Ilustríssima > Liberalismo primitivo de Guedes não leva a crescimento, diz Lara Resende Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. CAIO BATISTA DA SILVA

    E diziam que seria o PT e o Haddad, que foi tão desqualificado durante o processo eleitoral, que causariam a tal da venezuelização do Brasil. Os fanáticos do olavismo vão chamar o Lara Rezende de comunista e outros epítetos anacrônicos como fizeram a ex-namoradinha do Brasil e hoje já viuvinha do Bozo! Espero que a reversão já comece nas eleições deste ano.

    Responda
  2. Alex Sgobin

    A atuação de Guedes é baseada em viés ideológico, fé num liberalismo cego e em uma estúpida teimosia em achar que vai salvar o mundo com suas ideias. É um arrivista irresponsável, como seu chefe, e de carona com tais elementos vamos afundando. Parece que nada, absolutamente nada no governo Bolsonaro é sustentado pela reflexão e pela sensatez! Péssimos tempos. E o impeachment daquele indivíduo já tarda!

    Responda
  3. luiz lima

    Paulo Guedes é um despreparado, semi-analfabeto, arrogante e espalhafatoso. É um simples contador de anedotas, que hipnotizou os analistas de economia nas redações da imprensa tupiniquim. Prometeu 4,5 % de PIB e entregou 1,1 % ; prometeu zerar o deficit em 8 meses. Um ilusionista, incompetente, como disse Rodrigo Maia. Corrupto, com desvios de bilhões em fundos de pensão. Estamos f... É o Brasil dessa elite b.urra.

    Responda
  4. Marcello Santiago

    (Cont.) que está no poder com Bolsonaro, Guedes e cia. Mas, os asseclas jornalísticos são tão comprados (não é, Vinícius?) que tem a pachorra de, na introdução da matéria, atribuir ao André a fala de que os investimentos dos governos do PT foram incompetentes ou corruptos. Se vc ler a entrevista transcrita, vc percebe q ele não usou esses adjetivos em momento algum. É realmente muita ca.na.lhi.ce. Alô Ombudsman da Folha!

    Responda
  5. Marcello Santiago

    Essa entrevista é uma tapa na cara do economista mais inteligente do Brasil no establishment econômico e financeiro do país e de seus asseclas no mundo político (Maia, Doria, Huck, Tucanos, Demos, Renovabrs, Novos, etc), no mundo pseudo-acadêmico (Armínio, Marcos Lisboa, Samuel Pessoa, Marcos Mendes, etc) e no mundo do jornalismo corporativo (Vinícius Torres Freira, Míriam Leitão, Merval Pereira e cia) - sem falar nos i.di.o.tas da da nova velha direita conservadora q está no poder com (Cont.)

    Responda
  6. Cristiano Jesus

    Não sou economista e não tenho background teórico e prático para contestar, mas essa política monetária de emitir dinheiro a torto e direito parece-me um contra senso. Já li que a taxa de insucesso disso na história das nações, a médio e longo prazo, é de 100%, e o abuso desse recurso nunca chegou nem perto do tamanho do que tem ocorrido na gestão Trump.

    Responda
    1. Cristiano Jesus

      O New Deal e o Plano Mashall geraram uma demanda concreta de desenvolvimento. Lara Resende refere-se isso, mas o que tem acontecido é um abuso. Muito dinheiro sem rastro é injetado no mercado para conter crises de confiança. O que li de analistas é que isso sempre acabou bem mal. Pesquise por bolha nos títulos do tesouro americano.

    2. Guilherme F

      É o contrário, meu amigo. Não existe um país no planeta que tenha se desenvolvido com o neoliberalismo, mas os países desenvolvidos que adotaram esse modelo conseguiram ampliar as desigualdades na exata proporção da intensidade liberal do modelo, que nada mais é que transferência de renda do pobre para os ricos. Em nenhum deles se adotou esse nível de sociopatia que é a política econômica de Temer e, agora, Gegues.

    3. LUCAS PINHEIRO CARDOSO DIAS

      Onde vc leu que o insucesso é 100%? Só de cabeça posso dar como exemplos o new deal nos EUA e o plano Marshall na Europa.

  7. Wagner Castro

    Nenhum economista de renome no mundo acadêmico ou no mercado financeiro quis associar seu nome a alguém cujas ações e palavras dão sinais inequívocos de psicopatia. Nenhum. Exceto, portanto, aqueles que tenham sinais inequívocos de psicopatia econômica. Párias do mundo acadêmico e financeiro. Daí essa associação pervertida Bolsonaro x Guedes que traz desassossego a qualquer pessoa mentalmente sã e equilibrada nesse país. Os psicopatas atraem personalidades equivalentes.

    Responda
  8. Cléssio Oliveira

    A participação na fundação de um pequeno banco privado e uma especialização em Chicago foram as credenciais utilizadas para legitimar o comando da 8° economia do mundo, com chancela e idolatria de uma grande massa de analfabetos-funcionais que ainda o consideram a grande mente do governo.

    Responda
  9. Lucinio Nones

    Nao precisa ser economista, professor ou banqueiro para saber disso, para quem tem um mínimo de conhecimento de Brasil, de economia e consegue fazer a massa cinzenta funcionar independentemente de suas convicções ideológicas, sabia e sabe que este modelo de liberalismo não funciona. Por outro lado nossos economistas tupiniquins, só apontam as falhas depois que a coisa não deu certo.

