Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diógenes Francisco

    Excelente reflexão, pena que ainda existam pessoas que desconhecem os princípios democráticos. A meu ver estão cegas e precisamos ajuda-las em suas consciências.

    Responda
  2. jose roberto alferes siqueira

    Quase cem por cento do orçamento e com gastos obrigatórios, não sobra nada para investimentos urgentes, como hospitais, estradas, usinas energia , transportes alternativos etc, gasta tudo em salários , aposentadorias, o estado é um elefante, gasta sem produzir, por isto a carga está perto de 40%, não sobra nada de grana para o povo, e cria desemprego pelo baixo consumo, e vcs intelectuais ainda acham isto justo, tem que mudar urgente

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Da soma dos impostos federais que materializam o orçamento, quase 40% se destinam ao pagt de juros da divida; o que sobra e´destinado aos gastos obrigatorios e investimentos ; nao e´dificil perceber que uma auditoria da divida publica que ,de 2003 a 2014 caiu de 85% para quase 50% do PIB (dados do BC), e´urgente O gasto maior e´com os tais 'investidores'

    2. André Andrade

      Sim, claro... e a solução viria pela eliminação dos instrumentos democráticos. Brilhante! Como não pensaram nisso antes?

    3. Humberto Giovine

      O PIOR caminho para a mudança é a DITADURA!

  3. marenildes silva

    Não sei qual dano é maior, se um governo que pensa que o Brasil é ele e seus próximos ou o saqueamento histórico que vem de Cabral a cabral sendo o ápice com a ptralhada.

    Responda
  4. marenildes silva

    Como disse o maluco beleza: para o mundo que eu quero descer. Pra mim, é tudo um faz de conta, o congresso finge que se preocupa com a democracia, o STF idem e o executivo faz a festa da sua turma, desde que os outros "poderes" possam continuar nas tetas do povo. Cadê a nova política?

    Responda
  5. marenildes silva

    Nebuloso é o epicentro do vírus (china) tá anunciando redução drásticas de novos casos. Como é possível agora a Itália me parece está tendo mais casos que a China. Ou tão omitindo, ou é guerra química.

    Responda
    1. marenildes silva

      Na verdade é guerra biológica e não quimica É que na hora sai o que vem na cabeça

    2. ISABEL CRISTINA PINTER

      Você quer dizer : guerra biológica

  6. Rogério de Mendonça Lima

    Prof. mesmo estando em economia, educação, tecnologia etc. etc. anos luz do Brasil, a democracia na Alemanha, pelo passado e de incrustações na zis tas que nunca morreram, (inclusive numa pequena parte do empresariado alemão de peso) corre mais risco. Nossa democracia não corre perigo real, devido a um sist. de pesos e contra pesos existente. Por mais que as qua drilhas des apeadas do poder, tentem dizer o contrário. Qua drilhas, que nada têm de ide ológico, são só qua drilhas.

    Responda
  7. Rogério de Mendonça Lima

    O grande problema brasileiro, é que a maioria silenciosa, não votou em um programa, em um grupo, votou contra as qua dri lhas que sempre a ssal taram o er ário púb lico. Está maioria não espera deste governo, o mesmo que esperou do governo eleito em 2002. Este, rou bou até a esperança. Não assa ltan do o erário tá muito bom. Em 2022, novos avanços. Novos caminhos. Nada de buscar nomes ou gru pos, que já estão na la ta de li xo da história.

    Responda
  8. ORLANDO BARROSO DO NASCIMENTO

    Sugestão ao prof. Vilhena para um próximo artigo: que medidas concretas podem ser tomadas pelos cidadãos e pelas instituições para conter os ímpetos antidemocráticos do governo e de seus apoiadores? Esse argumento já foi usado em 1964, quando se acusava o presidente de querer dar um golpe. O texto é excelente, mas cabe aos formadores de opinião ir além de artigos e discursos, não? Antes que seja tarde.

    Responda
  9. Marcos Guedes

    Estão sem voz no momento o bom senso e razão. Qualquer manifestação que proponha um encaminhamento racional e não inclua a desqualificação de um dos extremos que ora se digladiam, é abafada pela "gritaria" das militâncias digitais dos dois lados. Até quando teremos que optar entre corruptos que se justificam pela pauta social e autoritários que se justificam pelo combate à corrupção e defesa da moralidade, se sabemos que ambos mentem..

