Ilustrada > Linchamento moral Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Define pra mim o que é fascismo, Sérgio José. Ou você é mais um papagaio amestrado, tipo "fora Temer". Vamos discutir com nÃvel. Neste fórum, há gente com mais de dois neurônios. Que pensa fora das seitas.
Olha há muitas definições, afinal são muitos os autores que escreveram e escrevem sobre o fascismo. Podemos citar palmito Togliatti, contemporâneo e companheiro de Antônio Gramsci. Madeleine Albright, ex-secretária de Estado do governo americano também escreveu sobre o tema. Mais recentemente temos Jason Stanley "Como funciona o Fascismo". Mais para meu gosto pessoal prefiro o livro de Humberto Eco "O Fascismo Eterno" em que ele nos ensina identificar os sinais de uma sociedade fascista.
gostaria muito de saber quem é afinal o personagem que faz úmidos os sonhos de retidão moral de vários dos sujeitos que aqui regurgitam seus comentários.
Não fui eu que o defini. Foi Hollywood ao lhe oferecer para filmar "Robocop".
É a " esquerda" democrática, Padilha. Atuam como a Inquisição. Ser branco no Brasil virou crime. Não baixe a guarda. Porrada nas patrulhas! Geralmente são descerebrados e oportunistas. Não passarão. E o fascista é Bolsonaro. A esquerda brasileira é mais autoritária que a direita. Não tenha dúvida disso.
Nso estamos num concurso de quem é mais, mas o fato é que nunca houve um regime ou governo autoritário de esquerda neste paÃs, aliás, os governos e regimes autoritários que tivemos foram todos de direita e sempre iniciados com a desculpa de combater as esquerdas autoritarias, inclusive o atual.
Texto cha.to, ego.cên.tri.co e contraditório como o autor, admirador de Sergio Moro e amigo dos filhos das principais figuras do establishment brasileiro. Mesmo assim, adora posar de progressista, re.bel.de e autêntico. O Tropa 1 é uma obra prima. Todo o resto é ba.ba.ção de ovo polÃtica: primeiro para a esquerda PSOL com o Tropa 2 e depois, para a extrema-direita admiradora fiel da Lavajato com o Mecanismo. Um equi.vo.ca.do. Pede pra sair, José.
Concordo que padilha é confuso. Mas a Lava Jato nao é de direita. Ela atua contra os corru ptos, só nao vê Quem nao quer. É só correr os olhos pela lista de pi la ntras processados e condenados. A comecar pelo la drao-mor, o Sr ex-presidente Lula da Silva.
Lembro do linchamento abjeto da Daniela Thomas quando ela lançou o filme Vazante. A crÃtica: ela ser branca e os escravos serem reduzidos a coadjuvantes (a protagonista do filme era uma menina branca). O linchamento era coisa de uma extremÃssima minoria, que espumava de ódio e ressentimento. Ao fim e ao cabo, a extrema esquerda é tão deprimente, oca e energúmena quanto a extrema direita. É preciso não dar a uma ou outra aquilo de que eles se alimentam: atenção.
Sr. Padilha, por que escondeu "O mecanismo"? Teve vergonha de usar um filme parcial a enaltecer um cidadão sem credibilidade como o Dr. Moro? Omitiu porquê?
Não foi sobre "O Mecanismo" que ele falou ao dizer que o ódio da esquerda vem das denúncias relativas ao PT e PMDB no esquema do petrolão?
Pelo jeito, o linchamento continua aqui. Santo Deus! Onde isto vai parar!!!
O Padilha, já que você teve acesso a CPI da MilÃcias, tem uma pergunta que não quer calar: "Qual o verdadeiro motivo do assassinato da Meirelle." Por acaso é um motivo parecido com o do Celso Daniel?
Padilha e a Folha omitem nessa defesa que ele também é o realizador de "O mecanismo", panfleto lavajatista com jeitão de documentário, porém pérola do antipetismo. Deu sua robusta contribuição à eleição do presidente miliciano, unindo-se aos algozes de Marielle. Antônia Pellegrino erra ao convidá-lo.
João, por favor pode me dizer o que significa “"”? To lendo isso aqui toda hora e não sei o que é. Desde já, obrigada. Quanto à matéria, concordo com você.
