Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Demetrio, Azevedo, Augusto Nunes, Constantino, o trio do Antagonista , Alexandre Garcia , a fila dos jornalistas que nos ultimos anos deram azo,corda, comida para a Pessoa que quer ocupar o pais nos "braços do povo " e das milicias - far...dadas ou não- e´grande Todos aju daram Cunha , Aecio, Temer e seus colabo..radores do ' com o Supremo com Tudo ' a deses .. tabilizar a democracia brasileira e nos jogar nesse poço

    Responda
  2. REGINALDO ANDERSON ARAUJO

    Cansei de ouvir gente repetindo incansavelmente: O PT quer transformar o Brasil numa Venezuela! Quem diria...

    Responda
  3. Paulo Roberto Schlichting

    Pronto, os golpistas já deram as caras e lançaram seu desafio contra a lei e a democracia. Inclusive entre os comentaristas aqui, já não se esquivam em defender o golpe! Não há mais o quê tolerar! Impeachment, já. Basta!

    Responda
  4. Iolanda Chaves

    Quero que esse colunista VTNC. Apesar de saber que todos seremos alcançados pela ditadura do Bozo, antes vou viver pra ver a mídia que ajudou nisso a cair feito folhas no outono. Esse Demétrio nem se sente culpado e fica fazendo cara de paisagem. Te segura que a tanque esta chegando e sente reu cheiro de golpista.

    Responda
    1. OTAVIO PAIVA

      Caramba, quanta impolidez!

    2. Paulo Roberto Schlichting

      A destacar em seu comentário as ausências de sentido e de educação!

  5. Paulao Henrique de Mello

    Em 28 anos de Congresso, o q esse inútil fez? Um país q elege um inútil certamente vai se arrepender depois. As pessoas normais, com um mínimo de ética e informação, q votaram no atual inquilino do Planalto apenas por seguirem a manada, já se arrependeram. O circo atual vai continuar mas a rejeição só aumenta.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Nelson Vidal, e quem falou em PT por aqui? O antipetismo vai servir sempre de desculpa por você e outros colocarem um arremedo de ditador incompetente no poder?

    2. Nelson Vidal Gomes

      As pessoas normais não aceitam a corrupção como algo normal,cuja prática por um governo autorizaria a dos seguintes sucessivamente.Também não aceitam a mentira de um partido que se diz dos trabalhadores e nada fez por estes-sequer tentou a redução da Jornada de Trabalho,nem mesmo na industria da Construção Civil dos amigos de Lula-e ainda os prejudicou com um rendimento pífio do FGTS e a restrição do Direito aos Seguro Desemprego.Que nada fez pela reforma agrária e nem pela justiça tributária.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Manada me parecem ser,aqueles que pior do que o Terraplanismo, acreditam em Lula e no PT como Partido dos Trabalhadores e não das Empreiteira e dos Banqueiros,ou,pior ainda,mesmo sabendo não o ser, continuam a segui-los.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  6. isabel B Seara Machado

    Análise muito lúcida.

    Responda
  7. Nelson Vidal Gomes

    Se querem o Parlamentarismo e este,em meu pensar,é o Sistema de Governo democrático por excelência,que o façam pela via constitucional e da forma correta.Com Chefe de Governo (Primeiro Ministro) e Chefe de Estado(Presidente ou Monarca)com poderes para destituir àquele e convocar novas eleições.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  8. Heriovaldo Ramos da Silva

    Colunista, seguindo a prática esquerdista faz acusações falsas, dando como irrefutaveis fatos que na verdade são inexistentes. Desafio a provar que o presidente convocou ato contra o Congreso. O verdadeiro golpe à democracia está sendo dado pelo Congreso e pelo STF, que tentam de todas as formas acuar e debilitar o poder executivo. Parece que a intenção é justamente levar o presidente a um ponto que tenha que decidir entre abrir mão de seu mandato legítimo, ou tomar medidas de exceção.

