Ilustrada > Momento mais célebre de Martinho Lutero talvez nunca tenha acontecido, diz historiadora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando MARTINHO LUTERO afixou as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, ele estava fazendo algo ordinário naquele tempo. As teses, escritas em latim, eram um "disputatio" para ser debatido apenas entre acadêmicos, que a seguir foi traduzido para o alemão e varreu o então Sacro Império. Lutero nem mesmo intencionava dividir a Igreja Católica. Ele queria fazer o que outros antes dele haviam tentado: uma reforma. O abuso do comércio de indulgência foi a gota d'água para a Reforma sucedesse.
Quando Lutero propôs reformar a Igreja a ideia era boa e salutar. Mas o que aconteceu foi que da semente que ele plantou germinaram mil árvores de ervas daninhas e os pecados que a Igreja de São Pedro cometeram parecem milagres diante dos das outras igrejas que germinaram na lama e agora se encontram em coisas piores e continuam nascendo. Podres crentes de ontem e de hoje. Jesus precisa voltar, se é que ele realmente esteve aqui. Se é que ele tem coragem!
Nada do que consta do artigo é novidade. Como se trata de mais uma das tantas biografias de Lutero, o autor faria melhor se a comparasse com as anteriores, especialmente com as mais conhecidas, como a do Lucien Febvre. Do modo como foi escrito este artigo, não sei porque deveria ler ou não esta biografia. Também não há referências ao estilo da autora ou sua carreira literária e acadêmica. Enfim, sinto em dizê-lo, um texto muito pobre em informações.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Momento mais célebre de Martinho Lutero talvez nunca tenha acontecido, diz historiadora Voltar
Comente este texto