrema direita em seu redor e agora os ataques as instituições republicanas são um acidente da história. Esse ovo da serpente vocês ajudaram a chocar.
Tá com saudade de quem você mandou embora, Mariliz? Reconciliações assim são difÃceis mesmo... rs. ;)
Texto lúcido. Falou tudo. Enquanto o PT permanecer flertando com a autocracia, colocando-se como a vanguarda da verdadeira oposição e permanecer no seu pedestal autoritário & fazer autocritica, assim continuaremos. E com o nosso guia genial dos povos fazendo as suas bravatas de sempre. É a esquerda que a direita gosta e os bolsominions elegeram como "adversários".
A oposição vem denunciando o risco de Bolsonaro a democracia brasileira desde o tempo em que vocês só tinham elogios a agenda econômica liberal do governo.
A oposição faz o que sempre fez, vive em um mundo de fantasia onde foram, são e sempre serão as vÃtimas.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A cidadã esculhambou esquerdas o quanto pôde, apoiou o golpe contra a Dilma, endossou a criminalização do PT feita pela qua.dri-lha de procuradores de Curitiba e pelo Capanga de Miliciano, bateu palminha quando tiraram o Lula da eleição, defendia que qualquer coisa era melhor do que o PT e agora vem questionar qual deve ser a pauta do maior partido da América Latina?! Vem pedir pra esquerda se unir à essa direita arrivista simbolizada pelo Huck?! Não, agora a esquerda será radical pra valer!
Ou seja, se a esquerda, principalmente petista, radicalizar de vez, aà vai fazer o jogo do auto-intitulado Mito e vai levar uma surra nas urnas de novo, pois vai descer ao nÃvel do esgoto, habitat natural da extrema direita. Cadê os grandes lÃderes e intelectuais canhotos nessas horas? Lacrando no Instagram, com medo do verdadeiro povo?
O Sr. é a prova de que a jornalista tem razão.
A velha história de sempre: golpe.
A esquerda criou a polÃtica do "nós contra eles" , destruiu a carreira de quem ousasse discordar da sua cartilha, tachou de misógino, homofóbico e racista qualquer um que discordasse da roubalheira ou seja semeou a discórdia, agora que se fartem com a colheita.
Gado Olavista de carteirinha
A única coisa q a chamada oposição tem condiçoes de fazer é continuar com essa história de golpe na Dilma e perseguição ao Lula. Não tem nenhuma agenda prática para o paÃs. Daqui a 50 anos vão estar repetindo o de sempre. Golpe na Dilma e perseguição ao Lula q ja vai ter morrido há anos!
Mesmo Carlos?! Então vc não sabia que tanto PDT qto PT apresentaram plano de governo.?! Mas sabe quem não apresentou (ou apresentou tardiamente uma apostila cheia de generalidades e furos)? Adivinha quem foi!
A dita oposição é o PT caudilhesco e seus acólitos (PSol e outros satélites), que foi varrida do poder como cães sarnentos. É necessário tomar um banho de creolina, e depois estudar, ler, pensar, e somente após isso agir. O problema é eles preferem julgar a pensar. Enquanto isso, a direita pragmática angaria apoios urbi et orbi. Falta práxis, oposição. Hit the books!
PT e satélites são, agora, da esquerda sectária, e não detêm a representação do ideário de uma esquerda nova iluminista, identificada com o melhor da social-democracia europeia. Tampouco são agentes exclusivos da oposição ao atual governo. Este, é extrema direita hidrófoba, fascista e golpista. Nem de longe identificada com a práxis pragmática tradicional dos movimentos da centro direita à centro esquerda. Siga sua recomendação, hit the books!
Perfeito Mariliz. O PT não consegue entender que a população não o quer de volta ao poder. No entanto, a defesa da democracia DEVE ser a pauta prioritária de uma ampla frente polÃtica, que poderia muito bem envolver um espectro do DEM ao PSOL. Não tem acordo com o obscurantismo fanático do bolsonarismo, eles simplesmente não são civilizados o suficiente para entender que todos querem o melhor para o paÃs, e insistem na tese de que quem não concorda é "inimigo". Tática bolivariana, com certeza.