    Responda
    1. Walter José de Miranda

      Parabéns pela sua abordagem lúcida pelo momento que vivenciamos no país!

  10. João Leite Leite

    Nós não temos democracia, temos um regime misto. Os de cima se esbanjam na vida nababesca e os de baixo amargam um regime semelhante ao stalinismo. Cada vês mais pobres e nada fazem para tirar o povo da pobreza. Cada vez sobrecarregam mais os trabalhadores para criar benefícios e assim controlar um naco do eleitorado. A mais de vinte anos gastando R$30 bilhões com o bolsa familia e não investiram nada para tirar o povo da pobreza. Continuam sobrecarregando o estado distribuindo migalhas.

    Responda
    1. João Leite Leite

      As criança e os país continuam morrendo nas encostas do morros e nas beiradas dos rios e córregos porque o salario dos pais não dá para pagar aluguel num lugar seguro.

    2. João Leite Leite

      As criança e os país continuam morrendo nas encostas do morros e nas beiradas dos rios e córregos porque o salario dos pais não dá para pagar aluguel num lugar seguro.

    3. Weimar Donini

      Migalhas que garantem a sobrevida de quem precisa, principalmente das crianças.

  11. Monica Damous Duailibe

    Você faz um alerta fundamental para o momento de despudor moral e de ameaças explícitas de retorno do autoritarismo que estamos atravessando. Apesar da intensa humilhação que é o fato da mediocridade personificada ter assumido o poder governamental, sabemos que a democracia é o único meio de superarmos esses equívocos históricos .

    Responda
  12. Monica Damous Duailibe

    Você faz um alerta fundamental para o momento de despudor moral e de ameaças explícitas de retorno do autoritarismo que estamos atravessando. Apesar da intensa humilhação que é o fato da mediocridade personificada ter assumido o poder governamental, sabemos que a democracia é o único meio de superarmos esses equívocos históricos .

    Responda
  13. Hildebrando Teixeira

    O artigo é uma fraude e o objetivo é a desinformação. A principal ameaça à democracia no Brasil é a aliança da extrema esquerda comuno-petista com a velha elite de privilégios e pixulecos, extrema imprensa inclusa. Tentam voltar a subjugar o País mas o povo na rua e nas redes sociais, cobrando compostura, não deixa. O jeito então é falar que estão querendo aplicar um golpe, com o argumento cínico de que o movimento popular amplo se restringe a uma pequena e extremista minoria positivista.

    Responda
    1. Weimar Donini

      Mais um devaneio despudorado, brando. Enquanto tentam, você incluído, mostrar chifres em cabeça de cavalo, não vêem os chifres reais na cabeça do demo.

    2. Hildebrando Teixeira

      O argumento do José Fernando não faz sentido. O petismo sempre foi intolerante e totalitário e só não implantou a ditadura do lupem proletariado porque não teve tempo; mas bem quem tentou. Colocarsm p/ chefiar os militares o seu mais astuto burocrata, Celso amorim, p/ se infiltrarem entre eles e corrompê-los; criou diversas comunas (conselhos sociais) muitas ainda ativas, aparelhou Justiça e Academia, alimentou grupos para militares, etc

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem está aliado a elite de privilégios é o desgoverno nazifascista, vide o apoio e aliança com a Fiesp, tradicional defensora dos privilégios da elite empresarial.

    4. José Fernando Schuck

      Com receio de uma hipotética e mal fundamentada ditadura esquerdista (se houvesse de fato Dilma não seria tão facilmente retirada), estamos avalizando um risco real. Quem diria que a Venezuela estaria mais próxima pela extrema direita.

  14. Cloves Oliveira

    Por linhas tortas o artigo demonstra porque a democracia esta sendo questionada: falta de autocrítica. Em vez de mea culpa os 'democratas' preferem buscar inimigos imaginários, quando o maior inimigo está dentro do sistema. Mais de um bilhão de pessoas vivem na extrema pobreza enquanto o ambiente se degrada, o poder fica mais centralizado e o bem estar é medido pela quantidade de coisas produzidas. Esse modelo democrático já caducou e precisamos introduzir a próxima geração da democracia.

    Responda
  15. Said Ahmed

    Concordo com tudo, em linhas gerais. Só achei infeliz dizer que os radicais estão no centro do poder, isso pode ser facilmente confundido com centro do espectro ideológico. Os radicais (extremistas) estão no poder, ponto.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      E tem como mestre o guru da família Bozo que ocupa o centro do poder, SAID.