Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JORGE ANTONIO MERCANTI

    O Bolsonaro é muito limitado. Coloca um comediante para comentar o PIB de +1,14. A Dilma teve a cara de pau de cravar um PIB de -3,55 em 2015 e colocar a culpa nos seus sucessores. Apenas Floriano Peixoto e Fernando Collor tiveram desempenho parecido com a Dilma.

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Vinícius, em que pesem as loucuras 'bolsonarianas', providências e decisões estão acontecendo. Nem tudo é esse desastre econômico, que só agrada à bolha dos conversos que saem do nexo ao satanizarem e apedrejarem o que enxergam pela frente, desclassificando todos os que não seguem a cartilha (já experimentada) das suas obsessões ideológicas imutáveis. .../Claudia F.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      quem e´o (ir) responsavel por esses e outros comentarios : o Eduardo ou a Claudia? E´uma dupla tipo Deby e Loide ? 'Obsessoes ideologicas imutaveis' : tem a ver com terraplanismo ou evangelismo revelador ?

    2. marcos gomes

      dia 15 de março todos na passeata serão vacinados contra aftosa, esta convidado!!!!!

  3. reinaldo senna

    essa matéria merece uma banana... Não. ...duas bananas! Esse é um exemplo típico de um jornalista desonesto que fabrica textos distorcidos com o claro objetivo de apenas desinformar os leitores. Está em sintonia com a política atual do jornal de intensa campanha de desinformação da população. Quanto mais planta fake news, mais a realidade desmente o escrevinhador... É de morrer de rir.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      quem planta fake news e´o tal gabinete do odio constituido pelos garotos

    2. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

      O povo foge da ignorância Apesar de viver tão perto dela E sonham com melhores tempos idos Contemplam esta vida numa cela Esperam nova possibilidade De verem esse mundo se acabar A arca de Noé, o dirigível Não voam, nem se pode flutuar. Êh, ô, ô, vida de gado Povo marcado Êh, povo feliz! Compositor: Zé Ramalho Nome da música: Admirável Gado Novo

    3. Antonio Catigero Oliveira

      Então, comentarista Sampaio, desminta com fatos. Estamos esperando. Se não contestar com fatos sobre crescimento econômico, deixe dessa pasmaceira de tentar desclassificar um texto sem ao menos entendê-lo. Ou é adepto do terraplanismo...

    4. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

      Explique o que há de errado com a análise. Enquanto isso, como inspiração, sugiro uma música: Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho.

  4. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

    Reconheço, porém, um grande feito do governo Bolsonaro: a imbecilização das massas. Se eu me espanto que o dólar está prestes a chegar a R$ 4,70, eles me respondem com um "chora mais, petralha". Se digo que o PIBinho do Guedes é vergonhoso, rebatem com um "vai pra Cuba, comunista. Agora o Brasil é de direita". Com esse nível de fanatismo pelo MinTo ou ódio à esquerda, como debater algo consistente? Por isso não dá mais para tolerar e nem mesmo perdoar o gado do palhaço-Presidente Bozo.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Que imbecilização das massas é essa, Renato? As massas não estão orientadas pela esquerda fanática e nem pela ultradireita. Já tivemos muito pibinho vergonhoso, muitas recessões. O ódio e o fanatismo são de mão dupla. Tem o gado do palhaço e o galo cacarejante ciscando o poder perdido. Esses são os imbecilizados odiosos. As massa querem emprego, estabilidade, bem estar social e civilidade, não discursos de ideologia econômica. .../Claudia Ferolla. a

    2. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

      Sérgio, e assino embaixo de todas as suas letras... e assino com tristeza, tal como você também deve estar triste em ver essa bagunça toda na chefia do nosso país. Veja bem: insisto em falar do nosso país porque sempre tive muito orgulho em dizer que sou brasileiro. Atualmente, no entanto, já penso em aceitar uma passagem para Cuba. Risos. Dói muito só de pensar nisso, mas... perdi a fé em nossos irmãos brasileiros. Como elegeram isso daí e ainda o defendem???

