Hélio Schwartsman > É chantagem ou não é? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
“Para Gramsci, o Estado é “todo o complexo de atividades práticas e teóricas com as quais a classe dirigente não só justifica e mantém não só seu domÃnio, mas consegue obter o consentimento ativo dos governados”. Decorre da cultura da sociedade da qual se origina. Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as capitanias hereditárias. Um patrimonialismo endêmico. “Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer”.
Existe formas inteligentes de se controlar o legislativo. FHC e Sarney sabiam. Lula controlou por oito anos, mas se expôs com o mensalão.
Isso. Em 1989, Ulysses Guimarães almoçava em um restaurante em Brasilia quando chegou Fafá de Belem. Sabendo da participação dela na campanha de Lula, perguntou como ele estava ao perder a eleição para o Collor. Estava bem, brincando com as crianças na piscina disse ela. Ulysses perguntou na casa de lula tem piscina? Ela respondeu: é na casa do compadre Roberto Teixeira. Ele adora depender dos outros, Ulysses respondeu, o mestre da politica. É o que temo desse moço.
O que mais vale p/ prejudicar o Governo adversário além de entregar o orçamento à união Centrão-Pmdb-Marxistas, que o autor quer comparar com o Parlamento inglês, embora não passe de uma qua dr ilha legislativa? Vale reavivar os pixulecos? Ressuscitar o mensalão? Meus pêsames ao articulista mas a moral e a ética do brasileiro médio está bem acima a da elite jornalÃstica do PaÃs! Dia 15 daremos apenas um recado e em 2022 terminamos o serviço.
Essa união apontada por vc foi eleita nas mesmas eleições que elegeram o Bozo. Juntos, esses deputados possuem mais votos e representam mais brasileiros do que o Bozo. Em 2022 qualquer conservador moderado vencerá o Bozo extremista radical, e com total apoio do mercado.
Quem diria que Bolsonaro tomaria da água que ele sujou para imobilizar o governo de Dilma. Agora tem que beber calado!
Por que as pessoas citam tanto Carl Marx sem nunca terem lido???
Quando vem com essa de Marxismo já sei que é conta robô de 7 dias para não pagar a assinatura..
Sempre me lembro de 2 casos emblemáticos ( entre dezenas). Sarney nomeou para ministro do turismo um senhor de quase 80anos, sem nenhuma experiência, mas fiel aliado. O segundo, o governo petista deu ao senador Collor a prerrogativa de indicar um diretor da Petrobrás. Concluindo, a população é refém da classe polÃtica e o presidente quer romper essa cultura. Negociar o quê? Com quem?
Chantagem? Imagina, são homens de bem trabalhando para o bem, deles, evidentemente. Enquanto as raÃzes não forem cortadas...tudo está bem...e vai continuar bem...num jardim. (O Videota-Kosinsky) (Sr. Chauncey Gardiner – Muito além do Jardim)
Hipocrisia pouca é bobagem. "O sistema estimulava o chamado toma-lá-dá-cá, mas funcionava". Então já liberaram? Na Folha de SP vale qualquer coisa contra o adversário ideólogico, até apoiar golpe paramentar e entregar o orçamento nacional a uma qua dr ilha legislativa. Tudo Isso é só cegueira ideólogica ou também é medo de perder emprego?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
curto, didático, objetivo. Excelente. MAM
Essa discussão é bizantina. Quase todo o orçamento já tem destino certo: aposentadorias, pagamento de juros da dÃvida e salários do funcionalismo. É como um condomÃnio, onde o balanço mensal da administradora repete monotonamente as mesmas despesas: salário do zelador, água, luz, manutenção do elevador e do portão.
Porque toda a discussão é por uma fração pequena do orçamento. Mais de 90% já é carimbado.
E por que é bizantina? MAM
À exceção de Estados Unidos que inventaram o artefato e Coréia do Sul, fronteira da Pax Americanae, todos os demais paÃses que adotam o regime presidencialista estão à margem do Desenvolvimento. Tanzânia, Sudão, Argentina, Uganda, México, Quênia, Serra Leoa, Brasil. Tirando o México que durante mais de 70 anos foi quintal do Partido Republicano todos os demais cavalgam corcoveios de crises sucessivas, como peões em rodeio.
Ou seja o general em pijamas e o tenente proscrito estão fazendo drama por autocracia na veia. MAM
Concordo, porém, este mesmo congresso que deveria ser protagonista, não se expõe, não contribui e continua fazendo politicagem barata. Não acho Bolsonaro o melhor dos presidentes, muito pelo contrário, mas o Brasil deste jeito e ingovernável.
Hélio, na mosca! Parabéns pelo texto! Só faltou adicionar ao seu artigo, como é que um governo, gerado pelo presidencialismo, consegue governar sem ter partido polÃtico ou base aliada? Apelar à s massas, para pressionar o Congresso? Não funciona. Jango, em 1964, apelou para comÃcios para pressionar o Congresso a aprovar as Reformas de Bases, inclusive o tabelamento de aluguéis. Começou a cair justamente no comÃcio numa Sexta-feira 13 de março de 1964. É um aviso aos navegantes de plantão!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > É chantagem ou não é? Voltar
Comente este texto