Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Vinicius nao citou o pano de fundo da fragilidade global ; as causas da crise financeira de 2008 ainda nao foram atacadas mas postergadas - estao incubadas Se o corona vai desento ca-las e´o desafio para economistas competentes ,coisa que Guedes/Mansueto/Mante zano e caterva nao sao

    Responda
  2. Cristina Dias

    Mas o Guedes disse que é só fazer a Reforma administrativa que está tudo resolvido!

    Responda
  3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    É aterrorizante a efeméride desse março que registra pandemias, guerras comerciais, prejuízos planetários, pânico, situações de riscos incalculáveis e imprevisíveis. Surpreende a fragilidade de um mundo que de resistente não tem nada e que agora exibe o filme distópico, onde um evento vai puxando outro e tudo vai parando. Se epidemia é guerra, o jeito é combater, evitando assim a paz dos cemitérios. .../Claudia F.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    O colunista foi muito claro na gravidade da pandemia e na mediocridade com que está sendo enfrentado pelas autoridades, que só pensam em "enxugar gastos" para contentar meia dúzia de avarentos. Mas já dizia o velho ditado: guerra é guerra.

    Responda
  5. João A Silva

    Grande texto!!

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    A guerra da Foice e equipe é contra Jair Bolsonaro e Sérgio Moro já que ambos, invariavelmente, lhes reduzirão renda e projeção social.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Devia prestar muita atenção ao texto Hildebrando, ele é especialmente pra pessoas como você. Nunca, nunca argumenta o texto e sempre, sempre com esse mimimi de Foice, de PT, de comunista, parece um disco furado. Pra ajudar a esconder a mediocridade da sua gangue incompetente predileta? Não tá colando.

  7. Hildebrando Teixeira

    Aliás, deixa ver se entendi, se a Cristine Lagarde, a senhora daquele País semi-socialista (por hora só social democrata) disser que temos que gastar então temos de gastar? Às favas a França, não sou vira-lata. Deve ela ser formada em economia, na mesma turma de Dilma Rousseff.

    Responda
    1. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

      Ô Hildebrando, o Trump vai começar a gastar lá nos EUA pra evitar a quebradeira. E aí? Ele é da Turma do Bozo ou vice versa.

  8. Hildebrando Teixeira

    Me Deus, o articulista surtou! Será pressão p/ atingir a meta difamação contra o Governo. Então tem que gastar, gastar, gastar, gastar, pra deter o vírus, mas exatamente com o que? Com chá de picão? Aliás, se alguém precisar, tô vendendo...

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    Não é uma guerra. A militarização da epidemia passa a falsa impressão de que podemos colocar a natureza e a evolução sob o controle. Guerras são para serem vencidas no sentido absoluto, algo que não pode ser garantido principalmente para a parte mais vulnerável da população. Por tudo que sabemos o risco de m/orte pelo coronavirus não é maior do que os riscos da influenza. O principal papel das autoridades é ajudar as pessoas a se adaptarem a um novo normal: mais sabão, menos socialização.

    Responda
    1. adalberto nishioka

      Entendi o termo guerra , como esforço concentrado, unir forças. Não vi militarização. Mas se pesquisarmos os filósofos sobre conceito de governo, em tempos de crise emergencial como essa, Um comando único é mais eficaz do que ficar buscando a concordância de dezenas de interesses conflitantes...nosso caso.

  10. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O coronavírus em um determinado momento terá uma solução. Já a falta de inteligência não tem remédio e quando está altamente manifestada em políticos e gestores públicos a única prevenção está no voto. Infelizmente não gostamos de nos previnir. Insistimos nos incompetentes velhos e nos novos.

    Responda
    1. ERATOSTENES ARAUJO

      A política sofre quando fica sempre com os mesmos líderes e não surge sangue novo. No Brasil é pior, mudam os nomes mas a oligarquia permanece no poder. Neste País, desde o seu descobrimento até hoje, o Estado sempre foi propriedade das elites econômico-financeiras e das corporações incrustadas no serviço público. Como os que estão nas cabines do poder não querem largá-las, poderemos continuar nos aproximando de mais décadas, ou mesmo de séculos de atraso.

  11. ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO

    Alguém faça chegar este artigo ao ministro Guedes, por favor!!!!

    Responda
  12. Karina Akemi

    Enquanto isso nosso presidente incentiva manifestações e o Guedes só põe a culpa e a esperança em reformas! O lema do Bozo não deveria ser Deus acima de todos e sim Que Deus nos acuda.

    Responda
  13. Ayer Campos

    Os sintomas estão identificados, os alertas estão feitos, os 'culpados' (ou 'suspeitos de sempre') são apontados no final. Tudo bem. Mas as causas da derrocada do capitalismo, triunfante e cheio de razão após a queda do muro de Berlim, somente serão elucidadas quando a coruja de Minerva alçar voo... Preparem os historiadores - não os economistas.

    Responda
  14. Quintiliano Silva

    Enquanto líderes do mundo todo tomavam medidas preventivas , decretando quarentena compulsória pra todos os visitantes, cancelando emissão de vistos de turismo etc, dois irresponsáveis que brincam de presidente dos dois países mais populosos das Américas minimizavam a ameaça, um deles chegando a fazer piadas. Depois de passado o momento de tomar medidas preventivas mais eficazes o menos iirresponsável deles resolve cancelar todos os vôos oriundos da Europa, o outro continua mudo.

    Responda
  15. Cristiano Jesus

    Um analista disse que o FED emitiu de dinheiro em 4 meses no governo Trump o que no passado o fez em cem anos. Se isso for verdade, esse corte de juros é sinal que estão desesperados e tomando medidas para estancar hemorragias sem olhar para as consequências futuras. E o presidente vive dizendo que nunca os EUA estiveram tão bem. As reservas brasileiras são compostas basicamente de títulos do tesouro americano. É o terceiro maior credor. Se os EUA cair, Brasil já era.

    Responda
  16. Said Ahmed

    Amanhã é sexta-feira 13... aguardem a revoada de morcegos.

    Responda