Hélio Schwartsman > Bolsonaro, o pior do sistema Voltar
Comente este texto
Leia Mais
os que nao gostam de certos comentaristas podem trocar de midia ou enviar suas qualifica çoes e experiencia para o jornal e torcer para serem escolhidos a substitui-los
SÃntese perfeita.
Não sei como um inútil igual a esse repórter que só falou bobagem consegue ter um espaço aqui !!
Diga aà uma das bobagens que ele falou.
O maior cego é o que tem olhos sãos mas não quer enxergar a verdade.
É verdade, gente que pensa ofende aos bolsonaristas como você. Deviam ser todos demitidos. Ou você é um dos robôs do clã, ou seu "pensamento" é mais inútil do que o repórter que tenta criticar.
Não vi nenhum comentário nesse sentido quando o maior ladrao de todos os tempos governou , por que será ?? Kkkkk
Já está vendo hoje.
Talvez porque ele não seja o maior ladrão de todos os tempos. Você já pesquisou sobre a corrupção durante a ditadura militar?
Com certa vou trocar de mÃdia porque essa PTralhada só sabe assaltar o Brasil e espalhar fakenews de jornaleco !!!!
vc pode trocar de midia ou enviar suas qualificaçoes e experiencia para o jornal e torcer para ser escolhido a substitui-los
Bolsonaro é a cara da elite econômica brasileira: egoÃsta, aculturada, hipócrita, corrupta e sem amor ao Brasil! É algo autodestrutivo!
Concordo plenamente com o colunista. Todavia, é necessário salientar, que o presidente eleito também é fruto da hipocrisia e da inconsistência do nosso quadro polÃtico (à esquerda e à direita), que não possuem um projeto polÃtico conciso e não possuem lideranças polÃticas pragmáticas.
Concordo plenamente com o Colunista. Não são poucos os atributos negativos que o Belicoso Presidente possui, diante do enorme despreparo que ele demonstra. Jamais poderia ter sido eleito. O PaÃs apequenou-se, serve de chacotas para o exterior, deixa suas pessoas de bem envergonhadas, de tanto palavreado chulo, desmedido, inoportuno e rasteiro. Desconhece a ética que um Presidente da República deve ter em grande quantidade. Ele nem tem pequena quantidade. É um fantasma lambão.
Disse-o e disse-o muito bem. Aplaudo sua clareza e sua coragem de dizê-lo sem aspas o que há muito tinha de ser dito sobre essa figura deplorável que, por ora, ocupa esse cargo tão importante.
Verdade, uma parte do eleitorado infelizmente elegeu o pior do ser humano, fico impactado, pois antes de ser eleito era perceptÃvel que esse ser ignóbil era o que é, fecharam os olhos e taÃ, um ser eticamente que escolhe o mal com outros, como pode vir algo bom de um ser que só exala desgraça?
Falar que o Bolsonaro é o pior do sistema é mesmo que dizer que a Folha de São Paulo é o pior do jornalismo. Não é com essa narrativa rasteira que conseguiremos avançar.
Depois que um miliciano psicopata foi eleito presidente tudo é permitido...
Realmente estamos regredindo, pois depois que tivemos como presidente a alma mais honesta deste paÃs, Bolsonaro é lastimável. O pior é saber de que quem elegeu Bolsonaro foram o desgoverno e a corrupção petistas.
Importante lembrar que Bolsonaro foi eleito porque o adversário no segundo turno representava uma organização criminosa que destruiu a economia do Brasil. O povo não tinha escolha!
Foi eleito porque a maioria do povo escolheu as duas piores opções no primeiro turno, tendo tido pelo menos um ano inteiro para avaliar as opções. Os brasileiros bem que mereciam passar umas duas décadas com Bolsonaro e Lula se intercalando no governo...
Wilson, não adianta mostrar essas coisas. A pseudo classe média e a elite (bolsonaristas e moristas) não quer avanços ou redução da desigualdade. Para eles, pobre na universidade é uma ofensa tão grande ou maior do que as "domésticas na Disney".
E o presidente representa outra organização, também criminosa, só que essa, além da corrupção, manda matar pessoas também.
Perfeito Eduardo. O que o articulista "esqueceu " de frisar voce pontuou bem. Deveriamos ter apoiado a continuação do governo mais corrupto da história do paÃs?
