Marcos Mendes > Fundeb, distorções à vista e a prazo Voltar
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Mendes , Schuller , Lisboa : todos focados em "gestao" , a ferramenta que produz lucro para o kapital , como se fosse esse o objetivo Mas o Estado e suas politicas publicas nao visam lucro e sim o bem estar social Estes doutos 'açeçoram' Tabatas , Hucks e outros deslumbra dos de nosso cenario politico porque querem apenas pagar menos impostos - ou nenhum
Jente ele têim razaum. Ele é u econumista liberal ni econumia e conservadur nus custumi, istudô na imsper e intendi de iducassaum igualo dotô olavio
A qualidade dos artigos deste "espessialista em educassão" precisa ser homenageada a à la Weintraub. Um professor de educação básica ganhar 5 salários mÃnimos com curso superior e dedicação de 40 horas semanais é um problema? Quanto vc ganha para ser "feçor" no Insper e espalhar essas baboseiras para seus alunos? Depois a gente que é doutrinador!
...o RJ mostrou como essa história acaba... infeliz escriba sabes quanto ganha um professor do estado do RJ para dar aulas em turmas do ensino médio, ou seja, um graduado aprovado em concurso? Um pouco mais que um salário mÃnimo. Seria de bom tom, que pesquisasse antes de escrever sobre o que não podes provar. É o mÃnimo que deverias saber. Mas, não sabe. Cada vez se estuda menos nas terras tupinambás. E tá piorando!
Repugnante a forma como alguns economistas desprezam a educação pública e os seus profissionais.
"Os professores Jà recebem 2,8 vezes mais que o salário mÃnimo. Em uma década, a remuneração média passará de cinco salários mÃnimos. " Sim, eu li isso. Que absurdo um professor receber mais de 5 salários mÃnimos! Tinha que ser economista mesmo, super "entendido" a respeito da educação básica pública. Parece desconhecer os problemas dos sistemas de educação pública, para além de dados econômicos, e a importância da valorização dos professores, em especial, os da rede pública.
Deveria ser a carreira mais concorrida do Brasil, quando hoje é a que sofre mais assédio, além de ser acossado por polÃticas de escola sem partido. Vá cuidar dos seus alunos ricos. Do mundo real , deixa que a gente cuida.
O comentarista, é professor de uma faculdade privada em São Paulo, na área de economia. De educação não entende absolutamente nada. É um imbecil que não sabe, que as escolas do nordeste são melhores hoje do que as do sul e Sudeste. Também não sabe que educação não tem nenhuma relação com liberalismo econômico, num paÃs desigual e autoritário. Também Não sabe o que é a sala de aula em escolas públicas. Tem que melhorar salário de professor sim. Professor devia ganhar 10/20 salários mÃnimos.
O comentarista não tem idéia do que está falando. Ao citar o Nordeste, deveria dizer que é a região que apresenta os melhore resultados em educação, mas preferiu dar vazão a seu preconceito de elite paulistana. Atrelar a resultados é uma polÃtica ineficiente, como largamente demonstrado por inúmeras pesquisas que o economista visivelmente desconhece . Dizer que professores são bem remunerados é quase cÃnico. Eles ganha até 45% menos que outros profissionais do mesmo nÃvel. Vá estudar!!!
Os professores tem um nÃvel intelectual bem maior que a média, por isso não é de se admirar que tenham sucesso em se apropriar gradativamente de uma fatia maior da receita pública, e se aposentar mais cedo que os demais. Mais bem sucedidos que eles só os militares e policiais, que são mais toscos, mas nos assaltam com armas na mão. Enquanto isso, o ensino e a segurança continuam péssimos.
Declaração de Mendes - O principal erro é o aumento de recursos ... no fundo. Pretende-se melhorar a educação aumentando o gasto público, quando o nosso problema é ineficiência na aplicação dos volumosos recursos... - Declaração de Andreas Schleicher, da OCDE - Este (gasto/aluno no Brasil) considerando estudantes entre seis e 15 anos de idade, é de ... US$ 38 mil. Segundo estudo da OCDE, um aumento para US$ 80 mil como praticam outras nações, poderia trazer ganhos significativos de aprendizado.
Mendes não dá a mÃnima para a educação. Em sua coluna anterior, criticou grosseiramente o aumento de recursos do Fundeb, com a mentira de que já gastamos demais com educação. A falácia baseava-se no gasto como porcentagem do PIB, qdo evidentemente o q conta é o gasto por aluno, q no Brasil é metade do recomendado no nÃvel básico.
*Se aumentar salários, estes crescerão 83% acima da inflação em uma década.* Jamais os economistas liberais admitirão aumentar os salários do Magistério! Esse oficio, ser Mestre, ser Professor, ainda eh considerado sacerdócio, por uns, custos inadmissÃveis por outros. Mas o discurso da importância da Educação para o pais ainda é usado para encobrir que o professor eh a peça a ser eliminada.... Ideologia Liberal!
O Insper sendo o Insper. Crença cega nos Ãndices do Ideb e outros, grande erro. Trabalho na educação pública e sei que é fácil criar números artificiais, sem nenhuma análise crÃtica confiável. O Insper tbem faz muito isso.
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