    Responda
    1. Heriovaldo Ramos da Silva

      Caro Passos, voce contesta uma afirmação segundaria do meu comentário, ainda assim distorcendo o que escrevi, não sei se por má fé ou leitura equivocada. Não responde o ponto central do meu humilde comentário: onde está a prova de que Bolsonaro convocou a população para um ato contra o congresso?

    2. Rives Passos

      Caro, você acredita mesmo no quê escreveu? Ou só pretende causar "balbúrdia "? Dizer que o Demétrio é autor de "práticas esquerdistas " é o mesmo que chamar Reinaldo Azevedo e o Rodrigo Maia de comunista. Isso cansa. Não sabemos se é má fé ou ignorância. Apostando na segunda opção. É por isso que ainda leio. Quando sinto que é má fé, simplesmente ignoro. Paz e Bem!

    3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Ô sujeito ! Pegue um livro sobre política pra ler (Tem alguns bons no mercado atuslmente)! Deixe de passar vergonha em público, ao ficar repetindo banalidades e senso comum. Nunca ouviu falar em "freios e contrapesos" ? O que o Legislativo e Judiciário fazem é apenas isso. Conter a sanha autoritária e antidemocrática do coiso ! Acorde, sujeito !

    4. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Ô sujeito ! Pegue um livro sobre política pra ler (Tem alguns bons no mercado atuslmente)! Deixe de passar vergonha em público, ao ficar repetindo banalidades e senso comum. Nunca ouviu falar em "freios e contrapesos" ? O que o Legislativo e Judiciário fazem é apenas isso. Conter a sanha autoritária e antidemocrática do coiso ! Acorde, sujeito !

    5. Paulao Henrique de Mello

      O deputado Alberto Fraga confirmou.

    6. Nelson Vidal Gomes

      Concordo!Esse ataque em bloco de forma incivilizada,inclusive por um Ministro do STF-ironicamente aquele a quem competirá o julgamento da legalidade do hoje Ministro Sérgio Moro,ter julgado Lula e muito depois disso,ter assumido um cargo no governo de seu opositor,que se manifestou sobre o Presidente da República cuja figura está envolvida no processo,fora dos autos deste,registre-se-,visa deslegitimar sua alta popularidade.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  9. Nelson Vidal Gomes

    No Brasil chegamos a uma guerra de valores civilizatórios,onde meias verdades encobrem mentiras inteiras.O egoísmo e a fome de poder se mascaram na retórica populista de defesa dos menos favorecidos.As injustiças e fragilidades sociais estão sendo manipuladas por grupos que acabaram de deixar o poder,sem nada terem feito para minimizá-las.O discurso se sobrepõe às ações e as pessoas se abrigam em grupos de interesses individuais e não em benefício da nação.Não são capazes de se auto-liderarem.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  10. Nelson Vidal Gomes

    À evidencia que o Presidente não atacou nenhuma das instituições,o fez em relação a alguns dos seus membros,como tem sido ele próprio e seus Ministros alvo permanente de críticas de representantes dos outros poderes,sem que se cogite ter existido ofensa à autonomia e independência do Executivo.Por outro lado,a democracia é a melhor de todas as formas de organização política,porque é a única que se permite ser questionada.Se não for assim deixa de ser a melhor,ou já não será mais democracia!Deus!

    Responda
  11. Antonio Catigero Oliveira

    Com tanto caos político, social, cultural, econômico e outros tantos, a pergunta que não sai do pensamento: -- O Golpe de 2016 valeu a pena, colunista?

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Comentarista Silva, seu comentário ameaçador é mais uma prova da prioridade de voltarmos à ordem democrática. Esse modus operandi agressivo na frente da tela é sintoma de medo.

    2. Heriovaldo Ramos da Silva

      A tentativa de golpe em marcha, vai valer a pena? Recomendo que não paguem para ver.

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Questionamento mais que oportuno.

  12. Júlio César

    Hittler dizia 'vou acabar com esta besteira de democracia' bem antes da chegada ao poder. Tá acontecendo exatamente isso aqui e agora.

    Responda
    1. Heriovaldo Ramos da Silva

      Quem sistematicamente tenta acabar com a democracia quando chega ao poder é a esquerda. Verdade irrefutável.

