Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hildebrando Teixeira

    Aqui Samuel tece críticas ao Governo Bolsonaro de maneira honesta e isenta, algo extremamente raro nesta Bolha. Meu respeito.

    Responda
  2. reinaldo senna

    prezado samuel... Volte a ser apenas um ótimo economista.. Suas posições políticas estão atrapalhando suas análises e você está perdendo credibilidade. Pense nisso.

    Responda
  3. CARLOS HENRIQUE DE SOUZA MOREIRA

    Crédito adicional extraordinário é que não tem restrição prevista na EC 95/2016.

    Responda
  4. Leonardo Gama

    Até agora não vi a conta desses 20 bi. Como chegaram ao valor? O Congresso fez uma estimativa bem menor, e se não me engano sem descontar os benefícios que já são concedidos para essa faixa de renda por decisões judiciais. Alguém tem uma referência?

    Responda
  5. Erison Mendonça

    É impressionante o nível de desfaçatez desses economistas liberais para criticar qualquer real destinado à melhora da qualidade de vida de quem é mais pobre. Em nome do arrocho fiscal, que ferre com o andar de baixo e assegure lucros ao rentismo do andar de cima, vale tudo, inclusive brigar com a realidade. Estamos no buraco onde estamos graças à essa receita fracassada do Estado mínimo. Que o povo acorde e dê menos ouvido a esses "especialistas" da grande imprensa como o Samuel Pessoa.

    Responda
  6. João Leite Leite

    O povo está certo. Tem que ir as ruas protesta contra esse congresso Que sacrifica a massa trabalhadora que produz a riqueza do país. Eles poderiam ter o bom senso de abrir mão das suas mordomias para custear as suas bondade. Querem dar esmolas enfiando as mãos nos bolsos dos trabalhadores. Os trabalhadores já estão sem dinheiro e endividado. Estão precisando de um bom aumento salarial para pagar suas dívidas e voltar a consumir para o país crescer.

    Responda
  7. Erasmo Moraes

    Dr. Samuel , quer dizer é que se , se Reunirem no dia 15 , Pegam o CoronaVírus , nos outros dias não ? , as restrições é só para evitar as MANIFESTAÇÕES CONTRA OS corruptos , que estão nas instituições amparados pelo amparo do STF e do Foro Privilegiado , o que preocupa o País são os VÃRUS , COMUNA-VÃRUS E CORRUPTO-VÃRUS .

    Responda
  8. Carlos Rogerio Camargo

    Como alguém moralmente saudável pode ser contra isso: "O Benefício de Prestação Continuada- BPC da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade...(...)" ???

    Responda
  9. Carlos Rogerio Camargo

    É impressionante a desfaçatez dessa gente, que não "gasta" uma linha sequer para explicar o que é o BPC e a quem ele "beneficia"! São economistas comprometidos exclusivamente com o "mercado", sem qualquer preocupação moral ou humanitária, a única causa é a defesa dos interesses dos mais ricos. Tenho vergonha de ser da mesma espécie de pessoas como essas.

    Responda
    1. SIDNEY DIAS

      Concordo em gênero , número e grau com você. Ele faz parte dos únicos que tiveram voz na mídia geral, foi unanimidade, lavagem cerebral, jamais deram voz ao outro lado na mesma proporção e jamais haverá a verdadeira explicação.#bandodemaluco.com

  10. Nilton Silva

    Os tais 20 bi do BPC seriam facilmente absorvidos pelos 630 bi (de acordo com o IFI) economizados com a reforma da Previdência. E a medida solidária e humanitária ainda ajudaria a população mais idosa a atravessar o deserto provocado pelo vírus imaginário, segundo o presidente.

    Responda
  11. Hercilio Silva

    Como as empresas vão atravessar o deserto da crise da epidemia sem faturar?

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Jesse, está correto, os mais pobres sofrem mais. Se as empresas sofrerem, é em serviços que pagam baixa remuneração que a crise bate mais forte. Comércio e serviços.

    2. Jesse G

      Como os mais pobres o farão?

  12. Ricardo Knudsen

    No (in)famoso debate Libossôa vs Barbosa, sobre o inadequadamente chamado Moto Contínuo, ambos os lados concordaram q o efeito poderia ocorrer, nas condições propostas em artigo de DeLong e Summers. Segundo Libossoa, as condições em q o investimento público traria retorno maior q o investido, seriam - baixa inflação e baixa taxa de juros real, que deve ser próxima da taxa de crescimento econômico - Exatamente as condições atuais. Pessôa não fala mais em De Long e Summers, qta insensatez...

    Responda
  13. Ricardo Knudsen

    De fato, parte da reforma do RGPS deveria ser desfeita. Como as idades mínimas, trazendo de volta a aposentadoria por tempo de contribuição com o fator previdenciário, e talvez até a opção 90/100. As idades mínimas não trazem economias ao INSS. Desafio Pessôa e seus amigos do Livres a demonstrarem, por qquer critério de cálculo atuarial sério, q há economias. O q se quis foi tirar a opção de renda reduzida, para quem perde o emprego idoso, mas antes da idade mínima. A quem interessa?

    Responda
  14. José Oliveira

    Uma das inúmeras lições que a grande Barbara W. Tuchman em seu valioso livro nos aponta é: Por que os homens com poder de decisão política tão frequentemente agem de forma contrária àquela apontada pela razão e que os próprios interesses em jogo sugerem?

    Responda
  15. eli moura

    O Presidente deu carta branca ao Ipiranga que pediu e levou as reformas do Congresso com cessação de direitos. Além de aumentar a exclusão o que mais trouxe de números positivos pra populacao? Deputados, senadores e Presidente dependem de votos mas o que foi feito até agora so aumentou o fosso pra jogar os desfavorecidos.

    Responda