Opinião > O que é PIB? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    A Folha é ambígua em seus editoriais. Já disse ser a favor da condução econômica do ministro Paulo Guedes. Na edição de hoje 5/3 mudou, é contra PIB baixo . Crítica a incapacidade de expandir a economia. O periódico tem que se posicionar firmemente em defesa do crescimento do Brasil

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Estranho o comentário. Contra PIB baixo? Quem não o é? Critica a incapacidade de expandir a economia? Claro, evidente, o governo é responsável pelo pibinho! Com um presidente de tamanha incompetência, nem com Deus se posicionando firmemente o país voltará a apresentar taxas de crescimento decentes. Haja paciência!

  2. marcos vinicio borges mota

    Cadê o seu Hildebrando, para defender o mito dele?

    Responda
  3. celso bittencourt

    PIBinho, Melhor Jair se Acostumando! Rararararaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáááááá!

    Responda
  4. Paulo Roberto Schlichting

    O tal do cercadinho do Alvorada é um show de descomposturas. Que o protagonista é a indecência elevada ao paroxismo todos sabemos. A destacar que os ridículos comediantes do último show simplesmente tripudiaram com uma realidade cruel com a esmagadora maioria da população, e mais ainda com os milhões de brasileiros desempregados, subempregados, informais...É de se perguntar: fica por isso mesmo?

    Responda
  5. Edmilson Barcellos da Rocha

    Lá vem o Brasil descendo a ladeira.

    Responda
  6. Davi Pessoa Ferraz

    E quem começou tudo isso foi o tal AECIO NEVES ao não aceitar o resultado das eleições. No futuro, quando forem estudar a derrocada completa do Brasil vão chegar a esse nome, com certeza.

    Responda
  7. Said Ahmed

    O motor da economia é o crédito, que sustenta o consumo das famílias. Não fossem as famílias se entregarem a esta escravidão financeira que é o endividamento, o PIB teria sido muito mais pífio. Uma hora ou outra o carro desgovernado irá bater de frente com as muralhas do SPC e Serasa. O Brasil tem muito mais pirâmides do que o Egito.

    Responda
  8. Joaquim Salomão

    Engraçado, e ao mesmo tempo deprimente, ver diariamente os ruminantes bolsominions no cercadinho, atraídos pelo berrante fascista, aplaudindo um ignorante fantasiado com faixa presidencial. Nosso país não merece tanta desgraça.

    Responda
  9. Sergio Lucio

    O Presidente é um idiota, e quer que seus seguidores o imitem sem auto-crítica.

    Responda
  10. Sergio Siqueira

    Será que ele sabe alguma coisa ? Quem o elegeu foi o Adélio!

    Responda
  11. eli moura

    o brasil vinha em desaceleração desde 2010, com o QE do Obama, crises na agricultura por secas prolongadas, dump do petróleo da arabia. As pautas bombas do cunha desgraçou de vez a situação fiscal, a resposta com fortes ajustes fiscais e o impeachment derrubaram a economia por 2 anos. Então trocaram o governo, controlaram a lava jato e começaram a reformas com a economia do país lá embaixo. Desculpem os liberais de economia mas eles beiramaburrice total em adotar isto em um país quebrado.

    Responda
  12. Ricardo Knudsen

    Recomendo aos assinantes, e particularmente aos editorialistas, a leitura do artigo - Economistas liberais precisam ser responsabilizados pelo baixo crescimento - escrito por Daniel Pereira Andrade, professor de sociologia da FGV (no Estadão, ontem). O título é auto-explicativo, os editorialistas fariam bem em fazer auto-crítica. Mas Folha e seus colunistas apostaram demais em Guedes e suas falácias, continuarão apoiando essa política econômica desastrosa.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Coisa já um tanto batida, os contrapontos à crença no liberalismo de cartilha vem sendo assumidos até pelos órgãos multilaterais como o FMI e Banco Mundial desde os eventos de 2008. Para não variar, chegamos atrasados até no que já é passado.

  13. Ricardo Knudsen

    Vivemos há 4 anos sob políticas ultraliberais, q se aproveitaram da crise para tirar direitos de trabalhadores e aposentados. Tais reformas iriam trazer crescimento acima de 3% (Meirelles promete 4% do PIB, Guedes chegou a prometer 3,5%, depois abaixou para 2,5%, em 2019), milhões de empregos, investimentos bilionários, dólar baixo, enfim, o paraíso na Terra. Nada disso ocorreu, mas empresas quebraram e aumentaram a miséria e a desigualdade. E Guedes ainda se acha no caminho certo...

    Responda
  14. José Luvercy Rodrigues

    Educação ...aqui lhe falta a aquela que vêm do berço, algo que seus pais não puderam dar. Triste ainda foi ver aplausos no cercadinho.

    Responda
  15. edgard Reymann

    Esta Folha não tem do que reclamar. Ajudou a eleger Bolsonaro e apoia Paulo Guedes. Culpar Bolsonaro não reflete a realidade. A responsabilidade é total de Guedes, com menção especial dos que o levaram ao poder. Quando farão autocrítica? Quando o país estiver totalmente destruído e nossos bens nas mãos dos gananciosos investidores?

    Responda
    1. José Bernardo

      De fato. Faltou mencionar o ilusionista que tentou convencer à plateia de que "está tudo dentro do previsto"...

  16. Cloves Oliveira

    "As pessoas não devem confundir produto interno bruto com bem estar econômico." A frase é do Economista e Nobel laureado, Simon Kuznets, que é também considerado o criador do conceito do PIB. "O bem estar econômico não pode ser medido adequadamente a não ser que a a distribuição da renda pessoal seja conhecida", completou o Kuznets. Num país desigual como o Brasil a distorção é ainda maior, pois o crescimento da renda per capita para a maioria tende a ficar abaixo do crescimento do PIB.

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Desconsiderando o conceito do PNB, a renda percapita e o PIB percapita dizem a mesma coisa, vez que a soma das partes não pode ser maior que o todo. Ademais, essa média não é um indicador de renda pessoal. O problema aqui, que é a desigualdade de renda, é explicado sob a ótica da distribuição da riqueza da economia, e isso abrange outras categorias de análise.

  17. Antônio Carlos de Paula

    Esse palhaço jogará o país para o abismo! O estrago será imensurável.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.