Bolsonaro,assim como seus 3 filhos ,é um polÃtico profissional com 30 anos inúteis de vida pública,nomeador de laranjas e ligados à milicianos assassinos.Ficou 28 anos no Congresso e,além de usar verba de auxilio moradia para " comer gente", condecorou e nomeou milicianos como assessores,a 3ª esposa que recebe cheques do Queiroz.Comparar um prof. universitário bacharel Direito ,mestre em Economia,doutor em Filosofia com esse miliciano psicopata é de uma alienação digna do gado bolsonarista
Como ministro da Educação,Haddad criou o Ideb,Fundeb,Sisu,Prouni,Pronatec,Proinfância ações que possibilitaram o ingresso de milhões de brasileiros de baixa renda nas universidades,cursos profissionalizantes e creches. Construà 18 universidades,171 câmpi unversitários e 242 escolas técnicas. Como,prefeito criou a CGM que acabou com máfias,abateu em 51 bilhões de reais a dÃvida da cidade,bateu recorde de investimentos aplicando 17 bilhões de reais e obteve grau de investimento da agência Fitch.
Perfeito Eduardo. O candidato oponente, embora professor universitario, (que comungava com Manuela), alem de ter sido o pior prefeito da história de Sao Paulo, representava a continuação da corrupção e incompetência. Além da perpetuação de ex ministros, também notaveis nomeados no governo petista: Geddel Vieira Lima, Lobão, Jader Barbalho, Renan Calheiros e outros. Estão com saudades ?
"Com efeito, Jair Bolsonaro não é uma flutuação quântica que se materializou do nada. Ele passou quase três décadas na Câmara, onde teve atuação apagadÃssima. Apenas dois projetos de lei de sua autoria foram aprovados —média de um a cada 14 anos. Ainda que inevitáveis —não dá para pôr meta de produtividade para parlamentares—, situações como essa não configuram uma das virtudes do sistema."
Parlamentarismo já. A reforma administrativa poderia incluÃ-lo para discussão no parlamento. Urgente.
Igor, dias atrás o Ministro Celso de Mello desceu lenha em Bolsonaro. Entretanto, ele foi um dos foram contra a clausula da barreira. O experimentado decano Celso ataca os efeitos mas não as causas. A causa de toda essa confusão é o presidencialismo. Os bisonhos acreditam que a eleição direta vai eleger um presidente perfeito. É só ver o que aconteceu com Jânio, Collor e Dilma.
Alan, ao criticar o presidencialismo(tenho 3 posts publicados hoje neste espaço), a salvação é o parlamentarismo. Agora, a população quer o presidencialismo mesmo com todos os defeitos. Veja-se o caso de Bolsonaro que sequer tem partido e quer que o Congresso aprove as Leis e não deixe as MPs caducarem. Não tem nenhuma base polÃtica, daà a reclamação do general Heleno sobre o governo estar sendo chantageado, se esquecendo do jogo polÃtico. Presidencialismo sempre foi sinônimo de confusão!
Parlamentarismo já, mas com voto distrital majoritário, e cláusula de barreira para evitarmos partidos com dono e sem representatividade. Parlamentarismo com muitos partidos também não funciona.
Parlamentarismo já. Única vacina capaz de evitar que tipo da qualidade de Bolsonaro possa surgir de novo. Sem esquecer tambem os que o antecederam e decepcionaram: Lula, Dilma, Temer...
Perfeito. Descrição realista e calcada no que é facilmente constatável. Aliás, ja o era antes das eleições de 2018. Não viu quem não quis ou fingiu não ver.
O fato é que quando ainda via sua eleição como um remoto sonho, o pai e seus filhos se lambuzaram o quanto puderam com esquemas de corrupção, prevaricação e peculato de pequena escala. Fizeram isso pois seu poder era de pequena escala. Hoje, esses esquemas tão criminosos quanto os feitos em grande escala assombram a famÃlia e aliados ( quase todos pegos em algum esquema estranho). O pior do sistema é que o povo achou isso melhor.
Bolsonaro, diante do Congresso, está se parecendo como os romanos, que na hora de pagar o resgate para Breno, reclamaram sobre a balança, ao que o gaulês citado, disse: Vae victis ou Ai dos Vencidos! É o que o General Heleno fez ao reclamar do Congresso: Estamos sendo chantageados! O dito general se esqueceu que existe o jogo polÃtico. A dupla do DEM, com certeza, está se divertindo... Passetas, comÃcios, ameaças e ataques não vão mexer com o Congresso. Bolsonaro e o Rei estão nus!
Bolsonaro, portanto, não tem partido, o apoio do Legislativo é escasso e quem comanda a pauta é o DEM, aliás, não sem razão que os petistas chamam este partido de "demo". Et pour cause! Bolsonaro, assim. reclama do Congresso que não aprova suas leis e MPs perdem a validade. Bolsonaro, cadê sua base polÃtica? Bolsonaro deveria seguir o conselho de Gingrich, já comentado abaixo, que é construir maioria no Congresso.