O principal ele não falou em seu texto. Que ele foi "linchado" por causa da série "O Mecanismo", que falseou a realidade, elevou o Moro a Ãdolo e acabou ajudando a eleger Bolsonaro e fez Moro conseguir atingir o seu projeto de poder. Ele mesmo admitiu que se enganou com Moro, que atualmente passa pano para as milÃcias e tem um projeto de dar permissão para matar para a polÃcia.
Luiz, ele não errou no julgamento de pessoas. Ele é suficientemente informado e esperto para saber o que estava fazendo. Com certeza Padilha pode ser muita coisa, mas ingênuo não é. Ele surfou numa onda moralista sem dó. Ele é inteligente e talentoso, mas também muito oportunista e narcisista. Sou contra qualquer linchamento. O autoritarismo está também em certos setores da esquerda, mas não podemos igualar com um governo que faz desse prática um método e tem milhões de seguidores fanáticos
Ana, de fato ele errou no julgamento da personalidade e propósitos do Moro, como, aliás, muita gente. Mas ele agiu baseado nos fatos de que dispunha, muito antes do Bozo se candidatar, se eleger e chamar o Moro para ser seu assecla. Essa história de dizer que o Padilha ajudou a eleger o Bozo é capenga, só cola para os que não admitem uma eleição em que o Lula não participe e vença. Olhar para trás, reconhecer os erros, admiti-los publicamente e se comprometer a não repeti-los, nunca,não é mesmo?
É, não tem mais jeito para o Padilha. O seu "Mecanismo" o tornou ainda mais odioso para a esquerda do que "Tropa de Elite" porque tocou diretamente no semideus Lula, a razão da existência de tanta gente que não quer saber de petrolão, mensalão ou Brumadinho. Só do Lula, Lula, Lulaaa! Talvez se o Padilha se dirigisse a esta divindade, em trapos, coberto de cinzas e se autofragelando, se pedisse perdão de joelhos, se lavasse seus pés com lágrimas, quem sabe este lhe estendesse sua magnanimidade?
Digo, você pode fugir... Eu sei se lambusaste na vaidade de ter um personagem com tal força dramática interpretado pelo Vagner Moura. Np entanto devias ter percebido o risco que corrias ao insuflar a morte de jovens periféricos. Elegeste o que está aÃ... conforne-se. Ken Loach, Costa Gravas, Nélson Pereira dos Santos fizeram suas escolhas e voce fez as suas caracterizado pelo discurso moralista pequeno burguês.
Se enganas meu amigo! Eu vi na periferia o que este filme fez, tanto insuflando jovens de favelas a buscarem instituições de segurança para reproduzir o "01 e 02", quanto a certeza daqueles que estavam do outro lado de que não havia mais lei e que, portanto, a morte e a tortura era o caminho natural de quem estivesse na criminalidade. Se era uma denúncia, a mesma se desfez em elogio incontido do autoritarismo e da irracionalidade.
Sérgio, o Padilha não "insuflou a morte de jovens periféricos", ele mostrou o mundo cão em que esta gente vive, que frequentemente resulta em mortes. Ele também não "elegeu isso que está aÃ", ele apenas fez alguns filmes que desagradaram a velha esquerda, que não consegue sair do seu mundinho. Gente como você, que antes do "Mecanismo" passou a odiar mortalmente o Padilha devido à cena do Aspira chamando os universitários branquinhos da PUC de mac.onheiros hip.ócritas.
Não vou chorar por você, Padilha. Uma pena ter usado seu indiscutÃvel talento para colocar na boca do personagem errado palavras que entraram para a história nacional, no quesito falta de caráter. Você colhe o que plantou. Deveria vir a público não para se queixar de linchamento moral, mas para pedir perdão. Olha aà só o que você ajudou a fazer! Feliz agora?
Infelizmente Padilha "Tropa de Elite" foi um dos alimentos do qual se nutriu o fascismo no Brasil e desta responsabilidade você pode fugir. Ver jovens de classe media querendo imitar o seu capitão Nascimento a porta de cinemas de todo o Brasil tornou-se para você um pesadelo. Mas para os jovens periféricos tornou-se uma declaração de morte.