É o tal do centro iluminista que não se move. Prefere apagar os incêndios da tropa do capitão e rezar por um candidato competitivo em 2022 do que se alinhar com as esquerdas (pt) para dar freios a balbúrdia bolsolavista
Agora o fascismo também é culpa do PT? Você que ajudou a criar esse monstro com seus artigos, agora vai pra rua minha filha, quero ver se tem coragem de levar bala de borracha nos olhos. Durante as eleições de 2018 nós, as "Cassandras Comunistas", enquanto avisávamos o que estava prestes a acontecer, ainda tÃnhamos que ouvir diariamente a mais escr.ota das frases: "Se o Bolsonaro não respeitar a democracia nós vamos pras ruas novamente como fomos contra a Dilma". Tá ai a chance, boa sorte.
Carlos, o dito "combate a corrupção", das esquerdas, sempre foi estratégia de poder da extrema direita. Não seja ingênuo, observe a História!
Carlos, por raciocÃnios como esses que vemos tanta gente defendendo assediadores pois a vÃtima usava "shorts tipo Anitta". Sejamos responsáveis por nossas ações e nossos artigos, haviam 13 candidatos(as) à presidência, optaram por escolher o único que dizia: "Só não te estupro pois você não merece".
Em parte é, se vc entender q o voto no Bolsonaro foi um voto anti pt. Tivessem vcs feito um governo sem roubo com certeza o presidente hj seria outro. Portanto vcs tem sua parcela de culpa sim.
Durante anos seguidos, passaram o rolo compressor várias vezes em cima disso que agora chamam de oposição e querem que o "patê que sobrou no asfalto" reaja ao fascimo que ajudaram a criar. É cinismo e má fé combinados. TÃpico de gente que frequenta os bastidores da Globo e Veja. Mariliz, vou chamar o huuuugoooo...
E você o que tem feito? Vice contribuiu para isso, sabia jornalista? Por que espera que a oposição que você passou anos criticando aça algo aà seu modo? Faça você alguma coisa como reconhecer a sua culpa.
É fato, a oposição está se omitindo. Deveria articular-se com inteligência, mas se omite vergonhosamente. Limita-se a fazer barulho e reclamar, apontar, dizer, indignar-se - coisas que cabem ao povo fazer, nas ocas e improdutivas discussões do dia a dia onde se granjeia no máximo a inimizade e o rancor. O ódio se espalhando e nós assistindo, todos com cara de bobos.
Engraçados alguns jornalistas da grande mÃdia! Apoiaram golpes, quebras institucionais, achincalhos constitucionais e movimentos antidemocráticos e agora querem chamar à responsabilidade a oposição...chamo isso de cinismo e má fé!
Perfeito LuÃs. Passaram o rolo compressor várias vezes nisso que chamam de oposição e querem que o "patê que sobrou no asfalto" apresente alguma reação. É cinismo e má fé combinados. TÃpico de gente que frequenta os bastidores da Globo e Veja.
Vai ver, Luis Costa, que é porque apoiar "golpes e quebras institucionais" não significa compactuar com isso que está aÃ. Ou você preferia estar como era antes? Ou, mais ainda, você previu que isso tudo ia acontecer quando "alguns jornalistas" apontaram erros? Talvez devamos nos conformar, inclusive, porque nunca se sabe o que vem depois de Bolsonaro - e pode ser ainda pior, não é?
... Ignore o lawfare praticado contra si, e a demonização da esquerda como um todo, tudo isso com o endosso da grande imprensa, e passe a atuar na defesa da democracia. Percebam a falta de coerência da crÃtica da articulista: ela pede para o pt defender a democracia, ignorando o que o partido considera, com justa razão, todo um processo antidemocrático colocado contra si e sua maior liderança.
A mocinha liberal quer que a oposição se manifeste e peça o impeachment? É bom lembrar que o Congresso a q o General Heleno se referiu como chantagista não é comandado pela esquerda e sim por Demos e Tucanos paus mandados dos amigos farialimers cheirosos da colunista. Depois de derrubarem a Dilma e defenderem a prisão do Lula querem q a esquerda compre a briga deles? Tomara q liberais e conservadores se ma.tem - só assim o rolo compressor contra os pobres e os trabalhadores pode parar.