    3. Sergio Rizick Buchalla

      Assino embaixo de tudo o que você escreveu. Penso o mesmo também. Infelizmente, parece que a saída do Brasil é realmente o aeroporto para aqueles que podem.

  5. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

    Esses liberais (neo ou ultra, se quiserem) nunca conseguiram compreender o papel da economia do país ou da presença do Estado. Penso que uma recente fala de Bernie Sander sobre Donald Trump cabe exatamente a esse desgoverno. Um repórter perguntou se não incomodava a Sanders a pecha de socialista, e este respondeu que o verdadeiro socialista é Trump, o qual divide bilhões de dólares com o sistema financeiro dos EUA e, para isso, sacrifica os trabalhadores (classes média e pobre) norte-americanos.

    Responda
  6. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

    Parece ironia do destino, mas Bolsonaro já afirmou que, se o PT voltasse ao poder, o Brasil se tornaria uma Venezuela. O feitiço está se voltando contra Bolsonaro. Seu governo está tornando o Brasil uma Venezuela de direita. Talvez pior: não gosto de Maduro, mas ao menos este não homenageia gente como Ustra, Pinochet ou Alfredo Stroessner. Se Paulo Guedes não sair urgentemente do comando da política econômica ultraliberal do país, nós nos tornaremos um misto de Venezuela, Chile e Arábia Saudita!

    Responda
  7. Marcello Santiago

    Agora, é aguardar o rosário de desculpas de jornalistas (como vc, Fernando Canzian, Míriam Leitão, Merval Pereira, etc), economistas (como Samuel Pessoa, Marcos Lisboa, Armínio Fraga e cia) e políticos (Maia, Doria, Huck, FHC, et$) liberais. Vamos ver de quem será a culpa: Coronavírus, instabilidade ou radicalismo político, mercado internacional. Só blá.blá.blá para enganar a classe média e seguir tirando renda e patrimônio dela para enriquecer os patrões banqueiros e bilionários de todos vcs.

    Responda
    1. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

      Esses liberais (neo ou ultra, se quiser) nunca conseguiram compreender o papel da economia do país ou da presença do Estado. Penso que uma recente fala de Bernie Sander sobre Donald Trump cabe exatamente a esse desgoverno. Um repórter perguntou se não incomodava a Sanders a pecha de socialista, e este respondeu: "o verdadeiro socialista é Donald Trump, que divide bilhões de dólares com o sistema financeiro dos EUA mas, para isso, sacrifica os trabalhadores - sobretudo os mais pobres".

  8. Marcello Santiago

    (Cont.) Num país cuja a estratégia de industrialização sempre foi voltada para o mercado interno e que tem a segunda maior concentração de renda do mundo, não há como aumentar a demanda agregada sem distribuir renda e sem o estado poder investir. Sem um aumento da demanda agregada, não tem investimento privado produtivo. Sem IPP, não há crescimento sustentável. A equação é simples. (Cont.)

    Responda
  9. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    No país do pibinho e da revolução conservadora, a paciência continua enquanto o ódio aumenta. Ódio doentio. Basta ler nos comentários dos esquecidos dos pibinhos de 0,5 (2014), -3,8 (2015) e -3,6 (2016), decadência da Petrobras, deterioração do sistema, tumulto popular e impeachment. Já deu. Megalomania ideológica e negação costumam cegar e impedem circulação de ideias, propostas, inclusão para valer e projetos para o Brasil (apesar do Bolsonaro). .../Claudia F.

    Responda
  10. Marcio Coutinho de Mattos

    Jogando luz na discussão : o pib de banania foi 1,1 mas o de são paulo foi 2,79

    Responda
  11. Marcello Santiago

    Ué, Vinícius? Sendo leitor da sua coluna, eu achei a economia ia bombar com a política econômica liberal do Guedes e as reformas (contra os direitos dos trabalhadores e de minimização do papel do estado) do Rodrigo Maia. Não está dando certo, né? Será q é pq elas são recessivas e concentradoras de renda? Bem, não foi por falta de aviso. Esse receituário liberal só dá certo para os banqueiros e bilionários - q estão cada vez mais ricos. (Cont.)

