Hélio Schwartsman > Os planos maquiavélicos de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A mÃdia norte-americana já fala insistentemente de recessão econômica mundial desde meados do ano passado. Muito antes portanto do coronavÃrus. Como não sei nem a tabuada de oito direito, me limito a escutar os especialistas. Acho que o Posto Ipiranga e o Capitão estão lascados.
Lasca dos estamos nós. Eles surfam não maré de dinheiro da entrega de nossas riquezas
O Hélio está certo e errado. O Bozo não tem apoio total, mas está falando para o seu eleitorado. Está vocalizando o pensamento do povão sobre a qualidade do Congresso.
Eu já vi, ao longo da minha vida lendo livros de história, muitos golpistas serem contra golpeados, serem cassados e ainda pararem na cadeia. A onda anti petista já passou. Tem gente que se acha muito esperta, mas, na verdade, é gente queimada no próprio meio e que foi parar na polÃtica justamente por isso. Para se arrumar porque se queimou. Os meu pares sempre me acharam um mala sem alça, chato, criador de caso ... essas foram as maiores razões de ter eu ter sido expulso do colégio militar.
Vamos parar de bater papo para maluco dançar é consumir, ele cai antes de maduro. Dois doidos ...
Por inércia ele não cai. Será preciso muita pressão para derrubá-lo.
Sr. Schwartsman, penso que a situação não é bem essa. Me parece bem mais séria e perigosa para a democracia, pq bastará a economia começar melhorar e a popularidade de Bolsonaro a seguirá e deverá censurara Folha assim como ela acabou de me censurar
A elite corrupta e mesquinha está em desespero, precisa destruir Bolsonaro antes de 2022 quando ele conseguirá maioria legislativo em parceria com a parcela honesta da polÃtica, de seu Partido, do Partido Novo, Podemos e parcela do PSL e PSDB. Até lá até roceiro no Maranhão terá celular e mÃdias sociais, aà então a união Centrão, petistas e satélites, extrema imprensa, #artistas#, ongueiros, sindicalistas e demais parasitas sociais, não conseguirá mais reverter a Revolução bolsonarista. Touché!
Você vive em que mundo. Bolsonaro é um ser repugnante, misógino, e ligado às milicias dentre outras coisas. Espero sinceramente que você comece a levar a sério esse monte de postagens apoiando esse muar.
Vc só esqueceu de colocar na suas análises e contas, o quanto seu Ãdolo é um ser desprezÃvel, inculto, envolvido com o submundo ser totalmente incompetente sobre qualquer assunto e o principal, fora o seu dono americano, trata-se de um polÃtico odiado em todo planeta. Não é à toa a fuga de capitais estrangeiros como nunca ocorrido nesse paÃs.
O PSDB com Aécio Neves não combina com esta proposta.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Jornalismo baixo induzindo os assinantes a agressões mútuas. A FSP precisa também fazer moderação com os articulistas e não só com os leitores comentaristas.
Vamos chamar um tamanduá
Qual Democracia, falas ô cara pálida? Democracia do PT e qua drilhas assoc iadas? Democ. da maior cr ise que o paÃs já passou, com 13 milhões de desempregados? Qual a democracia a que referes? A democ. da côrte dos três poderes em todos os nÃveis, somados aos amigos do rei? A maioria silennciosa exige QQ governo qua não a rou be, governos que ficam no bem bom, enquanto a massa paga a conta. Pesquise o ód io nas ruas, e deixa de escrever bobagens, que seriam ótimas, em outras circunstâ.,
A massa continua pagando a conta, caro leitor, mais ainda num governo q nao tem qualquer preocupação com o bem estar dos mais pobres . Cada vez mais uma classe media arruinada, enqto o andar exige mais sacrificios da população . A unica preocupação deste des governo é ideologica. Uma to li ce sem tamanho.
Ta bom, e pra vc a resposta pra isso é entregar um cargo de ditador supremo a uma cavalgadura, como o Bolsonaro? Estamos de mal a pior mesmo
Helio, nem uma linha da insatisfação com a democracia que temos. Democracia pressupõe confiança. Um congresso que cria leis e vantagens para eles, muitos sob processo de corru pção. Que se rebela porque supostamente se ressente do toma cá da lá. Um supremo com gente como Toffoli, Gilmar...que supostamente carece de credibilidade. Nao temos para onde correr... Parte da midia olha seus próprios interesses. Bolsonaro, tosco, insensato, é o que sobra...Do outro lado a esquerda corru pta.....
Então o militar de pijama acha que o patrão é honesto? Conta outra Eremildo.
