Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Equiparar Brasil à Finlândia . sinceramente, pura utopia . Igualzinho ao livro "Renda de Cidadania"' do utópico prof. Suplicy ( que eu tenho e já li )

    Responda
  2. José Bernardo

    Em que pese a brutal disparidade entre Brasil e Finlândia, o exemplo é maravilhoso e alentador. Há esperança.

    Responda
  3. Elzira Eunice

    Puts quanto cliché : " Um grande contraste em relação ao governo anterior do país, formado por homens brancos mais velhos. Há esperança! " Ou seja agora com uma jovem de 34 anos há esperança principalmente porque ela é filha de duas mulheres , vegetariana e tem um discurso repleto de clichês como a ativista/jornalista que escreveu o texto!

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Putz Elzira, quantos preconceitos seus hein? Fica claro no texto que não são estes fatores que você destacou aí para concluir que há esperança que, pelo forma que aborda, podemos concluir que não resta nenhuma em você.

  4. Guilherme Arnaud

    Será que é legal ser jornalista na Finlândia? Imagino que a imprensa deve ser uma grande assessoria de imprensa do governo.

    Responda
    1. CAIO TEIXEIRA

      Tomara que não. A imprensa tem um papel de monitoramento e divulgação da ações o governo. Divulgação de ações que o governo deseja, mas também daquelas que o governo não deseja.

    2. Guilherme Arnaud

      Não tenho dúvidas. É o segundo na classificação da Liberdade de Imprensa da RSF. Mas a dúvida é sincera. O que costuma ser notícia lá? No jornalismo do dia-a-dia brasileiro se vê assalto, corrupção, declarações torpes. Mas, na Finlândia, o que tem de ruim? Reitero: a dúvida é sincera.

    3. Wagner Santos

      Pelo contrário, pois é um país que preza imensamente a liberdade de expressão.

  5. Marcelo Silva Teixeira

    A Finlândia mostra, antes de mais nada, quais as metas e lugares aos quais o Brasil deve almejar...Nosso tamanho é vantagem e não desvantagem, pois temos infinitamente mais riquezas naturais que a Finlândia que é castigada por um dos invernos mais rigorosos do mundo e praticamente escura durante parte do inverno...Outro detalhe lá Paulo Freire é conhecido e aplicado nas escolas. O Brasil deve colocar seu povo em primeiro lugar e não o capital....

    Responda
  6. João Paulo de Jesus Martins

    Desnecessário a autora mencionar que o governo anterior ao da atual primeira-ministra eram todos Brancos e velhos.Não esperava algo diferente de um País como a Finlândia, país majoritariamente de pessoas brancas.

    Responda
  7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O "comunismo" soviético foi o principal responsável pelo Welfare States, amedrontada, a burguesia teve de fazer concessões que resultaram num capitalismo mais humanizado, mesmo que por algum tempo, ( a História não tem fim) triste Brasil, tão longe da URSS e no quintal dos EUA. Até o nacionalismo da direita daqui é ridículo, glorifica o principal inimigo do nosso desenvolvimento e por extensão da nossa soberania!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      URSS não disseminou Welfare State,porém graças a ela e ao pavor da burguesia frente ao socialismo, as conquistas sociais se viabilizaram no pós guerra. Foram-se os anéis e ficaram os dedos! Sem ameaças de comunismo não se constrói um Japão ao Sul do Equador, sobra o ultraliberalismo, e, muita, muita subserviência!

    2. Hildebrando Teixeira

      Realmente, o welfare state disseminado pela uniao sovietica é a grande obra da humanidade, que o diga os cidadãos de Cuba, Coreia do norte, Venezuela, Rússia, sobretudo vizinhos como Ucrânia e Letônia, minorias étnicas e religiosas como no Chechênia e minorias outras como mulheres, gays ou negros. Maravilha!

  8. Galdino Formiga

    A autora estudou na Escandinávia e tem simpatia por países de lá. Conheço a região como turista, diversas vezes. Uma coisa é o Brasil e outra coisa é a Finlândia (continente, colonização, civilização, área territorial, população). É diferente na obtenção de resultados.

    Responda
  9. Diva Negri

    Finlândia X Brasil! A diferença já começa no tamanho do território! É difícil!

    Responda
  10. reinaldo senna

    A filândia faz fronteira com a rússia... Os finandeses querem ver o diabo, mas não querem ouvir falar de comunismo... 100% dos filandeses são contra o comunismo, pois durante décadas foram ameaçados pela união soviética. Eles não têm dúvida alguma que a sociedade deve ser livre, o mercado deve ser aberto, a livre iniciativa deve ser estimulada, a propriedade deve ser respeitada. Bem diferente do que pensa a escrevinhadora e os esquerdistas nocivos brasileiros.

    Responda
    1. reinaldo senna

      prezada larissa.. Não só os finlandeses, mas todos os países que fazem fronteira com a rússia e que sofreram com o comunismo também pensam assim. Converse com poloneses, húngaros, tchecos, lituanos... Querem ver o diabo, mas não o comunismo. Essa ideia nociva ainda ronda a américa latina (e causa o atraso) apenas porque toda uma geração foi doutrinada pelas ideias de Gramsci. E essas pessoas ainda estão vivas, doutrinando nas universidades públicas, imprensa, partidos políticos. .

    2. Larissa Almeida

      Oi, não sabia que você era o porta-voz dos finlandeses sobre o que eles querem ou não.

  11. Hildebrando Teixeira

    Aconselho as brasileiras a olharem o Brasil. Aqui 15% das pessoas confiam umas nas outras enquanto na Finlândia são quase 90% e a ideologia de ódio neo-marxista da articulista, com arrogância moral, intolerância quem pensa diferente e suporte p/ as agressões ideólogicas, ajuda bastante a complicar a situação; nunca nos odiamos tanto. Já a rica Finlândia, educada, unida e protegida pela UE, pode brincar de neo-marxismo no médio prazo; se stenderem muito, o #dinheiro dos outros# tbem vai acabar...

    Responda
    1. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Finalmente vc assumiu que é movido a ódio. Parabéns

  12. Marilene Salette Momm

    Bom tema e texto, exceto por "um grande contraste em relação ao governo anterior do país, formado por homens brancos mais velhos. Há esperança!". A definição "homem branco mais velho" é suficiente pra que se trate de um Bolsonaro, ou há homens brancos mais velhos de todos os tipos? Por outro lado, qualquer mulher mais nova é moralmente irrepreensível? É curioso como pessoas que julgam falar por um mundo renovado e conciliador contribuem tanto para discórdias.

    Responda
  13. Aline Pereira

    esperança... que sentimento mais excêntrico para quem vive no vive no brasil em 2020.

    Responda
  14. Hugo Bonette de Carvalho

    5,5 milhões de habitantes ... Acho que cabe eu e minha família por lá! ;)

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Não, não vá! Você se sentiria mal diante de tanta civilidade.

  15. Rodrigo Costa

    O ponto mais chave desse discurso é sobre não poder descartar metade da sua força de trabalho quando mulheres não se sentem representadas. Algo muito pertinente e que traz benefícios reais. No Brasil teríamos de ir muito mais além, com os pobres, os humildes, as minorias, etc. Esses são relegados razão que nosso pib patina tanto. Enquanto não tivermos um Brasil de Todos esse fato irá continuar.

    Responda
  16. José Oliveira

    Mas fiquemos com os que já estamos acostumados: ira e preguiça. Triste Brasil

    Responda
  17. José Oliveira

    Inveja é um pecado capital!

    Responda