  13. Bernardo Pereira

    Que povo é este? Este presidente não foi eleito sequer com a maioria da população. As pesquisas de opinião revelam que apenas cerca de 30% apoiam o atual mandatário.

    Responda
    1. Bernardo Pereira

      Hum, Heriovaldo, é óbvio que para cargos do executivo a pessoa se eleja com a maioria dos votos válidos. Isso está implícito no meu comentário. Mas pode acontecer que alguém tenha o voto da maioria da população, o que não foi o caso do atual mandatário. Como você não tem argumentos válidos, utiliza-se de sofismas para tentar invalidar meu posicionamento. Seja mais respeitoso e argumente melhor da próxima vez, com menos ideologia soltando pelas ventas.

    2. Heriovaldo Ramos da Silva

      Nenhum presidente é eleito com a maioria da população, isso é impossível. Todo presidente é eleito com a maioria dos votos válidos, Lula e Dilma inclusive. Um pouco mais de informação pode evitar exposição ao ridículo com afirmações desprovidas de inteligência.

  14. Bernardo Pereira

    Ele quer isso desde o primeiro dia e o Congresso está sendo fraco.

    Responda
  15. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Precisamos das um basta imediatamente. Nos metemos numa sinuca. Os dois lados são o atraso democrático que permitimos. O centrão representa a corrupção legalizada. Temos um enorme vazio político. O cenário atual, na minha opinião, é de extremos irracionais e aproveitadores nada estadistas querendo preencher o vazio, valendo-se inclusive de fletar com estes extremos exdrúxulos.

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Em 2014 todos tiveram a chance única de realmente limpar o Brasil. Dilma deu um basta no modelo de fisiologismo com o congresso, indo contra centrão e Eduardo Cunha. Fez o certo vetando reajuste imoral do Stf, efeito cascata. Mas povo gado preferiu apoiar Cunha, centrão e pautas bomba. Deveriam ter ido as ruas apoiar Dilma. Hj se paga o preço das pautas bomba, inclusive todas votadas pelo pres.

  16. Carlos Simaozinho

    Na América Latina é assim: quando um governante autocrata se sente incompetente para resolver os problemas que lhe cercam, apela para o autoritarismo e se insurge contra a democracia. Bozo teve a mesma perspicácia de Chávez e tratou de obter o apoio das forças de segurança antes mesmo de assumir o poder. Assim, consegue chantagear a sociedade o tempo inteiro, através do medo...

    Responda
  17. ERATOSTENES ARAUJO

    A autor do artigo está doente. Não escapou da doença terminal existente no Brasil. A desidratação desejada pelos eleitores nas últimas eleições não ocorreu e a doença permanece. Uma sociedade não funciona bem e uma democracia se torna disfuncional quando cidadãos sentem que o sistema continua doente e viciado e o autor do artigo não enxerga isto. A metástase na política brasileira sobrevive.  Torna-se, portanto, necessária, urgente, a aplicação de uma forte "dose de quimioterapia" para curá-la.

    Responda
    1. Heriovaldo Ramos da Silva

      Eratostenes, perfeito seu comentário. Somente acrescento que a estratégia atual da esquerda é acuar o presidente, para que ele cometa qualquer ato que justifique um pedido de impeachment. Para isso não medem esforços, distorcem a realidade e inventam factoides. A esquerda no governo é uma dejeto, na oposição é pior.

    2. Carlos Simaozinho

      Ah sim, e a cura para todos os males é uma ditadura comandado pelo Bozo...

  18. Rogério de Mendonça Lima

    Pelo artg, então se a pop., atacar com escavadeiras, a parte fétida do congresso, do STF e das seitas partidárias, no vosso artigo de então, serão chamados de, ....... irresponsáveis ataques por justa indignação. Quer mais indignação, que a da maioria silennciosa com a atual situação. Claro que democracia, é muitíssimo melhor. Há temos? Que democ. é esta na qual as quadrlhas políti. e a côrte dos 3 poderes fazem um país só pra eles? Quem tá perdido não ca ça caminho. Ód io é pouco.