Quer dizer que os jovens da classe média viam "Tropa de Elite" e saÃam do cinema atirando nos pobres? Puxa, você descobriu a causa no aumento do número de mortes violentas naquela época. Você é um gênio!
Sr peseguido pela milicia, um detalhe: uma série da Globo vai ajudar a encontrar os assassinos de Marielle, acredita nisso? Vai com certeza ajudar a faturar mais com a cultura da violência bem ao gosto dessa tropa de elite brasileira. Só.
Dizer que não ouve mensalão, equivale a dizer que não há ligação milÃcia/famÃlia real fake; o Ministério do Turismo não tem ministro produtor de laranja e um embaixador preso no Paraguai; no Ministério do meio ambiente o comandante não é réu por crime ambiental, o Queiroz não era operador das rachadinhas em certo gabinete na assembléia do Rio.
Ops. "houve"
Faz um seriado patético, uma verdade falsificação histórica, recebe critica e agora vem se fazer coitado. Deprimente. Como diria minha avó, quem tem fama deita na cama. Agora aguenta.
Eduardo D você é um idiota-mor. Em nenhum momento está se falando do seriado que ele dirigiu, se vc gostou ou não. A questão é o ódio, o cotovelo duido que atrapalha a pensar e afasta a sensatez. Vai se tratar, rapaz.
mais uma vez fica confirmado que esquerdistas são seres nocivos e desprezÃveis...
Mais uma vez ficou provado que você faltou às aulas de interpretação de textos e nunca mais se recuperou deste golpe.
O linchamento sofrido pelo diretor é consequência imediata da sua falta de honestidade intelectual. Talvez, se outrora tivesse sido responsável, poderia estar colhendo os frutos da boa vontade alheia. Em nome do sucesso de seus empreendimentos, entretanto, utilizou-se de rotulações e generalizações criativas para estimular ódio a partidos e pessoas, surfando nas ondas perigosas do maniqueÃsmo que já há muito se desenhava. Hoje, é vÃtima no mesmo grau e intensidade do ódio que ajudou a alimentar.
Ótima análise.
Ele não faz menção a O Mecanismo. Constrangido?
Não gosto de boa parte da obra do diretor, mas o ponto mais importante do texto - e que é comprovado por muitos aqui nos comentários - é que a esquerda brasileira é autoritária e não se reconhece como tal. Acredita na sua superioridade ideológica, que isto a autoriza a ser autoritária, e se recusa a perceber que o seu autoritarismo é elemento principal na legitimação do autoritarismo de extrema direita, muito mais agressivo e b urro. Sou de esquerda e cada dia mais detesto "a esquerda".
É como aquelas pessoas que dizem que tem vários amigos pretos para justificar o racismo. Ser de esquerda é querer que as ferramentas públicas sejam usadas para promover a igualdade.
Gustavo, seu comentário traduz exatamente o percebi há algum tempo. A nossa esquerda sempre foi autoritária e após chegar ao poder se revelou demagógica, corrupta e inescrupulosa. E sempre se achando o máximo, moralmente superior a tudo que se movia, mas havia espaço para um processo civilizatório. Devido a seus muitos e graves erros, se desmoralizou, fez milhões se sentirem traÃdos, abrindo espaço para a vitória da direita mais tosca jamais imaginada. Mas a culpa é do "Mecanismo" do Padilha...
Suspeito que todas as organizações tenham uma certa tendência para o autoritarismo e partidos de esquerda não são exceção. Há esquerda mais democrática e menos democrática. Na direita, não vejo isso, uns poucos mandam e os outros fazem figura. A direita, por natureza, é autoritária e anti-democrática. Também detesto a esquerda anti-democrática, mas sempre haverá a democrática.
Eu gostaria que todos os crÃticos do cineasta, em relação à direção da série sobre Marielle, lessem esse texto. Sem ódio.
o problema de José Padilha não é racial. Antonia e Monica sao brancas e Freixo tb. O problema do Padilha é de caráter. ele pisa no pescoço da mãe para se promover. Qdo afirma q petrolão, mensalão, Belmonte existitiram, está afirmando coisas muito excusas, usadas na politica e q ele não conhece. termos midiáticos e marketerios. Qdo ele faz um filme colocando como herói uma das pontas de um processo, q a cada dia fica mais claro q foi uma farsa, está linchando um homem público, com famÃlia.
