Tati Bernardi > Uma novela só com vilões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Obrigado, Tati, pelo artigo perfeito. É uma pena que esta artista tenha entrado nesse caminho. Triste ver comentários defendendo a postura dela e tentando atacar você e personalidades que nem ao menos foram citadas em seu artigo, tentando apontar no erro de outros uma defesa para este personagem indefensável que nos governa.
A colunista comecou cedo com a perseguição à Regina Duarte Torce contra,desmoraliza e vai ser assim daqui a diante? Quem ela sugere para a pasta ? José de Abreu? Por favor!
Ainda prefiro um presidente falastrão a um ladrão ! Gostaria de ver seus comentários contrários ao Lula e Dilma saqueando a Petrobrás e todo o patrimônio brasileiro, ou ética e virtudes tem idelogia ?! Regina Duarte é capacitada para fazer um excelente trabalho, a Cultura não precisa de verba pública , Lei Rouanet, para grandes eventos que conseguem patrocÃnio privado.
Regina Duarte das novelas encarnava personagens. Hoje, ela mostra sua verdadeira cara.
É isso, Tati. Estamos vivendo o horror. Regina Duarte virou uma ultra-direita e vem pra dar as mãos a esse fascista sim! Misógino, racista, homofóbico, xenóbico, tudo o que tem de pior na humanidade. E zero esperança pra cultura. Estamos exaustos. Mas vamos lutar! Vai começar!
Acho execrável o comportamento do presidente com as jornalistas da FSP e do Estadão. Todas as manifestações pela defesa de ambas são mais do que justas, no entanto me pergunto, por que vi pouquÃssimas ações em defesa da atriz, quando foi ofendida por José de Abreu? Será que por ter aceitado o cargo se tornou indigna de ser considerada mulher com todos os seus direitos?
Porque o que José de Abreu diz, mesmo sendo uma frase misógina e condenável, não tem praticamente nenhuma relevância, ele é apenas um ator, ou, melhor ainda, um cidadão comum, que representa a si mesmo. As falas de um presidente representam a nação, de todos os brasileiros, tenham votado ou não nele. O cargo de presidente do Brasil exige um mÃnimo de compostura que não é exigida de um cidadão comum.
Tati, com o Bolsonaro está difÃcil, mas com o PT seria pior, muito pior.
A piada foi boa... conte outra ...kkkkkk
Tá querendo se enganar?
Que análise rasa. Supostamente seria pior. Nem por isso devo concordar com as atrocidades desse miliciano deslumbrado. Entre um ruim e um pior, você ficou com a covardia e a acomodação. Triste isso.
Belo texto. Forma e conteúdo.
Parabéns pelo texto!
Que triste ver essa senhora que infelizmente não consegue entender que um artista atrás de sua representação não é necessariamente seu representado. Talvez não lhe seja rotineiro, mas por favor pense ! A atriz Regina Duarte é conservadora(de direita), isso não quer dizer que não seja honesta, da mesma forma que o ator José de Abreu por ser de esquerda. O governo atual foi eleito democraticamente, mesmo com o presidente. Não é porque a pessoa é de direita que é ruim. Pense !!!
Lindo texto. Parabéns... aplausos em pé!!!! Fiuuuuuuuuuuu
Tati menina, calma. O sist. de pesos e contra pesos funciona muito bem no paÃs. O nosso Pres. extrapola no trato social, mas o mesmo não é o todo, o governo brasileiro. Seu artigo, de duas uma, ou estás muito amedrontada com arroubos direitistas, facilmente controláveis, ou então sabes bem qu estás com desonestidade intelectual. O que aà está foi eleito democrát., escolhido pela maioria dos votos válidos. Cuidado prá não misturar petistas com esquer. séria. Esta, já disse adeus ao petismo.
Arroubos facilmente controláveis? Pesos e contrapesos funcionando muito bem? Onde vc vive? As instituições de controle (MPF, Controladoria, Comité de Etica, Funai, Ibama, etc) estão sendo desmanteladas ou aparelhadas, o ministro da (in)Justiça persegue crÃticos do governo, o Planalto controlado por generais como não teve nem na ditadura, um gabinete do ódio instalado no 4º andar do Palácio, o governo chamando as pessoas para manifestar contra o Congresso e o STF. Acabou o espaço,mas tem mais
E qual é a solução? Alguém tem que assumir a secretaria. Seja quem for, será criticado. Então, o que fazer?
Sei que Tati, quando pode, escreve bem. Só não entendo porque esse pessoal que se aproxima de um tipo de intelectualidade fica se justificando que "não assiste" novelas! Sabe tudo das novelas, analise, guarda lembranças caras de personagens, mas tem vergonha de assumir. Credo!
Tô voltando a assistir, e estou gostando.
Exato! Eu assisto Brasil Urgente, CIdade Alerta, Ratinho e outros do mesmo naipe, e assumo que assisto, senão como poderia eu criticar estes bufões que inentivam a violência e propagam uma moral capenga?
Se o sujeito pelo menos tivesse educação, serenidade, respeito pela instituição Presidência. Mas não, a expressão dele é de quem está perdido, confuso, só a procura de confusão. Hoje agrediu a jornalista do Estadão, Vera Magalhães com as mesmas palavras que ofendeu Patricia Campos Mello. Não consegue conviver num ambiente pacÃfico, não sabe. Ele cria confusões porque é o único campo que ele consegue viver: xingar , ofender, desrespeitar...É doente.
Me admira militares de alta patente dando endosso tácito a tudo isso. Eu tinha outra percepção do alto oficialato das gloriosas Forças Armadas.
Creio, pela interpretação do texto, que não esteja se referindo somente ao Bolsonaro, mas a ele e a muitos outros que ocuparam o governo nas últimas décadas! Se for isso, seu artigo é, ao mesmo tempo, certeiro e até suave, diante da tragédia que nos assola há muito tempo!