    Responda
    1. Carlos Telles

      Muito bem colocado, teorias e afirmações que na maioria dos casos não tem aplicação prática, principalmente num país com imensas diferenças culturais e sociais. O que mais me irrita é que parece que só o PT teve corruptos e incompetentes, as pessoas esquecem como o Brasil estava em 2002.

  10. Ricardo Knudsen

    No (in)famoso debate Libossôa vs Barbosa, sobre o inadequadamente chamado Moto Contínuo, ambos os lados concordaram q o efeito poderia ocorrer, nas condições propostas por DeLong e Summers. Segundo Libossoa, as condições em q o investimento público traria retorno maior q o investido, seriam - baixa inflação e baixa taxa de juros real, que deve ser próxima da taxa de crescimento econômico - Exatamente as condições atuais. Lisbossôa e a Folha não falam mais em De Long e Summers...

    Responda
  11. Ricardo Knudsen

    Temos aqui uma pessoa inteligente, q argumenta com dados e fatos reais. Ele toca o ponto certo, o da construção de uma narrativa ultraliberal, q se pretende científica, mas é apenas ideológica. Neste jornal, essa narrativa é liderada por Lisboa e Pessoa, q não hesitam em distorcer dados e mentir sobre fatos qdo não lhes favorecem. O mesmo q a imprensa vem fazendo há 4 anos, para justificar o fracasso das políticas de Temer e Bolsonaro.

    Responda
  12. José Oliveira

    O País impôs um liberalismo primitivo, mas não erradicou o banditismo pré-capitalista e nem a casa-grande e nem a senzala.

    Responda
  13. Sergio Siqueira

    Acho que nosso Posto Ipiranga , ficou sem combustível.

    Responda
    1. Julio Moreira

      Estão vendendo combustível fora do prazo de validade com adição de água contaminada.

  14. Eduardo Giuliani

    LR é nosso Presidente do Banco Central de Honra, se houvesse mérito neste país, da mesma forma que Moro tem que ser Presidente do STF. Precisamos maximizar demanda agregada o quanto antes usando os ensinamentos de Keynes. Câmbio de competitividade econômica internacional de R$9. Juro taxa neutra de 1%. Tributação na exportação de commodities agrícolas e minerais. Temos mais gente morrendo por falta de emprego e recursos públicos do que o possível efeito do Corona.

    Responda
    1. Rita de Cássia Louback de Souza

      Um país importador com dólar a 9 reais? Kkkkkkk

    2. Jonas Santiago

      Bozominion, não é só Bom-Senso que te falta, por dizer que o Capanga da Milícia e super-herói dos idiotas é o homem mais admirado do mundo. Te falta um tratamento para psicopatia, urgente!!!

    3. Eduardo Giuliani

      Moro vai fazer o que é necessário, com Bom Senso, para melhorar o país. Não vai se prender a burocracias que mantém a impunidade. Não é covarde como os que o criticam. Gera Resultados e é o Brasileiro mais Admirado do Mundo.

    4. Neber Fava

      Quando o Moro for presidente do STF ele vai combinar os julgamentos com acusação? Vai fazer vazamentos seletivos? Vai defender os membros do executivo?

  15. José Cardoso

    "Estados que emitem a própria moeda não têm, sob determinadas condições, restrições financeiras." Entre essas determinadas condições estão a confiança de sua população (pelo menos) em sua moeda e dívida pública. O atual pânico em que se compra dólar a qualquer preço mostra que este não é o nosso caso. Somos mais parecidos com a Argentina que com EUA, Japão ou Inglaterra, o que aliás é óbvio.

    Responda
  16. João A Silva

    Lendo a matéria O Fiador, de Malu Gaspar, publicada na Revista Piauí, em agosto de 2018, fica evidente que Paulo Guedes aceitou ser ministro da economia, movido por um enorme ressentimento em relação aos idealizadores do Plano Real, André Lara Resende e Pérsio Arida. PG afirma que era "o melhor" nos embates orais, só que nunca escreveu um artigo científico. Parece que nunca aceitou que seus ex-colegas da PUC/Rio tenham brilhado muito mais do que ele no universo econômico.

    Responda
  17. Karina Akemi

    Em crises econômicas quem tem que ajudar o setor privado? Agora qdo é só o trabalhador desempregado esse que se lasque. Essa discussão de privatizar para melhorar é tão anos 90, o que adianta privatizar e não dar força para as agências reguladoras? E essas reformas, cada hora é uma que vai resolver. Vcs deviam ter colocado o título da martéria como especialista afirma... Pq foi tanto especialista afirmando coisas antes da eleição.

    Responda
  18. Anna Paula Taroni

    E se... as pessoas, simplesmente, pararem de consumir quinquilharias?

    Responda
  19. Guilherme F

    Que agradável surpresa ler, enfim, uma visão minimamente dissidente da falsa unanimidade ultraliberal que a FSP promove diariamente. Pobre Lara Resende; vai entrar pra lista atualizada de comunistas com essa

    Responda
  20. Maria Ramos

    Economistas de todo o mundo já viraram a página do liberalismo selvagem. Mas estamos entregues a um des-governo de despreparados e ignorantes. Guedes é mais um deles....

    Responda
  21. antonio pereira

    Que maravilha esta entrevista.. fantástico

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.