Errei na concordância, o que é quase crime de responsabilidade. O correto é: um mÃnimo de ceticismo e de racionalidade não nos cairia mal (e não "cairiam"). Um abraço nos devotos do demônio, esse pândego espÃrito de luz!
Nelson, vamos falar do presente? Por que essa inapetência em falar do governo atual, autoritário e corrupto? E por favor pare de falar em Deus, que inexiste. Um mÃnimo de ceticismo e de racionalidade não nos cairiam mal.
O que mais abalou a nossa democracia foi a "instituição da corrupção" pelos governos do PT.A força de Bolsonaro veio e permanecerá, enquanto houver a ameça de retorno deste e ele for aquele que mais se mostra capaz de o impedir.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
É a sÃndrome do "eolula" de novo. Se o seu Deus realmente existisse e tivesse um décimo da justiça que seus crentes alegam que ele tem, um ex cremento do porte desse atual presidente nunca teria sido eleito.
A luta anticorrupção remonta ao governo do próprio Lula. Ali iniciaram se mecanismos para combater e evitar a corrupção. Bolsonaro nada fez e nada fará para aperfeiçoar os mecanismos. Muito pelo contrário, como ele sempre fez parte desse esquema corrupto não tem o mÃnimo interesse. Há até quem diga que ele faz parte do crime organizado (milicias) é está envolvendo até o ministro Moro no esquema. Portanto esse governo em nada ajudará contra a corrupção. Quem sabe o próximo?
O 'sanctum sanctorum' do jornalismo da FSP é escrever sobre Bolsonaro. Parece uma paranóia monótona. Esqueceram da interlocução com as mentes independentes e assim como Bolsonaro faz com seus 'bolsonaristas raiz", sua claque fanática, a FSP entra na bolha dos convertidos, freak-outs ideológicos, opositores em geral iluminados pelo espÃrito da única verdade. Será maquiavelismo jornalistÃco? Intenções partidárias? Problemas do Brasil ficam esquecidos ou na segunda divisão. .../Claudia F.
Bota Cristiane F. Zoo zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Penso que sua crÃtica à Folha é injusta. Há motivos de sobra para o cerco sobre Bolsonaro. A realidade não recomenda contemporizar e mesmo as mentes independentes são, talvez, as mais apreensivas com o estado das coisas. Não nos enganemos, o insano mandatário é uma ameaça.
Acho que uma certa cegueira por parte das pessoas mais progressistas em enxergar que a tática populista baixa e suja de Bolsonaro tem surtido efeito em demonizar a Globo, esse jornal e os demais poderes. Qualquer um que se dê ao trabalho de ler as notÃcias e comentários percebe que há uma milÃcia virtual agora dedicada a destruir fóruns onde se exige assinatura, pois os gratuitos estão lotados de robos e perfis pagos.
Gostaria que o articulista Hélio Schwartzman comentasse alguns exemplos do ataque à democracia engendrado por Bolsonaro e que também avaliasse os movimentos da Câmara, Senado, STF e da grande mÃdia no mesmo sentido. Seria por que Bolsonaro está controlando os gastos do governo e isto está prejudicando muitos poderosos que se habituaram a locupletar-se do dinheiro público?
O senhor ou é burr.o ou age de má fé, não tem meio termo.
Eduardo, só o endosso e apoio a uma manifestação que tem por objetivo o fim de outros dois poderes, já seria evidente e clara manifestação contrária à democracia. Mas não é só isso. É notória o incentivo e apoio que o presidente dá à s milÃcias e aos milicianos, ora apoiando amotinados, ora protegendo soldados que ferem e desrespeitam a hierarquia militar. Em menor proporção, mas também grave, o constante incitamento ao ódio entre brasileiros, também é um fator de desestabilização da democracia.
Acho que sim, Eduardo. Um governo assim bom, progressista, honesto, que controla os gastos do governo e prejudica os poderosos irrita muita gente. Ao que eu saiba, não há nenhum ataque engendrado pelo Bolsonaro à democracia. E concordo, a imprensa não tem avaliado os movimentos da Cãmara, do Senado, do STF nem da grande mÃdia neste sentido. Coitadinho do Bolsonaro, não é, Eduardo? Tão bom e sofrendo tanto por culpa da imprensa e dessa realidade imposta pelos meios de comunicação.
