-
Sergio Facchini
."..uma tentativa da Arabia Saudita de punir a Rússia por abandonar a aliança conhecida como Opep +". Ta certo - a Arabia Saudita ficou com raiva da Russia e decidiu cometer um hara-kiri com um bambu para doer mais. Quanta ingenuidade do jornalista.
-
Gley Riviery
E o excesso de "pessoas informadas sobre (...) disseram..." que o jornalista usou na matéria denota que ou é opinião pessoal dele baseada em nada ou são coisas que ele viu pelo Twitter. Mas a matéria é boa, ainda assim. Bem completa.
-
-
Karl Schiffer
Nenhum pais consegue atingir o custo de produção de US$ 2,80 por barril da Arabia Saudita. Vamos ver quem vai piscar primeiro. Arabes ou russos. A industria do fracking americano, altamente endividada nao tem como bancar este jogo. O custo do nosso pré sal entao......
-
Sergio Facchini
O petroleo cru representa 28 % das exportacoes totais da Russia, seguido pelo petroleo refinado que contitui 17% das exportacoes totais do pais. Ou seja 45% das exportacoes russas consistem em petroleo. Ja na Arabia Saudita o petroleo representa 70% das exportacoes. Qual dos dois vai perder mais com a guerra de precos?
-
Mérope Bernacchi
Aposto que serão os russos, porque o custo para a produção na Rússia é muito maior do que para a Arábia saudita. Os sauditas perdem, mas os russos estão perdendo muito mais.
-
-
LUIZ WAGNER DI PALMA
Como economia global é vuneravel a qualquer coisa, um simples vírus provoca este pandemônio. Imaginem algo mais grave. O mundo quebra!
-
Paulo Watrin
Quando Arábia Saudita, E.U.A e Rússia "brincam" com os preços do petróleo no mercado mundial, afetam em cheio as margens de lucro da Petrobrás, dando a senha para o avanço das privatizações do pouco que ainda resta da aludida companhia. Como leiloar o país a preço de banana é o que Paulo Guedes e Bolsonaro fazem tão bem, a festa tá assegurada para as grandes petroleiras multinacionais.
-
Antônio Augusto Soares
Petróleo rima com especulação. Os beneficiários sabem que está mamata vai acabar, mais cedo que se pensa. Reservas recentemente descobertas nas Guiadas, volumes monstruosos no Irã e Iraque, Mar do Norte ainda inexplorado . . . Aqui, terras tupiniquins, temos o pré sal e os hidrocarbonetos do xisto de Capivari ,SC. Jamais faltará Petróleo, mesmo não considerando a racionalização do consumo pela indústria.
-
Tersio Gorrasi
Pois é, e lembrar que a mídia dizia que no ano 2000 todo o petróleo (que não é renovável) estaria esgotado no mundo. Fico me perguntando porque os investimentos em fontes alternativas de energia andam a passos de tartaruga, diante de tanta dependência dos cobustíveis fósseis e da necessidade de frear o aquecimento global
-
Samira Shamah Shamaah
Discordo totalmente! A monarquia saudita , serviçal dos EUA, com a redução do barril visa somente quebrar o Irã e Venezuela.
-
Sergio Facchini
Mais uma teoria de conspiracao que nao faz sentido. A Venezuela ja esta quebrada ha muito tempo. Quebrar mais eh impossivel. Ha muito, o Iran vende petroleo com disconto no contrabando para driblar as sancoes. Qual a novidade?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.