Hélio Schwartsman > Êxito chinês Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Concordo, o governo chinês mostrou sua capacidade tambem nessa situação inesperada, logo apos o inicio da epidemia, dezenas de tratores jár preparavam o terreno para a construção de hospitais enormes, super equipados e erguidos em 10 dias com pessoal médico treinado para enfrentar a doença,alem das medidas de quarentena tomadas para conter o contágio.
a razão do "sucesso" é a mesma da propagação: ditadura. MAM
Em 75 a ditadura militar escondeu um surto de meningite no Brasil, má notÃcia não era legal. A doença se espalhou. Ãamos pra fila da vacina sem saber o que estava acontecendo.
Tem sido pouco discutido o fato de que as autoridades Chinesas têm usado alta tecnologia pela primeira vez na tentativa de conter a dispersão do virus. Isso inclui o uso de robots para fazer a desinfecção de hospitais e lugares públicos, capacetes interativos que medem a temperatura corporal, batida cardÃaca e outras funções, drones equipados com cameras térmicas e equipamento avançado para o reconhecimento facial. E tem o Jack Ma que doou $2,15 milhões para o desenvolvimento de uma nova vacina.
O custo do controle do vÃrus na China tem sido muito alto. A venda de veÃculos novos, em fevereiro, caiu 80% comparada ao mesmo mês do ano passado. Pior, o Ocidente ao não fazer quarentenas, como a China, está deixando o vÃrus se espalhar como em Wuhan. O remédio do ocidente é cortar os juros, como se isto pudesse impedir que se espalhe e depois pare a economia. Não aprendemos muito com a China.
Mariana, não proponho nada, só constato fatos. Ao contrário de você não tenho ideologia, nem pensei em Moro e Bolsonaro, só em fatos. Sou velho, e quem tem mais de 70 não se apaixona mais por ideias, só por fatos.
O que voce propoe : estado de sitio lavrado por Moro e GLO com exclusao de ilicitude para militares , pms e milicias punirem os recalcitrantes ?
Os chineses estão nos surpreendendo há muito tempo. O PIB da China já superou dos EUA e é o paÃs que mais investe em outros paÃses em áreas importantes como infraestrutura. Não por acaso os EUA estão incomodados e Trump ,recorrentemente,tenta chantagear o governo chinês.
O seu comentário é pertinente é muito bem colocado, mas foi feito baseado em dados que a comunidade cientÃfica tem dúvidas, visto se tratar de um regime fechado e que tradicionalmente omite a verdade!
Graças à Pátria Grande dos EUA sabemos que os chineses são todos mentirosos. Já dizia aquela frase: "Os Estados Unidos prezam, acima de tudo, a liberdade de expressão e a privacidade de todos os indivÃduos." - Edward Snowden.
A omissão e a demora em comunicar os casos; toda epidemia por vÃrus apresenta declÃnio natural, após o surto inicial; o número elevado de mortes no inÃcio não podem caracterizar êxito chinês. A avaliação é precipitada.
O enigma do nosso tempo é o USD, que é Ãndice (k) para a contabilidade nacional, e também moeda de reserva de forex comex da comunidade internacional. Ninguém escapa, todos tem o rabo preso em NYC. As interferências americanas (via OFAC) nos fluxos passam despercebidos pelo público em geral, mas governos estão cientes. O problema se agrava quando lunáticos chegam à presidência dos EUA e decretam guerras comerciais. Corona vÃrus é fichinha, os possÃveis prejuÃzos que a China avalia são outros.
O fluxo da doença se parece com o processo da gripe comum. Uma pessoa fica mal por umas 2 semanas, e só quando está se curando um familiar começa a espirrar. Talvez haja algo natural na queda do número de casos na China e o alastramento como uma onda para outros paÃses.
Olá.Uma provocação: O colunista Hélio é consequencialista. Não é uma contradição dizer que as medidas draconianas impostas pelo governo chinês não podem/devem ser usadas em sociedades democráticas e ao mesmo tempo dizer que deram certo (ou pelo menos perto de se confirmarem certas)? Não li repostagens ou colunas criticando os métodos chineses, pelo contrário.
Sucesso? O vÃrus se alastrou (inclusive para além das fronteiras chinesas) justamente porque o governo chinês demorou semanas para admitir sua existência e sua gravidade! Era só o que faltava, agora, a gente aplaudir esses números (que nem se sabe se são verdadeiros)...
A pergunta é: Dá pra confiar nos dados de um governo que prendeu um médico que estava tentando alertar a população quando o vÃrus surgiu?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Êxito chinês Voltar
Comente este texto