Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato Botelho

    Bolsonaro vem sendo citado como incorruptivel, o que é discutivel. Cuidado, na história o termo incorruptivel foi atribuido a Robespierre, que foi guilhotinado durante a revolução francesa. Esperamos que a lição histórica se repita. trocando a guilhotina por impeachment.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      A piada do ano. Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk

    2. Said Ahmed

      Maria Fernanda, esse alguém por acaso lembra um marreco e tem a voz esganiçada que flui de um pescocinho prolongado?

    3. Maria Fernanda Monzo Luporini

      NÃO tem I.NV.EST.IGAÇ.ÃO. "A.lg.u.ém" não inv.es.tig.a.

  2. Edson Saito

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Marcos Leão

    O Brasil deve ter uns 100 milhões de técnicos de futebol e outro tanto de especialistas em economia como eu. Então, do alto de minha NÃO formação harvadiana arrisco dizer que o aumento das trocas entre todos os segmentos sociais é o que gera renda e riqueza. Neste sentido, políticas públicas como as que incentivem a agricultura familiar, cursos técnicos para maior troca de serviços, estímulo ao empreendedirismo e outras do gênero só têm a contribuir para reverter este longo quadro recessivo.

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Coronavirus virou desculpa....Não entendo pessoas q sendo inteligentes apoia quem prega o caos institucional; q incentiva confronto entre brasileiros qdo apoia manifestação que se prega ruptura com as instituições por onde ela se manifesta; q incentiva odio e animosidade a quem pensa diferente; q ataca minorias e ofende mulheres. As autoridades não reagem, parece o ministro inglês chamberlain que enquanto hitler se preparava para invadir a inglaterra vendia ao povo que estava td bem

    2. Said Ahmed

      Vou dar uma de Pelé e dizer que "está havendo um grande troca-troca entre ricos e pobres, entende"?

  4. José Augusto Bernabé

    "Custo Bolsonaro" uma ova! O Veneno foi institucionalizado pelo "Custo PT" e "Custo PMDB" que inflaram toda a Máquina Pública com seus correligionários, sim os "Parasitas" de quem o Guedes fala. Pois não?

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Bernabéééééé Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk

    2. Said Ahmed

      E o propinoduto Wajngarten, vai bem?

    3. Leonardo de Sousa

      Vai ficar o resto da vida dizendo que a culpa é do PT? Acorda, eles saíram há 3 anos.

    4. JOAO ANTONIO FACCIOLI

      Está parecendo robô. É isso?

    5. Elilio de Faria Matos Júnior

      Por onde anda o Queiroz e a explicação de cheques e depósitos inexplicáveis?

    6. Aderbal Silva Aguiar Junior

      Então se incompete na resolução dos problemas do país, que saia. Não adianta mais um popular que só reclama nas redes e não faz nada. Esses são os parasitas estupidos do Brasil, os inúteis minions da Internet

  5. Vitor Viola

    A idiocracia vigente não se sustentará apenas com balelas. Por mais que o mercado tire proveito desse ambiente falso liberal, a conta vai ser alta mas o mesmo mercado já sabe que não pagará nada. De quem será o mico??Advinha.

    Responda
  6. Marco Aurelio Colnaghi Vargas

    Já escrevi aqui neste espaço da Folha, sobre a incapacidade intelectual de um presidente que se elegeu, exclusivamente sobre uma pauta de costumes, que fantasia sobre a realidade, como se o Brasil precisasse ser salvo de uma ameaça de comunistas que comem criancinhas. Do lado da economia, que não entende nada, desdenha de trabalhadores, que julga decerto serem todos comunistas. Como não tem formação sobre o mundo do trabalho,retira direitos e concede à elite todas as benesses.

    Responda
  7. Ricardo Knudsen

    A hipocrisia de gente como Canzian é revoltante. A crise da época de Dilma teve muito a ver com suas políticas, mas tbém, sem dúvida, pelo movimento pró-impeachment, que desestabilizou o mercado por meses. Isso Canzian e seus colegas da Folha pouco comentam. Mas agora, segundo ele, o fracasso da política de Bolsonaro e Guedes não vem da sua incompetência econômica, mas, vejam só, da ameaça de impeachment!

