Marcos Lisboa > Nada aprendemos com o desastre da gestão Dilma Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Senhor Marcos Lisboa. "desastre da gestão Dilma"? Mas o artigo refere-se a problemas que se arrastam a 20 anos. É muita desonestidade sua ou de quem fez o tÃtulo do artigo. Tenha a santa paciência.
Uma epidemia batendo na porta e o economista quer cortar gasto. Sensibilidade social zero.
que artigo sem consistência! E ainda cita dilma 2013/2014 sabendo todos que foi o perÃodo em que se deu o golpe impedindo qualquer ação lógica de governo. E não menciona nenhum indicador do governo Dilma, como os de qualidade de vida ou a reserva em dólares que o atual governo está dilapidando junto com os péssimos indicadores de qualidade de vida da população. Mas concordo com deficiência de todos os governantes na elaboração/ execução de um projeto geral de paÃs debatido por toda a sociedade.
Excelente artigo. Tocou no ponto e de forma muito objetiva e clara. As sutilezas, acredito, não são atacadas por falta de lideranças fortes o Brasil precisa urgentemente de um novo JK. Não sou ingênuo de achar que os governos dele em BH, MG e BR foram perfeitos, aliás tenho duras crÃticas. Porém, inegável que a liderança firme aprumou nosso “navio” em direção ao progresso. Somos carentes de um Lider !
(continuação) Seria bom que admitisse que qualquer avanço gerado pelo sistema econômico do sinistro ditador Augusto Pinochet se deveu em grande medida ao fato de ter mantido sob controle estatal boa parte da produção do cobre chileno, ganho que tinha sido obtido pelo governo do presidente socialista Salvador Allende
(continuação) Como resultado, economistas se enganam o tempo todo e permitem apenas que se perfilem suas crenças fundamentais, muitas vezes as de que desigualdades sociais devem existir... A ignorância do Marcos Lisboa chega ao ponto de aformar que "Chile tem lá seus problemas, mas é duas vezes mais rico do que o Brasil". (continua)
Interessante: jornalista que defendeu o Bozo, nunca admite que entrou numa fria.Por isso, sempre menciona gestão passada como argumento que não cola. Veja quanto estava o dólar, os investimentos, as condições sociais e o nÃvel de pobreza. Assuma, suas incoerências e não me venha falar em desastre que seque se compara co o caos atual.
É curioso. Mesmo após declarar que "aparentemente, a maioria dos analistas ignora a complexidade e a sutileza técnica dos problemas (da economia no Brasil)" o articulista discorre sobre o tema como se tivesse obtido seu doutorado numa ciência avançada... Acontece que ela dista muito disso, basicamente porque ignora centenas de variáveis que seriam essenciais, criticamente sociais e psicológicas (ainda que neuroeconomistas procurem oferecer alguma contribuição). (continua)
Quase chegando no aniversário de 4 anos do impeachment da Dilma e tudo isso aà que o Lisboa defende vigorando, ganhando implemento, sucessivamente, no paÃs e o que interessa a ele a dizer é que não aprendemos com os erros da presidente impichada, como dizem. Isso é falta de reconhecer seus próprios erros, por ele, o colunista de artigo monotemático. Acho até que para quem já defendeu Dilma, o reconhecimento dos erros dela é dado.
Estamos sob a crença da existência de uma fada que fará com que o Brasil passe a ser atraente para o capital sem a ajudinha do Estado. Essa fada nunca aconteceu no Brasil e, estamos destruindo as instituições estatais que poderiam nos acordar desse sonho. Para provar essa não existência da fada, basta olhar os números.
Lembro-me dos iluminados dizendo "é só tirar a Dilma que o PIB dobra"... Para começar, o primeiro mandato de Dilma, com todos os erros da gestão -- que não foram poucos -- esta terra de espalhafatos cresceu 2,2% ao ano em média, mesmo com as estimativas negativas vindas da crise de 2008 nos EUA. No segundo mandato, é muita falta de honestidade não comentar o jogo sujo feito pelos congressistas, liderados pelo golpista Eduardo Cunha, com o aval de Aécio Neves e cia empresarial e judicial.
(Cont.) Para voltar a crescer de forma sustentável, o Brasil precisa distribuir renda (mais até do que retomar o investimento público). Só assim, haverá aumento do consumo, o que por sua vez, fará com que os empresários decidam aumentar sua capacidade produtiva por meio de novos investimentos.