Eu proponho uma ciranda, uma instalação em alguma galeria descolada na Vila Madalena, tudo regado a muita comida orgânica, ao som de coletivos feministas de maracatu. Agora sim! Nossa democracia está salva!
Ainda que seja notória a falta de articulação da oposição como um todo, não se pode culpar o pt por se auto defender de uma já escancarada perseguição judicial( e aqui não se faz juÃzo de culpa ou inocência). A mesma imprensa que endossou em peso as teses do Dalagnol e tratou e ainda trata o moro como herói nacional, mesmo após tudo o que foi revelado, hoje quer que oo maior partido do paÃs, que esteve presente no segundo turno de todas as eleições presidenciais no pós redemocratização,...
Um governo autoritário não fará distinção dentre aqueles que estiverem do lado racional da História. Por isso, é fundamental que todos aqueles que não foram contaminados pelo vÃrus do obscurantismo olavista do Brochanaro se unam contra esse projeto ditatorial que se desenha.
Concordo Silvio. E se uma denúncia contra o Bozo for apresentada à Câmara, é bom que quem a apresente seja alguém que já foi do cÃrculo dele, por exemplo o Bebiano ou o Santos Cruz. Se alguém da oposição apresentar, a saúva vai reagir dizendo que estão puxando o tapete do dito cujo. Isso a Mariliz não explica.
Não compactuo com muito dos ideais da chamada Esquerda Brasileira, mas concordo plenamente com a análise da articulista. Onde está a oposição? Não adianta convocar manifestações envolvendo questionamentos sobre a prisão do ex-presidente , precisamos unir oposição , centro, e questionar o autoritarismo vigente. Parabéns pelo artigo.
Edgar Morin explica seu simplismo intelectual sem delongas.
MarÃliz, Ainda na militância do movimento estudantil, ouvi uma frase que me marcou: a esquerda só se une na cadeia. Mais: a posição de Dino é tÃpica do PC do B. Ele só está acenando para o Centro porque o PT está acabado, desmoralizado. Caso contrário, já estaria abraçado com o PT. É a sina dos oportunistas. JB deu um nó na dita esquerda. Manipula e é um populista que merece mais reflexão, e não campanhas tipo "ele não ", bandeira de classe média boba. Que vive em guetos. JB agradece.
O que a oposição pode fazer para defender a democracia e as instituições se as instituições compactuam com um governo antidemocrático? Se Lula tem que depor por criticar Bolsonaro, se os petroleiros recebem uma repressão exacerbada em sua greve legÃtima e os PMs podem dar os termos da negociação de um motim? O judiciário está em silêncio, o "centro" e a imprensa (especialmente a FSP) parece que finalmente acordaram para os riscos de reformas que passem a qualquer custo.
Isto mesmo, o PT, PDS, PP, PMDB, PTB, PSDB, Aécio´s, Renan´s, Collor´s, Juca´s, Temer´s, enfim, uma legião de polÃticos não querem entender o estrago que promoveram com a roubalheira generalizada e amplificada que fizeram, quiçá continuam fazendo. Na última eleição a mediocridade desencadeada por suas arrogância e ganância desembocaram em mais uma das nossas jabuticabas estragadas.
Durante meses, para não dizer anos, a oposição foi massacrada com análises, artigos, manchetes, des-moro-ralizando-a, pela mÃdia e jornalistas “investigativos” ( salvo algumas vozes dissonantes)! Agora que o ovo da serpente veio ao sol cobram da oposição respostas?!? Respondam vocês que exauriram a esquerda com sua irresponsabilidade democrática! Quem pariu Mateus que o embale, dizem os evangélicos.....
A imprensa destruiu a oposição.
Ranhetice de Gleise , estrelismo de Lula, e Haddad não tem voz , e cadê a Manu do PCDB ? Boulos sumiu?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > E a oposição? Voltar
Comente este texto