Celso Rocha de Barros > Golpismo tem que custar caro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Enquanto ele tiver esses arroubos autoritários e a maior parte dos setores da imprensa e polÃticos democratas se deixar seduzir por reformas econômicas, o presidente vai continuar utilizando expedientes autoritários contra supostos inimigos. É a democracia em troca de reformas econômicas planejadas por Paulo Guedes. Não adianta condenar o autoritarismo do presidente e reverenciar o autoritarismo do ministro da justiça Sergio Moro. O apreço a democracia deve ser incondicional.
Por vezes perdemos o rumo da história. Tal qual na Alemanha em 1946, quando viviam com os escombros dos bombardeios, vivemos com os escombros do golpe de 1964. A Alemanha foi refeita, desde então, com dinheiro dos USA face seus interesses . Aqui, na fase da reconstrução, tivemos um golpe de estado, "travestido" pelo Congresso, em agosto de 2016. Então, sobrevivemos na "farsa" Michel Temer. Vivemos nos escombros de 2 golpes de estado acrescidos do débito da escravidão.
Não há reação porque o PT desmoralizou a polÃtica e envergonhou a democracia. Celso de Barros foi militante contumaz e bem pago para apoiar o PT. mam
Direit alha aqui não tem vez e, em breve, em nenhum lugar! Até nos EUA um socialista já saiu na frente para presidente.
Irretocável
E preço pago pelo Pres., foi o mesmo que o conde nado por tre ze juÃzes em três ins tâncias, devo lução de bi lhões à Petrobrás, assa lto ao BND ES e Fundos de pensão, Tr iplex, SÃtio, pagou quando at acou grave mente o STF, o STJ, o congresso, e tentou fazer o leva nte daquela ma ssa de man obra ign ara, do MST. Ou seja, muitÃssimo mais grave. O par cial escrevinho nada disse sobre a demoquadrilha pet ista. Bico calado porquê?
O articulista ocupante de sinecura no DF acha que os militares se mobilizariam se fosse a esquerda a atacar Congresso e STF. Em 2016 o presidiário Falou: "Temos um presidente da Camara fo...., um presidente do Senado fo...". “Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada. Nós temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado. Um parlamento totalmente acovardado”. Convocou o exército de Stedile. Não me lembro de ter sido combatido, foi em cana, é verdade, mas por crimes comuns.
É isso, Celso. Muitas falas e ameaças graves vêm sendo feitas há um ano, quase semanalmente. Os representantes das instituições sociais se pronunciam, mas não passa disso. Jânio de Freitas fala sobre o método de produção de nuvens de fumaça, para encobrir a morte do miliciano, de Mariele e Anderson, rachadinhas... Até quando?
Sempre que são apontados os cri mes desta pseudo esquerda fé tida mora lmente, seus defensores se assanham com a risÃvel acusação de gol pe. Papinho tipo. "Nossa demoquadrilha corre perigo". Perderam a eleição e o rumo da decência. Ou defender o Lularápio, e sua quadri., é moralmente aceitável? A esquerda séria já se apartou da quadr ilha pet, vide o PDT, o PSB e outros. Mais caro do que pagamos, com os governos pet istas, não existe. Mil perdões, mas, vá pentear mac aco. Ou pentiar? Sei não.
Um ótimo resumo do golpismo descarado de Bolsonaro! Temos que reagir enquanto é tempo. Ums boa maneira é saindo às ruas em grande volume no dia da manifestação anti democrática do dia 15/03 para abafar o movimento, mesmo que algumas escaramuças sejam inevitáveis!
Por seu comportamento ao longo dos anos, a classe polÃtica é a úncia responsável por ter baixa moral para estancar o que está acontecendo.
Todos fazem cara de paisagem porque bozo está aprovando reformas. Se ele quiser desistir de fazê-las, como manda o capital, aÃ, sim, ele sofrerá as consequências. Mas enquanto as estiver encaminhando, mesmo que seja aos trancos e barrancos, estará blindado de qualquer sanção por suas atitudes. Talvez, todos tenhamos de pagar um preço muito alto por deixar isso acontecer. Além disso, ao contrário de Celso, penso que as reformas aprovadas ampliarão a miséria e a recessão.
Penso que se ao longo da carreira do Bolsonaro, todas as vezes que vomitou impropérios contra o estado de direito (pediu o fuzilamento de FHC entre outros deboches) fosse devidamente processado isto nos custaria menos nesses dias. Ocorre que o congresso nunca mostrou disposição para admoestar o deputado.
Prezado Celso, como bem identificado no artigo, o problema está na natureza e qualidade das respostas, ou ausência delas, pelos agentes que podem e devem fazer algo; a persistir esse quadro, resta esperar que estejam certos os leitores Isabela e João Silva, que comentaram antes...
Por outro lado, há maneiras mais insidiosas de corrosão do tecido polÃtico-social do que a do golpe nos moldes clássicos - nesse sentido, vide o excelente artigo de Vinicius Mota nesta mesma edição da FSP.