(Cont.) sobre o consumo das famÃlias e aumente os impostos sobre o lucro dos bancos e sobre a renda e o patrimônio do 0,01% mais rico do paÃs (que fica com 20% da riqueza gerada no paÃs e que tem um patrimônio equivalente à s posses dos outros 99,99% dos brasileiros segundo o relatório do Banco Mundial sobre a desigualdade no mundo). Mas, nisso, vcs não querem mexer evidentemente. Para voltar a crescer, o Brasil não precisa de mais reformas concentradoras de renda como o senhor propõe (Cont.)
(Cont.) cujo grande objetivo é desonerar cervejarias e bancos para aumentar a carga sobre pequenos e médios empresários do setor de serviços (fazendo, na prática, o ISS passar de 5 para mais de 15% no paÃs). O Brasil precisa sim urgentemente de uma reforma tributária, mas não essa que o senhor e o Rodrigo Maia defendem em nome de seus patrões banqueiros e bilionários. Uma reforma tributária que promova justiça fiscal, que reduza impostos sobre a renda dos assalariados e sobre o consumo (Cont.)
atualmente há vários grupos agindo contra o Brasil. Os jornalistas desonestos, a 'imprensa' vigaris*ta, os polÃticos corruptos, os esquerdistas nocivos. Esses grupos tiveram seus interesses contrariados e deixaram de mamar dinheiro público e agora estão juntos contra o governo. Por isso, diariamente são plantadas matérias falsas contra o governo, fabricadas matérias distorcidas com o único objetivo de desinformar a população. Mas, não adianta. No dia 15 o povo estará nas ruas a favor do Brasil!
Há tbém o grupo daqueles q vão se manifestar contra as instituições da República em 15/03, para tentar criar o clima para um golpe de Estado, com fechamento do Congresso e do STF. Nenhuma surpresa, afinal já em 1999 Bolsonaro disse q se chegasse à presidência fecharia o Congresso e fuzilaria seus adversários.O 02 deve estar buscando um sargento e um soldado para fechar o STF. Esse é o pior grupo de inimigos do Brasil e da democracia.
(Cont.) as reservas cambiais forma à lona (apenas USD 17 bi), o desemprego explodiu (12%) e o salário mÃnimo não chegava a valer 60 dólares ao fim do mandato do seu amigo, Sr. Marcos Lisboa. Quem não te conhece que te compre. O senhor e seu discurso são vendidos. A maior preocupação dos seus patrões agora é o andamento dessa reforma tributária do Rodrigo Maia, o grande operador polÃtico do establishment. Por isso, esse seu texto sur.real. Uma reforma cujo grande objetivo é (Cont.)
O desespero do bozo e a convocação para dia 15/03 tem motivo: A economia derrete, o brasileiro agoniza com 12% desemprego e informalidade recorde, não é preciso ser economista p/saber que a coisa so piora com a evasão diaria de dolares. Eles queimam nossas divisas, breve sentiremos inveja da argentina e venezuela.
Tudo isto foi herdado dos governos do inexperiente poste chamado Dilma que nada tinha feito na vida a não ser assaltar bancos. Por isto ela não foi e nem sera mais eleita a cargos públicso. Alás, já ganha demais, o salário de presidente sem fazer nada.
(Cont.) E tudo isso para quê? Para garantir a reeleição do PrÃncipe dos Banqueiros, do porta-voz polÃtico número 1 do establishment: o ex-presidente FHC. Durante seus governos, a dÃvida pública lÃquida do paÃs passou de 27% para 60% do PIB, sobretudo graças a essa polÃtica monetária (a dos juros reais mais altos do mundo). Graças a FHC e a esse 'tema menor' da polÃtica monetária, a classe média quebrou, a pobreza se aprofundou, o endividamento estatal mais que dobrou (apesar das privatizações)
ao leitor hernandez. As empresas brasileiras estão submetidas a um regime tributário perverso. Não têm condição de competir no mercado mundial sem as reformas. Esse regime tributário engorda a máquina pública e provoca corrupção. Os mamadores desse dinheiro público estão agora juntos contra o governo. Não querem perder a grana. São os jornalistas desonestos, a 'imprensa' vigaris*ta, os polÃticos corruptos, os esquerdistas nocivos..
(Cont.) a maior taxa de juro real do mundo nos últimos 30 anos. O Brasil virou o paraÃso dos grandes rentistas em detrimento dos trabalhadores que não tem excedente de renda para rentabilizar no paraÃso dos banqueiros. A indústria brasileira e os empregos de qualidade foram sucateados ao longo dessas décadas graças ao juros reais mais altos do mundo e à permanente sobrevalorização do Real. Perdemos competitividade internacional em todos os setores industriais do paÃs. (Cont.)