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    Pensavam que era só entregar tudo de bandeja aos "donos do dinheiro grosso" para a economia crescer. Esqueceram a parte mais difícil: Confiança; Credibilidade; Estabilidade política. Que capitalista que tem responsabilidade socioambiental e um nome (marca) a zelar perante a comunidade global, vai fazer parceria com essa turma de inconsequentes, que pensam que ser "de direita" é escorraçar pobre e beijar os pés de agiota, especulador e explorador primitivo? Só terraplanista de carteirinha.

    Responda
  13. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

    Parece ironia do destino, mas Bolsonaro já afirmou que, se o PT voltasse ao poder, o Brasil se tornaria uma Venezuela. O feitiço está virando contra o próprio: Bolsonaro está tornando o Brasil uma "Venezuela de direita", caso ainda queiram dar a Maduro a pecha de "esquerda". Se Paulo Guedes não sair urgentemente do comando da política econômica do país, nós nos tornaremos um misto de Venezuela, Chile e Arábia Saudita que, além de tudo, homenageia gente como Ustra, Pinochet e Alfredo Stroessner!

    Responda
  14. Galdino Formiga

    Pregar revolta popular não é papel da imprensa.

    Responda
    1. Renato de Almeida Oliveira Muçouçah

      Galdino, você leu o texto? Compreendeu bem? Não se está a pregar ou insuflar uma revolta popular, e sim o comentário - mais que óbvio - de que Bolsonaro prometeu crescimento com o velho receituário de privatizações, retirada de direitos das classes baixa e média, pouco investimento em saúde, educação e até mesmo em segurança pública, tensionamento nas relações entre o Presidente e o Congresso, etc. O autor apenas questiona até que ponto o povão, a massa pobre mesmo, vai suportar esse circo.

    2. VALMIR CINQUINI

      Ser gado paciente que aceita qualquer abuso tambem não é papel de nenhum povo.

    3. Ricardo Lucarelli

      Ninguém está pregando revolta popular e sim mostrando o que pode acontecer por causa deste desgoverno. ACORDA

    4. edson sete

      Brilhante comentário Galdino, pra essa turma da imprensa quanto pior melhor.

  15. VERA LUCIA SOUZA

    A minha paciência já acabou faz tempo. Minha preocupação é com as privatizações. Quando o povo acordar não teremos nem empresas, pra poder reerguer este país. Palhaçadas tem limites!!! A República esta sendo deteriorada!!

    Responda
    1. José Roberto da Silva

      Vera Lucia Souza, o povo só irá acordar quando tiver que pagar a gasolina a R$10,00 o litro, esta é a política do Paulo Guedes, o que importa é o mercado, o resto que se exploda, o ministro nunca e em algo para a população carente ou para a classe média, que não está vendo, mas, está sendo de trucidada por esta política econômica, muitos estão saindo do país por não verem futuro nesta volta ao passado conduzida por Guedes e aprovada por um presidente que só produz vexames, viramos piada.

  16. NACIB HETTI

    Pior do que o pibinho é a alegria da oposição. O povo é apenas um detalhe. O PT quer comer o fígado do Bozo.

    Responda
    1. Edson Saito

      Aviso aos idosos, o bingo abriu as 12h

  17. elton goulart

    Esse pibinho veio para ficar, esse governo está acabando com poder de compra da população, existe um ataque a classe trabalhadora com retirada de direitos e diminuição do salário tanto do funcionários da iniciativa privada quanto funcionários público e estatais. O que esse governo tem que entender que quem move a economia brasileira é o consumo da classe trabalhadora. Não é tirando o dinheiro dos trabalhadores e colocando no bolso dos empresário e rentistas que vai fazer o PIB crescer.