Ou seja, o pecado original só homem foi ter acreditado na Lava Jato. Enquanto ele não pedir perdão ao Tio Lula, pode ser xingado de qualquer coisa, por qualquer motivo. Obrigado pelo esclarecimento. Democratas sao democratas.
Chama o ninja ronin para te defender... Acho que você não pediu desculpas o suficiente por ter defendido sergio moro e ter feito o mecanismo
Grande diretor, a história da Marielle está em ótimas mãos!
É impressionante e lamentável, realmente, como existem pessoas dedicadas a disseminar o ódio e a intolerância. Torço p que o projeto de vcs, tão importante p os dias atuais, se concretize.
Não por acaso, Padilha praticamente não cita O Mecanismo, onde usou seu pretigio e influência para ajudar a transformar Moro em hoje herói da extre.ma direita! Hoje Moro trabalha para os Mili.cianos, os mesmos que mata.ram MARIELLE. Hoje Moro é uma das figuras mais asquero.rosas e perigosas da polÃtica nacional, e Padilha se engajou por ele durante anos. Ninguém é ingênuo nesse momento, nem você quando fez O Mecanismo, nem que agora cobra coerência, ética e respeito pela memória de Marielle.
Não. Ele não é fassscista! É um zé mané, mesmo!
Quanta arrogância a sua, José Guilherme. Respeite quem pensa diferente de você.
O Padilha não é um fascista, é um oportunista, desonesto intelectualmente. Seus filmes podem agradar a quem gosta de blockbuster, lida somente com clichês, por mais ação que ele coloque em seus filmes, a obra não avança, ausência de dialética. Seu robcop foi um desastre, Marielle seria avolta por cima. Ele gosta de histórias reais que pode manipular a bel prazer. Tudo para agradar o público, não é exatamente o que se espera de um artista. Fora a a jactância deste texto.
faltou explicar, quando comentou com a arrogância tÃpica de um ómi cis branco, a narrativa deturpada da primeira temporada do Mecanismo.
É esse tipo que grasna contra machismo ou é só uma perdida?
Não foi "O Mecanismo" . Foi porque uma parte dos eleitores (o freguês silencioso, que não reclama), que não é Bolsonarista e nem Petista, não esqueceu o Mensalão, o Petrolão, os estádios da copa, o "legado" olÃmpico, o aparelhamento polÃtico, os fundos de pensão, etc.... Afora o fato de que no PT ninguém diz:: Foi mal aà ! Erramos. Ainda estamos aqui, mudos, olhando o PT, e agora também o Bolsonaro. PS: Gostei mais de "PolÃcia Federal A Lei é para Todos"
Nenhuma menção a "O mecanismo"?!
Caro Padilha, seu Mecanismo moveu a massa de manobra contra você, só mais um lance das inúmeras bobagens dos extremos que vivem no Brasil atualmente, que dó, mas irão morrer como todo ser humano e um dia, quem sabe os filhos acordem!!
Ademais, a postura arrogante de "sinhazinha" não ajudou muito no processo. É preciso entender que uma parte expressiva da comunidade afro-brasileira (54% do Brasil) já não aceitam mais viver de migalhas em troca da eterna vassalagem aos integrantes da burguesia intelectual e econômica que defendem mudanças, desde que tudo continue como está. Ao distribuir ofensas contra a qualidade dos profissionais ela o insultou, também! Se liga, os jovens são menos comedidos que a galera da "old school"!
Curioso que Padilha se vitimiza fazendo um longo rosário de injustiças mas não menciona evento da manipulação dos fatos em "O Mecanismo". Aquilo sim foi linchamento moral, Padilha!
Prezado competente diretor, que ousou mostrar o crime organizado no Brasil de uma forma jamais vista, se houve algum "linchamento moral" este foi patrocinado por sua contratante neste belo projeto sobre a vida da querida Marielle. Afinal, foi ela, a produtora, que lhe brindou com epÃtetos nada edificante após à exibição da belÃssima série O Mecanismo. Ou o nobre diretor apagou da memória aquele texto tosco publicado aqui nesta Folha como um "desagravo da classe artÃstica" contra o prezado?
