Ilustríssima > Brasil deve sua independência a uma mulher, diz Toffoli Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns pelo artigo! Quanto o Brasil tiver um Ministro da Educação, deveria fazer um grupo de trabalho, no MEC, para revisar essa parte da História do Brasil: quem decretou a Independência do Brasil foi a Imperatriz Leopoldina.Ela quem assinou o Decreto. Ali estava separado de Portugal. Na Igreja da Penha, em S P tem uma Placa dizendo que em 1822, uma semana antes, Dom Pedro passara por lá. Demorou um tempo para chegar ao Ipiranga. E o Riacho continua poluÃdo.Viva Leopoldina, a Mãe do Brasil.
O processo de independência do Brasil é o ÃnÃcio de uma grande Conciliação que marca toda a nossa formação histórica até os dias de hoje. Como sempre o " povo " ( maioria da população) sempre é alijado das decisões. A Conciliação ocorre entre a famÃlia Bragança e a Burguesia Agrária . A FamÃlia Bragança permanece no poder, com um estrangeiro, um português proclamando a Independência, e a Burguesia Agrária se perpetua no poder, mantendo o Latifúndio, o Monocultivo e a escravidão.
O autor se redimiu com esse artigo!
Como a Foice se nega a informar corretamente sobre a agenda Brasil-EUA, a gente dá uma força; do Chanceler brasileiro, pelo Antagonista: #&Em Mar-a-Lago os Presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump avançam na construção de uma aliança Brasil-EUA pela democracia, segurança e prosperidade. Pacote comercial, acordo na área de defesa, plano para ciência e tecnologia, reflorestamento, investimentos em infraestrutura.&# Aprende, pete zada da Foice!
Fanático pelo Lula é que nem fanático pelo bolsonaro... em assunto que nada tem a ver, trás o nome do Ãdolo de barro para o papel. O único fanatismo aceitável é por futebol e mesmo assim apenas pelo Santos.
Como bolsomion é chato. Fica no AntOnista mesmo. Aqui não é bem quisto.
Excelente artigo !
Muito bom mesmo. Parabéns!
A História dessa trágica mulher, como de outras tantas não foi diferente de algumas brasileiras. A historiografia oficial ou nem tão oficial, pelos seus relatos, nos coloca esta infeliz estrangeira que se casou na marra com o mais chauvinista e violento dos imperadores do Brasil etc., como a proto mártir do patriarcalismo das casas-grandes do século XIX e que ainda hoje faz suas vÃtimas. Entretanto, sua grandeza e importância, merece sim ser resgatada.
Comentári censurado por elogiar o artigo sobre a Independência do Brasil.
Declarar a independência por meio de um decreto e um brado retumbante! Ainda bem que não nos falta espÃrito de humor.
O ministro Toffoli, com todo o respeito, anda trocando as bolas ou direção. Seria por causa dos atos do dia 15 de março vindouro. Toffoli escreveu:'Para ir do Rio a Cuiabá, só descendo o Rio da Prata.'. Ué, eu penso que, naquela época, teria que subir o Rio da Prata.
Falando sobre os atos do dia 15, sugiro que as pessoas não compareçam, por causa do coronavirus.
O populismo, tão badalado hoje em dia, pode ser resumido numa fórmula: simplificar o complexo para obter dividendos polÃticos. Esta declaração de Toffoli mostra que não é um fenômeno isolado, mas com reproduções e emulações por todo lado. A figura histórica citada é de fato singular, mas não precisa ser exagerada a tal ponto de convertê-la em heroÃna de conto de fadas para a autopromoção de autoridades medÃocres.
Muito bem escrito. O risco de dar chabu era bem grande. O xará russo, Pedro o grande não teve dúvida em casar e assumir os filhos com sua amante, que não era de origem nobre. Mas o nosso Pedro não tinha essa bola toda para peitar a igreja e a sociedade da época. Teve de aceitar outra princesa europeia depois da morte da Leopoldina.
Violentar a História para que ela caiba dentro de um politicamente correto ou de uma agenta identidária virou moda.
O Mito que o diga!
mais uma tofolice! a independência foi uma construção de muitas pessoas, entre as quais juÃzes de fato e não devogados fan.to.ches de ParTidos polÃticos que usam o poder para enriquecer seus membros.
Será que a época a milÃcia também ajudou construir o acordo?
Perfeito.por outro lado citar tofoli como exemplo é bajulação pura Vamos parar com isso.Imprensa livre e forte
Errado. O Brasil deve a sua independência à s quinhentas mil libras que tivemos que emprestar da Inglaterra para pagar a quantia que a Coroa Portuguesa exigia como compensação pela perda da sua maior colônia. No empréstimo havia "strings attached". Não foi por coincidência que os Ingleses construÃram a nossa malha ferroviária original. Ou que as nossas indústrias no Século 19 se movessem com máquinas e equipamentos made no Reino Unido. Como dizia o Napoleão, a história são mentiras acordadas.
Também. Veja que estamos pagando pela dúvida até hoje, e a auditoria da mesma nunca foi em frente. Isso sim, deveria levar o povo as ruas e não puxar o saco de oportunista de turno.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Brasil deve sua independência a uma mulher, diz Toffoli Voltar
Comente este texto