Preenche, não, Wagner. Fascismo inclui grupos paramilitares atuando livremente; assassinatos de parlamentares (caso Matteoti); e um partido de novo tipo, conforme definição de Palmiro Togliati em " Lições sobre o Fascismo". Nada disso vigora por aqui. O Congresso está lá e o Senado, idem. MilÃcias não são grupos paramilitares. São bandidos. TB não merece discussão, mas dou essa canja a ela. E leia mais, rapaz. Faz um bem danado!
A pequeno burguesa tentando soar relevante. Só conhece quatro palavras - fascismo - nunca deve ter lido nada sobre o regime de Mussolini, o caso Matteoti - misógino, miliciano e machista. Bichinha ... (Como falamos aqui no NE).
Caramba, que situação chegou o braziu (levada por seus próprios eleitores), uma disputa entre um "governo" que chamam de l a d r ã o e outro que chamam fascista.
Bobinha conversa com o seu pai com quem vc brigou no natal e que votou no bozo que confundir personagem com ator é coisa de adolescentes !
Chama as outras de bobinha e vota no Bolsonaro. É pra acabar!
Ela que é bobinha dona Elzira? É a senhora que é tônta.
O canal de TV do "babão" que ofende e assedia mulheres tinha um programa que me fez lembrar da futura secretária da cultura: "Tudo por dinheiro".
Bonito texto. E só prova que um bom ator faz aquilo que o diretor manda sobre um texto. O ator interpreta. Só. Ele não pensa aquilo. Ele não defende aquilo. Toni Ramos fez um policial com tendencias nazistas que me deixou com raiva. Aliás, por falar em raiva, a minha contra essa atriz não foi por ter dado uma opinião, um sagrado direito dela. Mas por ter "interpretado " uma opinião. Usou técnicas do sei ofÃcio para emocionar ou iludir pessoas .
Reconheço o valor dramatúrgico das telenovelas, num paÃs pobre, sem penetração/difusão da alta cultura. Só entro em crise quando a Folha trata as vicissitudes das novelas como fatos da vida, como governos, pobreza e crimes. Como não sou versado nas 'videologias' do presente, fico meio confuso...Mas tudo bem: o BBB é bem pior!
O texto estava indo muito bem até vir com o fascista, taxista, estilista, etc. Isso é por chifre em cabeça de cavalo. Na realidade Bolsonaro é bruto, troglodita, sem filtro e ignorante. Os termos usados no post são somente adjetivos repetidos com frequência buscando "lacrar".
Infelizmente, esses são os tempos em que vivemos. A manifestação do dia 15 dará uma dimensão do problema, mas não espero nada menor do que milhares de pessoas dando aval para o retorno de um regime autoritário, desta vez, capitaneado por um amigo de criminosos (para encurtar a conversa...). Só estou pensando onde pedirei asilo polÃtico. Argentina ou Uruguai...
Sou inofensivo e irrelevante, não vão se importar comigo. Em último caso, tenho cidadania portuguesa...
Texto excelente! Parabéns !!!
Talvez esse seja o pior papel que a Regina Duarte poderia aceitar... Ministra da Cultura de um governo fascista. Mais uma vilã...
Você supera e com vantagens, todas as "Donas" que no passado admirou. Uma personagem muito mais livre, independente, ciente e consciente.
Leitura adorável! Definiu meus pensamentos e sentimentos como nenhum outro artigo pôde retratar. Por vezes penso, como foi que tantos amigos e colegas um dia puderam apoiar Jair. .. E mais, como alguns continuam achando que é melhor com ele... ELE NÃO ELE NÃO ELE NÃO ELE NÃO. ..
Fico torcendo para a Regina Duarte ler. Quem sabe acende uma luzinha e ela se torne uma pessoa melhor, apoie pessoas melhores e faça o melhor pela Cultura.
Tempos muito sombrios. Jamais imaginei que descambarÃamos para essa canalhice e miséria intelectual. O pior de tudo é ver que muitos do que o elegeram continuam cegos.
Tempos muito sombrios. Jamais imaginei que descambarÃamos para essa situação de cana lhice miséria intelectual. O pior de tudo é ver que muitos do que o elegeram continuam cegos.
Isso aqui virou uma Sucupira governada por um tosco amigo de milicianos!
"Perigava"?? E agora o vocábulo 'perigo' se tornou verbo?? Numa conversa informal, até vai... Mas na Folha?!
Perigar = periclitar... quem assinou seu diploma de bur.rice? quot... quot... quot...
Tá no Houaiss, amigo. Perigar, verbo intransitivo: correr perigo, periclitar. E faz tempo. No século XIII se escrevia periguar, no século XIV perigoar.
mais um ómi recalcado tentando desqualificar uma mulher com argumento raso, melhore pelo menos.
Jura que nessa novela de vilões é isso que te incomoda? "Imprecionante" como diria weintraub!
Que ótima coluna. Bom fds, Tati. Obrigada.
Muito obrigado pelos textos sempre excelentes, Tati! Já fui noveleiro, parei por muitos anos e, recentemente, voltei a acompanhar uma novela global. Talvez, como uma forma de fugir um pouco dessa realidade absurda que nosso paÃs está passando, em que o ocupante do mais alto cargo do Executivo é um medÃocre. Agora é torcer para que a Regina real se comporte como uma personagem de "Amor de mãe": não seja vilã sempre, já que mocinha eterna vimos que não é.
Perfeito ! Sem retoques ... A Tati de sempre. Lúcida e incisiva. Pena que a Duarte certamente não vai ler.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tati Bernardi > Uma novela só com vilões Voltar
Comente este texto