    Responda
  18. JULIANO OLIVETTE

    Eu não vejo uma grande falha da equipe economica, e sim sobretudo uma questão de desconfiança política, assim como tivemos na breve gestão Temer, onde a equipe trabalhou bem, mas os fatos políticos não ajudaram. Vejo como bem complicado uma mudança de postura do Gov., que semanalmente cria crises e animosidades que jogam qualquer tentativa de reformas no lixo...Hoje Bolsonaro e seu Gov. correm sim riscos de colapso e de não terminar seu mandato.

    Responda
  19. Lineu Saboia

    Originalmente a projeção de crescimento era 0.8% mas foi para 1´1% o que não é mal, considerando a crise comercial entre USA e China, a quebra da Argentina e os problemas internos da Vale com a queda dos preços das commodities. Embora ainda baixo este crescimento é sustentável pois os indicadores econômicos estão sob controle com as taxas de juros e inflação baixas. O problema do vírus na China começa a se normalizar, a eleição de Trump já é certa e isto pode catalizar a volta do crescimento.

    Responda
    1. Helvio Almeida

      O Lineu não está bem!?

  20. ana maria marques

    Guedes e sua equipe não tem noção do que fazer para acelerar a economia. O que eles declaram não combina com o que estamos observamos no dia a dia. Há um marasmo disseminado por todos os setores. Sou empresária e sinto isso na pele.

    Responda
    1. Lineu Saboia

      Se estiver certo , esta será a realidade para qualquer governo e temos então que esperar a economia e a política internacional evoluir. para definirmos os rumos do país.

  21. GIOVANE F CARVALHO

    A sensação que tenho é de descontrole na condução da economia e a desvalorização do real vai escondendo nossa baixa produtividade.

    Responda
  22. Igor Cornelsen

    Não é de hoje que nossa democracia não funciona. Presidencialismo não funciona no Brasil. O Congresso é irresponsável fiscal, mas quer mandar no orçamento. Nosso sistema eleitoral elege representantes de corporações e não do povo, e os burocratas do serviço público tem um padrão de consumo muito superior ao do povo que os sustenta. Quanto tempo esta disfunção dura sem uma revolta popular, ou um golpe de estado?

    Responda
  23. benjamim picado

    mario sai do closet para emitir sabujices, como aquela que atribui ao jornalismo o que é da opinião. candidato seríssimo à presidência da guilda eremilda. hildebrando deixará isso acoontecer?

    Responda
  24. William Charley Costa de Oliveira

    A recuperação econômica será lenta e dolorosa. Agora a paciência do povo sofrido... As urnas dirão.

    Responda
  25. reinaldo senna

    essa matéria merece uma banana... Não, duas bananas! Esse é um exemplo típico de um jornalista desonesto que fabrica textos distorcidos com o claro objetivo de apenas desinformar os leitores. Está em sintonia com a política atual do jornal de intensa campanha de desinformação da população.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Plim! Bateu o cartão!

    2. Joaquim Salomão

      Comentário de um bobo alegre com sérios indícios de insanidade mental grave.

    3. Weimar Donini

      Mais um jornalista desonesto? Vocês estão marchando com o pé certo? Todo o restante com o passo errado? Um óculos de "se mancol", deve ajudar!

  26. Andre Ferreira

    Já estão sem paciência desde outubro de 2018. Volta Temer!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Dólar a 4,60. Quero ir para a Disney! Volta Dilma!

    2. Andre Ferreira

      *estou

  27. Wagner Castro

    Estamos estagnados na lama do fundo do poço em razão de um governo débil (mental, inclusive), que reduz o interesse nacional a um falso moralismo traduzido por um patriotismo caricato e uma religiosidade cínica que só encontram coro numa turba vestida de verde-amarelo. O Pato Amarelo da Avenida Paulista acompanha tal discurso mas a ausência de investimentos privados e uma capacidade ociosa revelam seu reconhecimento de um ambiente agressivo, inseguro, tumultuado, avesso a qualquer prosperidade.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Rumando para Venezuela ao estilo nova politica bolsochavista, de direita ultra neoliberal do boy magia de Chicago! Deu certo no Chile?