    Responda
  19. Paulo Ribeiro

    Longe de ser um grande admirador, sugiro a leitura da coluna de Bernardo Mello Franco, em O Globo, sobre a inspiração golpista de Bolsonaro. De forma perspicaz e pouco convencional, apresenta a grande semelhança entre o governo Bolsonaro e o governo e escolhas golpistas de Alberto Fujimori, no Peru, no início dos anos 1990. É sempre muito confortável pra jornalistas e articulista de direita aproveitar todas as oportunidades para atacar a Venezuela, mesmo em situação diferente do Brasil.

    Responda
    1. Said Ahmed

      A comparação é pertinente. "A fujimorização é a saída para o Brasil", afirmou Bolsonaro. Na época Fujimoro tinha no Sendero Luminoso seu Reichstag em chamas. Bozo ainda procura o seu.

  20. Bruno GABRIEL DE MORAES

    Dia 15, O dia do Fiasco. Um bando de alucinados e, a maioria nem sabe o que é direita, seus autores, não Olavo de Carvalho- O teórico do terraplanismo. Se preparem para fake news, pode ser que tenha outra facada, que colocarão a culpa na dita apologia do Facada Fest.

    Responda
  21. Guilherme Torres Godoy

    Quem não acredita que o Bolsomalo esta preparando seu golpe que espere para ver.... Generais na cúpula do governo, General Heleno faz apologia contra o congresso, Bolsão chama sua claque para ficar contra o STF e Congresso, Policia amotinada, Ministro de Justiça tira foto num Tanque, Os presidentes do Senado e Câmara estão parados. E o Povo? ou seja povo mesmo não sabe na que esta entrando, esquece que quando o Rio soa é porque tem armas..opa desculpa, tem pedras...no fundo.

    Responda
  22. Patricia Pettinelli

    Muito bem colocado. Temerária a inércia do Congresso e STF.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Eric, ruim com o congresso e STF, muiiiiito pior sem eles, pois todo poder será dado ao Bozo e seus fanáticos e incompetentes.

    2. Marcelo Silva

      Eric, ruim com o congresso e STF, muiiiiito pior sem eles, pois todo poder será dado ao Bozo e seus fanáticos e incompetentes.

  23. Diego Mentor

    Rrgra básica do fascismo: acuse os inimigos do que vc faz ou pretebde fazer. Criticavam a corrupção do pt, a ditadura venezuelana... taí... assessores e familiares envolvidos com desvio de dinheiro público e envolvimento com o crime organizado (pra quem desconhece a milícia é envolvida com tráfico de drogas tb). E ainda criticam a ditadira chavista, mas praticam o mesmo método dos ditadores de lá... esse é o brasil de hj

    Responda
  24. Beto Rezende Rezende

    Longe de mim, prezado Said. Só lembrei que Bergman, extraordinário cineasta, apoiou o nazismo. O filme de Magnuson - o melhor documentário que vi na vida - mostra como o nazismo parecia tão sedutor. Bergman fez autocrítica, ferramenta que está à disposição de muitos, mas que só os grandes e os comprometidos com o futuro histórico são capazes de usá-lá. Abraço.

    Responda
  25. Valtrudes Martins

    Demétrio não tenha dúvida, 70% da população apoia o governo. Ou vc acha que alguém acredita num Maia, num Alcolumbre. Imagina um Gilmar um Tófolli. Ninguém aguenta este povo. Com a maior cara de pau eles soltam o Bendine, anulam prisão em segunda instãncia e várias outras decisões escatológica. Nas vésperas da reforma administrativa o senado concede mais 12 anos de amparo aos filhos de Senadores no plano de saúde. Tudo isto a população aguenta calada, impotente. Não contém com o povo.

    Responda
    1. marcos gomes

      Sr.(Sra.) Valtrudes onde foi tirado estes 70% da população que apoia o governo do Bozo, esta porcentagem chega a mais ou menos 147.000.000 de brasileiros que estariam doidos, malucos, sem noção , com defeito, comendo grama e delirando. A turma do Bozo não chega a 27.000.000 de seguidores e a turma esta diminuindo a cada dia , devido a loucura do Bozo e dos filhotinhos peraltas.

