Opinião > Ambições czaristas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flávio Alves Cardoso

    Boa deve ser a nossa democracia de pax americana, risível.

    Responda
  2. RICARDO COSTA GON ALVES

    Lula é um verdadeiro democrata. Teve capital político para mudar a constituição para pleitear um terceiro mandato, não o fez.

    Responda
  3. RICARDO COSTA GON ALVES

    Lula é um verdadeiro democrata. Teve capital político para mudar a constituição para pleitear um terceiro mandato, não o fez.

    Responda
  4. Marcelo Silva Teixeira

    Colocar Putin como czar é indigno a ele, pesquisem, na Rússia ele é muito mais que um czar, tirou a Rússia de uma grande miséria e falência e a recolocou no caminho de ser novamente uma super-potência...Ao lado da China forma a única dupla de nações soberanas no mundo. O Putin é antes de mais nada um Estadista de dimensões colossais e o povo russo, inteligente e sagaz, não colocará jamais alguém com ideias diferentes das do Putin, não querem um novo Yeltsin...

    Responda
    1. Antonio Ricardo G B Mello

      Se os Russos gostam de ditadores, problema deles. Mas temos que ficar atentos a estes tipos de manobras aqui nas terras tupiniquins. Bozo já demonstrou em diversas oportunidades que tem fome de poder sem contestação.

    2. Paulo Roberto Schlichting

      Difícil melhor designação para a figura de Putin que não czar. O termo vem da raiz latina Caesar (Cesar, para nós) e está de bom tamanho. Penso que o editorial abordou bem o tema. Algumas restrições poderiam ser registradas em relação ao comentário. O populismo de Putin tem suas idiossincrasias e, no mais, a Rússia é um caso à parte.

  5. Dea maria Kowalski

    Seria otimo se tivessemos a situacao economica que tem a Russia. Os russos pobres vivem bem melhor que os americanos pobres.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      Seria ótimo se tivéssemos o Estadista do quilate de um Putin, viveríamos muito melhor do que qualquer pobre europeu...

  6. José Cardoso

    O que ocorreu com o Kadafi assombra os ditadores. Sabem que se houver alguma transição suas vidas não valem muita coisa. Assad, Putin, Maduro se agarram como carrapatos à cadeira.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Comparar Putin com Assad e Maduro, misericórdia

  7. José Oliveira

    Os russos e porque não dizer toda a humanidade gosta de que um homem mande neles. Sempre foi assim. Derrubam um tirano e colocam outro no lugar. Nunca passamos de tribos em que um macho alfa humilham outros machinhos e as fêmeas, que a despeito do feminismo, seguem ainda que insatisfeitas e insubmissas, a horda cabisbaixa...

    Responda
  8. Cloves Oliveira

    O problema não é o Putin; o problema é a Russia. Como diz o sociólogo Lev Gudkov, a sociedade Russa é conservadora, com um conceito feudal de Estado. A maioria espera que o Estado satisfaça todas as suas necessidades, o que, convenhamos, não é muito diferente do Brasil. Partidos liberais como o Yabloko e o SPS recebem menos de 7% dos votos. Muitos Russos creem que têm a democracia que precisam e lembram com desgosto a era ”democrática” do Yeltsin. Querer mudar um país tão complexo é ingenuidade

    Responda
  9. Said Ahmed

    Trump tem em Putin seu alter ego. A Rússia vive uma democracia fachista, de fachada. Pode ser faccista, de facciata. Por fora parece democracia, por dentro não. O clube de nações fachistas é grande o suficiente para influir e atrair novos membros. O que eles fazem é sequestrar as instituições públicas via estragemas parlamentares e intimidação popular. Também atacam e sabotam as instituições privadas. O clube aumenta e eles se apoiam mutuamente. Chegará uma hora em que a fachada será dispensada.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.