  28. Jose Roberto X de Oliveira

    E agora esse pessoal vai fazer as malas e ir para o Chile? Lá o sujeito tem de pagar por tudo e a renda deles tão proclamada não dá para pagar coisas importantes como saúde e previdência. Aliás, Guedes, do.idã.o queria e quer a Capitalização. Alguns vão ganhar muito!

    Responda
  29. Elisabeth Schmidt

    As reformas atiradas ao público por ratinhos da vida, muito bem pagos, pretendiam incensar empregos, oportunidades e conduzir o país aos píncaros. Aumentaram os moradores de rua, pedintes, pessoas fazendo bico, distribuindo propaganda, fazendo acrobacias nas esquinas, coisas do tipo, falso progresso que chegou ao interior.

    Responda
  30. Elisabeth Schmidt

    As reformas passearam no Congresso, o povo simples não sabe sequer o que foi votado e aprovado.

    Responda
  31. João Batista de Junior

    Até quando veremoa esta bagunça.

    Responda
  32. Ayer Campos

    "Arrocho sobre o povo miúdo". Com essa eloquente expressão que não se vê nos meios. Vinicius se recupera airosamente de suas vacilações economicistas sobre a "retomada"...

    Responda
  33. carlos lensoni

    O que esperar de um Bozo e seus Sinistros! É um governo de loucos soltos e desqualificados! Ter um guru como Olavo de Carvalho! Socorro!

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      O problema não é o Bozo e cia, mas quem o colocou lá (grande capital)!

  34. Diva Negri

    Por parte de um grande número de brasileiros, tudo ficará como está porque os miseráveis e pobres estão se lixando porque o dólar está 5 ou 6 reais. Eles querem educação, saúde e comida na mesa. Viagens ao exterior, mordomias, carros de luxo, isso para nós, é o conto da carochinha que isso fique com vocês, a elite!

    Responda
    1. Said Ahmed

      Nem tudo ficará como está. Faltou na sua análise, Diva, levar em conta que dólar alto impacta aqui dentro (não lá fora) preços de fretes e alimentos, e que somado ao elevado endividamento das famílias não vai terminar bem. O salário uberizado não está sendo suficiente para o consumo e as famílias estão criando bolas de neve com dívidas no cartão e cheque especial. Quando todos estiverem inscritos nos SPC/Serasa virá o choque de realidade e quem sabe, alguma manifestação contra este desgoverno.

    2. Weimar Donini

      É um tremendo erro achar que o dólar alto (na verdade não é o que está alto. É o real que estão valendo menos. Por que, será?), não atrapalhar os pobres. Atrapalha, como sempre, mais que aos ricos. O preço do pão, por exemplo.

  35. ANTONIO ABEL G CARRASQUILLA

    Os participantes estão querendo expandir o periodo de análise do colunista. Ele focou o periodo neoliberal de Temer e Bolsonaro, que deram golpe e prometeram botar o pais nos trilhos, não aconteceu! Pedem para expandir a análise até 2003 - 2013, visando o periodo dos governos PT, para centrar as críticas na corrupção. Seria outra análise! Bom seria incluir um periodo maior, que inclua a ditadura, vendo a corrupção com profundo endividamento externo! Foi o PT que patenteou a corrupção neste pais?

    Responda
  36. Junior Bernardi

    Ei gênio, vc não fala nada dos recuos dos pibinhos de 2014, 2015 e 2016, quando a cleptocracia imperava noa país???

    Responda
    1. Laercio Correa De Barros

      Pra seu governo, a variação do PIB entre 2002 (último ano do governo FHC) e 2015 (último ano de governos Petistas) foi de 354%. PIB 2002 = R$ 1,32 trilhões; PIB 2015 = R$ 5,99 trilhões. Nesse ritmo de crescimento do governo Bolsonaro, de 1,1% a.a., serão necessários 322 ANOS para atingir o mesmo crescimento da era PT, de 354%, taoquei?

