Opinião > Paulo Guedes, um novo desenvolvimentista? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Roberto Schlichting

    Impressiona a desenvoltura dos comentaristas especializados em chutes e palpites dos mais variados calibres. Algumas elaborações delirantes podem até causar impressão aos incautos. Vamos em frente.

    Responda
  2. Flávio Rodrigues Fonseca

    Na minha juventude conheci um técnico de futebol cuja instrução era a seguinte: fazer gols neles e não deixar fazer na gente. Só faltava combinar com os adversários. São assim esses gênios da economia nacional como o autor e o citado Roberto Campos. Passam anos no poder não mostram qualquer competência. Deixam o país como acharam ou pior, mas estão sempre cheios de soluções geniais. E Guedes faz parte do time, só que pior.

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Bresser quer o dólar a R$ 8,00 para salvar a indústria paulista.Creio que melhorará a vida dos industriais mas piorará a vida do povo [ produtos agrícolas regulados pelo mercado mundial subirão no mercado interno/bugigangas chinesas ficarão mais caras ]. Mesmo assim não conseguiremos competir com os chineses no mercado mundial de manufaturados.Rentistas = povo emprestando para o governo cobrir seu deficit.Corte o deficit.A industria não tem futuro.Nosso destino é o agro-negócio:terra+agua+sol

    Responda
  4. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Bresser é um ótimo teórico da economia nos bancos da FGV. Na prática não deu certo, mesmo porque serviu ao governo do PMDB cujos dirigentes estimularam a gastança e a inflação chegou à índices estratosféricos. Quem não lembra do Orestes Quércia?

    Responda
  5. Claudio L Rocha

    Como brasileiro acompanho os fatos. estou nem ai com politico, fiquei preocupado qdo lula foi eleito mas com tempo percebi que o Pais se tornara um local de inclusão social, mudei de ideia. Com Bolsonaro o que se vê é o inverso, tanto que sua 1ª medida foi diminuir o salario ja minimo deixado por temer. A miseria aumenta basta olhar que mendigos tomaram a rua, desemprego e informalidade aumentou, dolar só aumenta, mas os apoiadores do bozo continuam falando mal do PT p/garantir manipulação

    Responda
  6. LUIS CARLOS PASCHOARELLI

    O investidor estrangeiro tirou do mercado nacional 24,9 bilhões de reais nos últimos dois meses; Corona virus vai pegar geral em uma população maltratada e desinformada; de comunidade judaica até classe média que acreditou em novela da globo, jesus da record e corrente de wtsp descobrindo que caiu no conto do vigário. PG, melhor jair se arrependendo, pois seu liberalismo não é compatível com a ideologia nazista (eheheh). Melhor jair pensando em retornar para Chicago, se é que te querem por lá, K

    Responda
  7. Paulo Roberto Schlichting

    Bresser defende uma estratégia de crescimento sustentável baseada na coordenação daqueles cinco preços macroeconômicos. Até onde lembro, isso nunca foi concebido em um cenário de inflação sob controle. Está dada a receita.

    Responda
  8. Luiz Eduardo Cantarelli

    Alguém pode explicar que ministro da antiga como Bresser e Maison da Nobrega, que levaram o Brasil a uma inflação de 83% ao mês podem da conselho a outrem? Realmente esquecemos muito rápido a história. Desentocar Tatu no Carirí seria uma boa para estes caras.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Há vasta informação disponível acerca do fenômeno inflacionário anterior ao Real. Não penso que houve culpados, e certamente se houvesse Bresser não seria um deles.

  9. Claudio L Rocha

    Como brasileiro acompanho os fatos. estou nem ai com politico, fiquei preocupado qdo lula foi eleito mas com tempo percebi que o Pais se tornara um local de inclusão social, mudei de ideia. Com Bolsonaro o que se vê é o inverso, tanto que sua 1ª medida foi diminuir o salario ja minimo deixado por temer. A miseria aumenta basta olhar que mendigos tomaram a rua, desemprego e informalidade aumentou, dolar só aumenta, mas os apoiadores do bozo continuam falando mal do PT p/garantir manipulação

    Responda
  10. Tiago Oliveira

    Só para registro: Folha fala tanto de democracia mas calou a voz dissonante de Laura Carvalho neste jornal. Ou seja, esculhambar Weintraub e Damares tudo bem, mas escrever artigos fortes e coerentes contra as reformas neoliberais e a política econômica do Guedes aí não né.... Folha só colhe o que planta. .

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      A lacuna deixada por Laura só aumenta. Perdeu-se um contraponto da melhor qualidade.

  11. Jose Roberto X de Oliveira

    Com O Brsser Pereira houve crescimento econômico e social no Período em que foi Minsitro ? O interessante é que apontam o salário do pessoal como se fosse responsável por crise econômica. Fora alguns privilegiados o salário do pessoal não permite a ninguém ficar rico. Ou ir ao Nordeste em Hotel 3 estrelas 1x ano é um privilégio de servidores públicos. Se tiver filhos e pagar prestação da casa própria então é milionário. É isso Bresser?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acho que ele se referiu a casta minoritária que recebe altos salários, penduricalhos, pensões para filhas a perder de vista, verbas de representação desproporcionais, aposentadorias especiais e outras mordomias injustificadas é que inclusive respondem por grande parte do tal déficit da previdência mas que será pago pelos trabalhadores cujo sistema só gera deficit em momentos de recessão e alto desemprego.

