Vinícius Torres Freire > Dívida das famílias sobe, aplicações financeiras tombam Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil esta de joelhos frente ao investidor estrangeiro.Paulo Guedes com suas polÃtica econômica retirou a capacidade do mercado interno de aquecer com consumo a economia,o desempregado, aquele que consegue emprego com salário de fome,o funcionário público ameaçado de demissão e redução do salário,o dependente do bolsa famÃlia que compra no comércio,aquele que tem poupança e não gasta por receio do futuro e etc... Quem vai vai consumir Paulo Guedes?
Mas não deixo de sentir um gostinho de "bem feito": um casal de classe média perdeu 1 milhão e 200 mil reais na reforma da previdência (9 anos cada um sem ganhar o teto). Perderam direitos trabalhistas, não podem mais descontar a empregada do IR. Perderam o rendimento da renda fixa e do tesouro direto e agora perderam o pouco que tinham na bolsa. A classe média brasileira acha que é rica, mas vai se juntar aos pobres no andar de baixo. Bem feito!
Calma que a bolha da bolsa ainda vai estourar. Vai cair mais, muito mais. Não seria uma surpresa se voltasse aos 75 mil pontos.
Ou o Brasil acaba com a praga de burocracia, ou a praga de burocracia acaba com o Brasil. Desde 1988 são criadas em média 45 novas normas tributárias por dia no paÃs. O cipoal tributário consome 2.600 hs por ano das empresas comparado com apenas 272 hs na Ãndia. Isso afeta não apenas a produtividade, mas o lucro, o número de empregos e a competitividade das empresas. Uma pesquisa da OnePoll mostrou que 77% dos Brasileiros sonham em empreender. Uma minoria de burocratas torna o sonho em pesadelo.
Ohhhh meu Deus, descobrimos finalmente que os grandes e malvados rentistas da Faria Lima são na verdade pessoas de classe média que aplicavam em fundos DI!
Sintomas de uma economia doente no qual seu principal agente foge de seu papel de definidor da demanda agregada. Cabeça liberal ideológica que não entende o funcionamento da economia. Não é fenômeno ovo e galinha e sim semente e árvore. Se não criar a demanda agregada não há emprego e investimento. Demanda agregada é definida por juro (1%) e câmbio (R$9). Fugir destes temas é fazer papel de avestruz e ficar reclamando dos sintomas sem atacar as causas. Inépcia tem que ter limite.
Pois é...vai se descobrindo que não existe capitalismo sem um Mercado Consumidor (pessoas com poder de compra) forte. Gente desempregada, ganhando uma merreca, fazendo bicos ou com medo de perder o emprego não saem por aà gastando, não é??E a turma que estava vivendo de rendas começa a sofrer os impactos do esvaziamento da bolha acionária. O pior é que diferente de 2008/2009 os Estados Nacionais não podem mais bancar o salvador da pátria.
Amigo, no meu "Economês" tipo Joelmir, a cada Tosão que o Governo, os Bancos, etc., etc, tiram do Povo eles perdem 1 milhão. O Guedes não fala, mas a inadimplência geral de valores á receber do Governo e Entidades Financeiras chegou a estratosfera de 5 Trilhões, dos quais menos de 20% são recuperáveis. Que tal um Perdão, pelo menos para as FamÃlias e Micro Empresários, para começarmos de novo?
Se o conceito de "dÃvida das famÃlias" financiamento imobiliário, então não creio que esteja tão alto, mas se só inclui linhas de empréstimos pessoais, então é muito alto. Na outra ponta, daqueles que possuem reservas financeiras, a nova realidade de juros baixos do paÃs, impõe que a pessoa busque ativos de maior risco (e maior potencial de ganho), e com o recente impacto do coronavÃrus, perdas consideráveis vieram nas ultimas semanas.
Os juros até recentemente estavam em nÃveis indecentes, a recessão aumentou a dúvida pelo juro alto. Aliás continua alto. Não tem Selic na ponta, o juro do mês é maior que a Selic do ano.
A raiz dos problemas é o baixÃssimo salario dos trabalhadores que produz a riqueza do paÃs. O salario merreca do governo vale menos de 20% do valor legal que está na constituição e está valendo R$4.277,04. Mais de 50% dos trabalhadores recebem menos de um salario minimo legal. Enquanto isso os politicos deitam e rolam nas mordomias e ainda saqueiam os cofres públicos e ninguém mexe com eles.
Concordo com vc....ainda não inventaram capitalismo sem Mercado Consumidor. Entre investir em qualquer negócio (sem ter certeza de ter clientes..), as pessoas preferem colocar seu dinheiro na ciranda financeira (lucro garantido sem os aborrecimentos da produção e administração).Isso explica a única coisa exuberante na economia brasileira: a bolsa de valores antes da 4a. feira de cinzas.
Aquele mal-estar que precede os sintomas mais claros de uma doença grave...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Dívida das famílias sobe, aplicações financeiras tombam Voltar
Comente este texto