-
benjamim picado
elio dando tiro n'água, com desenvoltura: *Em 2008, Lula disse que a grande recessão americana chegaria ao Brasil como uma "marola". Deu no que deu*. aqui com meu zíper, eu juro que preferia voltar ao PIB de -0,19 em 2009, seguido dos mais de 7% do ano seguinte, muito melhor do que essa modorra de agora, que se arrasta feito congestão desde 2017. parece até que o colunista gosta de coisa ordinária, desde que bonitinha.
-
neli faria
Ah, o dono do posto ipiranga não trata bem a freguesia.
-
José Cardoso
A Bovespa subiu mais de 30% em 2019, depois de 15% em 2018. Pode ser que caia uns 40% esse ano? É chato para quem tem ações mas e daí? Quanto ao petróleo, crise para mim é quando ele sobe, preços baixos são bons. Afinal é um insumo básico da economia.
-
Paulo Roberto Schlichting
Temos um problema aí, José. Os preços são ditados pelo cartel da OPEP e quando a retomada vier as coisas mudam para um cenário de instabilidade autista de preços. As turbulências da hora são de difícil travessia. Aguardemos.
-
-
Galdino Formiga
A economia desce e sobe e vice-versa. É a vida.
-
benjamim picado
essa vai pros anais: proponho batizá-la como "paradigma do ascensorista"
-
-
Rodrigo Hitoshi Yamamoto
Defender alguma gestão me parece algo partidário, de quem não consegue enxergar além da cortina de fumaça que todo político lança. Mas, verdades sejam ditas, o Brasil passou muito bem pela crise de 2008, com uma retração do PIB no ano seguinte de apenas 0,1%, diferente dos seus pares e de outros países da América Latina. O que me surpreende é a gestão petista passar por uma crise econômica como essa e afundar o país logo em seguida.
-
jose carlos toledo junior
A crise se alastrou com diferentes velocidades pelo mundo. Em 2008 o Brasil estava em melhores condições econômicas e de seguridade social, e reagiu com investimento estatal. Isso retardou a crise, mantendo o nível de consumo interno e atividade econômica. Infelizmente, a crise chegou aqui em 2010-11 e a Dilma, incompetente e arrogante que era, não conseguiu conter. A crise foi causada pelo liberalismo e nossa resposta agora é mais liberalismo. Grécia e Argentina fizeram a mesma coisa.
-
-
Felicio Antonio Siqueira Filho
Em outras palavras :São as crises cíclicas do capitalismo, não é Dr. ? Só é estranho que críticas à de 2008 são para Lula e às de 80 para o "governo". Hoje são para o posto ipiranga, que o articulista ajudou a inflar junto com o de mente eleito. Agora é tarde Gaspari, prepare-se para outro tipo de batalha, de novo
-
Adriana Maccacchero
Talvez o equívoco seja acreditar que ele tem intenções genuínas de melhorar a vida dos brasileiros. Pelas suas falas é possível perceber a ausência de traços de empatia. Sua agenda pessoal não parece ser motivada pelo bem comum.
-
EDUARDO SOUZA
Se tudo der errado, seremos um México. Mas se tudo der certo, se der certo, seremos um... Chile??
-
Dalton Matzenbacher Chicon
E se nada der em nada, continuaremos Brasil.
-
-
Paolo Valerio Caporuscio
A palavra "esperança" no brasil tem novo significado: acomodação ou sem ação.
-
ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO
Como Lula, na "marolinha", Bolsonaro, na "pequena crise". E o Brasil, ó......
-
Sergio Siqueira
Guedes, o feirante de ocasião, com uma baita diferença: vende ilusão!
-
Jose Roberto X de Oliveira
Paulo Guedes estava mais para um apostador da bolsa de valores. Como economista enxerga o Estado como uma empresa e não são a mesma coisa. É um teórico de liberalismo ultrapassado no qual o Estado não faz mais nada e o "Mercado " cuida de tudo. Insuficiência de desempenho ele teria de ser rotulado.
-
Guilherme F
A crise de 2008 foi uma marolinha mesmo. O que aconteceu com o Brasil em 2015 não tem a ver com os subprimes. E não, as reformas de Gegues não têm a menor chance de fazer o país crescer. Ao contrário; o objetivo é enriquecer ricos, e a economia diminui nesse processo.
-
Cloves Oliveira
A esperança é sim uma estratégia, mas uma má estratégia, principalmente quando não inclui não se preparar para o pior. Como dizia o Elie Wiesel, o desespero vem somente de outros seres humanos assim como a esperança só pode ser dada por outros seres humanos. A diferença entre visionários como o Guedes e os palpiteiros de plantão, é que o Guedes sonha com os olhos abertos. Colocar os dois no mesmo plano é o mesmo que colocar o Steve Jobs no mesmo plano com o camelô da esquina.
-
jose carlos toledo junior
guedes é um pedante e arrogante infantil; pensa ser o maior economista do planeta desde A Smith. Passou a vida frustrado, fraudando vários sistemas públicos e privados. Como ministro, se mostra incompetente e preguiçoso. Enquanto os países "liberais" do mundo planejam rápido e forte investimento estatal para suavizar a inevitável crise, guedes pensa em aprovar medidas no congresso. Jobs era um visionário sem conhecimento técnico de inf. Deu certo porque não fingia saber, como guedes o faz.
-
Roseli Santana
Será que eu entendi bem?? Vc está comparando o obtuso Guedes com Steve Jobs??? Acho que o camelô da esquina é mais competente que o Guedes!!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.