Acho que a maior resistência ao nome de José Padilha se deve ao episódio de "O Mecanismo" onde ele atribui a fala real do Romero Juca ("grande acordo com o supremo e tudo") ao personagem da ficção que representa o Lula. Não importa que crimwr lula possa ter cometido ou não,essa fala não foi dele.Independente reais e distorce maliciosamente o que aconteceu. Essa é para mim a grande resistência ao nome de jose Padilha para qualquer coisa, e creio que seja o problema de muita gente com ele também.
O meu comentário saiu cortado. Eu dizia que independentemente de ser ficcional a obra era baseada em fatos reais.
Padilha, a luta no Brasil é esta. De um lado, fanáticos do lulopetismo; do outro, alucinados do bozo. Todos sem freio, nem instrução. Não refletem sobre nada. Tudo é reduzido a paixões ou, como você disse, ódio. Vamos em frente, companheiro.
Agora que seu Mecanismo falhou feio, pra dizer o mÃnimo, quer retornar como progressista. Fica aà companheiro, agora a tua turma é Regina Duarte e cia....
Tem gente que se preocupa tanto com esquerda e direita que não consegue usar direito o cérebro, que fica no meio. A Antonia e a Globo estão de parabéns, escolheram o melhor diretor possÃvel para um projeto que vai ajudar muito a divulgar a saga de Marielle e na luta para que os responsáveis sejam presos. Chega de taxar pessoas, carimbar na testa um clichê qualquer e agir como se fossemos sempre os mesmos a vida toda, as explicações do Padilha são perfeitas, só não entende quem não quer.
Além desse texto ser racista sim, você esqueceu de dizer que mentiu muito na série Mecanismo, colocando falas do Romero Jucá na boca do Lula, cometendo erros gravÃssimos. Contribuiu para a histeria da extrema-direita. E anulou seu voto em um momento em que a luta era contra o fascismo. Sim, você ajudou profundamente com o ódio no Brasil. Tá aà agora.
Pq esse texto é racista?
Vem aà um filme do padilha sobre o su i cidio da Marielle e do Anderson, realizado pela globo...
Deveria ter pensado nisso tudo antes de se tornar um arrivista alavancado pela lava jato...
fica confirmado que esquerdistas nocivos são seres humanos desprezÃveis...
Talvez a Marielle nunca tenha chamado-o de fascista pois ela foi executada por milicianos em 14/03/18, 9 dias antes da estréia de O Mecanismo. Os mesmos milicianos que, aproveitando-se daquele panfleto de desinformação em ano eleitoral, elegeram-se em parte por obra sua. Você e a Globo criaram o monstro Moro, esse monstro sorrateiro permitiu a abertura dos portões do inferno. Engana-se quem acha agora que o Capetão terá gratidão, a Globo e quem pede por justiça para Marielle serão os primeiros.
Não coloque palavras na minha boca, Carlos. Não chamei Padilha de fascista, só fiz um contraponto por ele ter utilizado duas vezes o fato de Marielle nunca tê-lo chamado disso como uma espécie de álibi ou salvo conduto. E ao contrário de você, e do Padilha que manipulou uma frase de Jucá, não mencionei Lula.
Lula é um santo, no seu conceito e na avaliação pessoal dele, e o Padilha é um fascista. Tudo tem de ser 8 ou 80. Por isso um desqualificado como o Bozo está na Presidência.
Não o acompanho. Pode dizer que o pt errou? Sim pode. Mas em que contexto? Porque disse isso? Qual o objetivo? Falar mal o gado fala o tempo todo, mas não quer dizer nada. Mas gado eh gado. O Padilha não eh gado, sabe porque fala.
Não é só no PSL ou na direita que existem fascistas. Tem muito petista e pessoas que se dizem de "esquerda" que são autoritários e fascistóides. Ou vocês acham que uma figura como Stalin surgiu do nada...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Linchamento moral Voltar
Comente este texto