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Verdade, Knudsen.

    2. Ricardo Knudsen

      Jorge Mendes, desconfio q vc não entende o q lê nem o mundo em q vive. Vc criticou Bolsonaro, eu tbém, a diferença é q vc usa distila ódio e insultos, e eu uso argumento. Depois vc vem com essa acusação covarde contra mim, de escritório do ódio. Onde está o ódio? Qual é seu argumento? Se vc não tem argumentos nem postura civilizada, não polua este espaço.

    3. Ricardo Knudsen

      Jorge, desconfio q vc não entende o q lê e nem o mundo em q vive. Vc criticou o Bolsonaro, eu tbém, a diferença é q eu apresentei argumentos e vc não. Depois vc me vem com esse argumento odioso e covarde de “robô do ódio”. Se não tem argumentos nem educação, e tem ódio do mundo, vai procurar um ambiente mais apropriado a gente da sua estirpe, não polua este espaço.

    4. Jorge Luís da Silva Mendes

      Bozo não tem qualificações nem para ser porteiro do condomínio de frente pro mar da Barra onde ele acumulou 3 casas e de onde operava o escritório do crime do seu vizinho miliciano Lessa. #ForaBozo #ForaRobos do escritório do ódio como Knudsen.

  8. Maurício Serra

    O que envenena a economia é essa seita radical do neo-liberalismo selvagem. Retirar renda, direitos e serviços públicos dos mais pobres e da classe média apenas destrói o nosso mercado interno, mais nada. Querem acertar as contas do governo? Taxem os mais ricos, que nunca contribuíram proporcionalmente com o país. Taxem renda, patrimônio e herança como a Europa e os EUA fazem.

    Responda
  9. Maurício Serra

    Não existe recuperação lenta. Na economia, tudo é imediato, precificado instantaneamente pelo mercado. Por exemplo, o Bozo ganhou a eleição e a bolsa disparou, pois sabiam que seria um governo de privilégios para os mais ricos e suas empresas e bancos. Se a economia não deslancha e os empregos não se recuperam, é pq o próprio mercado sabe que as políticas econômicas não são voltadas para isso.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Canzian foi um daqueles que disse que o teto de Gastos e as Reformas Trabalhista e Previdenciaria trariam o Paraíso na Terra. Crescimento do PIB acima de 3%, milhões de empregos, dólar baixo, investimentos gigantescos...tudo viria das reformas! Como era tudo mentira, agora Canzian busca explicações para justificar pq tudo deu errado, o desemprego continua alto , o crescimento de 2019 pode ficar abaixo de 1%, etc. Vãoa tudo e a todos, menos a incompetência das políticas praticadas nos últimos.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Exato, Knudsen. E acrescento que é por jornalistas como ele, que erram fragorosamente em suas análises e não se retratam, que a imprensa está tão queimada (seja para a direita como para a esquerda).

    2. Maurício Serra

      Exato. Agora os neo-liberais dirão que a culpa é de um vírus, nunca dirão que as políticas neo-liberais são equivocadas.

  11. Guilherme F

    Que Bolsonaro é um fascistoide com tendências autoritárias, especialista em polemizar, não é novidade. Os ricaços e aplicadores financeiros sabiam disso em 2018 e votaram nele mesmo assim. A recuperação econômica não vem porque a política ultraliberal de Gegues não se presta a isso! Fosse Bolsonaro um homo sapiens a única diferença é que passaríamos menos vexame internacional - mas a economia estaria igual, com ricos mais ricos e pobres mais pobres.

    Responda
  12. Guilherme F

    A FSP não deixa passar uma oportunidade de elogiar a reforma que assassina pobres. Sempre precisa resguardar o ministro da psicopatia, Paulo Gegues; não dá espaço para uma voz dissonante sequer. Que coisa absurdamente forçada!

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Perfeito!