É realmente muita cara de pau. O porta-voz econômico número 2 dos banqueiros e bilionários brasileiros (o número 1 é o ArmÃnio) dizer a seguinte frase: 'temas menores como a polÃtica monetária' quando na verdade, a polÃtica monetária foi exatamente a grande responsável pela estagnação econômica do paÃs nos últimos 30 anos, sobretudo quando a comparamos com outros paÃses emergentes. Estudos do FMI e da OCDE demonstram que o Brasil foi o paÃs que praticou a maior taxa de juro real (Cont.)
Marcos, o problema não é investir. É investir mal. Vocês generalizam e demonizam toda forma de investimento. o perÃodo da dilma, que vc mencionou, de fato, tiveram péssimos investimentos, porém, há de se considerar o afrouxamento fiscal dela com as isenções demasiadas para a turma da fiesssp, a exoneração da conta de luz com o azar de dois anos de seca, além do excesso de concursos em algumas áreas.
As reservas deixadas pelo horroroso PT evapora, a economia derrete, o brasileiro agoniza com 12% desemprego e informalidade recorde, e não é preciso ser economista para perceber que a coisa vai piorar muito com a retirada diaria de bilhões de dolares do Pais. Dia l5/03 todos a rua apoiando esse caos, e a tentativa do bolsonaro de calar as criticas, e se der ate fechar congresso/STF para impor sua vontade. Os golpistas estao no mundo ideal e podem especular a vontade,
Julio voce assiste jornalismo? então nos poupe...fora isto basta voce andar nas cidades, o numero de mendigos aumentou vertiginosamente, pessoas idosas trabalhando de camelo é uma judicação. Agora é facil dentro este governo, basta ser inescrupuloso com o sofrimento dos mais pobres e so pensar na conta bancaria
A Reserva "evapora"? O desemprego era quanto e está em quanto? A informalidade... como era e como está? Coloque os números. A desonestidade era uma marca de antes. Fica difÃcil quando até à s idéias e a mente de quem defende o que era antes é de desonesta?
Já está muito velho para se transformar em uma pessoa honesta. A depressão que tivemos em 2014-16 foi devido ao aumento de juro, contudo ele gosta de jogar a culpa na Biruta e esconder o efeito do juro na depressão. E gosta de desviar do assunto de demanda agregada (juro e câmbio; Keynes) para encontrar milhares de problemas para o crescimento, como se fossem empecilhos que não são. Crescimento depende de aumento de demanda, produção é consequência. Ele só fala de produção...
Marcos Lisboa, excelente matéria! Um ditado antigo nos alerta que "uma casa dividida acaba caindo com as tempestades". Enquanto continuarmos a falar e não agir, todos na mesma direção, o barco não sairá do porto...
O que é preciso aprender, sr Marcos Lisboa, é não apoiar golpes como o sofrido pela presidente Dilma. Se seu governo tinha defeitos, tinha virtudes também, sendo duas delas o respeito ao regime constitucional e ao decorro pelo cargo. O ataque à democracia não começou com Bolsonaro, mas com aqueles que, à base de pretextos sórdidos, anularam os milhões de votos que elegeram legitimamente a sra Dilma. Esta se cumprindo com notável fidelidade a profecia da sra Dilma: 'Não ficará pedra sobre pedra'.
ou " todo mundo vai perder". Dilma é profeta.
Todo economista deveria ser obrigado a passar um ano infernatico, ou seja ele e sua dignissima familia passariam 1 simples e rapido ano vivendo com 3 salarios minimos(1 salario eles morerriam)e só depois poderiam vomitar suas teorias,tenho certeza que náo haveria mais nenhum economista neo liberal no planeta,
Não vamos aqui discutir competências, mas se o renomado economista, amplamente consultado e levado a dar sua opinião constantemente estivesse certo, já terÃamos passado pelo apocalipse. Sempre estão repetindo os erros por não seguirem seus conselhos. Outra economista que aprendi a admirar pelos relatórios da XP, Zeina Latif, agora em outras funções, vai pelo mesmo caminho. Parece que nunca vamos acertar ou fazer a coisa certa. É muita opinião que não leva a nada.
Dilma tinha contra si a pauta bomba do Eduardo Cunha, financiada pela JBS, hoje se sabe. O Brasil sempre foi destinado ao fracasso. Mudam as moscas que voam sobre o estrume.
Se amahã a jbs chama marcos lisboa ele irá todo serelepe prestar seus serviços,
O maior problema para o nosso crescimento econômico são os polÃticos no comando do paÃs. São incompetentes, despreparados e arrogantes. Ganham muito e trabalham pouco.