Muitas evidências para o impeachment mas faltam convicção, conveniência, por parte dos outros poderes e povo nas ruas por outro lado!
Curioso que, na preparação do golpe de 2016, nossas zelites gastaram meses buscando um "crime de responsabilidade" que o justificasse. Agora, que há certo consenso em recorrentes crimes de responsabilidade, nossas zelites sugerem inventarmos outros custos. O colega aposentado do colunista, FHC, tem medo que o uso frequente do impeachment (e não seu uso irresponsável) acarreta riscos à democracia. Mas não existe outro contrapeso quando se está sob ameaça explÃcita. Recuar, no caso, é rendição.
O lema da manifestação do dia 15 :Ninguem solta o chifre de ninguem.
Depois da última do Bolsonaro: Mourão 2020.
Prezados, muitas interrogações...
Exato! É a única alternativa razoável..
Ao apoiar a sedição das ruas contra o Congresso, em tema como o Orçamento Impositivo, que ele como deputado votou a favor, o mesmo fazendo seu filho o deputado Edu8 Bolsonaro e todo seu partido, Jair Bolsonaro perde toda e qualquer capacidade de continuar Presidente. Que assuma o vice, General Mourão.
incrÃvel capacidade deste colunista de falar besteiras e incrÃvel capacidade de arregimentar seguidores incautos!
Minions adestrados não pensam. Seu lugar é na Record.
Lorenzo, sua ingenuidade é de espantar.
Deixemos esses golpistas tentarem. Dêem o golpe. Vão em frente. Postem os tanques, exército e o que for em BrasÃlia e nas grandes cidades. Veremos o que acontece depois. O Brasil não é mais aquele paÃs de 1964, e nem o mundo.
Sra. Zamaro, não existe qualquer chance de um gol pe no paÃs. Estão passando medo na Sra. O que existe é desespero, pelas te tas perdidas no erário público, logo, o ataque todo dia será o padrão. Agora, supondo o impossÃvel, se tan ques rolassem, como supôs a Sra., nada aconteceria, nada, tudo ficaria como os militares ordenassem. Mas, isto é impossÃvel. Calma.
Cara Isabele, se Bolsonaro conseguir mobilizar as tropas para pô-las nas ruas, então teremos perdido. E quanto mais procrastinarmos uma reação, mais provável que Bolsonaro acabe por convencer as forças armadas a agir, ainda que sem e contra o próprio Bolsonaro. Mas com ou sem o mito a situação é ruim para sociedade como um todo. Melhor ele já ir caindo fora.
Quando fui professor de Sociologia da Comunicação para futuros publicitários, tinha orgulho de falar sobre Baudrillard e Bourdieu na certeza que estava colaborando para a formação de profissionais responsáveis, conscientes do poder que tinham nas mãos. Um dia um aluno perguntou se para alguns eu não daria as ferramentas para a persuasão mais eficiente. De fato, para gente sem princÃpios, o conhecimento é uma arma. Moro e outros nesse governo sabem exatamente como tem que ser o toque do berrante.
É exatamente o contrário. O povo não vai à s ruas para dissolver o congresso ou eliminá-lo. O que queremos é que deixem o Presidente governar, sem imposições, casuÃsmos, chantagens, sem o toma-lá-dá-cá. O congresso atual, esse sim, é contra do povo brasileiro. Todos sabem o quanto são corruptos e pensam apenas em seus bolsos. Qualquer um que diga o contrário é tendencioso ou conivente com essa situação. Parem de distorcer tudo, não há golpe algum. O povo tem todo direito de se manifestar.
O comunistas vêm “golpismo” em todo lugar.
Ah! Entao tá!
O povo fascista não tem o direito de se manifestar, não!!! Eles têm que ser é presos e sofrerem altÃssimas punições por atentarem contra as leis da democracia e o Estado de Direito!
O presidente é chefe do executivo. O papel dele é construir hospitais, escolas. Quem governa é o parlamento e o executivo participa. Ele não é um ditador. Ele tem que conversar com os demais poderes. Percebe o problema da sua defesa? Você quer exatamente o modelo chavista e ainda entende que ninguém pode reclamar disso.
Hoje em dia acho até bom que tudo de PIOR fique ligado a esse governo para um dia nunca mais passarmos perto de algo assim.
Será! Não sei não. Acho que o Brasil pode cair em um buraco sem volta que é capaz desse senhor ser reeleito em 2022
Acho que não, Celso. A consequência do golpismo será, na verdade já está sendo, a fuga dos investidores, será tornar o Brasil cada vez mais um péssimo local para se fazer negócios, será incentivar o protecionismo nos paÃses importadores e derrubar a pujança do agronegócio brasileiro. Essa turma que vai para as ruas no dia 15 tem uma enorme dificuldade de entender as gigantescas diferenças entre as conjunturas econômicas de 1964 e de 2020 e da enorme diferença do Brasil em relação à Rússia, .....