Quanto ao Bolsonaro, ele está refém do Congresso, por culpa dele e do presidencialismo que o elegeu. No livro Como morrem as democracias, o lÃder republicano Gingrich aconselha: Qual o principal objetivo de um lÃder polÃtico? Construir maioria. E o que Bolsonaro fez e está fazendo? Descartou o partido pelo qual foi eleito(PSL) e está querendo criar um novo - APB - partido formado por evangélicos criacionistas. Um executivo sem partido!
Os democratas americanos estão se expondo para garantir uma vaga na disputa presidencial, estão engalfinhados numa verdadeira guerra fraticida. Aqui, nesse nosso paraÃso tropical ficamos à mercê de dois candidatos de posições antagônicas, ambos tisnados por acusações diversas e também dotados de ambições ditatoriais. Será que um paÃs de 200 milhões não consegue apresentar mais alguns candidatos viáveis, limpos e idôneos para 2022?
Hélio S. mais uma vez passando ao largo do problema que é o nosso presidencialismo. E não adianta reclamar visto que a população, por duas vezes, optou por esse sistema maluco de governo. E não é a primeira vez que acontece esse espasmo na nossa democracia. É só lembrar de Jânio, Collor e Dilma. Entretanto, insistimos no presidencialismo e o Hélio elucubrando...
Jean, o plebiscito foi em 1993, portanto antes de 1994. Todo presidencialismo é de coalizão, isto é, o presidente tem que ter uma base polÃtica para poder governar. Como já disse, um lÃder precisa construir uma maioria no Congresso, do contrário, não governa e ainda fica refém do Parlamento. No presente, vimos que Bolsonaro descartou o partido pelo qual foi eleito, não tem base polÃtica e, ainda fica cobrando do Congresso aprovação de Leis e MPs. Desse modo, não vai funcionar. O Brasil paga.
O problema é que a revisão constitucional Art. 3º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias realizada em 1994, no auge do poder do PSDB, preparou uma constituição "parlamentarista", imaginando a vitória do parlamentarismo no plebiscito. Assim, temos um regime presidencialista e uma constituição "parlamentarista"... Inventamos o tal "presidencialismo de coalizão", origem de boa parte de nossas mazelas e da corrupção.
Não há mal que dure pra sempre. Esse miliciano entrará para a história do Brasil como o pária que conseguiu sentar naquela cadeira. Será esquecido.
E ainda há gente que defende que não existem só duas opções, Daniel. É um conceito difÃcil de penetrar para as mentes binárias.
Quem elegeu Bolsonaro foram o desgoverno e a corrupção petistas. E ainda tem gente que defende o único ex-presidente preso por corrupção e lavagem de dinheiro.
Essa culpa eu NÃO carrego.
Pelo menos você já fez alguma auto-reflexão de tudo aquilo que você já fez?
A Folha cumpriu muito bem seu papel na construção da narrativa do PT como cancer da corrupção, trabalhou com afinco pelo golpe e agora se apresenta como atordoada defensora da democracia. O nome disso é hipocrisia. Toda a mÃdia oficial fez o serviço de criar as tais condições excepcionais que elegeram esse ser asqueroso.
A Folha foi e é um jornal exemplar. Cobriu o governo Dilma com isenção e criticidade. E segue fazendo o mesmo no atual governo. Não houve golpe coisa nenhuma, mas um julgamento (polÃtico). O governo do PT arruinou a economia e o povo sem leitura e visão crÃtica elegeu o atual governante.
Rotular de "conjuntura polÃtica" excepcionalÃssima está longe de 'triscar' no que ocorreu. O buraco é mais embaixo... Para usar um lema tÃpico de uma época de bonança já quase mÃtica, década de 50 e as esperanças do pós-guerra, a explicação tem que chegar ao âmago desse coletivo difuso falsamente homogêneo, o 'povo' (hoje traduzido como 'população') e suas clivagens (não só de classes): as chamadas 'contradições no seio do povo'. A China virou capitalista, mas, assim como Elvis, Mao está vivo...
Tudo bem, Hélio, narrativa impecável. Mas você, que topa desafios de especulação filosófica e cientÃfica, poderia começar a nos orientar sobre alguns aspectos plausÃveis das 'condições especialÃssimas' que nos levaram a isto..Vc sabe que Nietzche ficou louco mostrando as fraturas epocais no final do séc. XIX, que parecem ter desembocado na Primeira Grande Guerra. Tudo indica que o mundo se defronta com nova inflexão apocalÃptica, com impactos desnorteantes em nossos corações e mentes. Que será?