Perfeito! De uma forma bem resumida, o "custo" investimento público no Brasil é extremamente caro, geralmente equivocado em sua destinação e ainda vem de endividamento caro ao contribuintes. Precisamos colocar em prática as boas condições necessárias ao capital privado, e paulatinamente desatando esse nó intervencionista que nos amarrou a décadas!
"Chile tem lá seus problemas..." qdo cheguei aqui parei de ler! Economista Neoliberal que não põe na equação "povo"! Afinal para que serve a economia afinal? Se depender destes caras, a Inteligência Artificial já poderia ter substituÃdo estas "pessoas", este "entrave" que impede de ampliar os lucros! Que faz o governo gastar com saúde, educação... Essas "coisas" tem que dar comida, salário, água....que reclamam, fazem greve...Olha a estupidez destes "economistas" não tem limite!
Que artigo inútil! Fica essa crÃtica pesada ao autor pq seu artigo apenas chove no molhado e além de fazer análise rasa do assunto, não aponta solução para nada. Falta de criatividade e vontade.
Marcos , vc falou do custo Brasil, por isto grana de fora está ficando cada vez mais além do horizonte, se não sanada com reformas urgentes , o desemprego e falta de renda vai aumentar para o povo. Vc como intelectual respeitado , deveria ajudar o Brasil com ideias e fórum na sua escola, perdendo o viés da esquerda, visto que ele piorou a vida da população, aumentando gasto do estado em todos os nÃveis, e aumentando impostos a nÃveis impagáveis
Foi o que ele falou: ninguém aprendeu nada com o desastre de Dilma. 20 anos crescendo menos que Colômbia e Peru !!!!
Poderia até haver debate proveitoso. Mas agentes esclarecidos como vc não ajudam. Impregnados de viés polÃtico partidário , abrem artigos , primeiro metendo pau no pt, depois , dentro, descobre-se , em complicado contorcionismo pra disfarçar , que o Brasil sofre de certos (e muitos) males desde sempre. Mas o gado só entende o tÃtulo, e logo sai mugindo. Nunca sairemos do lodacal com esses nossos experts .
O gado foge da matilha de lobos petistas, q tudo roubam.
mais Lisboa, menos Guedes
Acho que ele quis dizer: nada aprendemos com os estragos feitos pela Lava Jato.
4 bilhões o Guedes gasta por dia do saldo de 380 que o PT deixou, só para equilibrar o dólar.
Adepto do "rouba mas faz", camarada???
Aprendemos q até agora a Lava Jato recuperou 4 bilhões roubados pelos petistas. Vem mais por aÃ...
E o Doutor Marcos Lisboa não gastou uma linha para falar do desemprego ou da turma dele, sim turma dele, que comandou a economia brasileira nos anos 1990 e que retomou agora com o impeachment.
Por turma do Doutor Marcos Lisboa eu quero dizer o pessoal que promoveu a abertura sem nenhuma estratégia nos anos 90 com o Collor e a equipe econômica do FHC. Não é à toa que nós deixamos de registrar crescimento econômico dos anos 1950-1980.
O Sr. Marcos Lisboa não comandou a economia com os tucanos nos anos noventa. Ele foi Secretário de PolÃtica Econômica do Ministério da Fazenda na gestão Palocci, no primeiro mandato de Lula.
Vocês aprenderam sim, só não querem confessar publicamente: o Golpe não compensa!
Acredito que o nosso grande problema é Estado inchado, temos gastos que devem acabar como por exemplo algumas "prerrogativas" dos Deputados Federais e Senadores. Fui a favor da reforma da previdência, porém não adianta relativizarmos direitos do cidadão que paga o seus tributos e não enxugarmos os gastos com os nosso polÃticos. Outra questão é que temos um terceiro turno eterno desde 2014 onde nossos governantes de preocupam em defender os seus cargos e não resolvem o problema tributário.
Lisboa, o desastre de Dilma foi ter sido eleita dois anos depois do colapso do sist. financeiro e por cons. econômico em 2008. Todos os outros paÃses (inc os mais "liberais" do planeta) fizeram forte investimento estatal para combater a crise causada pelo liberalismo do ator de hollywood. Você não pode ignorar ou omitir esse fato. Dilma foi incompetente, pois investiu de forma errática e errada. Mas, atribuir a origem da crise ao seu governo é desonestidade ou ignorância.