Hungria, Turquia e Polônia.
Eu sou leitor da folha há 24 anos e realmente não tem mais jornalismo neste jornal. Este senhor não é jornalista e dar a sua opinião. Não é isento. Sociólogo, doutor é funcionário público okay. Eu não quero ler opinião, eu quero ler uma matéria isenta, sem ideologia e eu forme a minha opinião. Aluguel de cabeça.
Melhor então você ir para o WhatsApp. Não existe esse veÃculo jornalÃstico que queres, aliás o que queres não é jornalismo. Passar bem.
Bolsochave já lhe ordenou que suma daqui. Esta desobedecendo ele.
24 anos lendo o jornal e até hoje não entendeu a diferença entre coluna de opinião e reportagem. Para não restar dúvida: essa aqui é de opinião.
Estão preocupados com o Festival Punk de Marabá! O cartaz do Bozo é um 'atentado' ao presidente; mas o Bozo não é para a democravia! Esse Sinistro da Justiça é mais um jagunço!
O Celso citado pelo articulista, falou fora dos autos, além de votar contra a clausula de barreira, que dificultava a criação de novos partidos. Agora, temos mais de trinta. O povo tem culpa no que está acontecendo, pois votou por duas vezes pela manutenção do presidencialismo. No Parlamentarismo, Bolsonaro já teria caÃdo. Insistimos no presidencialismo e daà essa confusão toda, piorando ainda mais com alarmista tipo Celso, que vê golpismo em todos os cantos, fazendo companhia a outros Oráculos.
... e, SE, 'jogar uma bomba no Planalto quem ia se incomodar'?
... vai, sim, nos vamos juntos para o espaço. Não temos voz ativa no Planalto do qual somos, lá, boneco de ventrÃloquo e, neste caso, perderemos nosso espaço de manifestações diárias pró ou contra os artigos ou opiniões, como eu e você estamos fazendo agora. Prefiro a Folha intacta.
Suponho que na FSP também não.
Hoje é o dia. Começou ontem, quando Demétrio Magnoli escreveu sobre golpismo, virando um Oráculo de Delfos. Hoje de manhã, foi a vez do vetusto Jânio de Freitas falar sobre golpismo. Quando pensava que seria o último, me aparece o articulista Celso falando sobre um suposto golpismo, desta vez acusando os órgãos de controle de prevaricação, por não ter tomando nenhuma providência contra o pretenso golpista Bolsonaro. A paranoia invadiu a Folha? Seguramente os deuses devem estar loucos.
O que falta a Bolsonaro é seguir os conselhos do republicano Gingrich citado em Como as Democracias morrem e que diz o seguinte: Qual o principal objetivo de um lÃder polÃtico? Construir maioria. Bolsonaro não tem partido e nem base polÃtica no Congresso. Daà Bolsonaro estar perdendo o jogo de cabo de guerra. Como é que um perdedor polÃtico vai convencer as Forças Armadas para fechar o STF e o Congresso. Celso dá uma chacoalhada no Tico e Teco, para eles não gerarem pânico no povo com o golpismo
Que todo bozominion é idiota e faz parte de um gado a caminho do matador, é fato. O problema é que o Bozo e sua trupe está acabando não com a democracia. Está dilacerando a república. Há um ataque orquestrado contra as instituições que são o contra-peso do executivo para que não haja saÃda. É preciso que até a direita não-fascista se engaje nesta luta para que não tenhamos que pagar mais caro para ter que retirar do poder outros tiranos que virão após o Bozo. E mais inteligentes, óbvio.
Ataque contra os petralhas e afins.
Se quiserem passar da intenção ao gesto, os generais palacianos vão ter que aliciar as polÃcias militares, que estão na pindaÃba, com uma merreca, para que não se ressintam do aumento salarial exclusivo para os militares. Vão ter que adestrar também os jovens oficiais das três Forças, que só viveram o golpe de 64 pelos livros (e alguma doutrinação débil) , por isso não são imbuÃdos de anelos melancólicos revanchistas do tipo "como podia ter dado certo, se...". Vai ser árduo 'ver como fazer'...
Mas antes de começar a 'ver como fazer', recomenda-se aos interessados a leitura atenta, e a meditação com prudência, do seguinte inciso do art. 5º da Constituição da República: 'XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritÃvel a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático'. Depois não vão dizer que não foram avisados...e pedir anistia, liberdade e indenização!
E a elite empresarial quietinha achando que o Paulão vai resolver o problema deles. Não se preocupe; lá se vão 4 anos de reformas e continuamos nos arrastando com 12 milhões de desempregados. Daà o Boso vai sentir o aperto, não se preocupe. A responsabilidade disso tudo é da sua turma toda que vc mencionou. A fatura vai chegar pra essa turma.
Que tal a massa de desempregados?
Só que não temos as armas todas que essa extrema direita angariou com a nomeação dos 4 estrelas. Quem irá cobrar a fatura??
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Golpismo tem que custar caro Voltar
Comente este texto