Um ataque claro à democracia engedrado pelo Bolsonazi vêm do seu apoio explÃcito da violência como forma de ação polÃtica. Veja as consequências óbvias que já estão acontecendo na vida real: policiais agredindo gratuitamente pessoas na certeza da impunidade; assassinando sem medo e atirando a esmo. Isso sempre aconteceu, mas agora tem apoio institucional. As polÃcias viraram milÃcias ou esquadrões da morte, em vários estados. O projeto é gerar medo generalizado e sufocar resistências.
Além de tudo isso, os fatos a que se refere o autor, fundamentando, como sempre, a sua análise, a sua crÃtica, o indÃviduo que ocupa a presidência da República, com o aval de eleitores, em sua maioria, despolitizados, está mais para "PrÃncipe das Trevas"...
Muito bem colocado este artigo!! Se não abrirmos os olhos, vai ser tarde!!!!
Pergunto ao colunista se a economia do paÃs estaria melhor hoje, com algum outro mandatário, e todos os acidentes de percurso que estão nos castigando. O dólar valeria 2,50 e a bolsa chegaria aos 150 mil pontos, por exemplo? Este jornal deveria se focar mais em mostrar alguma luz no fim do túnel do que ficar caçando bruxas, que não leva a nada
Osmil, vc põe a mão no fogo por esses outros candidatos? Não existe salvador da pátria nem papai noel, meu caro
Continuando: me arrepio de pensar em um militar na presidência, mas me seduz a idéia de acordar com a notÃcia de que Bolsonaro desistiu de brincar de presidente e resolveu ir pescar.
Eu respondo pelo colunista, com exceção de Cabo Daciolo e Fernando Haddad, qualquer outro dos candidatos estaria entregando mais do que esse infeliz senhor que está na presidência.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A revolução bolsonarista mal começou e logo irá terminar. Não adianta mentir, o paÃs vai de mal a pior.
A democracia brasileira nunca foi tão vibrante como agora, quando nem extrema imprensa, nem corporação polÃtica do crime, juÃzes parceiros, sindicatos ou o grande capital corrupto conseguem manipular fatos e destituir um Presidente do povo. A democracia teria sim morrido se a Folha tivesse conseguido fazer crer que Bolsonaro não tinha chances eleitorais; mas ninguém mais liga pra esses agitadores mesmo...
Jorge, estava pensando nisso! Hilde é uma criação do gabinete do ódio!
Como vai seu namorado, o Carluxo? É! Aquele, o "Tonho da Lua". Esse negócio não se explica de outra forma. Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk
Hildebrando é um avatar que representa o alterego de Carluxo Pavao Misterioso. Hildebrando é uma invenção do gabinete do ódio miliciano.
😳
Triste ver um jornal que leio há 24 anos se deteriorar tanto. Não respeitam a democracia. O Hélio não faz jornalismo e sim dar a sua opinião. Quero ler fatos narrados sem viés para eu interpretar. Nunca vi um presidente eleito pós ditadura ser atacados todos os dias. Querem o impeachment a qualquer custo. Infelizmente Hélio eu gostava de ler as suas colunas, agora vejo que você não tem a isenção dos grandes jornalistas. Tente voltar a fazer o bom trabalho que fazia.
É óbvio o apoio do articulista e da grande mÃdia ao golpe legislativo orquestrado pela elite de privilégios e pixulecos que transformaram esse PaÃs com um dos maiores potenciais do mundo em pária. Não aceitam a derrotado. São egoÃstas, não cedem nem renda e nem prestÃgio, e para isso tentarão sempre deslegitimar o Governo democrata e liberal tentando transformar em autoritarismo a franqueza com que se defende dos ataques que recebe.
Hildébra, como tu é chato, deus do cér! Kkkkkkkkk kkkkkkkkk ex conje do Aécio, dor de cotovelo que não termina nunca. Confessa, Hildébra, tu já votou no Lula, confessa
Hildébra, cara uma motosserra, e vai encher a paciência noutro plano. Kkkkkkkkk kkkkkkkkk muuuuuuuuh
É mais um lÃder que tenta enfraquecer a democracia por 'dentro'.
O presidente quer o apoio pleno das polÃcias e dos militares para concretizar o seu plano de se perpetuar no poder. Nomeou um PGR bem esquisito, que ainda não mostrou a que veio. Fica instigando a militância a promover atos contra o Congresso. Sinceramente, há pontos positivos nesse coronavÃrus. Enquanto não houver um presidente Ãntegro e democrata, é melhor que a economia não engrene.
Bom momento Hélio, para se indagar. Realmente Olavo de Carvalho é um guru de Bolsonaro? Não acho. Na realidade fazer essa “nomeação” não passa de uma conveniência da imprensa. Dá ibope (sinônimo de audiência e prestÃgio). Guru de Bolsonaro presidente chama-se Jair Bolsonaro. É só observar sua atuação quando deputado federal. E La Nave Va. Pobre Brasil!
