Marcelo Viana > Paradoxo de Braess: abrir ruas pode piorar o trânsito Voltar

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  1. FERNANDO DOS SANTOS TERRA

    O trânsito é um sistema complexo e em muitas circustâncias a melhor solução seria fechar uma via. O problema que isso NÃO é verdade no caso hipotético relatado. A melhor solução nesse caso é controlar o fluxo de acesso ao início do percurso. Caso o fluxo fosse corretamente controlado, a primeira metade dos carros demoraria 41 minutos para o percurso e a segunda metade (que esperaria 20 minutos para entrar no percurso) demoraria 61 minutos. Todos estariam melhor que na situação inicial.

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  2. Mara Passos

    Bem, no caso da caótica São Paulo, a única coisa que amenizaria é a CET parar de mudar ruas de mão dupla em mão única. Diminuem a capilarização do fluxo dos carros, condutores ficam sem escolha e congestionam umas poucas ruas e avenidas. Com mão dupla é fácil escapar. O congestionamento mais novo do meu bairro começou quando mexeram na mão da Rua Sebastião Preto e outras ruas internas no bairro. Agora alguns tem que circular mais Km nas vias principais só para chegar em casa.

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  3. Joao Cesar Galvao

    Seria interessante acrescentar mais informações desse tipo. Todo mundo acha que trânsito é como time para Copa do mundo, fácil de dar palpites. O trânsito urbano, enquanto ciência, é um assunto que, creio, a maioria das pessoas sequer desconfie da existência ou necessidade.

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  4. Thiago Cassemiro

    Como boa parte das obras são tomadas por decisões políticas, e não estritamente técnicas, pouco importa se serão eficientes e/ou eficazes.

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