    2. Said Ahmed

      70% da população apoia o governo?! Como diria o Luciano Huck: "Loucura, loucura, loucura!!"

  26. José Maria Leal Paes

    A lucidez e isenção do articulista ao analisar o motim policial no Ceará transparece ao rotular de "justa indignação" a de Cid Gomes para avançar com uma retroescavadeira sobre mulheres e crianças. Mais brilhante só a escuridão da mente e de propósitos abrigada na Folha de S. Paulo.

    Responda
    1. Waldo Assahi

      Que os milicianos amotinados usassem as próprias mulheres e filhos como escudo humano - como o Talibã e o Estado Islâmico faz - parece aceitável para você?

  27. Fernando H

    Fica a pergunta: o que está acontecendo agora é surpresa para alguém? Dado o histórico do Bolsonaro e famiglia... sempre defenderam ditadura militar, tortura, Ustra, assassinatos de civis por agentes do estado, milícias, fechamento do STF e congresso... Vocês votaram em massa em todos ele e agora estão reclamando? Reclamando de que? A famiglia Bolsonaro foi eleita prometendo fazer isso aí que está fazendo! Sejamos justos: eles estão apenas cumprindo promessas de campanha.

    Responda
  28. Márcio Queiroz

    Numa perspectiva antropológica, JB é um ser que se revela o pior do humano, suas ações são instintivas, algo de mais rudimentar de um homo sapiens, calcado por um narcisismo extremo, e esse sentimento é manifestado em detrimento do outro. Agora, um ser que se mostra o pior do humano, poderá vir algo bom para a política-social, se o que prevalece em JB é o solipsimo total?

    Responda
  29. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Com certeza ele também se inspira em Hitler, pois não é um nazifascista? Um totalitário que veio nos aterrorizar com ruptura institucional apoiado por franjas reacionárias do Exército que usa seu cargo para se perpetuar no poder e nos conduzir, mais cedo ou mais tarde, a uma ditadura ao estilo venezuelano, regida por milicianos armados, torturadores de diversos matizes, terraplanistas e demagogos loucos. Ser maléfico distópico, voraz leviatã! Assim está bom ou ainda é pouco? .../Claudia F.

    Responda
  30. Beto Rezende Rezende

    Liste as caracteristicas do fascismo, Marcelo, de preferência fazendo uma comparação com o regime de Benito Mussolini, seus camisas negras, os fasci de combatimento, o assassinato de parlamentares de oposição (caso Matteotti, socialista morto a facadas por fascistas ), e aí eu me recolherei a minha insignificância. Abraço.

    Responda
  31. Beto Rezende Rezende

    A diferença entre a Alemanha pré-Hitler e o Brasil de hoje é tão grande, estimado Sandro, que não vou perder tempo enumerando aspectos conjunturais. Basta ler Minha Luta, do cabo austríaco, para constatar isso. Eugenia e ódio aos judeus não me parecem estar na cartilha do capitão.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Não parece não né Betinho! Nem tudo que reluz é ouro e Bolsonaro não é luz, nem reluz, é pura treva! Nunca duvide ou negocie com o capiroto

  32. Marcelo Silva

    Essa simbiose do comandante, no caso, o Bozo, com a população, com a eliminação de qualquer filtro, é o ninho do fascismo pestilento que, muito mais que a corrupção, destrói corpos e corrói a alma humana até o seu âmago!

    Responda
  33. Sandro Carvalho

    Na série de fotos, acima, há uma que mostra Bolsonaro recebendo oração de evangélicos. Ao ver os religiosos com as mãozinhas estendidas, fico pensando em como eles imaginam que de seus dedos estendidos possam sair poder. Já fui evangélico por vários anos e sei que no imaginário deles há essa ilusão de achar que eles podem, como mágicos de contos de fadas, estender as mãozinhas e delas sair poder. E não é só as mãos que se projetam para frente: há caretas, bater o pé, dar pulinhos, etc.