  13. MARCOS FERNANDO DAUNER

    O empresariado o colocou lá . Agora trate de tirá-lo .

    Responda
  14. Vera Maria da Costa Dias

    O "custo Bolsonaro" não envenena só a economia, mas também os costumes, o meio ambiente, a educação, a ciência e tecnologia, a cultura, a paz dos brasileiros, salvaguardando os reais responsáveis por sua eleição. Esses não estão preocupados com o Brasil, porque dinheiro não tem pátria.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Que troço chato esses escritinhos mentecaptos

    2. Ayer Campos

      Perfeito, Vera: o 'envenenamento' é geral. O governo envenena a cultura, as universidades, a educação, os índios, o meio ambiente, as relações cívicas e o Estado laico - e diversas matérias de hoje dão alarmes em relação à economia e "as reformas". A esquizofrenia dos meios é dilacerante ("PG é o bem; JB é o mal"). É a colonização total ou fagocitação do mundo da vida pelos fetiches do dinheiro e do poder econômico.

  15. jose carlos toledo junior

    No primeiro paragrafo ele praticamente admite que não há esperança de crescimento, portanto, o presidente "deu sorte" pois pode culpar a epidemia. Seus erros são confundir juros e inflação baixas como aspectos positivos na atual conjuntura e tratar confiança como se fosse uma coisa mística.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Muito bom José Carlos. Assino em baixo. E enquanto isso, nesta M em que estamos, com USD em alta, a inflação de preços de alimentos já é gritante. Porém, diluida no IPCA, não chama atenção. Só é percebida quando R$ 200 mal enchem duas sacolinhas no mercado. Sendo alimentos item essencial à vida, deveria haver um índice exclusivo para medir esta inflação. Inflação de combustíveis é mais evidente.

    2. jose carlos toledo junior

      Juros e inflação baixas são reflexos da falta de demanda e o investidor não tem confiança porque seus consumidores, basicamente brasileiros, não tem dinheiro para nada além do essencial ou menos. Simples assim. Nesses casos a única solução é o estado investir. Perto da eleição com a economia estagnada e os reflexos danosos das leis trabalhistas e a diminuição drástica da seguridade social, bozó está apavorado e chamará alguém para adotar medidas Keynesianas, desesperadamente. Será lindo de ver.

  16. Rafael Rocha Teixeira

    "O sertão vai virar mar, Dá no coração, O medo que algum dia, O mar também vire sertão"! Trio Nordestino. O Bolsonaro está copiando o Hugo Chaves, dá no coração o medo que algum dia viremos a Venezuela!

    Responda
  17. HUGO FALCAO SILVA

    O atual presidente nunca enganou ninguém. Infelizmente tentaram e tentam "normalizar" suas declarações e ações. Está só começando e o Brasil vai virar um grande Rio de Janeiro.

    Responda
  18. Said Ahmed

    E enquanto isso, todos tomam no C

    Responda
  19. Wagner Castro

    Vivemos um ambiente nacional tóxico. O afloramento de um capitalismo primitivo, de um patriotismo caricato e de uma religiosidade fundamentalista são consequências inafastáveis da mente em constante perturbação de Bolsonaro, seus filhos e seus sectários. Os militares, a rigor, se aproximam disso por claro oportunismo político-remuneratório. Enquanto isso a parte sã do país ou aguarda o afastamento cada vez mais plausível desse governo ou que o país aguente até 2022 para outra chance de conserto.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Wagner, obrigada, seu comentário é um resumo do atual desgoverno.

    2. Elisabeth Schmidt

      Excelente comentário! Parabéns!

    3. Idivaldo Micali

      Sensato.

  20. Marcelo Santana

    Bolsonaro corrói ao elementos republicanos, destrói os ritos, esfacela as instituições. Guedes propõe a entrega da economia, a precarização, a mendicância do povo. Maia e Alcolumbre endossam Guedes. Resumindo, o Brasil elegeu muito mal quem o representaria. Um tonto com um posto Ipiranga e espertalhões no legislativo. Só um recall nos salvaria.

    Responda