Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “Para Gramsci, o Estado é “todo o complexo de atividades práticas e teóricas com as quais a classe dirigente não só justifica e mantém não só seu domínio, mas consegue obter o consentimento ativo dos governados”. Decorre da cultura da sociedade da qual se origina. Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as capitanias hereditárias. Um patrimonialismo endêmico. “Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer”.

    Responda
  2. NACIB HETTI

    Existe formas inteligentes de se controlar o legislativo. FHC e Sarney sabiam. Lula controlou por oito anos, mas se expôs com o mensalão.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Isso. Em 1989, Ulysses Guimarães almoçava em um restaurante em Brasilia quando chegou Fafá de Belem. Sabendo da participação dela na campanha de Lula, perguntou como ele estava ao perder a eleição para o Collor. Estava bem, brincando com as crianças na piscina disse ela. Ulysses perguntou na casa de lula tem piscina? Ela respondeu: é na casa do compadre Roberto Teixeira. Ele adora depender dos outros, Ulysses respondeu, o mestre da politica. É o que temo desse moço.

  3. Hildebrando Teixeira

    O que mais vale p/ prejudicar o Governo adversário além de entregar o orçamento à união Centrão-Pmdb-Marxistas, que o autor quer comparar com o Parlamento inglês, embora não passe de uma qua dr ilha legislativa? Vale reavivar os pixulecos? Ressuscitar o mensalão? Meus pêsames ao articulista mas a moral e a ética do brasileiro médio está bem acima a da elite jornalística do País! Dia 15 daremos apenas um recado e em 2022 terminamos o serviço.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Essa união apontada por vc foi eleita nas mesmas eleições que elegeram o Bozo. Juntos, esses deputados possuem mais votos e representam mais brasileiros do que o Bozo. Em 2022 qualquer conservador moderado vencerá o Bozo extremista radical, e com total apoio do mercado.

    2. Wagner Santos

      Quem diria que Bolsonaro tomaria da água que ele sujou para imobilizar o governo de Dilma. Agora tem que beber calado!

    3. CELSO CATÃ O PONDS

      Por que as pessoas citam tanto Carl Marx sem nunca terem lido???

    4. Thiago Lima

      Quando vem com essa de Marxismo já sei que é conta robô de 7 dias para não pagar a assinatura..

  4. João Braga

    Sempre me lembro de 2 casos emblemáticos ( entre dezenas). Sarney nomeou para ministro do turismo um senhor de quase 80anos, sem nenhuma experiência, mas fiel aliado. O segundo, o governo petista deu ao senador Collor a prerrogativa de indicar um diretor da Petrobrás. Concluindo, a população é refém da classe política e o presidente quer romper essa cultura. Negociar o quê? Com quem?

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    Chantagem? Imagina, são homens de bem trabalhando para o bem, deles, evidentemente. Enquanto as raízes não forem cortadas...tudo está bem...e vai continuar bem...num jardim. (O Videota-Kosinsky) (Sr. Chauncey Gardiner – Muito além do Jardim)

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    Hipocrisia pouca é bobagem. "O sistema estimulava o chamado toma-lá-dá-cá, mas funcionava". Então já liberaram? Na Folha de SP vale qualquer coisa contra o adversário ideólogico, até apoiar golpe paramentar e entregar o orçamento nacional a uma qua dr ilha legislativa. Tudo Isso é só cegueira ideólogica ou também é medo de perder emprego?

    Responda
    1. Edgar Freitas

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. marcos andrade moraes

    curto, didático, objetivo. Excelente. MAM

    Responda
  8. José Cardoso

    Essa discussão é bizantina. Quase todo o orçamento já tem destino certo: aposentadorias, pagamento de juros da dívida e salários do funcionalismo. É como um condomínio, onde o balanço mensal da administradora repete monotonamente as mesmas despesas: salário do zelador, água, luz, manutenção do elevador e do portão.

    Responda
    1. José Cardoso

      Porque toda a discussão é por uma fração pequena do orçamento. Mais de 90% já é carimbado.

    2. marcos andrade moraes

      E por que é bizantina? MAM

  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    À exceção de Estados Unidos que inventaram o artefato e Coréia do Sul, fronteira da Pax Americanae, todos os demais países que adotam o regime presidencialista estão à margem do Desenvolvimento. Tanzânia, Sudão, Argentina, Uganda, México, Quênia, Serra Leoa, Brasil. Tirando o México que durante mais de 70 anos foi quintal do Partido Republicano todos os demais cavalgam corcoveios de crises sucessivas, como peões em rodeio.

    Responda
  10. marcos andrade moraes

    Ou seja o general em pijamas e o tenente proscrito estão fazendo drama por autocracia na veia. MAM

    Responda
  11. LUIZ WAGNER DI PALMA

    Concordo, porém, este mesmo congresso que deveria ser protagonista, não se expõe, não contribui e continua fazendo politicagem barata. Não acho Bolsonaro o melhor dos presidentes, muito pelo contrário, mas o Brasil deste jeito e ingovernável.

    Responda
  12. Brízido Galeano

    Hélio, na mosca! Parabéns pelo texto! Só faltou adicionar ao seu artigo, como é que um governo, gerado pelo presidencialismo, consegue governar sem ter partido político ou base aliada? Apelar às massas, para pressionar o Congresso? Não funciona. Jango, em 1964, apelou para comícios para pressionar o Congresso a aprovar as Reformas de Bases, inclusive o tabelamento de aluguéis. Começou a cair justamente no comício numa Sexta-feira 13 de março de 1964. É um aviso aos navegantes de plantão!

    Responda