    Responda
  34. Sandro Carvalho

    É preciso não subestimar o perigo. É defender a democracia enquanto existe tempo. O texto do Demétrio esclarece ao mesmo tempo em que alerta, e constitui defesa da democracia.

    Responda
  35. Beto Rezende Rezende

    Nazismo apoiado pelo diretor do filme, Ingmar Bergman, Said, como bem mostrou o fabuloso documentário de Jane Magnuson sobre o cineasta sueco. Recomendo a todos assisti-lo.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Não sei se você defende o bolsonarismo ou se está deslumbrado com ele, assim como Bergman em relação ao nazismo. O fato é que o bolsonarismo é autoritário e ameaçador. Qualquer pessoa sensata e prudente, tendo as condições necessárias, desarma o facínora antes que ele cometa o crime. Creio que é tarde, ele já conta com o populacho a seu favor e isso é significativo. Para onde ele apontar o dedo, o populacho irá atrás.

  36. Sandro Carvalho

    Quem se dê ao trabalho de pesquisar na rede encontrará as fontes que noticiaram os elogios de Bolsonaro a Hugo Chávez. Basta digitar do Google frases como: 'Bolsonaro apoia Hugo Chávez. Aqueles que, por temerem a 'venezualização' do Brasil, foram se refugiar no apoio a Bolsonaro acabarão percebendo - muitos já percebem - que é justamente Bolsonaro quem levará, se não for contido, o Brasil a uma situação tão ou mais devastadora do que a da Venezuela. Bolsonaro sempre apoiou ditaduras.

    Responda
  37. Danilo BAROSSI CURY

    A Folha como sempre forçando a barra contra o Presidente. Burrice!

    Responda
  38. Cicero Mota

    O Povo democraticamente elegeu O incapacitado para presidente,já o congresso não foi eleito democraticamente?Que eleitorado louco é esse,não?Só enxerga democracia na sua conveniência?

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Muitos dentre os eleitores de Bolsonaro só votaram nele por conta das fake news. Quanto aos engajados, aos militantes bolsonaristas, muitos deles têm sérios problemas mentais. Muitos deles são velhos caquéticos inconformados com a senilidade, invejosos das liberdades que os mais jovens gozam, sobretudo a s e x u a l, e incapazes de se adaptar aos novos tempos. Mas em alguns anos, quando eles forem habitar a terra dos pés juntos, se tornarão adubo de flores e deixarão a sociedade evoluir em paz.

  39. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Concordo com o Demétrio: a) Bolsonaro conspira pela ruptura institucional; b) estudos indicam (Lira Neto. Castello- a marcha para a ditadura): o exército brasileiro, em tese, tem uma tendência democrática e uma tendência antidemocrática; Bolsonaro, neste instante, se cerca da última tendência e exonera o general Santos Cruz...; c) Moro, no Ceara, não se coloca explicitamente a favor da constituição e contra o motim policial...

    Responda
  40. Beto Rezende Rezende

    DM anda se equivocando nas suas análises. Neste exato momento, a AL do CE vota a não anistia aos amotinados. O articulista repete o que ninguém aguenta mais ouvir: a democracia corre risco. E a cansativa comparação com a Venezuela. O Brasil não é o nosso vizinho e os militares não embarcarão em aventuras. O resto é falta de argumento para decifrar o fenômeno Bolsonaro. Pelo menos, DM tem mais repertório que outros que escrevem por aqui. Que só sabem berrar a palavra fascismo.

    Responda
    1. Brízido Galeano

      O cheiro nauseabundo do rio Tietê, funcionando como gás fétido tal e qual exalado pelo monte Delfos, está transformando DM no mais novo Oráculo da Folha, fazendo companhia ao filósofo Hélio, da mesma Folha. DM cismou que haverá golpe. Ou ele anda bebendo Belorizontina? Que eu saiba a dita afeta os rins. Não os neurônios.

    2. Marcelo Silva

      Mas é fascismo mesmo, o que que você tá reclamando aí?

    3. Sandro Carvalho

      Na Alemanha, diziam o mesmo antes de Hitler se tornar o monstro nazista.