Mas os planos são diferentes dos do petismo, que só fazia planos para corromper!!
Não é diferente não. Muito pior esse governo.
Quais são mesmo os planos? Os petistas os puseram em prática, reduziram de maneira inédita a pobreza extrema, possibilitaram que outros milhões se tornassem classe média, que os pobres tivessem acesso à universidades, médicos para os que nunca tiveram, crescimento econômico e baixÃssimo desemprego...
Esses ditadores sabem que por uma economia saudável zumbis vendem a mãe. A tragedia é ficar sem a grana e sem a mãe.
"...muitas de suas ações mais ordinárias já pioraram a qualidade de nossa democracia.". Quer dizer que a qualidade de nossa democracia piorou? Só por que Bolsonaro se expressa com idiossÃncracia verborrágica? Hélio, você deve rever seu conceito de liberdade de pensamento, que vigora em uma democracia plena. Vocé tinha melhorado e agora recaiu de novo com essa história de protogolpe? De novo, como Oráculo de Santa Ifigênia, com seus gases nauseabundos.
...idiossincracia...
Nosso comentarista interpreta mal Maquiavel ou Bnaro, ou ambos. Maquiavel é figura controvertida. Muitos o acham o diabo, o ideal dos tiranos, mas, segundo Rosseau, Maquiavel, *fazendo crer q dava lições aos reis, dava-as, bem grandes, aos povos*. Mas, de fato, todo poderoso tem sonhos de ser ditador, Bnaro ñ escapa a regra. Compete a nos limitar tal poder, função da democracia. O sonho maximo da esquerda e a Ditadura do Proletario que nos driblamos por 13 anos. Portanto estamos na normalidade.
Por 14 anos a esquerda sequer tentou qualquer medida que conspirasse contra a democracia, ao contrário tentou ampliá-la disponibilizando cultura e educação aos mais pobres, criando mecanismos de participação como os orçamentos participativos e inúmeros conselhos com representantes da sociedade civil, a isso vocês chamam de comunismo e de projeto totalitário.
Excelente Sr. Herculano.
Presidente de última
#forabozo! E leve junto seus amigos milicianos e comparsas !
Também acho. Fora essa patota que infelicita o paÃs.
Será que ele leu o velho Nicolau (1469-1527)? Então deve ter lido que: Neste mundo todas as coisas têm fim. (...) mas se mantêm no curso...as que guardam regularidades sem sofrer alterações ou sofrendo-as para o bem, e não para o mal...(Discorsi - 1513-1517)
Arrotar lamúrias e 'pensamentos desejosos' contrafactuais em fórum que deveria ser dedicado ao debate de ideias é uma das franquias do liberalismo que devemos tolerar - faz parte dos aprendizados de nossa cidadania agônica. Mas como apontou uma comentarista, é um fardo difÃcil de carregar, pois as frustrações e misérias de quem não somos próximos são fastidiosas e enchem o saco. Antes do declÃnio das crenças, o confessionário cumpria esse papel. Agora a civilidade obriga.
Quanta bobagem!! "Atque à democracia", isso é fantasia de Esquerdista saudoso. Vc verá Bolosonaro fazer bom Governo com Ministros de primeira linha como Sérgio Moro, Paulo Guedes, Mandetta, Tereza Cristina, Tarcisio, e outros. Por isso vai ser reeleito e fica até 2026. Todas as instituições continuarão funcionando bem. Em 2026 será eleito um moderado, tipo Ãlvaro Dias. Até lá veremos os pasquins, sem sinecura do Governo, espernear com fantasias conspiracionistas mirabolantes. Vida que segue!!
Quando foi mesmo que vc saiu do hospÃcio? Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk
E em 2026, numa disputa entre um Ãlvaro Dias, um Moro ou alguém do Novo, ninguém mais lembrará do conluio entre petistas, Centrão e a Extrema imprensa.
Espetáculo de comentário do Gugé.
Os de primeira linha você esqueceu de citar: o ministro da ignorância, o iletrado Weintraub, o ministro do desmatamento Ricardo Salles, a ministra da abstinência sexual Damares, o lunatico das relações com fanáticos Ernesto Araújo, o ex secretário do fascismo cultural substituÃdo pela namoradinha do Brasil e inumeros milicos e fanáticos seguidores em diversos órgãos aparelhados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Os planos maquiavélicos de Bolsonaro Voltar
Comente este texto