Todos superaram a crise de 2018, menos o Brasil. Estamos refém de economistas neoliberais ideológicos desonestos que mentem para avançar reformas liberais, que promovem recessão e destroem nossa seguridade social. Esta crise pega o Brasil fragilizado. Falar de Chile é uma afronta. O Chile é um pequeno pais com economia fraca e vulnerável baseada em extrativismo mineral bruto, que enriquece poucas pessoas as custas de toda pop. O Chile é um exemplo a não ser seguido a beira do colapso social.
porque a economia despencou entre 2010 e 2014? procure saber com um economista, tente Krugman. Teve crise de preços de petróleo? teve crise climática com el ninos e el ninas? teve primavera arabe? Teve forte valoração do real por conta do programa QE do obama? Teve forte crise polÃtica, com pautas bombas, para forçar a troca de poder e parar ou direcionar a lavajato? O erro da Dilma foi o forte ajuste fiscal em 2015. Contrate um bom economista para entender as coisas antes de sair narrando.
Pela segunda vez nesse jornal alguém deixa de 'recomendar' que o governo faça mais gastos para estimular a economia.. Fiquei feliz de ler que é preciso investimento privado (e não público) para a infraestrutura. Isso significa abrir o paÃs ao capital mundial. Mas, como o congresso não aprova as reformas, não há como o governo abrir o paÃs. Então, o gargalo está no congresso... O gargalo continua no congresso...
O governo poderia abrir o paÃs sem a votação de todos estes projetos, exceto o do saneamento. Ele não abre a economia por ter sido cooptado pelos setores que dependem de tarifas aduaneiras elevadas. Por isso, já nem fala mais em abertura comercial. Sua única preocupação de golpista é difamar o Legislativo.
Concordo. O Maia diz q o governo não manda as reformas, mas na lista q o Guedes enviou ontem ao Congresso há várias PECs já entregues aos congressistas e q sequer começaram a ser analisadas. Essa lerdeza toda é pq o governo não oferece as tais contra$partidas.
Se nos tempos da Dilma foi um "desa stre", como o articulista definiria os tempos atuais do bozo???
Marcos Lisboa e todos aqueles que defendem a manutenção de um teto de gastos inflexÃvel e gravado em pedra na Constituição por (inacreditáveis!) 20 anos que impede a ação do Estado em momentos de crise econômica por meio de medidas anti-cÃclicas pontuais e objetivas serão cobrados por tal irresponsabilidade e o preço não será nada barato...
No Chile-mais-rico-que-o-Brasil, não há um sistema rÃgido de proteção social. Os resultados são a extrema desigualdade e boa parte da população sem ter condições mÃnimas de sobrevivência. Os protestos que duram meses por lá são autoexplicativos.
Lisboa já escreve apenas para manter a salvo seu amor-próprio. A inflação e a taxa de câmbio estão como ele queria. Onde estão os investimentos? É um fanático!
É válido comparar o investimento público em 2013 com o cenário atual? Estamos com capacidade ociosa. Talvez não seja tão imbecil assim a sugestão de se gastar mais — mas concordo que deva haver cortes de outro lado.
Mario Sampaio, se você não fosse apenas um fanático ignorante, veria que o orçamento imperativo não permite ao Congresso executar o orçamento. Ele apenas restringe a liberdade do Executivo na destinação dos gastos, o que existe na maior parte dos paÃses democráticos.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Resumindo, vocês não aguentam opiniões diversas e querem afrontar a democracia, a imprensa e a divisão entre poderes. São meras cópias mal feitas do bolivarianismo venezuelano.
prezada denise... Lamento por você pensar assim. O poder executivo 'executa' o orçamento. O poder legislativo legisla. É uma aberração o poder legislativo querer 'executar' o orçamento, e assim pensam vários parlamentares também. Infelizmente você foi doutrinada, está gravemente infectada pela ideologia esquerdista nociva e sequer consegue ver o prejuÃzo para o Brasil. Esquerdistas sempre estão contra o Brasil. Não querem que o paÃs melhore.
Conta outra, amigo. As manifestações têm mil pautas, muitas delas autoritárias. A única pauta econômica é manter mais dinheiro na mão da famiglia e não no congresso. Mas deixar dinheiro na mão dessa famiglia m acula é loucura. Vá se enganar em outra vizinhança.
Marcos, sugiro que você se inscreva no grupo de Facebook "Os inflacionistas". Suas ideias estão bem de acordo com a sátira proposta pelo grupo. E o mais engraçado é que você está convicto delas.
Marcos Lisboa corretamente aponta para os N problemas estruturantes que temos que debater e encaminhar. É uma pena que seja dogmático na análise das posições fiscais assumidas no Brasil, em especial para um momento de crise aguda! Ademais, como li esses dias por aÃ, precisamos conversar com economistas sobre os paradoxos que se geram a partir das análises, previsões e das opiniões.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Lisboa > Nada aprendemos com o desastre da gestão Dilma Voltar
Comente este texto