  41. Edgar Candido Ferreira Candido

    Parabéns ao colunista, raciocínio correto quanto ao risco para a democracia, basta analisar o passado do Bolsonaro, só de confronto e violência. Temo que para colocar sua loucura em prática, basta que encontre apoio em dois ou três Generais malucos. Lança-se a aventura na certeza que o povo está ao seu lado, e a maioria felizmente não está.

    Responda
  42. Ricardo Ferreira

    Análise correta do colunista. A politização das forças armadas e em maior grau das polícias vai na contra mão do que é amplamente aceito nas democracias sólidas. A consequência é a "desprofissionalização" destas organizações, que em casos extremos como o do CE coloca toda a sociedade refém de um grupo armado. A Venezuela está mais próxima do que se imagina.

    Responda
  43. Orlando Augusto Pinto

    A comparação é pertinente e só mostra que extremismo, fanatismo, vocação ditatorial grassa em ambos os espectros políticos. Colocando medo na população ("pro Brasil não virar uma Venezuela" _ lembram?) o desgoverno atual está nos levando justamente pra isso.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Mas, sob Bozo, o Brasil já se tornou uma Venezuela de direita! só não vê quem não quer.

  44. Said Ahmed

    Não tarda até que adotem o gesto do braço direito erguido em 45º e palma da mão estendida para cima; a mão esquerda fechada em punho e encostada na cintura, calcanhares juntos, com os pés apontando para os lados. Medalinhas no peito. Aos opositores, o populacho corrigirá com esculacho e despacho, nem sempre nesta ordem. O antipetismo das Elites Unidas Aforadas saiu vitorioso das jmentadas de 2013 e Lava Jato em 2014. Parabéns pelo medo que impuseram e a misologia generalizada. A democracia ag...

    Responda
  45. Andréia Chaieb

    Os ditos liberais que apoiaram a ala Guedes do desgoverno mal sabiam que estavam dando aval para as milícias no poder. Tal visão rasa e ignorante de realidade gestou esse medo citado por Demétrio. Assim democracias morrem, mas não sem antes agonizarem! A "democracia" vinha dando sinais há tempos, a permissividade com que foram tratados os Bolsolavistas já era sinal claro de tortura à razão! Evidentes articulações com a extrema direita mundial foram negadas pelos "liberais" de alma aprisionada!

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Ops..as aspas ficaram desconfiguradas ...A democracia vinha dando sinais há tempos, a permissividade com que foram tratados os Bolsolavistas já era sinal claro de tortura à razão! Evidentes articulações com a extrema direita mundial foram negadas pelos liberais de alma aprisionada! 

  46. Renilson Júnior

    Não concordo com grande parte dos posicionamentos do Demétrio, mas convenhamos que ele escreve muito bem e sabe concatenar as ideias. Ótimo texto!

    Responda
  47. Barbara Maidel

    Ótima coluna. Só acho temeroso Demétrio romantizar o povo, como se ele tivesse uma lógica definida para eleger políticos. Bolsonaro não é fruto apenas "de um descontentamento do povo com a esquerda que quebrou a economia e permitiu a bandidagem". Ele também é fruto do culto à personalidade, dos que acharam que "quem leva facada é herói", do nojo a homossexuais, do espírito de seita. O povo vota com o fígado, e vota muito mal.

    Responda
  48. Thiago Luiz Turibio Silva

    Lembro de você dizer nO Globo que os intelectuais e acadêmicos estavam histéricos com a ascensão de Bolsonaro simplesmente porque temiam perder privilégios corporativos. Miopia típica de um intelectual da ordem. De toda forma, acordar tarde ainda é acordar. Bem-vindo.

    Responda
  49. Lilia Adão

    Quanto delirio!!!

    Responda
  50. AYRTON CASTOR DIAS

    A História é dinâmica. O Brasil não terá mais intervenções militares. A esquerda quer enfraquecer o Presidente Bolsonaro.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Kkk, se fosse só a esquerda vcs estariam tranquilos. Repare que mesmo atores da imprensa de direita, já perceberam o engano de eleger este doido.