Não tenho o talento de Hélio, longe disso, mas penso que trazer Nietzche e suas ‘ontologias da atualidade’ (dele) para traduzir estes tempos sob o corte das ‘fraturas históricas’ é metodologicamente arriscado, uma aventura teórica, penso. Muito pouco é simples de traduzir do pensamento do imenso filósofo. Nosso feijão com arroz por aqui é mais que suficiente para dar conta desse pobre e vulgar cotidiano.
Dizer que JB é "o pior" alivia o fÃgado, mas não ajuda a entender. Jânio foi um doidivanas e Figueiredo disse que "preferia o cheiro do cavalo ao cheiro do povo" e que "se ganhasse salário mÃnimo daria um tiro na cabeça". O 'sistema' é que é pior, não sua concretização presidencial - bem entendido, o 'sistema' e seu ambiente e entorno simbiótico. Alguns velhos renitentes chamam este último de "capitalismo globalizado"...
3 fatores o levaram à Presidência: o antipetismo, a facada e as fake news.
Nem com fake news o poste do Lula conseguiu se eleger. Triste sina de um poste.
Verdade, Bolsonaro não é fruto de flutuações quânticas como sugeriu Hélio. Sua gênese é explicada pela escatologia, aquela que se ocupa dos ex-cre-men-tos.
Ainda hoje tento ver algo de racional num paÃs que levou ao segundo turno aqueles dois candidatos. A única explicação que ainda encontro é ver o paÃs num sistema mental binário, incapaz de enxergar possibilidades para além da própria tribo ideológica e ainda animados por um discurso rivalizando com contenda juvenil. Jamais colocaria um vintém furado em nenhum dos dois.
É o que acontece depois de um quarto de século de supressão da democracia: a sociedade desaprende como votar. E este é só um dos itens no enorme inventário da herança maldita da Ditadura de 64. Ainda precisaremos de uma ou duas gerações para melhorar um pouco.
Aqueles milhões de cidadãos que anularam o voto, votaram em branco ou deixaram de ir às urnas em 2018 diriam a mesma coisa.
Pra desmentir o articulista, "a Conjuntura polÃtica excepcionalÃssima que permitiu que Bolsonaro chegasse à Presidência" vai se repetir em 2022 e com Sérgio Moro em 2026 e 2030. E, obviamente, a elite marxista, que está perdendo status e dinheiro, continuará delirando com suas narrativas e se debatendo inutilmente contra a vontade da própria população.
Que pessoa delirante é esse Hildebrando...
Peço licença à moderação para exprimir minha perplexidade: "HildelÃrio", a "voz do esgoto"...
Sempre aparece a voz do esgoto, defendendo as idéias da extrema direita, que são o esgoto do pensamento dessas almas mortas, que elegem esse “ honesto cristão” representante das milÃcias. Nem o mais elegante dos perfumes pode apagar o mau cheiro de tua alma, o fedor de teu pensamento.
HildelÃrio na área.
Falou tudo. Texto perfeito.
A Fsp faz mesmo uma oposição sistematica a Bnaro. Helio esta alinhado. Não veem nada de bom? Nem nas posições liberais? Bnaro teve sua chance pq a nação estava cansada e incredula com o discurso assistencialista pseudo humanista exagerado do Pt, do politica/e correto, dos exageros de genero, de feminismo e racismo, e de invasores sem terra. De quebra uma crise de Pib negativo. O consenso pode ser indicação do certo, mas a unimidade é Bur+ra.
Não há nada de bom, Herculano. Posições liberais não estão ajudando a economia, como você também pode ver, sem fazer esforço.
E e ô vida de gado!
Nao sei pq fala isso, no.mundo em que vc vive, o mundo do inverso, o Hélio só teceu elogios ao bozo.
E se for para o segundo turno com o PT, provavelmente será reeleito.
Não tenho certeza de que os 34% de eleitores que votaram branco ou nulo iriam agora perseverar para rejeitar igualmente os dois 'males'. JB, após eleito, se desmascarou de vez. Quando ao PT, o tempo se incumbirá de atrair novamente velhos simpatizante que já "se vingaram". "Depois de mim virá, quem de mim bom (ou menos mau) fará".
Ainda bem.
Isso mostra como o paÃs tá arruinado mesmo.
Por eleitores que ou não têm visão ou estão se lixando para o bem-estar do Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro, o pior do sistema Voltar
Comente este texto