    2. alex carvalho

      Se nesse período mencionado a "justiça" obrigasse a TERMINAR as obras e não a PARALISAR as mesmas, a economia não teria entrado em recessão de somadas daria mais de 6% de redução do PIB, 6% de um pib de 13 trilhões no período, eis a conta a ser debitada na "lavajato".

  37. Ricardo Knudsen

    Vivemos há 4 anos sob políticas ultraliberais, q se aproveitaram da crise para tirar direitos de trabalhadores e aposentados. Tais reformas iriam trazer crescimento acima de 3% (Meirelles promete 4% do PIB, Guedes chegou a prometer 3,5%, depois abaixou para 2,5%, em 2019), milhões de empregos, investimentos bilionários, dólar baixo, enfim, o paraíso na Terra. Nada disso ocorreu, mas empresas quebraram e aumentaram a miséria e a desigualdade. E Guedes ainda se acha no caminho certo...

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Cada centavo tirado do trabalhador, via legal e sanha disfarçada de neoliberalismo pesa no PIB. E com políticas errantes e elite burra, o Brasil não sai do atoleiro tão cedo.

  38. Marcos Serra

    Em sua cronologia (apenas de 2013 para cá) hipócrita, omitiu que, desde 2003, foi inaugurado o período de vigência da maior corrupção institucionalizada do planeta, que o governo da época surfou no boom da commodities e que, mesmo assim, conseguiu quebrar o país. Que a reforma da previdência foi necessária por que se gasta mais do que arrecada e não sobra dinheiro para investir. Que a legislação trabalhista antiga era um entrave ao emprego. O parlamentarismo branco só visa seu bolso, não o país.

    Responda
    1. Weimar Donini

      Nada impedirá de subirmos aos píncaros da glória com o capetåo e com o posto Ipiranga. Igual ao Chile e isteites onde você paga para respirar. Se não tiver condição de pagar, não respira, não vive.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      País falido com reservas (feitas durante o governo PT) de 380 bilhões de dólares?

    3. Paulo César de Oliveira

      Caro R, o habilidoso Temer estava indo bem até o fatídico Joesley's Day, quando perdeu as condições de governar. Guedes está no caminho certo e sempre fala em crescimento de 1% no primeiro ano seguido de mais de 2% no segundo e 3 e 4% por cento nos dois últimos anos. Lembro, no entanto,que nem todas as reformas foram aprovadas(a capitalização,por exemplo,não foi) e que o inesperado coronavírus vai atrapalhar um pouco. Por fim, é óbvio que falar em "paciência do povo" sugere protestos nas ruas.

  39. Marcos Serra

    Será que o colunista transmutou-se em um ativista agitador que incita uma revolução popular, um quebra-quebra generalizado? Cínico, atribui ao Bolsonaro e sua equipe uma vontade pessoal de não investir. Sabe, perfeitamente, que não há dinheiro para isso. Que o governo assumiu um país quebrado pelas gestões anteriores, endividado ao extremo. Apontou alguma solução? Não. Disse de onde viria o dinheiro? Não. Deseja que, de forma irresponsável, contraiam-se novas dívidas aumentando a crise? Talvez.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Marcos Serra, mantenha a compostura! Sempre discordo do Knudsen, mas neste caso ele tem toda razão. Você apenas distorce o que diz o colunista para se desviar da verdade: que este governo é irresponsável, incompetente e demagogico demais para executar até o projeto liberal que você defende. Um conservador honesto, o que não é o seu caso, já teria admitido isto.

    2. Ricardo Knudsen

      Marcos, o q no meu caso é uma crítica fundamentada, no seu são apenas insultos pueris. Você me acusa de falácias, mas é vc quem imputa ao colunista o q ele nunca disse. Repito, não há nada no texto que incite à violência ou revolução, ao contrário de suas desonestas sugestões. Quem tem medo de manifestações populares, como vc, na verdade teme a democracia.

