Marcelo Viana > Paradoxo de Braess: abrir ruas pode piorar o trânsito Voltar
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O trânsito é um sistema complexo e em muitas circustâncias a melhor solução seria fechar uma via. O problema que isso NÃO é verdade no caso hipotético relatado. A melhor solução nesse caso é controlar o fluxo de acesso ao inÃcio do percurso. Caso o fluxo fosse corretamente controlado, a primeira metade dos carros demoraria 41 minutos para o percurso e a segunda metade (que esperaria 20 minutos para entrar no percurso) demoraria 61 minutos. Todos estariam melhor que na situação inicial.
Bem, no caso da caótica São Paulo, a única coisa que amenizaria é a CET parar de mudar ruas de mão dupla em mão única. Diminuem a capilarização do fluxo dos carros, condutores ficam sem escolha e congestionam umas poucas ruas e avenidas. Com mão dupla é fácil escapar. O congestionamento mais novo do meu bairro começou quando mexeram na mão da Rua Sebastião Preto e outras ruas internas no bairro. Agora alguns tem que circular mais Km nas vias principais só para chegar em casa.
Seria interessante acrescentar mais informações desse tipo. Todo mundo acha que trânsito é como time para Copa do mundo, fácil de dar palpites. O trânsito urbano, enquanto ciência, é um assunto que, creio, a maioria das pessoas sequer desconfie da existência ou necessidade.
Como boa parte das obras são tomadas por decisões polÃticas, e não estritamente técnicas, pouco importa se serão eficientes e/ou eficazes.
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