Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Knudsen

    Após 4 anos de fracasso da política ultraliberal, sabemos q é a política econômica que atrapalha. Com os juros baixos, é o momento de fazer investimentos públicos de boa qualidade, q trariam empregos e aumento de receita. Mas a estupidez ultraliberal é incapaz de perceber isso, criando enorme custo social. Outros países investem, mesmo com dídas maiores q a nossa. Esses países estriam quebrados e afundando mais? Vejamos as Dívidas/PIB: Brasil 78%, USA 82, UK 87, França 98, Portugal 128%.

    Responda
  2. Benedicto Ismael Dutra

    De 94 a 2000 o país sustentou a âncora cambial com juros elevados. A receita prosseguiu e foi ao extremo na reeleição Dilma. A dívida passou de 5 trilhões e dominou o espaço econômico. Enfim qual é a receita mágica para sair do buraco?

    Responda
  3. Danilo BAROSSI CURY

    Esse aí colocou as taxas de juros na extratosfera. Mesmo assim em 2002 o dólar foi a 4 (equivaleria a mais de 8 hoje) . Só não entramos numa enorme recessão graças ao ótimo trabalho que o Meireles fez ao assumir o BC em 2003. A nossa memória não é tão curta assim.¿ Por que non te calas Fraga?

    Responda
  4. Marcello Santiago

    (cont) pela tragédia social e econômica do país.

    Responda
    1. Verônica Souza

      Perfeitas colocações

  5. Marcello Santiago

    (Cont.) se descolar da agenda econômica q defende há mais de duas décadas e jogar a culpa toda no governo. Fala sério, Doutor Armínio! Tenha hombridade e honestidade intelectual. O senhor, como maior porta-voz econômico do establishment brasileiro é um dos maiores responsáveis por essa política econômica e por essa agenda de reformas concentradoras de renda e recessivas. Vcs (vc, FHC, tucanos, Hucks, Demos, Renovabrs e afins) são tão culpados quanto o Guedes e o Bolsonaro pela tragédia (Cont.)

    Responda
  6. Marcello Santiago

    Nada mais previsível. Armínio Fraga, presidente do Banco Central de FHC, que fez o Brasil ter os juros reais mais altos do mundo por quatro longos anos, que junto com seu patrão, provocou enorme perda de poder aquisitivo pela classe média e pelos mais pobres, pai do baixo crescimento e q há anos, vem defendendo essa política econômica de cortes dos gastos públicos e de reformas contra os trabalhadores (trabalhista e previdenciária) agora, quer parecer q nunca apoiou essa agenda, (Cont.)

    Responda
  7. ANTONIO FREITAS

    Alicerçar a economia numa abstração, a tal "confiança", não nos tirará do buraco. Precisamos de ações mais concretas, algo como um projeto de desenvolvimento.

    Responda
  8. João JAIME DE C ALMEIDA FILHO

    Armínio is the new Barrichelo.

    Responda
  9. José Antônio

    ''... o Estado está quebrado”. Como se ainda somos o 4° maior credor externo individual dos EUA com mais de US$ 300 bilhões de dólares emprestados a eles? Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders

    Responda
  10. Mérope Bernacchi

    Não interessa se AF é tão ou mais incompetente que Guedes. O mais importante na fala dele é o caos a que a economia é lançada constantemente a cada pronunciamento de Bolsonaro porque esse governo não tem projeto, gente! Tudo é caótico e não precisa ser economista para se dar conta dessa verdade. O Brasil está vivendo uma situação muito grave!

    Responda
  11. jose roberto alferes siqueira

    Como investir dinheiro público, com despesas obrigatórias do estado perto de 100% da arrecadação da união, não sobra nada para investir, o estado, ficou gigante em gastos obrigatórios, tem que ter reformas urgentes, textos salariais para todos poderes diminuir cargos em órgãos públicos ou seja acabar com os cabides de emprego , portarias etc , isto acontece no Brasil desde o império português parada para , missão impossível o filme

    Responda
    1. NEWTON CRUZ

      Amigo, não é verdade. Você sabia, por ex. , que, diferentemente do que a imprensa divulga, o total gasto pelo governo federal em 2019 com os vencimentos e demais vantagens fixas de todos os servidores civis mais todos os militares não representou nem 4,5% do gasto do governo federal? Os números oficiais estão publicados no portal da transparência, é lei e é o que foi executado, dê uma olhadinha lá. É sempre bom ter informações corretas para formamos nossa opinião e não virarmos massa de manobra

  12. Marcelo Marcelo Souza

    Outro servo da banca de agiotas legalizados, leia se, banqueiros

    Responda
  13. Tiago Oliveira

    Esse aí e o Guedes, tudo a mesma sopa.

    Responda
  14. roque alves

    Economista e financista, mais um oráculo . Que falta nos faz mestre Clóvis Rossi.

    Responda
    1. Roseli Santana

      Verdade, que falta faz mestre Clóvis Rossi!! Ele era um humanista.

  15. wagner da silva bento

    Armonio Fraga. Aquele que elevou os juros nad alturas para resolver a crise? Assim até eu.

    Responda
    1. NEWTON CRUZ

      Isto aí, chegaram a quase 50% quando ele estava no BC. A banca e os rentistas estão com saudades!!!