    2. antonio pereira

      Ah podem estar falando dos funcionários públicos que tremem, fazem biquinho e até corpo mole, quando alguém sugere que seja regularizado as avaliações e desempenho Pode também estar falando dos funcionários públicos armados, que se amotinam e não acontece nada. Um Governador as vezes corajoso e competente como o Paulo Hartung, demite os amotinados, prendem alguns, vem um novo Governador do Espirito Santo medroso e incompetente e anistia a todos. Talvez sobre o isto o Bresser esteja falado

    3. antonio pereira

      Talvez esteja falando na turminha que trabalha 6 horinhas por dia, tem emprego garantido mesmo quando é incompetente, tem aposentadoria fora do mercado, tem aumentos automáticos, tem quinquênios, feriados especiais, emendam todos os feriados e ganha muito mais que os mesmos trabalhadores da iniciativa privada.. E também deve estar falando de uma galera que definem seu próprios salarios que podem chegar a 540 mil reais mensais, fora ferias de 60 dias como é o caso de alguns membros do judiciario

  12. wilson kfouri

    Nãonadianta juros baixos e dólar competindo com a gasolina para ver quem chega primeiro no valor de 5 reais. A tragédia é termos um presidente com diarreias mentais diárias para esconder sua inépcia e ,como ministro ,um Posto Ipiranga parlapatão e sem resultados positivos num ano de crise econômica no Brasil e no mundo,agravada pelo surgimento do coronavírus..

    Responda
  13. wilson kfouri

    Tenho respeito por Bresser Pereira e o considero uma pessoa honesta e bem intencionada.Gostaria apenas de lembrá-lo que no governo do FHC as taxas de juros e desemprego eram altas,reservas cambiais baixas ,na ordem de 30 bilhões de dólares,crise cambial e relação dívida pública/PIB em 60%. Na gestão Lula tivemos taxas de inflação e desemprego baixas,reservas altíssimas na ordem de 300 bilhões de dólares e relação dívida pública/ PIB diminuída para 36%.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Wilson, vamos colocar os pingos nos is, Lula surfou na onda das commodities no embalo do ajuste de FHC. Debite-se ao PT o que lhe cabe: o imenso desastre Dilma, que esticou o quanto pôde a corda das suas barbeiragens na economia e, no plano político, a vala comum do descrédito em que se encontram os movimentos progressistas, todos injustamente identificados como "petismo" pelo senso comum.

  14. wilson kfouri

    Paulo Guedes é um " falso brilhante" ,tipo do Delfim Netto,economista que, no tempo da ditadura militar, chegou à prefixar a correção monetária num ano e colocar e ,em outro,por a culpa no chuchu pela inflação. Prometeu que acabaria com o déficit público em 1 ano,que depois da reforma da Previdência, teríamos mais 6 milhões de empregos, capitais estrangeiros viriam aos montes,o PIB explodiria e nada disso aconteceu. Sua reforma tributária consiste, basicamente, na adoção do CPMF com outro nome.

    Responda
  15. antonio reis pereira

    O artigo é quase todo bom, mas peca por uma certa oposição forçada. Parece que o ex-ministro concorda com a política atual, mas tem vergonha de dizer isso. Aí inventa umas discordâncias bobas: por que o BC baixou os juros? Ora, que importância tem isso? Baixar os juros é algo positivo, seja qual for a motivação.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Então a Dilma acertou? ???

  16. Vanderlei Nogueira

    Enquanto não houver a separação entre os três poderes: governo, empresa e trabalho, permaneceremos reféns

    Responda
  17. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O professor está certo. Se não segurarmos os rentistas, os benefícios imorais de parte do funcionalismo (civis e militares) e os benefícios e isenções de grandes empresas, o Brasil nunca vai dar certo. No entanto, o que vemos, sai governo, entra governo, e isso não muda. Lamentável.

    Responda
  18. José Cardoso

    E aí professor? O dólar já está na faixa de 4 reais e subindo há mais de um ano. A taxa nominal de juros está abaixo de 6% há mais de 1 ano. Por que a indústria não está bombando?

    Responda
  19. Said Ahmed

    As reformas e as políticas propostas pelo prof. Bresser podem ser implementadas, parcial ou plenamente, por qualquer governo, menos este que aí está. Antes que eu peça volta do PT, pergunto ao professor se ainda existem no Brasil, empresas que tem competitividade técnica para exportação, considerando que a doença holandesa quase matou o setor industrial? Agora sim: Volta PT !!!

    Responda
    1. JOSE WILSON RESENDE

      Você quer o PT de volta para ele fazer o que fez ao longo de 13 anos? Hum... Não vou perder tempo listando todas as safadezas. Me engana que eu gosto

    2. Said Ahmed

      Ahh, quase esqueci: o Paulo Jeg.ues que se cuide, sua cabeça tá valendo 2% do pib.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.