Ilustrada > Repudiar Polanski não é 'cancelar', mas dar um basta à cultura da hipocrisia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
ninguém saberá de fato se houve estu pro ou não. Aquele tempos idos são de las car e até hoje tem mulher xpe rta que quer levar vantagem de um cara rico e/ou figura proeminente, vide o caso recente do Ney mar jr. Reconheça, senhora: o cara é um gênio, um grande cineasta, este Senhor ROMAN POLANSK!
Comparar uma obra genial como j'accuse de Polanski com o filmeco garota em chama é não entender de cinema. E chamar de velho o cineasta, mais absurdo ainda. Os melhores vinhos... Caravaggio matou, Ezra Pound era fascista, Heidegger reitor no nazismo... todos geniais. A obra de arte não pode ser discutida à luz da biografia do artista. Ela respira por si mesma. Seu valor é apenas estético. Como disse alguém acima, se o ser humano fosse confiável não precisarÃamos de lei.
Eh muito difÃcil ser isento quando se trata de textos feministas. Elas são de lascar! Polanski é de origem judaica. Este não é seu primeiro filme sobre o tema. Como não separar a obra de seu autor? Seria preciso renegar inúmeras obras-primas que fazem parte de nosso patrimônio cultural. Ninguém obviamente pode defender de sã consciência um estuprador. Mas aqui estamos falando de um artista internacionalmente reconhecido. Ademais, ele já foi perdoado pela vÃtima e sua mãe. Em resumo: É bulshit!
Como escreveu o velho I. Kant, de um toco retorcido da humanidade não se pode construir nada que seja reto. Por isso, como escreveu J. Madison, se os homens fossem anjos não haveria necessidade da lei.
Compreendo a legitimidade, necessidade e urgência do ponto de vista feminista, mas a obra de Polanski transcende seu comportamento privado, reprovável (ou não). Ressalto, por exemplo, a qualidade fÃlmica do "O deus da carnificina". A qualidade da obra não depende de acidentes biográficos do seu autor. Do contrário, terÃamos que invalidar a obra de centenas de "gênios" da humanidade, em diversas áreas da expressão artÃstica, estética, filosófica e cientÃfica. Não somos anjos, homens somos.
Para aqueles que defendem o diretor e atacam a jornalista: se fosse com sua irmã/sobrinha/filha de 13 anos, continuariam com a mesma opinião?
As feministas confunden discurso com competência. RP é maior que esses discursos chatos. E a articulista revela seu preconceito com os mais velhos, atacando RP com o termo envelhecido. Não adianta. A qualidade sempre vai superar a chatice. O papo feminista é chato. Por isso não avança. Falam para as suas bolhas Mulheres inteligentes não são gado. Ainda bem.
Não falem mal do Caetano. Esse é cumpanheiro!
Ela quer dizer que ele não pode ganhar o prêmio de Melhor Diretor de um filme porque ele teve um caso de pedofilia com uma adolescente de 13 anos? O prêmio não é de ser o mais Ãntegro, ou mais lindo, o melhor caráter, etc. E poderia ter ganho como o melhor filme! E daÃ? Só não seria correto dizer que ele ganhou o prêmio do homem mais honesto, porque sabemos que Lula é o homem mais honesto da historia do Homo sapiens e da Mulher sapiens.
Até meados do século XX não era incomum encontrar homens que achavam que não se podia discutir a sério com mulheres porque elas não sabiam pensar. Lucia Monteiro reforçaria os preconceitos desses homens ao aceitar a distinção entre obra e autor caso o J'accuse tivesse ganho o premio de melhor filme mas considerar intolerável o prêmio de melhor diretor. Recomendo que ela leia o artigo do João Pereira Coutinho sobre o tema.
Se as condições biológicas se referissem apenas ao aspecto fÃsico, talvez seu argumento valesse. Mas uma mulher não é só um corpo. Quem disse q, porque menstruou, está apta? Ainda mais em uma cultura em q a mulher mal pode ter vontades, não sei o q seria "consensual". Pena acharem q aspectos culturais servem para justificar uma violência. Feminismo tem exageros, mas ele existe mais firme do q nunca pq grande parte dos homens ainda não sabem ter empatia.
Mais uma coisa: sexo consensual com garota de 13 anos é considerado estupro no mundo ocidental mas aceitável em paÃses muçulmanos. Pela lei islâmica, a mulher pode se casar e ter relações sexuais após atingir a puberdade e começar a menstruar. Quem está certo e quem está errado? Por critérios biológicos, os muçulmanos estão certos e os ocidentais errados.
Que a tal da Justiça decida sobre os supostos crimes de Polanski. Quanto a mim não vou cancelar O oficial e o espião, nem deixarei de ver Zola no cinema.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Repudiar Polanski não é 'cancelar', mas dar um basta à cultura da hipocrisia Voltar
Comente este texto