    3. Leonardo Gama

      Claro! As massas estão atentas às colunas de economia do VTR, apenas esperando por um chamado à ação.

    4. Marcos Serra

      Ricardo, bom dia. Desonestidade é a tua ao proferir falacias,. Foste bom aluno em Língua Portuguesa nas interpretações de texto? Se não, aprenda a entender o significado existente nas entrelinhas. Antes de mais nada: sou ferrenho defensor da democracia e não idolatro falsos e enganadores líderes.

    5. Ricardo Knudsen

      Desonestidade intelectual sua sugerir q o colunista propõe qualquer tipo de violência. Onde esta , no texto, a incitação a quebra-quebra ou qquer tipo de revolução? Talvez vc não goste de democracia, onde o povo é livre para se manifestar e protestar publicamente. A hipocrisia, neste caso, não é do colunista.

    6. Ricardo Knudsen

      O q vc não conta q é as políticas ultraliberais já tem 4 anos, e não melhoraram o país. Que as reformas foram baseadas em mentiras e fraudes, e tanto Meirelles qto Guedes prometeram q elas trariam crescimento do PIB acima de 3% (Meirelles prometeu 4% aa, Guedes, após as eleições, 3,5% para 2019), milhões de empregos, investimentos privados bilionários, dólar baixo, etc. Nada disso ocorreu, a pobreza e a desigualdade aumentaram, e continuamos no caminho errado.

  40. RICARDO JOSE PICCOLO

    O país, no governo Temer, teve em 2017 e 2018, PIB de 1,3%, logo depois de dois PIB(s) negativos. O "Fantástico" Paulo Guedes conseguiu 1,1%. Claro, houve o "Fator Bolsonaro" para que essa "grande façanha" se concretizasse.

    Responda
  41. Eustaquio Nunes de Morais

    Só quando mudarmos a maneira de fazer política, e esta deixar de ser meio de vida para seus ocupantes, quando então a sociedade deve assumir o poder legislativo comos seguintes parâmetros salariais: 10 salários mínimos para o congresso nacional, 7,5 para assembleias legislativas e no máximo 5 salários para vereadores. Sendo assim pode-se reduzir a carga tributária possibilitando pib bem maior. pdsm.net.br

    Responda
  42. Eustaquio Nunes de Morais

    Só quando mudarmos a maneira de fazer política, e esta deixar de ser meio de vida para seus ocupantes, quando então a sociedade deve assumir o poder legislativo comos seguintes parâmetros salariais: 10 salários mínimos para o congresso nacional, 7,5 para assembleias legislativas e no máximo 5 salários para vereadores. Sendo assim pode-se reduzir a carga tributária possibilitando pib bem maior. pdsm.net.br

    Responda
  43. Simone Rodrigues

    Eu espero que o povo acorde logo deste torpor que não os deixa ver que podem, sim, mudar esta realidade que parece um pesadelo. É só ir para as ruas e botar esse país abaixo para retirar esse governo i mun do que está destruindo o país, os nossos direitos, a nossa educação, a nossa economia, tudo só para nos tornar uma enorme fazenda exportadora de commodities para agradar o imperialismo americano. Essa des gra ça não pode continuar no poder! Fora, Bolsonaro! Fora Guedes!

    Responda
    1. Said Ahmed

      Compartilho a sua indignação, mas existem nuances psicológicas que impedem o despertar e a manifestação. O brasileiro foi ''enquadrado''.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Temer está fazendo as reformas necessárias para a retomada da confiança para investir...

    3. Vivaldi Figueiras

      Isso mesmo.

    4. Paulo César de Oliveira

      Guedes está fazendo as reformas necessárias para a retomada da confiança para investir. Tumulto nas ruas só atrapalha; investidores gostam de estabilidade. Por fim, o “imperialismo americano” - ainda se usa essa expressão? - eh o nosso principal concorrente na venda de soja, suco de laranja e outros produtos agrícolas para China.